Blog Abri Minha Empresa

Técnica Feynman (4 Passos Definitivos para Aprender Qualquer Coisa)

Técnica Feynman. Como aprender qualquer coisa? Buscar conhecimento e estudar sempre é o que diferencia uma pessoa bem-sucedida de uma acomodada.

Porém, muitos não conseguem estudar e até aprender de uma maneira assertiva porque tem dificuldades com diversos tipos de coisas.

Por isso, vamos mostrar agora como aprender qualquer coisa com a técnica Feynman em 04 Passos MUITO Práticos mesmo.

Com certeza, você vai conseguir aprender muito mais coisa de uma forma profunda e bastante eficiente, pode acreditar!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo bem prático sobre este assunto também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro os 04 Passos Práticos de como aprender qualquer coisa, vamos explicar rapidamente os seguintes pontos:

  1. QUEM FOI FEYNMAN, O CRIADOR DESSA TÉCNICA
  2. 04 PASSOS BEM PRÁTICOS DE COMO APRENDER QUALQUER COISA
  3. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA FEYNMAN

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. QUEM FOI FEYNMAN, O CRIADOR DESSA TÉCNICA

1e7aac83e8c6a1ad61de2431092c44d0 - Técnica Feynman (4 Passos Definitivos para Aprender Qualquer Coisa)
Richard Feynman

Primeiramente, Richard Feynman foi um físico ganhador do Prêmio Nobel em 1965.

Ainda, foi muito conhecido por conseguir explicar assuntos e teorias extremamente complexos de modo simples e didático. Da mesma forma, onde qualquer pessoa conseguia entender facilmente o que ele explicava.

E um dos principais pilares para ele criar essa técnica foi de nunca tentar se enganar sobre o seu conhecimento e entendimento das coisas que tentava aprender. Então, sempre diga a verdade ao se questionar se entendeu ou não algum assunto, combinado?

Com isso em mente, vamos aos 4 Passos Bem Práticos da Técnica Feynman de como aprender qualquer coisa.

2. 04 PASSOS BEM PRÁTICOS DE COMO APRENDER QUALQUER COISA)

1. ESCOLHA UM ASSUNTO (OU CONCEITO)

Em primeiro lugar, pesquise, encontre e selecione o tópico do que você deseja aprender. Feito isso, escreva tudo o que sabe sobre isso. A acrescente tudo o que aprender sobre ele e escreva nessas suas anotações.

Neste passo, busque o máximo de conteúdo possível. Uma dica aqui é escrever em termos simples e curtos. Evite jargões técnicos. Dessa maneira, o conteúdo ficará mais claro e fácil de ser entendido.

Fazendo isso, você se forçará a escrever com palavras e frases fáceis de serem compreendidas. Assim, o aprendizado será bastante enriquecido.

Alguns recomendam até escrever tudo isso à mão. Porque acreditam que esse método fará com que você assimile ainda mais o que está escrevendo.

2. ENSINE (OU FINJA ENSINAR) O ASSUNTO PARA ALGUÉM

Agora, tente ensinar este assunto para uma outra pessoa. Ou até para uma criança. Assim, você conseguirá saber se você consegue ensinar o que aprendeu para os outros (ou até para você mesmo(a)).

Desse modo, organize toda a informação que você pesquisou e analisou. E as coloque em ordem lógica (com começo, meio e fim).

Ao colocar pra fora e explicar o que se entendeu sobre um determinado conceito fará com que a compreensão e o entendimento se tornem ainda mais claros.

Isso pode ser feito de maneira escrita ou oral. O mais importante é transmitir as informações de forma clara, organizada e coerente.

Logo, como dissemos anteriormente, evite jargões ou terminologias complexas. Seja simples, direto(a) e criativo(a) na hora da explicação.

3. IDENTIFIQUE SUAS FALHAS NA COMPREENSÃO

Neste momento, procure entender os pontos ou lacunas em que você não conseguiu explicar bem.

Será neste momento em que o aprendizado realmente se confirmará ou não. Para te ajudar a identificar esses pontos, responda perguntas como:

– “O que eu ainda não sei?”

– “O que eu deixei passar?”

– “Onde que eu me enrolei pra explicar algo?”

– “O que pode ser melhorado?”

Ao fazer isso, anote essas lacunas e volte para as suas anotações para procurar as respostas. Inclusive, pode até retomar sua pesquisa de informações para responder essas dúvidas que ficaram.

4. REVISE, ORGANIZE E SIMPLIFIQUE

Na sequência, revise seu trabalho como um todo até aqui. Corrija o conteúdo aprofundando o conhecimento. E simplifique ao máximo a explicação.

Dessa maneira, qualquer ponto que você acredite que esteja complexo e que pode ser simplificado, faça isso.

O objetivo neste passo é organizar as informações do conteúdo e deixar tudo simples, didático e natural, que flua bem.

Além disso, leia em voz alta para analisar se você está realmente entendendo o que está falando.

E caso ainda não esteja seguro(a), refaça todo o processo que falamos aqui quantas vezes forem necessárias. Até ter a segurança que domina o determinado assunto.

Como resultado, conseguirá preencher todos os buracos que possam aparecer. Assim, garantir que o seu entendimento sobre o assunto ou conteúdo esteja completo, de fato.

DICA EXTRA:

Desde já, na técnica Feynman, uma dica bem valiosa é usar analogias. Isso fará com que você crie conexões maiores com o nível de entendimento de quem está te ouvindo. Como resultado, tornam-se mais fáceis de serem entendidas.

Resumidamente, analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais coisas ou fatos distintos. Tudo isso feito através de uma conexão direta.

Em outras palavras, é um recurso didático para explicar comparações que podem ser mais abstratas. Por exemplo: é explicar algo que é desconhecido através de algo que seja mais conhecido ou familiar do público que está ouvindo.

Por exemplo…

De maneira idêntica, para tentar ser mais prático, vamos dar um exemplo de analogia para explicar o que é empreender.

Empreender é como escrever uma história própria. Onde é preciso percorrer um caminho que pode apresentar vários obstáculos até chegar onde quer estar. E sem preparo, muito trabalho e planejamento, este caminho será cada vez mais difícil de percorrer e conquistar aquilo que deseja.

Enfim, este foi um exemplo bem simples de analogia. No entanto, mostra o quão poderosa pode ser para tentar explicar algo de uma forma mais familiar. Desse modo, fazer com que o entendimento seja ainda melhor e profundo.

3. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA FEYNMAN

DESENVOLVER SENSO CRÍTICO

Como você pode ver, essa técnica faz com que a gente desenvolva nossa capacidade de pensar criticamente. Ou seja, a nossa análise crítica será muito mais apurada e honesta.

Dessa maneira, fará com que a gente busque sempre informações claras e coerentes para cada ponto.

MELHORES TOMADAS DE DECISÕES

Bem como fará com que as nossas tomadas de decisões tenham uma base mais concreta e verdadeira. Assim, decidiremos sempre com base em dados e informações sólidos.

Sob o mesmo ponto de vista, o que aumenta muito as nossas chances de caminharmos para a direção certa.

APRENDIZADO CONSTANTE

Bem como, no final, quando conseguimos aprender a ensinar, nós nos ensinamos a aprender. Nesse sentido, isso deve ser constante e motivador para sempre buscarmos aprender mais e mais, todos os dias.

Viu como aprender qualquer coisa com a técnica de Feynman é muito prático e bastante agregador?

Definitivamente, quando conseguir trabalhar bem essa técnica, você será capaz de aprender qualquer coisa de um modo assertivo, profundo e prático. Pode acreditar!

E aí, você conhece alguma outra técnica para aprender qualquer assunto? Logo, escreva seu comentário aqui e compartilhe com a gente!

E PRA FECHAR ESTE POST SOBRE TÉCNICA FEYNMAN…

Por fim só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. QUEM FOI FEYNMAN, O CRIADOR DESSA TÉCNICA
  2. 04 PASSOS BEM PRÁTICOS DE COMO APRENDER QUALQUER COISA
  3. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA FEYNMAN

Esperamos que tenha gostado! Além disso, se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

Acima de tudo, se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
5 (1 vote)
Sair da versão mobile