Como ter mais autoconfiança e autoestima? Esses dois assuntos são essenciais para qualquer tipo de profissionais ou empreendedores.
Principalmente porque com eles em alta, seu desempenho com certeza será muito melhor. Consequentemente, você conseguirá alcançar melhores resultados todos os dias. Assim, atingir suas metas e objetivos sempre.
Por isso, vamos mostrar dicas surpreendentes que todos deveriam saber para melhorar a autoconfiança e autoestima. Tudo de um jeito muito prático e direto ao ponto!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
COMO TER MAIS AUTOCONFIANÇA E AUTOESTIMA
Antes de mostrar as dicas, é muito importante entender a diferença entre autoconfiança e autoestima. Algo que muita gente acaba se confundindo.
Basicamente, autoconfiança é confiar e acreditar em você mesmo(a) e nas suas habilidades. Literalmente, é quando você possui a convicção de ser capaz de fazer ou realizar algo.
Pessoas autoconfiantes são decididas. Mas ao mesmo tempo, sem serem arrogantes ou defensivas. Elas costumam se apresentar de maneira segura, possuem facilidade em expressar suas opiniões, enfrentar desafios, etc. Tudo de maneira equilibrada. Seja no trabalho, seja na vida pessoal.
Já autoestima é um conjunto de sentimentos e pensamentos de uma pessoa sobre seu próprio valor, competência e adequação. E isso pode ser refletido em uma atitude positiva ou negativa com relação a si mesma. Literalmente, como enxergamos a nossa personalidade.
Ou seja, é a valorização que temos de nós mesmos. Tanto emocionalmente quanto racionalmente.
Pessoas com boa autoestima são confiantes, justas e não tem medo de tomar decisões. Porque se sentem bem com elas mesmas. Não se preocupam com as opiniões alheias, a opinião mais importante é a sua própria opinião. E, principalmente, ao invés de lamentar, elas não se vitimizam e agem rapidamente para mudar qualquer tipo de situação desfavorável.
Por isso, a autoconfiança e autoestima tem uma ligação muito forte entre elas. Então, tendo isso em mente, vamos agora para as nossas dicas. Começando pela autoconfiança.
DICAS AUTOCONFIANÇA
1. FOQUE NAS SUAS QUALIDADES
Muitas pessoas acabam focando nas suas dificuldades e problemas. E não nas suas qualidades. E isso é bem perigoso.
Ao invés disso, foque nas suas qualidades. A autoconfiança precisa ser trabalhada diariamente. Dessa maneira, evite ficar olhando apenas para os seus problemas ou dificuldades. Mas sim, olhe e valorize suas qualidades para resolver qualquer tipo de questão.
Trabalhe suas características e competências positivas. Inclusive, aceite elogios. Isso fará com que você enxergue sempre o lado positivo para resolver ou superar qualquer tipo de situação.
2. RESOLVE SEUS PROBLEMAS
Toda vez que tiver algum problema ou pendência, resolva-as o quanto antes. Caso contrário, essas situações acabam se tornando algo negativo na sua frente.
Até porque pode parecer que você não é capaz de resolvê-los, causando cansaço e até sensação de insegurança ou fracasso.
Por isso, conseguindo executar ou solucionar todos os tipos de problemas ou pendências fará com que você se sinta mais seguro. Com a sensação de que é capaz de resolver tudo o que for preciso. Isso é bem importante para manter sua autoconfiança em alta.
3. INTERROMPA SEUS MEDOS
Medo ou até padrões negativos são elementos que podem atrapalhar bastante o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal.
Não tenha medo de expressar ou apresentar suas ideias ou opiniões. Ainda, não tenha medo de falhar ou errar. O mais importante é tentar. O acerto é consequência de um bom trabalho e planejamento. De uma boa atitude.
Do mesmo modo, não tem como conquistar resultados diferentes se estiver fazendo sempre as mesmas coisas.
Ao mesmo tempo, aceite desafios e os encare com muito confiança. Lembre-se que você é capaz de resolver ou solucionar qualquer coisa. Basta se preparar bem para isso.
Isso fará com que você saia da sua zona de conforto, o que geralmente é prejudicial para as nossas vidas.
Inclusive, recomendamos muito entender bem o que é zona de conforto e se você está dentro dela ainda ou não. Com certeza, sair da zona de conforto te trará grandes resultados positivos.
Então, se quiser entender sobre este assunto, assista nosso vídeo bem prático. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
4. TENHA PESSOAS POSITIVAS POR PERTO
Constantemente sofremos influências externas. Seja através de pensamentos, conversas, energia, pequenos gestos, enfim.
Logo, quanto mais pessoas positivas estiverem ao seu redor, melhor será os nossos sentimentos, a nossa energia.
Ter pessoas negativas do nosso lado fará com que a nossa insegurança cresça de maneira errada e desnecessária. Da mesma maneira, fará com que a gente enxergue mais o lado negativo do que o positivo. Mesmo que sem querer.
Dessa maneira, quanto mais próximo estiver de pessoas autoconfiantes, mais estimulado(a) você será para se inspirar e trabalhar por coisas boas.
5. ESQUEÇA AS EXPECTATIVAS DE OUTROS
Não se preocupe com que os outros vão pensar de você. Ao invés disso, preocupe-se com o que você achará sobre as suas atitudes.
Do mesmo modo, não perca seu tempo em ficar se comparando com as outras pessoas. Olhe para você mesmo(a) e entenda o que precisa ser valorizado. Bem como o que pode ser melhorado.
Focar em você, nas suas qualidades e realizações é algo que vale muito mais do que a opinião de pessoas que, em muitas vezes, não agregarão em nada na sua vida.
Você é a melhor pessoa para entender o que é melhor para os seus caminhos e decisões. Respeite as suas expectativas, bem como ter muita sinceridade e coerência nesse momento.
6. PREPARE-SE SEMPRE
Prepare-se corretamente para suas atividades ou responsabilidades. Quanto mais preparado(a) estiver para realizar alguma tarefa, melhor será o resultado a ser conquistado.
E quanto maior sua preparação para algo, maior será a sua confiança para realizar tal atividade. Por isso, estude bastante, pesquise assuntos a serem trabalhados, entenda os possíveis caminhos e variações de percursos, enfim.
Esteja sempre a frente e se prepare bem para realizar as tarefas que precisam ser feitas.
7. FAÇA AS COISAS QUE GOSTE
Realize suas atividades favoritas sempre que possível. Seja praticar exercícios físicos ou esportes, tocar instrumentos musicais ou cantar, sair com amigos e familiares, comer seu prato favorito, viajar, ler, ver filmes, enfim.
Separe um tempo para você curtir e relaxar. Literalmente, se divertir. Isso faz muito bem para a nossa mente, estado de espírito, humor e recuperar nossa energia.
8. SEJA VOCÊ MESMO(A)
Ser você mesmo(a) em todos os momentos fará com que sua autoconfiança seja valorizada. Tentar ser uma pessoa que você não é te deixará bastante inseguro(a).
Não se preocupe com a opinião dos outros. Enquanto você valorizar os seus sentimentos e valores, maior será sua autoconfiança. E maior será o sentimento positivo próprio.
9. TRABALHE SUA AUTOESTIMA
Conforme falamos, sua autoconfiança é muito atrelada a sua autoestima. Por isso, ter sua autoestima alta é algo que fará com que sua autoconfiança seja ainda maior.
Por isso, vamos mostrar agora como melhorar sua autoestima todos os dias.
DICAS AUTOESTIMA
1. TRABALHE SEU AUTOCONHECIMENTO
Em poucas palavras, autoconhecimentoAutoconhecimento Significado – 06 Passos Práticos Para Desenvolvê-lo é o conhecimento que uma pessoa tem a respeito dela mesma. Desse modo, saber suas qualidades, desejos, ambições, limitações, fraquezas, comportamentos, enfim.
Ou seja, é a consciência que temos de nós mesmos. É conhecer a si mesmo, é ato de olhar para você mesmo(a).
Isso ajudará muito na construção e manutenção da sua boa autoestima.
Inclusive, caso queira se aprofundar mais sobre autoconhecimento, assista nosso vídeo que explica tudo o que precisa saber sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
2. EVITE COMPARAÇÃO COM OS OUTROS
Da mesma forma que falamos nas dicas da autoconfiança, tente não ficar se comparando com as outras pessoas.
Comparar-se com os outros afetará a maneira como olhamos para nós mesmos. E isso pode ser prejudicial porque em muitas vezes, essas comparações podem ser injustas. Porque não sabemos como é a vida dos outros. Logo, nossa base para qualquer tipo de comparação provavelmente é bem rasa.
Então, invista seu tempo em focar em você mesmo(a). Nas qualidades e também no que pode ser aprimorado ou melhorado.
3. SEJA REALISTA
Trabalhar com expectativas realistas é fundamental para ter uma boa autoestima.
Um erro muito comum das pessoas é trabalhar em algo que tem pontos irreais. Seja prazos, metas ou objetivos que não são condizentes e coerentes com a realidade.
Dessa maneira, com expectativas irreais, as chances de frustrações são bem altas. Já que trabalhamos em algo que, no fundo, sabemos que dificilmente conseguiremos realizar nas condições que nos colocamos.
Por isso, tenha prazos realistas para cada atividade. Ainda, trabalhe e selecione bem suas metas e objetivos.
Inclusive, vamos recomendar você trabalhar as metas SMART. Que basicamente, faz com que você defina suas metas que realmente valem a pena. Assim, você focará onde realmente importa.
Caso queira, temos um vídeo que mostra tudo sobre este assunto. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
4. FEITO É MELHOR QUE PERFEITO
Buscar a perfeição é algo que pode ser prejudicial. Se não soubermos trabalhar o perfeccionismo, muitas vezes essa busca acaba nos frustrando.
Isso nos deixará inseguro, insatisfeitos, infelizes e até procrastinadores. E se não tomarmos cuidado, isso pode até se tornar um ciclo vicioso.
Por isso, ao invés de buscar a perfeição, trabalhe para realizar um bom trabalho. Seja flexível com possíveis imperfeições. Lute por um trabalho coerente e bem-feito.
Dessa maneira, você conseguirá andar pra frente sempre. Não ficará empacado no mesmo lugar por muito tempo.
Tenha sempre em mente que o feito é melhor que o perfeito. E depois que feito, melhorias podem ser sempre realizadas também.
5. PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS
Isso ajuda a circulação do sangue do corpo, renovação celular e dos neurônios, produção de hormônios que estimulam a nossa sensação de bem-estar, entre muitas outras coisas benéficas.
Então, praticar exercícios físicos frequentemente é uma ótima atividade para a sua autoestima.
Do mesmo modo, faça as suas atividades favoritas também. Conforme falamos nas dicas da autoconfiança.
6. SAÚDE MENTAL
Por fim, trabalhe e incentive boa a saúde mental. Resumidamente, saúde mental está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências da vida. Bem como lidar com seus desejos, ambições, emoções, capacidades, ideias, entre outros.
Ou seja, ter saúde mental é estar bem com você mesmo(a) e com os outros também. E do mesmo modo, conseguir lidar bem com as exigências da vida.
Logo, sem uma boa saúde mental, possíveis problemas podem aparecer. Como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno de stress e até síndrome de burnout.
Por isso, recomendamos muito assistir nosso vídeo sobre Saúde Mental. Com certeza, te ajudará muito a lidar com as emoções e sentimentos.
Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
CONCLUSÃO SOBRE COMO TER MAIS AUTOCONFIANÇA E AUTOESTIMA
Viu como a autoconfiança e autoestima precisam ser trabalhadas diariamente? Como apresentam uma ligação entre elas, muitas dicas que falamos aqui funcionam para esses dois pontos.
Com elas em alta, pode ter certeza que seus resultados e conquistas serão diários e estarão sempre em crescimento.
No entanto, as dicas que mostramos aqui não são as únicas, mas são bem importantes. Mas existem muitas outras também. Então, caso tenha alguma outra sugestão que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente.
E só pra recapitular o que falamos aqui:
DICAS AUTOCONFIANÇA
- FOQUE NAS SUAS QUALIDADES
- RESOLVE SEUS PROBLEMAS
- INTERROMPA SEUS MEDOS
- TENHA PESSOAS POSITIVAS POR PERTO
- ESQUEÇA AS EXPECTATIVAS DE OUTROS
- PREPARE-SE SEMPRE
- FAÇA AS COISAS QUE GOSTE
- SEJA VOCÊ MESMO(A)
- TRABALHE SUA AUTOESTIMA
DICAS AUTOESTIMA
- TRABALHE SEU AUTOCONHECIMENTO
- EVITE COMPARAÇÃO COM OS OUTROS
- SEJA REALISTA
- FEITO É MELHOR QUE PERFEITO
- PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS
- SAÚDE MENTAL
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa