Brainstorming O que é? (Descubra de um jeito bem prático)

Brainstorming: O que é?

Se você precisa de novas ideias para resolver um problema e encontrar uma solução bem criativa, o brainstorming pode ajudar. E muito!

Conhecido também como Chuva de Ideias ou Tempestade de Ideias, o brainstorming é um processo bem prático de ser feito e que costuma trazer ótimos resultados.

Então, entenda agora o que é brainstorm de um jeito bem prático e com muitos exemplos!

Ou se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também 🙂

Então, vamos lá! 

Nesse post, vamos mostrar os seguintes pontos para deixar bem claro o que é brainstorming pra você: 

–  Brainstorm: O que é e o que significa? 

– Por que vale muito a pena fazer um?  

– Como desenvolver um? 

 E durante este post, vamos dando alguns exemplos também para tentar deixar ainda mais claro! 

Você pode se interessar também:

O QUE É VANTAGEM COMPETITIVA? (De um jeito prático e simples)
O Que É Planejamento Estratégico?
MARKETING DIGITAL O QUE É | Saiba suas 7 Principais Estratégias

Você verá nesse Post

BRAINSTORMING O QUE É? 

Brainstorming (ou brainstorm) é um termo inglês que significa “Tempestade de ideias”.  

Basicamente, é uma atividade para estimular o surgimento de soluções criativas para um determinado problema ou situação. 

Assim, ela é feita através de uma reunião em grupo para debater possíveis ideias, insights ou soluções de uma empresa. Na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições aos participantes. 

Por exemplo: imagina uma empresa de bonés que precisa aumentar suas vendas e enxerga o natal como uma ótima oportunidade.  

Porém, sabendo da forte concorrência nesse período, a líder desta empresa resolve preparar um brainstorming, convocando membros da equipe de vendas, marketing, logística e produção. Ela faz isso para promover pontos de vistas de várias áreas da empresa. 

Dessa maneira, muitas ideias boas poderão surgir para encontrar um diferencial competitivo nessa época e se destacar no mercado para conseguir aumentar suas vendas.  

A ideia do brainstorming é dar espaço para a diversidade de pensamentos e experiências. E, dessa forma, conseguir extrair as melhores ideias, buscando a inovação, encontrar um diferencial e pensar fora da caixa. 

É muito importante que o que vier à mente de qualquer participante, seja jogado na mesa para discussão. Depois que as ideias, visões e possibilidades forem divididas, cabe ao gestor do brainstorming e sua equipe encontrar o caminho e solução mais adequados. 

Agora, responda uma pergunta pra gente: você já organizou ou participou de um brainstorming? Se sim, conta pra gente como foi sua experiência aqui nos comentários! 

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - Brainstorming O que é? (Descubra de um jeito bem prático)

 

POR QUE VALE MUITO A PENA FAZER UM?  

Existem diversos benefícios do Brainstorming, mas aqui vamos citar as 5 que achamos bem importantes: 

1. ABRE PORTA PARA MUITAS IDEIAS 

Um dos principais motivos de praticar o brainstorming é que a melhor forma de chegar a uma ideia muito boa é ter muitas ideias antes

E um brainstorming serve como estímulo e acelerador do processo criativo.  

Desse modo, isso faz com que ideias venham de todos os lugares de uma empresa, que podem até ter visões diferentes de um determinado assunto, gerando debates produtivos e positivos. 

2. SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MAIS RÁPIDO 

Além disso, o brainstorming pode ser utilizado na abordagem de vários tipos de problemas de uma empresa. 

Então, a realização frequente desse processo agiliza a solução de problemas que poderiam demandar mais tempo se não fossem pensados em grupo.  

3. MELHORA O CLIMA DA EMPRESA 

Outro ponto é que ele causa um efeito positivo na produtividade das equipes. Principalmente porque o brainstorming promove a interatividade e uma integração maior entre os participantes, o que pode ajudar no trabalho de equipe e no ambiente de trabalho.

4. AUMENTA A PRODUTIVIDADE 

Além disso, as pessoas envolvidas no brainstorming tendem a melhorar suas performances no trabalho. Até porque se sentem mais valorizadas por participarem de uma dinâmica em grupo que pode decidir o caminho de um negócio ou de um projeto.

5. INCENTIVA A COMUNICAÇÃO INTERNA 

Um dos problemas mais comuns nos trabalhos em equipe é a deficiência na comunicação entre os seus membros.  

Mas através do brainstorming, todos podem, e devem, dividir suas ideias e opiniões, o qufavorece a comunicação de todos os participantes. 

Todos devem se sentir confortáveis em falar, o que promove a conversa entre departamentos, cargos e líderes.  

Porém, antes de começar um brainstorming, é muito importante identificar qual o objetivo deste processo ou qual problema que deve ser resolvido. Dessa maneira, as chuvas de ideias terão um direcional mais focado e organizado. É exatamente isso que vamos falar no próximo tópico. 

O que é Fluxo de Caixa 2 - Brainstorming O que é? (Descubra de um jeito bem prático)

COMO DESENVOLVER UM BRAINSTORMING? 

Para realizar um bom brainstorming e eficaz, é preciso seguir basicamente estes 6 passos: 

1. DEFINA QUAL PROBLEMA DEVE SER RESOLVIDO 

Tenha claro qual problema deve ser resolvido e se ele realmente é relevante para reunir membros da sua equipe. 

Esse passo parece óbvio, mas muitas vezes, alguns gestores convocam diversos brainstorming para problemas pequenos, fáceis de serem resolvidos.

Portanto, isso acaba desmotivando a equipe por ser um processo repetitivo para questões não tão importantes.

2. PREPARE A EQUIPE ANTES 

Escolha as pessoas que realmente possam ajudar nas ideias, sendo interessante convidar membros de departamentos diferentes. Dessa maneira, mais pontos de vistas serão divididos e debatidos. 

Além disso, é muito importante que os participantes sejam comunicados com antecedência para participar do brainstorming. 

Aponte qual tipo de problema será preciso lidar durante a sessão. Assim, eles podem realizar pesquisas e buscar referências que vão ajudar sua criatividade e conseguirem gerar mais ideias para a atividade. 

3. MODERE O BRAINSTORMING COM EQUILÍBRIO 

 espaço para que todos contribuam com as suas ideias. E faça com que cada participante consiga acrescentar novas informações ao que é dito por outro. 

Incentive todos a participarem em todos os momentos. Faça com que todos os participantes se sintam confortáveis e seguros para dividir seus pontos de vista. 

Além disso, evite críticas entre os participantes para evitar conflitos.

Isso é muito importante porque a partir do momento em que críticas negativas ou conflitos aparecerem constantemente, os participantes poderão se sentir desconfortáveis em compartilhar seus pensamentos com medo de possíveis retaliações.  

E pode ter certeza que isso prejudicará bastante seu brainstorming, combinado? 

Uma outra sugestão também é apresentar referências ou exemplos de soluções feitas pelo mercado. Dessa maneira, mais ideias poderão surgir durante o brainstorming.  

E para conseguir moderar bem um brainstorming, uma sugestão é realizar um benchmarking antes, que basicamente é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas no mercado para servirem como referências para sua empresa resolver algum tipo de questão ou problema. 

Contudo, se quiser se aprofundar sobre este assunto, temos um vídeo bem prático sobre Benchmarking.

Para assistir, é só clicar aqui neste botão ou no link que deixamos na descrição, tudo bem? 

4. ANOTE TUDO O QUE FOR DISCUTIDO 

Durante o brainstorming, anote todas as ideias que forem discutidas, mesmo as que não achar relevantes. 

Com isso, será possível fazer uma análise com mais calma de tudo o que foi discutido na atividade, inclusive cruzando uma com as outras para chegar em um caminho assertivo. 

Se preferir, pode até mesmo designar uma pessoa especificamente para isso durante o brainstorming. Dessa maneira, você conseguirá ficar focado(a) no debate e moderação. 

5. FAÇA UM RESUMO PARA ENCERRAR 

Antes de finalizar o brainstorming, faça um resumo de tudo o que foi discutido e os possíveis caminhos que podem ser tomados. 

Isso fará com que todos os participantes saiam da reunião com clareza do que foi discutido e que o encontro foi realmente produtivo. 

Em outras palavras, que a participação de cada um foi realmente relevante. 

6. DEPOIS DE UM BRAINSTORMING 

Para concluir o processo, agora é hora de se reunir com os tomadores de decisões e analisar tudo o que foi discutido. 

Feito isso, estude quais estratégias devem ser tomadas para resolver o determinado problema discutido durante o brainstorming. 

Com várias ideias, insights e pontos de vistas em mãos, pode ter certeza que essa parte do trabalho será muito mais organizada, com muitas referências e ideias para chegar numa solução bem assertiva e planejada, combinado? 

PRA FECHAR ESTE POST

Este foi nosso post sobre brainstorming.

De fato, ele pode ser uma ferramenta bem importante para provocar a inovação e criatividade em uma empresa.  

Além disso, traz como ganho o envolvimento da equipe nesse processo, o que contribui com a satisfação e a motivação dos envolvidos.

Portanto, pode trazer muitos frutos para qualquer tipo de negócio. 

Então, só para recapitularmos o que falamos aqui: 

– O que é e o que significa? 

– Por que vale muito a pena fazer um?  

– Como desenvolver um? 

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal e assista nossos outros vídeos sobre este assunto! 

E compartilhe esse post com seus amigos e familiares para ajuda-los também! 

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)