Atitudes Empreendedoras de Sucesso Em Empresas Pequenas

Se você tem uma pequena empresa ou está planejando em montar uma, separamos aqui 9 atitudes que todos os empreendedores iniciantes precisam ter para conseguir ter uma boa gestão de negócios. E assim, conseguir ter grandes resultados todos os dias.

Com certeza, elas farão toda a diferença porque são poucos os profissionais que sabem disso. Pode acreditar!

Você verá nesse Post

ATITUDES EMPREENDEDORAS DE SUCESSO EM EMPRESAS PEQUENAS

Para montar e gerenciar um próprio negócio, não existe fórmula mágica. Mas sim pontos essenciais que devem ser trabalhados no nosso dia a dia.

E se lembre sempre disso: abrir seu próprio negócio é um processo de aprendizagem conforme o seu andamento.

Porém, quanto mais decisões inteligentes você tomar no início, maiores serão as chances de sucesso de sua empresa.

Então, se você já tem negócio próprio ou está pensando em montar um, não deixe de trabalhar essas 9 atitudes que mostremos agora.

1. LIDAR COM DESCULPAS

Muitas pessoas sonham em se tornar empreendedoras, mas nunca começam, de fato.

E geralmente, elas usam várias desculpas. Principalmente porque tem medo de falhar. Seja falta de dinheiro ou de tempo, desculpas são muito recorrentes para possíveis erros ou falhas.

Mas se quiser montar e gerir uma empresa própria, é preciso enfrentar todas essas desculpas e assumir a responsabilidade de se tornar seu próprio(a) chefe.

Tenha em mente que as desculpas nos atrasam de alcançar nossos objetivos.

Então, se você realmente deseja ter muito sucesso com sua empresa, é preciso abordar os motivos pelos quais você acredita que estão te atrapalhando e, de alguma maneira, se livrar deles.

Dessa forma, encontre uma solução para cada problema encontrado, ao invés de deixar que isso te impeça seguir em frente.

2. SEJA A SOLUÇÃO SEMPRE

Comece pensando no que seu negócio resolverá.

Porque é muito mais fácil obter uma base de clientes sólida quando sua empresa está resolvendo um problema. Assim, seu negócio deve preencher uma lacuna em um determinado mercado.

Logo, explique para si mesmo(a) o porquê você montou ou está abrindo seu próprio negócio.

Entender seus motivos te ajudará a criar uma marca e divulgar sua empresa.

No entanto, saiba muito bem quais problemas/necessidades seus potenciais clientes enfrentam e como sua empresa conseguirá ser a solução ideal para eles.

Sempre se lembre que atender uma demanda real é fundamental para ter sucesso com seu negócio.

Justamente por isso que recomendamos muito você entender muito bem seu público-alvo para trabalhar essa dica.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Atitudes Empreendedoras de Sucesso Em Empresas Pequenas

3. ABSORVA TUDO

E uma das atitudes empreendedores de sucesso em pequenas empresas é saber absorver tudo, de forma coerente. Escute o que os outros tem a dizer. Sejam amigos, família, especialistas, fornecedores, clientes e até você mesmo(a).

Quando se trata de coisas que tem a ver com seus objetivos empresariais, absorva todas as opiniões e as analise de forma coerente e honesta. 

Conforme você vai aprendendo com o que os outros te dizem, entenda como cada ponto pode ser trabalhado para ajudar a sua empresa. E anote todos os recursos que encontrar para desenvolver um planejamento bem detalhado.

Ou seja, quando você contar às pessoas sobre suas ideias ou pensamentos sobre o seu negócio próprio, analise a linguagem corporal delas.

E entenda profundamente as respostas deles. Veja se estão sendo realmente sinceros ou estão sendo simpáticos só para te agradar.

Dessa forma, tente fazer com que todos sejam honestos com você. A opinião de cada pessoa pode ser o reflexo de como os consumidores avaliaram sua empresa na vida real.

Além disso, não ignore o poder do conselho de especialistas e donos experientes de empresas. Essas pessoas têm muitos pontos e já passaram por grandes experiências. Então, sabem bem o que pode funcionar e o que não também.

Empreendedores de sucesso aprendem com os erros que outros donos e gestores de empresas cometeram. Pode ter certeza disso.

4. ENTENDA OS CUSTOS

Sempre entenda todos os custos que o seu negócio tem ou terá.

Você precisará levar em consideração todos os investimentos necessários para o lançamento e operação da sua empresa.

Como por exemplo: produção do produto/serviço, aluguel, marketing, montagem de equipe, impostos e trâmites legais, internet, luz,… enfim, literalmente todos os custos.

Feito isso, coloque uma margem de segurança em cima desse seu orçamento total. Acredite, custos aparecem constantemente durante sua jornada empreendedora, mesmo que você planeje o máximo possível.

E então, estude um planejamento financeiro para tornar seu pequeno negócio viável. E tenha na ponta do lápis o valor total necessário para tornar sua ideia de negócio uma realidade.

Neste momento, considere seus custos pessoais também. Como transporte, alimentação, saúde, entre outros.

Isso pode até parecer pouco no início, mas quando organizados e somados, esse valor pode ficar bastante alto.

Desse modo, sempre se organize e separe os seus custos pessoais dos da empresa. Isso é fundamental e muitos empreendedores iniciantes acabam errando aqui.

5. MANTENHA A SIMPLICIDADE

Tenha cuidado para não deixar o conceito do seu próprio negócio se transformar em algo complicado demais.

Se isso acontecer, você pode acabar trabalhando com um produto ou serviço final que ninguém quer comprar.

Como dono(a) de um negócio, tente começar pequeno e estreitar seu foco. Crie um produto ou serviço simples, mas de qualidade.

Um negócio de sucesso deve cumprir as promessas feitas aos clientes e superar suas expectativas.

Por exemplo: corte recursos desnecessários que não fortaleçam de verdade suas ofertas, mas que ao mesmo tempo são custosos para o seu bolso.

Como um pequeno negócio, você não precisa de todos os recursos de uma grande empresa. Logo, invista mais no seu negócio conforme ele vai crescendo, de maneira proporcional ao seu tamanho.

6. IMAGINE SEU NEGÓCIO SEM DINHEIRO

Crie um cenário em que sua empresa não tem dinheiro nenhum. E pode acreditar: isso pode acontecer em algum momento. E esta situação é uma das principais causadoras de falência de empresas.

Caso seu negócio próprio tenha dificuldades em algum momento e não consiga realizar nenhuma venda, como você reagiria e trabalharia para virar o jogo?

Por isso, prepare-se para todas as situações que podem acontecer se o seu negócio não der certo.

Bem como a maneira que você poderia sobreviver a este cenário até conseguir ter condições de fazer sua pequena empresa decolar.

E aqui, recomendamos muito você trabalhar 2 ferramentas de gestão financeira:

  • o Capital de Giro, que basicamente, é uma reserva financeira para ajudar a sua empresa a ter mais fôlego e segurança na saúde financeira.
  • e o Fluxo de Caixa, que controlará todas as entradas e saídas de dinheiro previstas durante um determinado período.

Pode ter certeza, elas farão toda a diferença para o dia a dia do seu negócio. E temos um vídeo bem prático para cada uma dessas ferramentas. Para assistir, é só clicar nestes botões aqui embaixo 🙂

7. GANHE ENQUANTO VOCÊ CONSTRÓI

Uma das principais atitudes empreendedores de sucesso em pequenas empresas, começar um negócio de sucesso é um processo, geralmente de médio a longo prazo. Por isso, construa sua empresa em etapas e faça a transição gradativamente.

Como novo proprietário(a) de um negócio, levará algum tempo para obter uma renda estável.

Por isso, no começo, você terá que trabalhar bastante e se dedicar muito para sua empresa crescer.

E, conforme seu negócio vai se estabilizando e aumentando seus lucros, invista mais nele de acordo com o seu crescimento.

De fato, investir pesado no início pode ser um grande risco, caso você não tenha experiência e poder financeiro para poder arcar com isso.

8. EQUILIBRE SUA PAIXÃO COM SABEDORIA

Primeiramente, é preciso acreditar de verdade na sua ideia de negócio.

E um dos ingredientes mais importantes para sua empresa ter sucesso é a paixão. Ela te levará sempre a melhorar seu processo para que sua empresa cresça todos os dias.

Porém, não deixe que a paixão controle todas as suas decisões. Equilibre muito bem seu emocional com o racional. Isso é fundamental.

A paixão te levará para a frente. Mas o conhecimento, planejamento e a razão farão com que você ande na direção certa.

Dessa maneira, estude muito seu mercado e converse com clientes para descobrir o potencial de seu negócio.

Ao mesmo tempo, converse com especialistas ou profissionais que já tem um negócio. Ou então, consultores que possam ajudar com determinadas áreas, conforme falamos antes.

Como exemplo: o Sebrae é uma instituição que é uma ótima alternativa para te ajudar nesse ponto. E muitos serviços deles são de graça!

Para acessar o site do Sebrae, é só clicar aqui

Pode ter certeza que a sua paixão pelo seu negócio somada a razão de tudo o que você estudar e planejar, será a chave de sucesso da sua empresa própria, combinado?

9. NÃO TENHA VERGONHA

E pra fechar as atitudes empreendedores de sucesso em pequenas empresas, um desafio que muitos empresários enfrentam é que eles não sabem como divulgar seu negócio e vender seus produtos ou serviços.

Se você está preocupado(a) com o que as pessoas vão pensar sobre sua empresa, você precisa superar isso.

Ou se não consegue convencer os consumidores a comprarem de você e apoiar sua empresa, vai ser bem difícil ganhar dinheiro para fazer com que seu negócio cresça.

Logo, se você realmente deseja ter sucesso nos negócios, não pode se dar ao luxo de ser tímido(a) e ter vergonha de aparecer.

Prepare-se bem para falar com segurança sobre sua empresa, mesmo que isso possa te incomodar de alguma maneira.

Como empreendedor(a), é preciso estar sempre presente.

Conhecer novas pessoas trará novas oportunidades de negócios. E uma ferramenta essencial para ter sucesso no empreendedorismo é trabalhar seu networking.

Que basicamente, refere-se a rede de relacionamentos que você cria profissionalmente, com o objetivo de ajudar e também receber ajuda das pessoas que fazem parte da sua rede.

Em outras palavras, criar sempre oportunidades de negócios. Isso é obrigatório.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

E com essas 9 atitudes empreendedores de sucesso em pequenas empresas bem trabalhadas, pode ter certeza que você estará muito melhor preparado(a) para te ajudar a montar e gerenciar um negócio próprio do jeito profissional e caminhar para a direção certa.

No entanto, elas não são as únicas. Então, se quiser se preparar ainda mais, assista esse vídeo que mostra muitas outras dicas como essas. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

E só pra recapitular as dicas que falamos aqui:

  1. LIDAR COM DESCULPAS
  2. SEJA A SOLUÇÃO
  3. ABSORVA TUDO
  4. ENTENDA OS CUSTOS
  5. MANTENHA A SIMPLICIDADE
  6. IMAGINE SEU NEGÓCIO SEM DINHEIRO
  7. GANHE ENQUANTO VOCÊ CONSTRÓI
  8. EQUILIBRE SUA PAIXÃO COM SABEDORIA
  9. NÃO TENHA VERGONHA

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *