Blog Abri Minha Empresa

SCRUM O QUE É? (10 Dicas Práticas para Trabalhá-lo do Jeito Certo)

Scrum O que É? Sabia que essa metodologia tem ajudado muitas empresas conseguirem agilizar diversos tipos de processos. E sua grande vantagem é fazer mais em menos tempo. Literalmente, ter mais eficiência e produtividade.

Mas no começo, SCRUM pode parecer ser algo mais técnico, com nomes complicados. E é justamente por isso que fizemos este vídeo para descomplicar esse assunto para você.

Então, entenda agora a metodologia Scrum, toda sua importância para qualquer tipo de negócio e como ela funciona de um jeito bem prático e simplificado!

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É SCRUM?
  2. POR QUE AJUDA MUITO SEU NEGÓCIO?
  3. COMO FUNCIONA O SCRUM EM 10 PASSOS PRÁTICOS?

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É SCRUM?

Basicamente, SRUM é um conjunto de ações para gestão de projetos de alta performance ou complexidade. É uma metodologia que otimiza recursos, custos e tempo.

Ou seja, os profissionais conseguem trabalhar de maneira conjunta para resolver problemas complexos de uma maneira criativa e adaptável. O que trará resultados de alto valor para a empresa.

Em outras palavras, SCRUM faz com que seu negócio consiga trabalhar com equipe reduzida e multifuncional, onda cada membro tem sua função e responsabilidades para chegar no objetivo final.

E assim, conseguirá ter mais eficiência e produtividade para entregar mais em menos tempo.

LEIA TAMBÉM:

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura

O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso

O QUE É SEO? (4 Dicas BEM Simples para Trabalhá-lo do Jeito Certo)

2. POR QUE AJUDA MUITO SEU NEGÓCIO?

AGILIDADE E EFICIÊNCIA

O objetivo do SCRUM é fazer com que as empresas sejam mais ágeis e eficientes nos seus projetos. E assim, conseguir ter sucesso nas suas ações.

ORGANIZAÇÃO

Essa metodologia também ajuda a organizar processos, identificando e eliminando possíveis problemas antes que se tornem irreversíveis.

Assim, ficará mais claro identificar o que pode estar atrapalhando a sua empresa.

TRANSPARÊNCIA

E um dos grandes pilares do Scrum é a transparência de informações. Dessa maneira, todos os envolvidos saberão exatamente o que está acontecendo em todas as etapas. E assim, nenhuma confusão será feita para atrapalhar alguma parte do processo.

INSPEÇÃO

Além disso, isso incentivará o feedback contínuo e a inspeção constante. Ou seja, tendo transparência, os envolvidos poderão enxergar se tudo está caminhando conforme o planejado. E então, sugerir melhorias ou ajustes em tempo real.

ADAPTABILIDADE

E um outro pilar é que o Scrum é flexível e pode ser adaptado em qualquer momento que for necessário.

E isso é muito importante para realizar mudanças quando algum problema ou empecilho for identificado durante o projeto. Garantindo, assim, agilidade nas soluções.

Todo esse processo tende a gerar alta velocidade, fazendo com que todos os envolvidos se motivem para serem ágeis, eficientes nas entregas das tarefas e soluções.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - SCRUM O QUE É? (10 Dicas Práticas para Trabalhá-lo do Jeito Certo)

3. COMO FUNCIONA O SCRUM EM 10 PASSOS PRÁTICOS?

1. DEFINIÇÃO DOS 03 PILARES

Para entender bem o SCRUM, primeiro é entender seus 3 principais pilares que falamos rapidamente anteriormente, que são:

– TRANSPARÊNCIA: que é fazer com que todos tenham conhecimento dos processos, requisitos de entrega e do andamento do projeto.

– INSPEÇÃO: que é acompanhar o progresso do projeto para saber se tudo está caminhando conforme o esperado ou alguma mudança precisa ser feita.

– ADAPTAÇÃO: que é corrigir a rota ou realizar alguma mudança quando necessária. Tudo para garantir o resultado final esperado e satisfatório.

2. PAPÉIS FUNDAMENTAIS

Agora, é hora de conhecer os 3 papéis fundamentais no Scrum. São eles:

PRODUCT OWNER

É o dono(a) do projeto, pessoa que é o ponto central e líder do processo como um todo. Será o product owner que decidirá o que pode ou não ser feito.

Além disso, irá avaliar os recursos e funcionalidades que precisam ser realizados, que são os Backlogs, que explicaremos daqui a pouco.

Também é responsabilidade do product owner deixar bem claro tudo o que está sendo buscado com o Srum no determinado projeto. E o que se espera de cada membro envolvido.

SCRUM MASTER

É a pessoa responsável para fazer com que todos da equipe entendam como funciona o scrum e fazer com que a equipe se mantenha em dia e focada.

Auxilia também a equipe a resolver problemas e ajuda a afastar tudo aquilo que possa atrapalhar a produtividade dos envolvidos.

Essa função é importante porque conhece bem como funciona o Scrum. E, por isso, orienta e facilita o trabalho de todos. Como se fosse um coach do projeto e também um facilitador.

Mas é importante deixar claro que o Scrum Master não é igual ao Product Owner. A diferença é que o Scrum Master não exerce a autoridade ligada ao Product Owner, mas sim auxilia no processo como um todo.

TIME SCRUM

Que é composto por todos os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do projeto em questão. É o que de fato irão construir o projeto.

Atuam em colaboração, com delegação de atividades, responsabilidades individuais e metas a serem cumpridas.

No Scrum, as equipes são autogerenciáveis e multidisciplinares.

Ou seja, trabalham de modo proativo e não precisam de supervisão, já que sabem muito bem o que precisa ser feito para atingir as metas e objetivos definido pelo Product Owner.

3. VISÃO DO PROJETO

Agora, é o momento de deixar claro qual é o projeto e o que se espera dele. Literalmente explicar bem a visão do projeto. E é o product owner que é responsável por isso.

4. PRODUCT BACKLOG

Feito isso, chegamos no product backlog. Que basicamente, consiste em uma lista de funcionalidades e características desejadas do produto ou projeto.

Ela é definida em ordem de prioridade, onde as entregas mais importantes são feitas no início do projeto.

E será o Product Owner que colocará essas funcionalidades em ordem de importância, que pode até ser auxiliado pelo Scrum Master.

E é importante deixar claro que o product backlog estará sempre evoluindo e se atualizando. Logo, é suscetível a ajustes constantes.

As tarefas do Backlog podem ser adicionadas, excluídas ou revisadas de acordo com as mudanças e as necessidades de negócio.

5. SPRINTS

Neste momento, entram os sprints. O product backlog normalmente apresentam diversos passos e exigências a serem feitas.

E para garantir a sua realização, os sprints entram em ação neste momento.

Basicamente, sprints são ciclos do projeto e tem uma duração definida (que pode durar alguns dias ou até meses) para que cada funcionalidade do product backlog sejam realizados e entregues.

E assim que um Sprint acaba, começa um outro logo na sequência. E o ideal é que todo Sprint tenham a mesma duração.

6. PLANEJAMENTO DE SPRINTS

E antes de começar os Sprints, é preciso realizar o Planejamento de Sprint (Sprint Planning), onde é criado o backlog de cada Sprint.

Com base nos 3 papéis fundamentais do scrum, que são o product owner, srum master e time scrum, que falamos anteriormente, aqui são definidas quantas funcionalidades do product backlog podem ser realizadas dentro de um Sprint.

Por exemplo:

Vamos imaginar que sua empresa quer desenvolver um sistema de delivery para entregar seus produtos para os seus clientes.

Durante o planejamento do Sprint, foi estudado e definido que é possível realizar 4 funcionalidades prioritárias do produ ct backlog.

E terminado este Sprint, é esperado que parte do produto ou projeto seja entregue, que neste caso, é uma parte do sistema de delivery pronto.

Agora, começando o segundo Sprint, serão realizadas outras  funcionalidades do product backlog, seguindo a ordem de prioridade.

E assim, terminado esse segundo Sprint, é esperado uma outra parte do sistema de delivery pronto.

Desse modo, a sequência de Sprint segue sendo feita e trabalhada até que o projeto total do sistema de delivery seja entregue por completo.

E é muito importante ressaltar que durante as realizações dos Sprint, identifique-se mudanças que devem ser incluídas na ordem de prioridade do backlog.

Dessa maneira, continuar trabalhando as mudanças e funcionalidades em cada Sprint.

7. DAILY SCRUM

Aqui, trata-se das reuniões diárias que precisam ser feitas para saber se tudo está andando conforme o planejado. Essas reuniões precisam ser rápidas e práticas, que durem 15 minutos por exemplo.

E aqui, estão 3 perguntas básicas para identificar o andamento das tarefas:

– O que foi feito ontem que ajudou no alcance das metas?

– O que será feito hoje para ajudar a completar o Sprint?

– Quais são os impedimentos ou dificuldades para a tarefa?

Ao responder estas 3 questões, os responsáveis conseguirão visualizar o andamento das tarefas e identificar ajustes quando necessários também.

Como, por exemplo, saber se alguma tarefa está atrasada e precisa de auxílio para acelerar a sua execução e cumprir o prazo do Sprint em questão.

8. DEFINIÇÃO DE PRONTO (DEFINITION OF DONE)

Aqui é o documento que define quando parte do produto ou funcionalidade está pronta.

E é muito importante que ele seja elaborado pelos 3 papéis fundamentais do scrum: time scrum responsável, Scrum Master e o Product Owner.

9. SPRINT REVIEW

É a revisão do Sprint. Consiste, literalmente, na revisão da entrega de um Sprint.

O objetivo aqui é apresentar a evolução do projeto e discutir de modo colaborativo se há a necessidade de adaptações, por exemplo, antes de começar um novo Sprint.

Ou seja, se o que está sendo feito é o que está sendo esperado.

São nessas revisões que aparecem possíveis mudanças a serem consideradas no backlog para atualizá-lo e iniciar o novo Sprint.

10. RETROSPECTIVA DO SPRINT

E depois do Sprint Review, acontece a Retrospectiva do Sprint. Essa é uma retrospectiva sobre as atividades realizadas, os aprendizados, os desafios e as oportunidades de melhorias.

Tudo isso para saber o que funcionou e o que não, antes de começar o próximo Sprint. De modo que o próximo Sprint seja ainda mais eficiente e assertivo.

E para resumir o que falamos aqui, essa é a imagem do processo do SCRUM, de forma resumida.

– Primeiro, define-se a visão do produto ou projeto.

– Depois, realiza-se o product backlog.

– Na sequência, vem a realização de cada Sprint. Sempre acompanhado do Planejamento de Sprints.

– E aí, com o Daily Scrum, que são as reuniões diárias, entende-se como estão o andamento das tarefas e entregas.

– E então, temos a Definição de Pronto, Sprint Review e Retrospectiva do Sprint para saber o que precisa ser feito antes de começar o próximo Sprint.

– E assim, suscetivelmente até que o produto ou projeto seja entregue por completo.

E PRA FECHAR ESSE POST…

Viu como SCRUM pode ser extremamente útil para o seu negócio? Com certeza, ele ajudará muito sua empresa a conseguir otimizar processo, tempo e ser muito mais assertiva e eficiente.

Quando bem aplicado, o SCRUM pode sim se tornar um diferencial competitivo e fazer com que sua empresa se destaque cada vez mais no mercado, pode acreditar!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É SCRUM?
  2. POR QUE AJUDA MUITO SEU NEGÓCIO?
  3. COMO FUNCIONA O SCRUM EM 10 PASSOS PRÁTICOS?

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile