Blog Abri Minha Empresa

WEB 3.0 (Web3) | O Que é a Nova Era da Internet? (Prático e Resumido)

Web 3.0 ou Web 3. Essa é considerada o novo capítulo ou o próximo passo da evolução (ou até revolução) da internet. Com isso, os hábitos das pessoas e do mercado acompanharão esse crescimento.

Assim, é muito importante se preparar e até antecipar essas mudanças que estão por vir. Dessa maneira, conseguir se adaptar para aproveitar as oportunidades e não ficar pra trás.

Por isso, entenda agora tudo o que você precisa saber sobre a Web 3.0. De um jeito bem prático e resumido!

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É WEB 3.0
  2. COMO IMPACTA NOSSAS VIDAS
  3. EXEMPLOS PRÁTICOS DE COMO É APLICADA

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É WEB 3.0

Também conhecida como Web3, trata-se de uma nova estrutura e fase da internet. Que está sempre evoluindo.

Até porque o acesso a internet está muito grande. E não para de crescer. Por exemplo: antes, o acesso a internet era somente pelo computador. Hoje, está em praticamente em todos os dispositivos. Como smartphones, tablets, relógios, televisores, entre muitos outros.

E para entender melhor a Web 3.0, é preciso dar uns passos para trás e entender as fases anteriores. Que eram a Web 1.0 e Web 2.0.

WEB 1.0

Esse é o momento em que a internet é criada e lançada. Foi um marco na história porque ela proporcionou um maior acesso a informação. E isso vem evoluindo mais e mais.

Ou seja, em alguns cliques, era possível acessar conteúdos e informações espalhados pelo mundo. Era a chamada democratização do acesso à informação.

No entanto, neste momento da Web 1.0, as possibilidades de interação entre os usuários ou visitantes com uma página e seus conteúdos eram muito baixas. Por isso, o comportamento dos usuários era passivo.

Ou seja, não era possível fazer comentários, interações e compartilhamentos. Desse modo, as páginas eram estáticas. Além disso, existia apenas um pequeno grupo de empresas que eram responsáveis pela criação do conteúdo. Como era na televisão e rádio, por exemplo.

Em outras palavras, muitos consumiam os conteúdos. Mas eram poucos os que criavam.

WEB 2.0

Então, surgiu o Web 2.0. Que foi a nova era da internet, substituindo a Web 1.0. E um dos seus principais feitos foi o processo de produção de conteúdo.

Ou seja, os usuários/internautas deixaram o comportamento passivo para ter uma participação ativa nos conteúdos. E isso descentraliza a produção de conteúdos, que antes, ficava apenas com os grandes portais. Conforme falamos anteriormente.

Isso também foi possível porque a internet foi evoluindo. Passou a ser mais rápida, dinâmica e o número de usuários foi crescendo dia após dia.

Bem como os investimentos foram aumentando mais e mais. Como as empresas se estruturando para atender esse mercado. E também investindo em estratégias para se aproximar dos seus clientes.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - WEB 3.0 (Web3) | O Que é a Nova Era da Internet? (Prático e Resumido)

PÚBLICO CRIADOR…

Logo, o próprio público é o maior responsável pela criação dos materiais online, da internet. Desse modo, foi aqui que as redes sociais e os blogs começaram a surgir.

Assim, as plataformas começaram a incentivar que os usuários se tornassem criadores de conteúdos. Como o Youtube, Facebook, Instagram. E até os mais antigos, como o Orkut.

Isso fez com o volume de dados gerados aumentassem significativamente. Como resultado, as plataformas passaram a aprimorar seus algoritmos para conseguir filtrar melhor os conteúdos de acordo com os interesses dos usuários.

Como o Google. Que coloca nas primeiras posições dos resultados de pesquisas aqueles conteúdos que trabalharem melhor seu SEO. Que basicamente, é o Search Engine Optimization (ou Otimização Para Mecanismos de Busca em português).

Basicamente, SEO é o processo de otimização de sites e conteúdos para que os motores de buscas, como Google, Youtube e Bing, por exemplo, encontrem seu site antes dos outros, colocando-o no topo dos resultados das buscas.

Por isso, caso queira entender mais sobre SEO, assista nosso vídeo prático aqui embaixo 🙂

Então, as quantidades de dados aumentam mais e mais…

 

Ainda, com o aumento de usuários na internet e a produção de conteúdos cada vez maior e descentralizada, há um volume muito grande de dados dos internautas. Como nome, contato, idade, localização, preferências, entre muitos outros.

Dessa maneira, muitas empresas passaram a trabalhar esses dados para conseguir entregar seus produtos e serviços para as pessoas certas. No lugar certo, na hora certa também.

Com isso, aumentando bastante seus lucros.

Porém, isso faz com que todos nós, os usuários da internet, tenhamos os nossos dados sendo monitorados por mecanismos de coletas em todos os momentos. E trabalhar esses dados é um ponto muito importante para ter sucesso na internet.

Então, é justamente por isso que muitas empresas trabalham bastante esse ponto. Cada vez mais para descobrir novas maneiras de atender os desejos e necessidades dos seus clientes. Assim, essa evolução é contínua e muito poderosa. 

Por exemplo: se você passa a procurar frequentemente que deseja comprar um apartamento, a internet vai entender seu desejo. E passará a oferecer mais conteúdos sobre este assunto para tentar te ajudar. Já reparou que isso acontece sempre?

WEB 3.0

A Web 3 reúne os dois estágios anteriores. No entanto, adiciona alguns elementos inovadores e fundamentais. E uma delas é a Inteligência Artificial.

Ou seja, nessa era, as máquinas serão grandes aliadas dos usuários. Tanto para criação de conteúdos quanto na otimização da experiência online de todos.

Outro elemento é o Machine Learning (ou aprendizado de máquina). Que em suma, é a forma de análise de dados que orienta os computadores a aprenderem por conta própria. E dessa maneira, aprimorarem seu desempenho de acordo com cada assunto específico.

Em outras palavras, os computadores aprendem de acordo com a análise de dados.

Inclusive, se quiser conhecer mais sobre este assunto, o que recomendamos muito, você pode assistir o nosso vídeo prático sobre ele aqui embaixo 🙂

 

Dessa forma, a combinação de esforços entre os seres humanos e máquina cria uma experiência de uso muito mais personalizada e interativa.

Logo, a Web 3.0 tem como objetivo ser mais segura. Propiciar um ambiente com maior proteção aos usuários da internet.

Bem como conhecer ainda mais os usuários para conseguir propiciar melhores experiências, conteúdos, liberdade e informações para todos. Nós conseguiremos moldar nossa navegação no mundo digital da forma que acharmos melhor.

Ainda, a Web 3.0 promete evoluir a descentralização da produção de conteúdos e regras. Ou seja, fazer com que os dados e informações relevantes sobre os usuários e mercado não fique apenas nas mãos das grandes empresas.

Além disso, aumentando bastante a interatividade. E deixando a relação entre as pessoas e máquinas o mais natural possível.

2. COMO IMPACTA NOSSAS VIDAS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS/NECESSIDADES

Conforme falamos antes, a proposta da Web 3.0 é evoluir ainda mais o relacionamento entre as pessoas e as máquinas.

De modo que seja possível resolver nossos problemas ou necessidades de uma maneira muito mais prática e natural. Literalmente, facilitar as nossas vidas.

SEGURANÇA DE DADOS

Porém, com tantos dados disponíveis, algumas leis surgiram para proteger a privacidade dos usuários. Como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Que resumidamente, estabelece regras para empresas e organizações sobre coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo multas e sanções no caso de descumprimento.

O seu principal objetivo é garantir mais segurança, privacidade e transparência no uso de informações pessoais.

Por isso, se quiser entender mais sobre a LGPD, assista nosso vídeo bem prático sobre ela. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

LIBERDADE DOS USUÁRIOS

Além disso, a Web 3.0 proporcionará uma liberdade grande para os usuários. Porque será possível moldar a maneira que desejamos navegar na internet.

