Marketing de Influência o que é?
O cenário do marketing está em constante transformação. E uma das estratégias mais impactantes que surgiram ultimamente é o Marketing de Influência.
Com o grande crescimento das redes sociais e a influência muito considerável que os criadores de conteúdo exercem sobre seus seguidores, as marcas descobriram esta abordagem para se conectar de maneira autêntica e eficiente com os consumidores.
Então, entenda agora o que é Marketing de Influência, por que muitas empresas investem nessa frente e como aplicá-lo no seu negócio.
Tudo de um jeito prático e resumido!
E, se preferir, pode assistir nosso vídeo bem prático sobre este assunto aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
MARKETING DE INFLUÊNCIA O QUE É
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA
- POR QUE MUITAS EMPRESAS INVESTEM NESTE ESTRATÉGIA
- COMO APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO EM 6 PASSOS PRÁTICOS
Então, vamos lá!
1. MARKETING DE INFLUÊNCIA O QUE É
Basicamente, trata-se de uma estratégia de marketing que se baseia na colaboração entre marcas e influenciadores digitais para promover produtos, serviços ou mensagens.
Esses influenciadores possuem uma base sólida de seguidores em plataformas como Instagram, YouTube, TikTok, Twitter e blogs. Ainda, tem o poder de impactar as decisões de compra de seus públicos.
Essa estratégia se apoia na confiança e autenticidade que os influenciadores têm construído com seus seguidores ao longo do tempo.
Dessa forma, ao associar suas marcas a essas personalidades influentes, as empresas podem alcançar um público mais amplo e diversificado de maneira mais genuína.
Em outras palavras, de um modo que seu público-alvo aceite melhor a mensagem transmitida. Seja apresentando sua marca, produtos ou serviços, por exemplo.
MAS O QUE SÃO INFLUENCIADORES DIGITAIS (ou INFLUENCERS)?
Influenciadores digitais, também conhecidos como criadores de conteúdo ou creators, são pessoas que utilizam plataformas digitais (por exemplo: redes sociais como YouTube, TikTok, Instagram, Twitter, blogs ou outras ferramentas) para compartilhar conteúdos de diversos tipos de temas com seus seguidores.
O termo “influenciador(a)” vem da capacidade que essas pessoas têm de influenciar as opiniões, decisões de compra e comportamentos de sua audiência. Eles construíram uma presença significativa e uma comunidade de seguidores que confiam em suas recomendações, visões e experiências.
Ao mesmo tempo, existem influenciadores dos mais diferentes tipos de assuntos ou segmentos, como: empreendedorismo, esportes, moda, estética, humor, entretenimento, cinema, educação, entre tantos outros.
Da mesma maneira, esses influenciadores podem ser classificados em diferentes categorias com base no tamanho de sua audiência. E aqui vamos citar apenas alguns exemplos. Como:
1. MICROINFLUENCIADORES:
Têm um número menor de seguidores, geralmente entre mil e dez mil. Sua força reside na conexão mais próxima e engajamento mais autêntico com sua audiência2.
2. INFLUENCIADORES DE NICHO:
Concentram-se em tópicos específicos e têm uma base de seguidores relativamente pequena, mas altamente engajada, dentro desse nicho.
3. MACROINFLUENCIADORES:
Possuem uma audiência mais ampla, com dezenas de milhares a centenas de milhares de seguidores. São reconhecidos em várias áreas e têm um impacto significativo.
4. MEGAINFLUENCIADORES OU CELEBRIDADES DIGITAIS:
São personalidades muito conhecidas que possuem milhões de seguidores e grande influência.
Enfim, esses são só alguns exemplos para ilustrar como podemos categorizar os influenciadores. Inclusive, a quantidade de seguidores varia em diversas análises e modos de segmentação.
Mas o importante aqui é entender os tipos de influenciadores que podem ser encontrados e trabalhados no seu negócio.
Ainda, é importante ter em mente que, cada vez mais, os influenciadores digitais colaboram com marcas para promover produtos, serviços ou mensagens.
E essas parcerias podem envolver posts patrocinados, avaliações/review de produtos, participação em eventos, entre outros formatos.
Tudo isso para ajudar as marcas a alcançar um público mais amplo e engajado. Bem como a estabelecer uma conexão mais autêntica com os consumidores, gerando uma credibilidade maior também.
2. POR QUE MUITAS EMPRESAS INVESTEM NESTA ESTRATÉGIA
GRANDE CRESCIMENTO
As redes sociais estão muito presentes nas nossas vidas. E isso aumentará cada vez mais, já que o consumo por parte das pessoas por conteúdos desse tipo cresce todos os dias.
Podemos dizer que muitos hábitos das pessoas em geral possuem as redes sociais e a internet nos seus costumes e consumo.
Logo, o marketing de influência tende a crescer bastante nesse cenário.
CREDIBILIDADE E CONFIANÇA
Conforme falamos antes, os influenciadores têm a confiança de suas audiências. E essa confiança se transfere para as marcas que eles promovem.
Gerando uma boa credibilidade por parte do público com as marcas em questão.
ALCANCE AMPLIFICADO E CERTEIRO
Além disso, as marcas podem atingir um público maior e diversificado por meio da base de seguidores dos influenciadores.
Somado a isso, há influenciadores em variados nichos, com diversas quantidades de seguidores e modalidades de colaboração.
O que ajuda a alcançar o público que realmente interessa para as marcas.
MAIOR ENGAJAMENTO
Ainda, o conteúdo autêntico dos influenciadores tende a gerar maior engajamento e interação com a audiência.
E esse engajamento pode ajudar bastante na divulgação da mensagem que as marcas desejam transmitir. Alcançando um público maior e potenciais clientes.
RELEVÂNCIA E SEGMENTAÇÃO
Ou seja, as marcas ganham mais relevância para o público alcançado.
Porque a escolha cuidadosa dos influenciadores permite que as marcas alcancem segmentos de mercado específicos com maior precisão.
Dessa maneira, as chances da mensagem ser aceita pelo público são bem grandes.
AMPLIFICA A PERCEPÇÃO DA MARCA
Além disso, o impacto do marketing de influência vai além da expansão da base de clientes e seguidores.
Ou seja, ao aproximar a sua empresa das pessoas interessadas no seu nicho e investir em colaborações com influenciadores, a posição da sua marca é reforçada.
FORTALECE A ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO
Outra vantagem do marketing de influência é o enriquecimento da estratégia de conteúdo.
Marcas que compartilham o material dos influenciadores recebem um auxílio para ampliar as divulgações e enriquecer o calendário editorial com informações pertinentes, contribuindo para o planejamento das ações nas redes sociais da empresa.
Logo, é um pilar muito forte para o Marketing de Conteúdo do seu negócio. Que basicamente, trata-se da uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo engajar e se aproximar com o seu público-alvo através de conteúdos relevantes e valiosos para ele.
E assim, construir e manter uma rede de clientes e potenciais clientes através de conteúdos que possam ajudá-los a resolver algum problema ou necessidade deles.
Então, se quiser entender mais sobre Marketing de Conteúdo, assista nosso vídeo bem prático clicando aqui embaixo 🙂
OFERECE DIFERENTES MODALIDADES
Além disso, é possível adotar diversas modalidades ao contratar um influenciador(a) digital, sendo algumas delas bastante recorrentes: post patrocinado, parcerias e campanhas.
E um ponto relevante a ser destacado é que as empresas que investem em influenciadores possuem diversas opções hoje em dia. Já que existem uma infinidade de influenciadores relevantes atualmente.
Da mesma forma, é possível encontrar diversos formatos, valores e modelos de parcerias no Marketing de Influência.
TOMADA DE DECISÃO DOS CONSUMIDORES
Ao mesmo tempo, as opiniões de pessoas que possuem afinidade com o tema ou serviço tornaram-se cruciais para determinar a escolha do produto.
É por isso que a promoção realizada por criadores de conteúdo é valiosa e possui grande potencial para se converter em futuras vendas. Além de contribuir para a fidelização dos clientes já conquistados.
3. COMO APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO EM 6 PASSOS PRÁTICOS
1. ESTABELEÇA METAS CLARAS
Primeiramente, defina de forma clara qual é o principal objetivo que seu plano de marketing deseja buscar.
Definido isso, considere como o Marketing de Influência pode ajudar a atingir tal objetivo.
2. DEFINA O PÚBLICO-ALVO
Estude bem quem realmente é o seu público. Identifique e analise pontos como hábitos de consumo, idade, sexo, onde moram, preferências, enfim.
Faça um estudo profundo e detalhado para conhecer bem os seus consumidores para esta ação.
3. DEFINA O ORÇAMENTO
Neste passo, entenda, de fato, qual é o real orçamento que sua empresa tem para trabalhar o Marketing de Influência.
Tenha em mente que existem diversos tipos de influenciadores. No entanto, quanto maior for a relevância e alcance, geralmente o valor cobrado por eles é mais alto para realizar a parceria.
Ao mesmo tempo, existem outras maneiras de negociar além de dinheiro. Muitas vezes, empresas oferecem produtos ou amostras para os influenciadores como forma de pagamento e divulgação também.
Como permutas. Que basicamente, é um acordo ou troca em que duas partes concordam em fornecer bens, serviços ou outros itens de valor sem o uso de dinheiro.
Em vez disso, cada parte oferece algo que possui e que a outra parte deseja em troca do que precisa.
É uma forma de transação comercial em que o valor dos bens ou serviços trocados é considerado equivalente ou, pelo menos, aceitável para ambas as partes envolvidas.
Enfim, defina qual é o orçamento e o poder de investimento da sua empresa com o Marketing de Influência.
Isso ajudará a definir as possibilidades reais de serem trabalhadas. Bem como a definição dos possíveis influenciadores a serem escolhidos. Que é o que falaremos agora.
4. ESCOLHA OS INFLUENCIADORES ADEQUADOS
Escolha um influenciador(a) com base nos seus conteúdos, respectiva qualidade, engajamento com seus seguidores. Bem como se está de acordo com os valores, ética e princípios da sua empresa.
E, principalmente, com a afinidade que tudo isso teria com a sua marca e objetivo da sua estratégia de marketing.
Muitas vezes, empresas definem os influenciadores com base apenas no número de seguidores que possui. E isso pode não ser a estratégia mais eficaz ou recomendada.
Além disso, é fundamental observar detalhes como a linguagem que os influenciadores utilizam (e se está alinhada com a linguagem da sua marca), a impressão que eles transmitem e se sua contratação está dentro do orçamento que falamos anteriormente, por exemplo.
Também é muito importante considerar os canais ou meios utilizados pelos influenciadores e avaliar se são condizentes com os canais frequentados pelo público-alvo da sua empresa.
5. PLANEJE AS AÇÕES EM COLABORAÇÃO COM OS INFLUENCIADORES
Após identificar o influenciador(a) ideal para sua estratégia, entre em contato para discutir a contratação e a execução da ação.
Se o influenciador(a) concordar em trabalhar com sua marca, formalize o acordo por meio de um contrato e planeje a ação em conjunto.
Neste momento, alinhe muito bem as expectativas e detalhes. Como a mensagem que precisa ser transmitida, sua forma de divulgação, período de veiculação, requisitos de exclusividade, formas de pagamento, entre outros.
Enfim, defina bem o briefing da ação e divida com os influenciadores selecionados.
Ainda, é importante seguir a forma que cada influenciador(a) costuma trabalhar, com sua própria identidade.
Isso é essencial para que o conteúdo fique com a cara dos influenciadores. Assim, ser melhor aceito pelos seus seguidores e, consequentemente, seu público-alvo. De forma orgânica mesmo, sem parecer algo forçado e artificial.
6. MONITORE AS AÇÕES E RESULTADOS
Por fim, monitore cada parte das ações e analise se os resultados esperados estão sendo alcançados.
Fazendo isso, é possível entender eventuais ajustes a serem realizados. Bem como ter um aprendizado do que funcionou ou não.
Assim, trabalhar melhorias que precisam ser feitas para novas ações como essas no futuro.
CONCLUSÃO SOBRE MARKETING DE INFLUÊNCIA O QUE É
Viu como o Marketing de Influência pode ajudar muito a sua empresa? Com certeza, é um pilar que está em crescimento constante e terá um papel cada vez mais importante em todos os tipos de planejamento de marketing.
Ao organizar uma estratégia sólida, sua empresa terá uma base muito forte para criar uma conexão profunda, real e de valor com seu público-alvo. Pode acreditar!
E considerando tudo o que falamos aqui, quais influenciadores seriam ideias para trabalhar o Marketing de Influência da sua empresa? Escreva aqui nos seus comentários e compartilhe com a gente!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA
- POR QUE MUITAS EMPRESAS INVESTEM NESTA ESTRATÉGIA
- COMO APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO EM 6 PASSOS PRÁTICOS
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa