Blog Abri Minha Empresa

SÍNDROME DO IMPOSTOR (O Que É e 7 Dicas Simples Pra Superar)

Síndrome do impostor(a). Por acaso você já sentiu em algum momento que suas conquistas não foram por méritos seus ou foi pura sorte?

Ou até mesmo, já se sentiu alguma vez que você pode até ser uma fraude por não se achar responsável pelo sucesso alcançado pelo seu próprio trabalho?

Isso é exatamente a síndrome do impostor(a). E ele é um dos grandes sabotadores que atrapalham bastante o sucesso de muitos empreendedores.

E acredite: quase todo nós temos a síndrome do impostor(a), mesmo que por um momento.

Por isso, entenda agora o que é Síndrome do Impostor(a) e as 07 dicas bem práticas de como superá-lo do jeito certo!

Ou se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também clicando aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É SÍNDROME DO IMPOSTOR(A)
  2. COMO ISSO PODE AFETAR SUA VIDA PROFISSIONAL?
  3. COMO SABER SE TEM ESSA SÍNDROME
  4. 05 PRINCIPAIS TIPOS DE SÍNDROME DO IMPOSTOR(A)
  5. 07 DICAS DE COMO SUPERAR

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É SÍNDROME DO IMPOSTOR(A)?

Síndrome do Impostor(a) é um acontecimento psicológico que faz com que as pessoas não reconheçam seus méritos.

Literalmente fazem uma autossabotagem, mesmo que sem querer ou inconscientemente.

Em outras palavras, isso mostra que não importa o quanto uma pessoa trabalhou, lutou e suou para fazer as coisas acontecerem e atingir os seus objetivos.

Se essa mesma pessoa tiver síndrome do impostor(a), ela vai acreditar que tudo foi um acaso, sorte. Que ela não teve mérito nenhum nessa conquista de resultados.

A síndrome do impostor(a) é uma crença dentro da pessoa de que ela não é boa o suficiente.

Por mais que ela conquiste muitos resultados positivos, ela não consegue perceber que ela fez parte disso.

Acha que suas conquistas são fruto de sorte ou qualquer outro fator. Nenhum mérito foi dela.

E também é algo além da insegurança. Porque essa síndrome é contínua, fazendo com que as pessoas tenham medo e acreditarem que elas estão sozinhas e que, em algum momento, serão descobertas como fraude.

Além disso, essa é uma  síndrome ligada à capacidades, habilidades e o não-merecimento também.

E no fim, a síndrome do impostor(a) acaba te atrasando, fazendo com que você não acredite em si mesmo para conquistar aquilo que deseja.

Ou até fazer com que você deixe de almejar ou alcançar grandes resultados na sua vida.

E isso pode estar te atrapalhando muito, sem você perceber. E no mercado de trabalho e do empreendedorismo, isso é muito comum acontecer.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - SÍNDROME DO IMPOSTOR (O Que É e 7 Dicas Simples Pra Superar)

2. COMO ISSO PODE AFETAR SUA VIDA PROFISSIONAL?

Por exemplo: uma pessoa pode ter todas as competências para assumir um determinado cargo em uma empresa. Ou então para montar um negócio próprio de sucesso.

Porém, se tiver a síndrome do impostor(a), ela vai achar que não merece essa vaga ou então que não vai conseguir dar conta. E, assim, começará a criar sabotagens para não conseguir essa posição.

Em outras palavras, vai ficar procurando barreiras ou empecilhos que façam com que ela não assuma essa vaga ou então monte um próprio negócio, por exemplo.

E pode ter certeza que isso acontece muito, impedindo que muitos profissionais consigam ter sucesso ao longo de sua carreira. E no final, ficarem estagnados no mesmo cargo e função sempre.

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM:

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura

BLOQUEIO CRIATIVO (O que é e 09 Dicas SIMPLES de Como Superá-lo)

OKR O QUE É (06 Dicas BEM Simples de Como Aplicar no Seu Negócio)

3. COMO SABER SE TEM ESSA SÍNDROME?

Acredite: muitas, mas muitas pessoas mesmo, enfrentam a síndrome do impostor(a). Mas não se preocupe porque existem maneiras de combate-la e vencê-la.

Muitos empreendedores de sucesso já enfrentaram, e continuam enfrentando até hoje. Mas eles nunca deixam de encontrar maneiras vencê-la. E esse é o principal ponto!

E para saber se você está com a síndrome do impostor(a), vamos mostrar aqui 5 sinais que podem te alertar que a síndrome do impostor(a) está ao seu redor querendo te sabotar:

1. Sentimento de não pertencimento e não merecimento

Neste caso, você acredita que não pertence a tais lugares ou conquistas. Se sente desconfortável, que nada foi mérito seu.

Outro ponto é acreditar que não pertence a posição que ocupa. É uma sensação de inadequação e tem dúvidas se merecia realmente estar nesse lugar.

2. Procrastinação

Resumidamente, procrastinar significa adiar algo ou deixar para depois. E se ela acontecer por causa da insegurança ou sentimentos desse tipo, esse é mais um sinal da síndrome do impostor(a).

Se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre Procrastinação também, clicando aqui embaixo 🙂

3. Autossabotagem

Conforme falamos antes, a autossabotagem é um sinal claro da síndrome do impostor(a). Por isso, se perceber que está colocando empecilhos ou barreiras pra conquistar algo, esse é mais um sinal.

4.Não valorização própria

As pessoas com síndrome do impostor(a) não conseguem se elogiar. Pelo contrário, acabam se depreciando, se desvalorizando nos seus discursos e até pensamentos.

Inclusive, acaba não acreditando ou diminuindo elogios que outras pessoas fazem. Acha que esses elogios não são verdadeiros. Ou simplesmente que não merece tais elogios.

5. Autocrítica Excessiva

Um outro grande sinal é ter uma autocrítica exagerada. Isso faz com que você nunca se sinta eficiente, competente e orgulhoso(a) do que fez ou conquistou.

E isso fará com que você se sinta cada vez mais inseguro e infeliz, já que nada do que fez está bom na sua opinião.

4. 05 PRINCIPAIS TIPOS DE SÍNDROME DO IMPOSTOR(A)

1. PERFECCIONISTA

Esse impostor(a) é aquele tipo de pessoa que procura a perfeição a todo custo. Tem tudo planejado nos mínimos detalhes, mas com um nível de cobrança extremamente alto.

E o impostor(a) perfeccionista não permite falhas. E dessa maneira, não arrisca nada fora do que foi planejado antecipadamente e tem um grande medo de errar.

2. GÊNIO NATURAL

Neste caso, a pessoa é bastante competitiva e acha que tem habilidade para resolver praticamente tudo.

Por isso, acredita que não precisa de um mentor porque pode fazer tudo sozinho(a). Além disso, tem a necessidade de acertar tudo de primeira e impressionar todos. Caso isso não aconteça, sua confiança fica bem abalada e ela sente que nada do que foi feito valeu a pena.

3. INDIVIDUALISTA

É aquele tipo de pessoa que precisa resolver tudo sozinho. Principalmente porque tem receio da sua qualidade ou capacidade ser questionada pelos outros.

Justamente por isso, não aceita ajuda de ninguém, mesmo quando precise muito.

4. SUPER-HERÓI

Essa é a pessoa que tenta provar o seu valor o tempo todo porque acredita que não merece as coisas que tem.

Assim, faz de tudo para conseguir validação externa e provar pra si mesmo(a).

E geralmente tenta mostrar uma disposição incrível para dar a impressão que é uma pessoa que consegue entregar o melhor trabalho possível em qualquer momento, seja a hora que for.

5. EXPERT

E, por fim, temos o impostor(a) expert. É aquela pessoa que precisa saber de tudo e que fica com vergonha ou sente frustração ao perceber que tem algo que não saiba ainda.

Mesmo quando outros enxergam como uma pessoa que é referência em um determinado assunto, ela acredita que precisa estar ainda mais preparada.

Por isso, está procurando sempre aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Sempre almeja uma qualificação ainda maior para buscar.

Esse tipo de pessoa, por exemplo, não se candidata a vagas ou busca oportunidades se não atender todos os requisitos necessários.

E, dessa maneira, acaba se sobrecarregando e às vezes até procrastina para realizar tarefas, tudo para não mostrar que se sente bom o suficiente para aquilo.

5. AS 07 DICAS DE COMO SUPERA-LA

1. NINGUÉM É PERFEITO

Tenha em mente que ninguém, ninguém mesmo, é bom em tudo. Sempre haverá espaços ou necessidades para melhorar em algum aspecto.

Por isso, não compare o seu lado interior com o lado exterior das outras pessoas. Principalmente porque é muito difícil você enxergar quem realmente é a outra pessoa. Você só está enxergando o que ela é por fora, é difícil enxergar o que se passa dentro da cabeça dela.

2. CONVERSE COM OS OUTROS

Esteja em contato sincero com outras pessoas para entender mais os diferentes pontos de vistas que possam existir.

Converse com aquelas pessoas que são inspiração para você. Seja alguém da família, do trabalho, amigos, profissionais de algum mercado específico ou até celebridades, por exemplo.

Se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre NETWORKING, que é construir uma rede de contatos sólida e de sucesso. Para isso, é só clicar na imagem aqui embaixo 🙂

As pessoas mais qualificadas são as mais afetadas pela síndrome do impostor, pode acreditar! Com certeza, as pessoas que te inspiram têm muitas experiências parecidas para compartilhar com você.

Lembre-se que trocar conhecimento traz um grande aprendizado e sempre rende grandes e bons frutos.

Além disso, faça um exercício: se coloque num lugar de algum amigo(a) bem próximo(a) e tente imaginar ele(a) dizendo pra você que se sente uma fraude ou é incompetente em algo.

Neste caso, você provavelmente iria discordar e listar várias qualidades dele ou dela, certo?

Por isso, tente fazer isso com você mesmo(a). Ao invés de se criticar, tenha uma avaliação bastante, mas bastante sincera sobre você.

Seja coerente e realista e se trate como um amigo(a) bem fiel e de valor.

3. ENTENDA BEM A OPINIÃO DOS OUTROS

Nem todas as opiniões sobre você são verdadeiras ou úteis. De novo, tenha coerência, humildade e sinceridade em analisar todas as opiniões que falam sobre você.

E filtre, aceite e assimile aquelas que fazem sentido para você. Não seja esponja e aceite tudo o que falam. Muitas vezes, opiniões podem ser falsas ou até irreais, combinado?

4. NEM SEMPRE A CULPA É SUA

Sim, em alguns casos, quando não atingimos o que desejamos, a culpa é nossa. Mesmo que indiretamente. Seja por falta de qualificação, um deslize, um detalhe, enfim.

Mas nem sempre é assim! Às vezes, algumas metas não foram alcançadas não por sua culpa, mas talvez por falta de estrutura, recursos ou equipe necessárias para realizar.

Ou até porque o prazo a ser cumprido era irreal.

Por isso, saiba diferenciar bem essas situações e não se sinta incompetente por causa disso. Habilidades podem ser aprendidas sim, mas os processos dependem de você, mas de outros também.

5. TENHA POSTURA BOA E LISTE SUAS QUALIDADES

Use coisas que te deixem bem e confiante. Seja uma roupa, sapato, óculos, enfim.

E tenha uma postura correta e que deixe pra cima. Ao se comportar como uma pessoa confiante, seu interior refletirá o mesmo.

E liste todas as coisas boas sobre você, todas suas qualidades e conquistas. Seja as coisas que você acha, mas também os elogios que os outros te disseram.

E leia sempre essa lista, você merece saber todas as qualidades que você tem e valorizá-las sempre.

6. FAÇA OUTRAS COISAS

Nem tudo se trata do trabalho. Tenha tempo para fazer outras coisas, como hobbies, atividades físicas, passear com família e amigos, enfim.

Tenha outras atividades na sua agenda para conseguir aliviar sua cabeça e conseguir relaxar e se divertir. Isso fará com que você se sinta bem e mais leve sempre.

7. APENAS COMECE

Quando se sentir inseguro(a) com algo, o melhor jeito de resolver isso é começar a fazer. Mesmo quando não souber ao certo como será, comece.

Ao começar, muitas ideias começarão a surgir durante o processo. E isso fará com que você se inspire e se empolgue. E com certeza, se surpreenderá com o resultado, pode acreditar.

E PRA FECHAR ESSE POST SOBRE SÍNDROME DO IMPOSTOR (ou da Impostora)…

Viu como a síndrome do impostor(a) pode estar te atrapalhando bastante, mesmo sem você perceber?

Pode ter certeza que muitos empreendedores de sucesso enfrentam isso diariamente, mas trabalham muito para encontrar maneiras de superá-la. Por isso, recomendamos MUITO que faça o mesmo, combinado?

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É SÍNDROME DO IMPOSTOR(A)
  2. COMO ISSO PODE AFETAR SUA VIDA PROFISSIONAL?
  3. COMO SABER SE TEM ESSA SÍNDROME
  4. 05 PRINCIPAIS TIPOS DE SÍNDROME DO IMPOSTOR(A)
  5. 07 DICAS DE COMO SUPERAR

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile