Marketing Viral. Por que trabalhar isso fará com que sua empresa consiga viralizar suas campanhas, fazendo com que seus clientes aceitem mais suas mensagens e, consequentemente, comprarem seus produtos ou serviços?
Então, vamos explicar tudo isso pra você de um jeito bem prático e direto ao ponto. E com certeza, as campanhas da sua empresa trarão muito mais resultados!
Ou, se preferir, assista nosso vídeo sobre Marketing Viral clicando na imagem abaixo 🙂
Marketing viral está sendo utilizado cada vez mais no mercado. E ele sim tem muitos benefícios, mas para trabalha-lo do jeito certo, é preciso conhecer muito bem este assunto.
Mas não se engane: ele não é uma fórmula mágica ou simples um “copiar e colar”, tudo bem?
E é por isso que vamos explicar os seguintes pontos para deixar bem claro o Marketing Viral para sua empresa viralizar seus conteúdos do jeito certo!
- O QUE É MARKETING VIRAL?
- POR QUE VALE A PENA TRABALHÁ-LO?
- 07 DICAS PARA VIRALIZAR DO JEITO CERTO
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É MARKETING VIRAL?
Marketing viral é uma estratégia de negócios que trabalha maneiras criativas para espalhar seu conteúdo de uma maneira rápida e em grande escala.
Seu nome vem do termo vírus, que é algo que toma conta das células e tem uma capacidade muito grande de se espalhar entre as pessoas ou seres vivos.
E é exatamente isso que significa viralizar um conteúdo. Ou seja, espalhar uma informação de forma rápida, mas feito através das pessoas, dos próprios consumidores divulgar algo entre eles mesmo. E tudo de forma espontânea e trabalhado pelo marketing viral.
Hoje em dia, o marketing viral é encontrado mais facilmente nas redes sociais, que é onde cada vez mais pessoas vem compartilhando assuntos gerais.
Mas pode ter certeza que quando bem trabalhada, sua campanha pode até aparecer na mídia de massa também, como em programas de televisão ou rádio. Tudo de maneira orgânica, ou seja, sem ter que pagar para aparecer lá.
Porém, ele só funcionará quando a mensagem e a linguagem forem bem próximas as do que os consumidores utilizam. Além disso, o produto/serviço que for divulgado precisa atender as expectativas e necessidades das pessoas.
E um ponto importante é que Marketing Viral, às vezes, é confundido com o Buzz Marketing (ou marketing Boca-a-Boca). Eles podem até serem parecidos, mas são métodos diferentes.
Então, se você tiver essa dúvida ou até queira conhecer mais sobre o Buzz Marketing, que é outro método MUITO eficiente e poderoso, assista nosso vídeo sobre ele.
Para isso, é só clicar neste vídeo aqui embaixo:
Você pode se interessar também:
GROWTH HACKING | Como Isso Faz Sua Empresa Crescer Rápido?
PLANO DE NEGÓCIOS | 9 Ferramentas Incríveis para Turbinar Seu Plano
TIPOS DE CLIENTES (09 tipos de consumidores que toda empresa tem)
2. POR QUE VALE A PENA TRABALHAR O MARKETING VIRAL?
Popularidade
O marketing viral, quando bem trabalhado, fará com que sua ação ou campanha se popularize de uma maneira bem rápida e exponencial.
Maior Receptividade
Além disso, como são as próprias pessoas que espalham sua ação ou conteúdo, a receptividade da mensagem por parte das outras pessoas é maior quando comparado com a publicidade tradicional.
Até porque a mensagem parecerá mais genuína e orgânica, menos comercial ou algo que alguém está tentando empurrar pra você comprar.
Proximidade da marca com clientes
E isso faz com que sua marca fique bem mais próxima dos consumidores. Já que conseguiu impactá-los de uma maneira positiva, fazendo com que a consideração por parte dos clientes pela sua empresa seja ainda maior. Fato que faz seu negócio se destaque perante a concorrência.
Aumento das Vendas
E como resultado, sua marca conquistará mais espaço no mercado, suas vendas aumentarão e seus lucros também.
Alternativa a Publicidade Tradicional
Outro ponto é que através do marketing viral, ele pode ser trabalhado com investimentos menores que os da Publicidade Tradicional, mas com efeitos e resultados bem mais positivos.
Mas não se engane. Para que o marketing viral funcione de verdade, não é algo simples de se fazer. Não existe uma fórmula mágica, mas vamos pontuar agora alguns passos para conseguir trabalha-lo da melhor maneira possível.
3. 07 DICAS PARA VIRALIZAR DO JEITO CERTO
1. ENTENDA SEU PÚBLICO-ALVO
Conhecer as pessoas que você irá direcionar seus esforços é essencial. Porque serão eles que farão com que seu marketing viral funcione de verdade.
Por isso, estude e analise o que os comovem e o que desperta emoções nessas pessoas. Fazer isso fará com que as chances do seu conteúdo viralizar sejam bem altas.
Liste uma série de características do seu público, como por exemplo: o que ele curte, quais pessoas e páginas ele segue, onde ele costuma frequentar, enfim. Com esse perfil, fica mais fácil saber quais conteúdos têm mais chances de afetá-lo ou entretê-lo.
E, claro, como sempre falamos aqui no nosso canal, tenha certeza que seu produto/serviço em questão realmente atende os problemas ou necessidades do seu público-alvo.
Então, para ficar bem claro na sua mente o que é público-alvo e como trabalha-lo de uma maneira bem assertiva, recomendamos assistir nosso vídeo sobre este assunto, que é essencial para ter um bom marketing viral.
Para assisti-lo, é só clicar neste vídeo aqui embaixo:
2. FOQUE NO CICLO DE VENDAS DO SEU PRODUTO/SERVIÇO
A comunicação do marketing viral precisa ser bem alinhada com o momento de venda do seu produto ou serviço.
Parece óbvio, mas muitos empreendedores erram aqui. Acabam realizando uma campanha para vender um determinado produto, mas na hora da venda, esse produto não está disponível ou está em falta. Ou seja, a empresa não estava preparada para realizar as vendas propostas nas campanhas.
Além disso, é muito importante que toda a equipe esteja alinhada com o que será comunicado ou divulgado. E, com isso, saber explicar todos os pontos para os consumidores, além de estarem cientes da proposta que foi espalhada com o marketing viral.
Em outras palavras, faça com que sua empresa esteja preparada para vender muito o que foi divulgado pelo marketing viral. E, principalmente, atender e superar todas as expectativas dos clientes.
3. TRABALHE EM UM CONTEÚDO SIMPLES
Para o marketing viral funcionar bem, é preciso que a mensagem ou conteúdo seja muito fácil de entender e de se espalhar.
Trabalhe em algo em que o público-alvo use ou goste de compartilhar. Atualmente, materiais audiovisuais são bastante utilizados, até pela sua facilidade de consumo.
Por exemplo: se seu público-alvo está muito conectado com os celulares, trabalhe em um material que seja bem simples de se compartilhar neste tipo de mídia. Como, por exemplo, um vídeo para ser espalhado vias redes sociais, como Instagram, Tik-Tok ou Whatsapp.
4. EXPLORE O INESPERADO
Surpreenda os seus consumidores. Foque em algo que realmente chame a atenção deles para fazer com que ele queira espalhar este conteúdo para seus conhecidos.
Quanto mais inesperado for o conteúdo para o público-alvo, maior será a chance dele se surpreender e querer espalhar este conteúdo de forma espontânea.
5. SEJA RELEVANTE
Ser relevante no marketing viral é fundamental. Por isso, é preciso que o marketing viral siga todos os valores, conceitos e posicionamento da empresa. Até porque será isso que aproximará o público certo da sua marca.
Esse ponto é bem importante porque muitas marcas acabam trabalhando temas ou pegadas que não são condizentes com a marca. E, com isso, acaba afastando o seu público-alvo, trazendo resultados bem negativos.
Então, crie conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo, mas que seja condizente com a sua empresa também.
6. VIRAL NÃO É VENDER SEU PRODUTO
O conteúdo do seu marketing viral não pode ser chato e técnico. Ou seja, não é para mostrar o manual ou apresentar as funções do seu produto ou serviço.
Para viralizar, é preciso entreter. Por isso, o conteúdo precisa ser interessante. Sua marca precisa aparecer de maneira natural no marketing viral. Muitas vezes, até de modo secundário.
Entenda que a pessoa que está vendo a sua propaganda vai ficar tão empolgada com seu conteúdo ou com o formato escolhido, que ela nem vai perceber e se importar que na verdade, isso é algo comercial.
E é aí que a mensagem irá se espalhar de forma espontânea.
7. ENTENDA POR QUE AS PESSOAS COMPARTILHARIAM
E, por fim, deixe bem claro o motivo das pessoas quererem compartilhar ou espalhar esse conteúdo. Analise bem se o conteúdo do seu marketing viral realmente seja atrativo para as pessoas querem compartilhá-lo.
E seja extremamente sincero (a) neste momento. Principalmente porque se você não tiver muita confiança que isso pode viralizar, pode ter certeza que seu marketing viral ainda não está pronto e não será eficiente.
E aqui, você pode trabalhar em conjunto com o primeiro passo que falamos aqui, a de entender muito bem o seu público-alvo, combinado?
Esse foi nosso post sobre Marketing Viral!
Viu como ele é prático, muito poderoso, mas ao mesmo tempo não é uma fórmula mágica? É preciso muita análise, criatividade e planejamento para dar certo.
E PRA FECHAR ESTE POST SOBRE MARKETING VIRAL…
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É MARKETING VIRAL?
- POR QUE VALE A PENA TRABALHÁ-LO?
- 07 DICAS PARA VIRALIZAR DO JEITO CERTO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto. Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa