Princípio de Pareto (ou Diagrama de Pareto). Você conhece ou já ouviu falar sobre a regra do 80/20, que é muito utilizado em várias empresas no mundo todo?
E sabia que essa técnica pode fazer com que a sua produtividade e da sua empresa seja muito maior. E assim, atingir grandes resultados mesmo!
Por isso, entenda agora o que é Princípio de Pareto, suas principais vantagens e os 04 dicas muito simples de como aplicar no seu negócio (e até pra sua vida pessoal também) do jeito certo e bem prático.
Ou se preferir, você pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também clicando aqui na imagem abaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro o Diagrama de Pareto (ou Princípio de Pareto), vamos explicar os seguintes pontos:
- O QUE É PRINCÍPIO DE PARETO?
- PRINCIPAIS VANTAGENS
- 04 DICAS PRÁTICAS DE COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É PRINCÍPIO DE PARETO (DIAGRAMA DE PARETO)?
Basicamente, é uma teoria que se baseia em que 80% dos efeitos ocorrem como resultados de 20% das causas.
Em outras palavras, esse princípio mostra que 20% dos seus esforços dedicados ao trabalho são responsáveis por 80% do seu desempenho.
Ou então que 20% dos produtos/serviços que sua empresa comercializa são responsáveis por 80% do seu faturamento.
Esses são só alguns exemplos, mas você pode aplicar essa teoria em todos os assuntos que desejar analisar.
– E ainda, que 20% dos seus colaboradores garantem 80% dos resultados do negócio.
– 20% dos seus investimentos são responsáveis por 80% dos seus resultados
– 20% dos seus clientes representam 80% do faturamento da sua empresa
E isso pode ser aplicado na sua vida pessoal também, como por exemplo:
– 80% da utilização do seu celular vem de 20% dos seus aplicativos
– Ou então que 20% das suas tarefas são responsáveis por 80% dos seus resultados
Enfim…
O Princípio de Pareto tem como objetivo entender a relação da ação com benefício. Em outras palavras, conseguir priorizar ações que trarão melhores resultados.
MAS CUIDADO…
Mas é importante deixar claro que o Princípio de Pareto não é uma regra infalível, mas sim uma tendência. Nem sempre ela acontece de fato, mas é muito importante analisa-la para conseguir identificar onde vale mais a pena focar e investir.
Por exemplo: se 20% das ações da sua empresa estão gerando 80% do faturamento, vale muito mais a pena investir e trabalhar ainda mais nesses 20%. Assim, seus resultados tendem ser ainda melhores, concorda?
E essa mesma lógica pode ser aplicada em outros temas, como questões financeiras, gestão de recursos humanos, processos, ferramentas, logística e muitas outras.
E é justamente por isso que o Princípio de Pareto é uma grande ferramenta de negócio. Ela fará com que você consiga fazer mais coisas com menos recursos.
2. PRINCIPAIS VANTAGENS
IDENTIFICAR PARTES PRODUTIVAS
O princípio de Pareto ajuda identificar quais áreas estão trazendo mais frutos e quais não. E assim, é possível identificar as áreas produtivas dentro de uma empresa e entender os motivos que as fazem render mais.
INCENTIVAR AS ÁREAS MENOS PRODUTIVAS
E dessa maneira, após o entendimento do motivo dessas áreas estarem rendendo mais, você conseguirá traçar ações para que as outras áreas menos produtivas consigam produzir mais e trazer melhores resultados.
IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES E DE PROBLEMAS
Da mesma forma, ao encontrar possíveis oportunidades, mas ao mesmo tempo encontrar problemas que podem estar acontecendo e diminuindo a produtividade de alguma área ou equipe, por exemplo.
AUMENTAR A PRODUTIVIDADE SEMPRE
E ainda, o princípio de Pareto pode ser utilizado de forma exponencial. Ou seja, dentro dos 20% mais produtivo, existirão os 20% ainda mais produtivos que representam os 80% de resultados desse 20%. E assim, sucessivamente.
Logo, cada vez mais é possível identificar as partes que geraram mais resultados, estuda-las para servirem de exemplo para as áreas com menor produtividade.
MAS ATENÇÃO
No entanto, o mais importante é não esquecer dos 80% menos produtivo ou com piores resultados. Muito pelo contrário.
O ideal é sempre buscar referências e boas práticas naqueles 20% que trazem mais resultados e com isso, incentivar os outros 80% a buscarem uma performance melhor, combinado?
3. 04 DICAS PRÁTICAS DE COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO
1. DIVIDA AS TAREFAS
Delegue as tarefas da sua empresa de acordo com as responsabilidades de cada um, mas também pelas habilidades de cada colaborador(a).
Identifique o ponto forte e fraco de cada membro da sua equipe e delegue as tarefas de acordo com isso.
E ainda, encontre maneiras para melhorar e desenvolver os pontos fracos de cada um para que você encontre um equilíbrio positivo.
Lembre-se: isso não significa simplesmente que é preciso demitir os funcionários que estão dentro dos 80% menos produtivo ou com piores resultados. Mas sim, identificar e explorar a qualidade de cada um, e também incentivar o desenvolvimento dos pontos fracos de cada também.
2. VALORIZE A FELICIDADE DA SUA EQUIPE
Pessoas felizes geralmente estão mais motivadas. E assim, produzem e se esforçam mais. Por isso, valorize a qualidade de vida da sua equipe.
E pensando nessa regra do 80/20, se 20% dos seus esforços são responsáveis por 80% dos seus resultados, invista seu tempo naquilo que realmente importa.
E incentive cada membro da sua equipe fazer o mesmo. Isso tanto na empresa, mas fora dela também.
Se a vida pessoal da sua equipe estiver em dia, com certeza seu rendimento no trabalho será ainda melhor.
3. PRIORIDADES
E como falamos anteriormente, o princípio de Pareto ajuda a identificar oportunidades. E, consequentemente, focar onde importa e perder menos tempo com atividades descartáveis.
Por exemplo: quantas reuniões participamos e no final, elas foram bem pouco produtivas (ou até mesmo desnecessárias)?
Se pensarmos nesse Princípio que 80% das decisões são tomadas em 20% das reuniões, não seria melhor realizar apenas reuniões que realmente tenham importância e prioridades a serem resolvidas?
Ou seja, com o Princípio de Pareto, é possível fazer com que toda a empresa foque naquilo que realmente importa e trará resultados, de fato.
E só como complemento, para conseguir ter metas que realmente valem os nossos esforços, recomendamos muito trabalhar as METAS SMART. Que é justamente uma metodologia que nos ajuda a traçar metas que realmente importam.
Por isso, se quiser entender como funciona, temos um vídeo bem prático sobre isso. Para assisti-lo, é só clicar aqui neste botão aqui embaixo 🙂
4. ESFORÇO X CANSAÇO
E considerando tudo o que falamos até aqui, se incentivar sua equipe a identificar aquilo que realmente importa e focar seus esforços nisso, pode ter certeza que a produtividade geral será maior e os resultados serão ainda melhores.
Lembre-se: o trabalho árduo é muito importante para ter sucesso. Mas trabalhar bastante naquilo que realmente importa e trará mais resultados é ainda mais importante e de valor, combinado?
Assim, o cansaço será menor ou até melhor recompensado, já que os resultados que serão alcançados valerão a pena.
E PRA FECHAR ESSE POST…
Esse é o princípio de Pareto (ou Diagrama de Pareto ou a regra do 80/20). Ele é bem prático e pode ajudar bastante o seu negócio.
Mas lembre-se que ele não é uma regra. Cabe a cada um de nós entender profundamente cada caso e avaliar os próximos passos de acordo com a necessidade e objetivo, tudo bem?
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É DIAGRAMA DE PARETO?
- PRINCIPAIS VANTAGENS
- 04 DICAS PRÁTICAS DE COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
User Review
0 (0 votes)Você também pode gostar:
- O QUE É GESTÃO DE PESSOAS? (06 Dicas Práticas para…
- Comunicação Não-Violenta (CNV) - O Que É e Como Aplicá-la
- O QUE É CURVA ABC (03 Passos Práticos para Aplicá-la…
- Como Melhorar a Comunicação (10 Dicas Bem Práticas e…
- Como Manter Seu Time Motivado (12 Dicas Bem Simples)
- O Que Faz os Profissionais Terem Sucesso (Simples e Direto)
Nenhum comentário “PRINCÍPIO DE PARETO (O Que É e as 04 Dicas SIMPLES P/ Aplicá-lo)”