Internet das Coisas ou Internet of Things. Sabia que isso impacta muitos as nossas vidas e vem moldando cada vez mais os modelos de negócios atuais?
Se conseguir trabalhar bem esse assunto no seu negócio, com certeza você alcançará grandes resultados e se destacará no mercado.
Por isso, entenda agora o seu significado e tudo o que você precisa saber sobre a Internet das Coisas de um jeito prático e resumido.
E ainda, como ela impacta seu negócio e exemplos de como ela pode ser aplicada no dia-a-dia.
Ou se preferir, pode também assistir o video sobre este assunto clicando aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É INTERNET DAS COISAS?
- COMO FUNCIONA?
- COMO IMPACTA NOSSAS VIDAS E NEGÓCIOS?
- 03 EXEMPLOS PRÁTICOS DE COMO É APLICADA
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É INTERNET DAS COISAS?
Internet das coisas vem do termo em inglês “Internet of Things”, cuja sigla é IoT. Basicamente, refere-se a conexão entre diversos objetos com a internet e seus usuários.
Em outras palavras, é a conexão criada entre os objetos que fazem parte do nosso dia-a-dia com a internet.
Como exemplo, podemos citar controlar outros aparelhos através dos smartphones, computadores, tablets ou até com assistentes virtuais, como a Alexa.
Ou seja, possibilita que outros aparelhos como geladeira, televisão, cafeteira, lavadoras, entre outros, sejam conectados e controlados através de outros aparelhos eletrônicos. Basta estarem conectados na internet.
Literalmente, a internet das coisas é a expansão da conectividade, conectando cada vez mais o mundo real com o digital.
2. COMO FUNCIONA?
Basicamente, existem 3 pilares para a internet das coisas funcionar: dispositivos, rede e sistema de controle.
Dispositivos:
São aqueles objetos que fazem parte da nossa rotina. Como eletrodomésticos, automóveis, lâmpadas, entre outros.
E para funcionar, é preciso ter algo que permita a conexão com outros aparelhos, como chips, sensores, antenas, acesso a internet ou beacons (que são chips que servem como rastreadores de informações).
Rede:
É o meio de comunicação e de conexão entre os dispositivos. Pode ser a internet via wi-fi, rede 3g, 4g ou 5g, Bluetooth, enfim.
Sistema de controle:
É onde todos os dados são capturados dos dispositivos através da rede. E assim, são processados e enviados para criarem e efetivarem as ações desejadas.
Por exemplo: atualmente, é muito comum as pessoas realizarem pagamentos através do seu celular ou relógios diretamente nas maquininhas de cartão.
Ou então, as pessoas programarem suas cafeteiras a preparem um café todo dia de manhã em um determinado horário. Assim, elas ganham tempo e já acordam com o seu cafezinho pronto.
Outro exemplo comum é conectar as informações do seu smartphone com o painel de controle do seu carro.
Assim, todas suas músicas e contatos telefônicos são configurados automaticamente para serem utilizados durante seus trajetos ou viagens, enquanto seu smartphone fica guardado no seu bolso, por exemplo.
Inclusive, através dessa conectividade, é possível também coletar dados comportamentais dos seus consumidores para entender como poder ajuda-los mais e fortalecer ainda mais sua conexão e relacionamento com eles.
LEIA TAMBÉM:
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso
O QUE É SEO? (4 Dicas BEM Simples para Trabalhá-lo do Jeito Certo)
3. COMO IMPACTA NOSSAS VIDAS E NEGÓCIOS?
INOVAÇÃO
A Internet das coisas faz parte de uma inovação tecnológica que vivemos todos os dias. E a tendência é que aumente e cresça ainda mais.
E isso abre porta para possibilidades de negócio com o intuito de encontrar oportunidades para melhorar ou facilitar a vida das pessoas.
Com toda certeza, quem tiver um conhecimento e domínio sobre este assunto, vai conseguir se destacar no mercado com grandes projetos, produtos ou serviços.
TECNOLOGIA
E é claro que estamos falando de tecnologia. E hoje em dia, quando bem utilizada, ela ajuda no bem-estar.
Até porque consegue fazer com que as pessoas ganhem tempo, consigam se organizar melhor, otimizar e economizar recursos, e até criem hábitos mais saudáveis (como manter uma boa alimentação e praticar exercícios).
Ou seja, a internet das coisas faz com que as pessoas tenham mais facilidade e até acessibilidade em diversos assuntos.
E até pode ser encarada também como uma forma de entretenimento.
E isso representa oportunidades a serem exploradas pelas empresas com o intuito de entender como seu produto ou serviço pode ser aprimorado (ou até criado) para resolver uma necessidade dos consumidores ou proporcionar um benefício relevante para eles.
GERENCIAMENTO EMPRESARIAL
Outro ponto importante para o seu negócio é que a Internet das Coisas pode proporcionar grandes benefícios para sua empresa. E inclusive, transformar em vantagens competitivas.
Por exemplo: facilita controle de estoque, rastreia envio ou transporte de mercadorias, analisa o comportamento dos seus clientes, horários de maior movimento na sua loja, incentiva uso de recursos mais rentáveis e sustentáveis, reduz custos, constrói uma base de dados bem relevante, enfim.
Com certeza, a internet das coisas traz grandes benefícios para qualquer tipo de negócio, otimizando muito tempo e dinheiro.
PROXIMIDADE COM CLIENTES
Outra questão bem importante é que a Internet das Coisas propicia oportunidades para aumentar e melhorar o relacionamento com os clientes da sua empresa.
Como ter um aplicativo próprio para conseguir engajamentos e aumentar suas vendas.
Por exemplo: criando pontos de engajamento com os consumidores para que, dessa maneira, a sua marca fique mais presentes nas vidas deles.
GERAÇÃO DE INSIGHTS
E com toda a coleta de dados que a internet das coisas oferece, será possível ter bastante insights construtivos para trabalhar suas estratégias para se estruturar, solidificar e crescer.
Até porque esse assunto pode ser trabalhado em qualquer área. Seja marketing, vendas, logística, finanças, treinamentos internos, enfim.
TOMADAS DE DECISÃO
Logo, com a internet das coisas, você terá uma base sólida para boas tomadas de decisões.
As empresas que trabalharem bem esse assunto, terão destaques significantes no mercado, como citamos anteriormente.
A internet das coisas é uma aliada bem importante no mundo dos negócios. Ter dispositivos conectados faz com que oportunidades sejam criadas.
E assim, criar grandes vantagens competitivas. Inclusive, se quiser entender como encontrar e trabalhar vantagens competitivas, temos um vídeo bem prático sobre este assunto.
Se quiser assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂
4. 03 EXEMPLOS PRÁTICOS DE COMO É APLICADA
1. PULSEIRINHAS DA DISNEY
Para facilitar a vida dos seus clientes ou visitantes, a Disney oferece a Magic Band, que são as suas pulseirinhas inteligentes.
Com ela, os visitantes podem fazer praticamente tudo enquanto estiverem nos parques da Disney. Por exemplo:
Chave do Quarto:
A magic band é a chave do seu quarto do hotel. Basta aproximá-la no sensor da porta e pronto.
Ingresso:
Ela funciona como os ingressos para ter acesso nos parques e shows, por exemplo. Basta aproximá-la das catracas para entrar nos eventos que você comprou.
FAST PASS:
Funciona como fast pass também. Ou seja, se quiser evitar filas, basta comprar o fast-pass que isso será atrelado na pulseirinha.
Assim, é só aproximar dos respectivos sensores e o seu acesso é liberado.
Memory Maker:
Com a pulseirinha, você automaticamente é identificado nas fotos que são tiradas pelos fotógrafos que ficam espelhados pelos parques.
Assim, seus momentos são registrados sem você precisar ficar tirando foto de cada detalhe.
Carteira Digital:
Ela funciona como sua carteira digital dentro dos estabelecimentos da Disney, como restaurantes e lojas.
Ao consumir ou comprar algo, no momento do pagamento, basta aproximar a sua magic band nos sensores de pagamento e pronto! Suas compras são automaticamente pagas no cartão que você cadastrar.
Enfim, estes são só alguns exemplos de como a Disney utiliza a internet das coisas para conectar seus dispositivos, melhorar a experiência de todos os seus clientes.
E, consequentemente, não só aumentar bem as suas vendas no local, mas também encantar seus consumidores, fazendo com que eles voltem sempre que possível.
2. AMAZON ECHO (Casas Inteligentes)
A Amazon é uma empresa que explora muito a internet das coisas.
E com a Amazon Echo, ela permite que seus clientes conectem diversos aparelhos de suas casas, proporcionando experiências positivas, entretenimento, conforto e muita praticidade.
A Amazon Echo é um assistente virtual que pode executar diversas tarefas para você, quando programada ou então pedindo através da sua fala mesmo.
Por exemplo: pedir para tocar uma música, ligar a luz de algum ambiente da sua casa ou então a sua televisão. Ou até pedir um táxi ou Uber.
Enfim, são tantas possibilidades que a Amazon ganha cada vez mais espaço no mercado, aumentando suas vendas.
E, principalmente, melhorando ainda mais a força da imagem da marca junto aos consumidores.
3. SMART WATCHES
Os relógios inteligentes é outro grande exemplo da internet das coisas. Conectados a smartphones, eles se tornam extremamente prático para seus usuários.
Porque além de otimizar as funções dos celulares, como atender uma ligação ou ler uma mensagem, ele amplia a funcionalidade do smartphone.
Como monitorar batimentos cardíacos ou atividades físicas. E até realizar pagamentos por aproximação nos estabelecimentos comerciais.
E PRA FECHAR ESTE POST…
Enfim, esses foram só alguns exemplos para ilustrar como a Internet das Coisas é aplicada hoje em dia.
E também para mostrar o potencial que ela proporciona para todos os tipos de negócio, independentemente do porte da empresa.
Com toda certeza, podemos dizer que a Internet das Coisas só tende a crescer muito no mundo todo. E haverá grandes oportunidades a serem exploradas e aproveitadas.
E tenha sempre em mente: os empreendedores ou gestores que dominarem as tendências inovadoras de Internet das Coisas (ou Internet of Things) encontrarão excelentes oportunidades de negócio e ainda irão liderar a inovação digital em suas empresas e mercado. Pode acreditar!
E só pra retomar o que falamos aqui:
- O QUE É INTERNET DAS COISAS?
- COMO FUNCIONA?
- COMO IMPACTA NOSSAS VIDAS E NEGÓCIOS?
- 03 EXEMPLOS PRÁTICOS DE COMO É APLICADA
Esperamos que tenha gostado!
E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
User Review
0 (0 votes)Você também pode gostar:
- O Que É Revenda Online (Como Revender Produtos na Internet)
- Produtos Para Revenda na Internet (8 Opções que…
- WEB 3.0 (Web3) | O Que é a Nova Era da Internet?…
- EMPATIA O QUE É (Significado, Exemplos e Dicas Bem Práticas)
- Pirâmide de Maslow (Hierarquia das Necessidades…
- Como Separar Os Gastos Pessoais Das Finanças Da Empresa