Ou seja, cada vez mais será possível criarmos nossas próprias redes. Assim, poderemos filtrar muito mais as informações do cenário digital que queremos receber ou não.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Com isso, o comportamento dos consumidores continuará evoluindo. Cada vez mais eles terão facilidade em encontrar aquilo que deseja. E com muitas possibilidades e opções disponíveis.

Logo, as empresas precisarão entender profundamente o comportamento dos seus consumidores.

NOVAS MANEIRAS DE MARKETING E VENDAS

Como por exemplo com o Marketing Digital. Porque já é possível os usuários filtrarem a publicidade que impactam sua navegação. Inclusive os tipos de informações.

Dessa maneira, é preciso estudar e trabalhar estratégias que atendam tudo o que falamos até aqui.

Tudo para entender como conseguir alcança-los e entregar a mensagem certa. Na hora certa e no lugar certo.

3. EXEMPLOS PRÁTICOS DE COMO ELA É APLICADA

SITES DE BUSCAS

Atualmente, nós costumamos procurar os sites de buscas para encontrar opções de soluções para nossas dúvidas sobre um determinado assunto, problema ou necessidades. Como no próprio Google ou Youtube.

Ao realizar essas pesquisas, estes buscadores apresentam resultados de sites que possam nos ajudar. Como possíveis ou potenciais soluções.

Porém, já existem ferramentas que tentam entregar a resposta ou solução exata do que desejamos. Como o Wolfram Alpha. Tudo considerando os dados disponíveis. E também para melhorar a precisão dos resultados para facilitar a vida dos usuários.

ASSISTENTE DE VOZ

Os assistentes de voz, como a Siri (da Apple), Alexa (da Amazon) ou do próprio Google Assistente.

Esses softwares aprendem a reconhecer nossas vozes e entender o que precisamos quando pedimos ajuda a eles. Ao mesmo tempo, eles aprendem nossos comportamentos e passam a procurar soluções de acordo com o que vão aprendendo de nós.

E quanto mais eles aprendem, melhores resultados e soluções eles nos oferecem.

DESIGN TRIDIMENSIONAL

Os elementos tridimensionais entram também na Web 3.0. Como a realidade virtual e aumentada. Com as tecnologias cada vez mais presentes, como os óculos virtuais, é possível encarara a realidade virtual.

Como por exemplo: realizar tour virtual em um museu. Ou então em um determinado apartamento ou casa que desejamos visitar, mas que pode ser feito via internet para facilitar e agilizar o processo.

E até o metaverso pode ser considerado um exemplo. Que é um ambiente digital que constrói um mundo gigantesco para ser explorado. Tanto pelas pessoas quanto pelas empresas e marcas.

CARTEIRAS DIGITAIS

As criptomoedas surgiram e estão evoluindo e ficando mais populares. Com a tecnologia blockchain, elas representam carteiras digitais com possibilidade de transações de vários tipos. Inclusive sendo um grande ponto te interesse no mercado financeiro.

Isso mostra um caminho para descentralizar o poder das instituições ou bancos financeiros, por exemplo. Ou seja, as transações podem ser feitas sem a presença de uma empresa intermediária.

Enfim, esses foram só alguns exemplos de como a Web 3.0 já vem sendo trabalhada. No entanto, ela ainda está na sua fase inicial e tem muito a evoluir.

Por isso que é importante ficarmos atentos a este assunto. E, principalmente, acompanhar e até tentar antecipar, a sua evolução.

Isso representa uma mudança de comportamento das pessoas. e, consequentemente, do mercado em geral. Logo, é preciso estudar e trabalha-la muito bem para não ficarmos pra trás, pode acreditar!

E aí, você já está pronto(a) para ingressar na Web 3.0? Escreva aqui nos comentários!

PRA FECHAR ESSE POST SOBRE WEB 3.0

Só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É WEB 3.0
  2. COMO IMPACTA NOSSAS VIDAS
  3. EXEMPLOS PRÁTICOS DE COMO É APLICADA

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
5 (1 vote)
Sair da versão mobile