Real digital como vai funcionar? Este assunto está sendo bastante procurado porque é a digitalização da moeda Real Brasileiro. E isso provavelmente influenciará e modernizará o nosso dia a dia. Incluindo seu próprio negócio ou empresa.
Por isso, entenda agora o que é real digital, como vai funcionar e suas vantagens esperadas. Tudo de um jeito prático e resumido!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica este assunto também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
REAL DIGITAL COMO VAI FUNCIONAR
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É REAL DIGITAL
- COMO VAI FUNCIONAR
- SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Então, vamos lá!
1. O QUE É REAL DIGITAL
Basicamente, trata-se da primeira moeda digital brasileira. Ou seja, será uma evolução das notas ou cédulas físicas tradicionais, mas na forma virtual ou digital. Literalmente, ser utilizada em transações digitais.
Da mesma forma, o real digital é classificado como CBDC, que é a sigla de Central Bank Digital Currency, que em português é a Moeda Digital de Banco Central.
Em outras palavras, CBDC é uma representação virtual da moeda de um país. Ela funciona como uma alternativa ao dinheiro tradicional utilizado no dia a dia.
Assim, podem ser transacionadas por meio de aplicativos ou sistemas, mantendo o mesmo valor ou mesma cotação da moeda física ou tradicional.
Ao mesmo tempo, segundo o Banco Central, o Real Digital terá duas moedas:
- Uma de atacado (chamada Real Digital): utilizada para pagamentos ou transações entre o próprio Banco Central e as instituições financeiras autorizadas;
- E a de varejo (chamada Real Tokenizado): que será emitida pelo mercado e chegará aos consumidores finais. E isso permitirá transações entre as próprias pessoas, de forma direta. Dessa forma, a intenção é que proporcione aos usuários a maneira de movimentar seus reais digitais da mesma forma que faz com o dinheiro depositado nos bancos ou instituições financeiras.
2. COMO VAI FUNCIONAR
Será o Banco Central responsável pela produção, regulação e emissão do real digital, da mesma forma como faz com o papel-moeda.
Desse modo, a moeda digital será distribuída pelos bancos, instituições financeiras e de pagamento.
Ao mesmo tempo, o real digital seguirá todas as regras vigentes da política monetária do país. Ou seja, o real digital será considerado sempre em qualquer tipo de ajustes pelo Banco Central.
Inclusive, 1 real digital valerá 1 real mesmo, por exemplo. Não haverá variação de valores entre os tipos de moedas no país.
E para ter o real digital, o Banco Central emitirá códigos que serão armazenados em carteiras digitais que serão oferecidas por bancos ou instituições financeiras autorizadas.
Dessa forma, a ideia é que o real digital possa ser utilizado em qualquer país do mundo. Ou seja, sem ter a necessidade de conversão para a moeda local.
E isso promete algumas mudanças e vantagens importantes. Que é o que vamos falar agora.
3. SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
DIMINUIÇÃO DE EMISSÃO DE NOTAS FÍSICAS
Uma das ideias iniciais do Real Digital é para diminuir a emissão de notas ou cédulas físicas. Que representa um grande custo e facilitaria nas implementações tecnológicas.
Até porque o uso de cédulas ou moeda física vem diminuindo significativamente, de acordo com pesquisas.
FACILITAR TRANSAÇÕES E PAGAMENTOS
Inclusive, tornar o processo mais ágil, tanto nacionais quanto internacionais. Ou seja, a ideia é que o Real Digital possa ser utilizado em qualquer lugar do mundo no futuro. Literalmente, como se fosse uma carteira digital com dinheiro digital.
INCENTIVO À CONCORRÊNCIA NO AMBIENTE VIRTUAL
Da mesma maneira, o real digital pode incentivar a concorrência entre os bancos e instituições financeiras. Oferendo taxas mais acessíveis e menores para os consumidores e clientes.
ACESSO AO MERCADO FINANCEIRO
Isso faz com que mais pessoas tenham acesso ao sistema financeiro. Não só do país como em outros lugares do mundo todo.
MAIOR SEGURANÇA E COMBATE À FRAUDE E CORRUPÇÕES
Além disso, o real digital será uma forma de combater possíveis fraudes ou crimes financeiros (como lavagem de dinheiro).
Porque o real digital poderá ser rastreado de forma mais prática e rápida. E, no modo geral, proporcionará mais segurança para os consumidores, empresas e instituições devido aos sistemas operacionais e de tecnologia que serão utilizadas.
Inclusive, oferecendo até mais privacidade no compartilhamento de dados pessoais.
INCENTIVO À INOVAÇÃO
E de certo modo, pode-se dizer que o Real Digital pode incentivar a inovação. Permitindo procedimentos e ideias digitais que usam a tecnologia para criar projetos, trabalhos, processos e plataformas, por exemplo, que tragam grandes benefícios para a sociedade no geral.
MAS QUAL A DIFERENÇA ENTRE REAL DIGITAL E PIX?
Resumidamente, Pix é um meio de pagamento instantâneo. Ou seja, o dinheiro pode ser transferido de uma conta para outra em até 10 segundos. Além disso, em qualquer horário, todos os dias (inclusive finais de semana e feriados).
Dessa maneira, com o Pix, é possível realizar compras e vendas, pagar contas, realizar e receber transferências, enfim.
Assim, o Real Digital não tem como objetivo substituir o Pix. Mas sim, servir como mais uma opção para as pessoas e mercado.
Além disso, o Real Digital não dependerá da intermediação dos bancos ou instituições financeiras para autorizarem cada transação. Ele pode ser transacionado diretamente entre as pessoas e empresas. Diferentemente do Pix, que depende disso para ser realizado.
Ou seja, o PIX é uma operação eletrônica instantânea. Enquanto o Real Digital é uma moeda em si, não sendo uma operação específica. Mas sim, a própria moeda para ser utilizada nas transações financeiras.
Inclusive, se quiser entender mais sobre o PIX, assista nosso vídeo aqui embaixo 🙂
DICA EXTRA
E se você ficou até aqui, vamos mostrar dois assuntos que podem trabalhar muito bem com o Real Digital para você se inspirar neste modelo de moeda digital e se preparar (e até antecipar) com o seu negócio próprio ou empresa.
WEB 3.0
O primeiro deles é a WEB 3.0, que resumidamente, trata-se de uma nova estrutura e fase da internet. Que está sempre evoluindo.
Até porque o acesso a internet está muito grande. E não para de crescer. Por exemplo: antes, o acesso a internet era somente pelo computador. Hoje, está em praticamente em todos os dispositivos. Como smartphones, tablets, relógios, televisores, entre muitos outros.
Assim, o Real Digital vai de encontro para o que a Web 3.0 aborda.
INTERNET DAS COISAS
E o mesmo acontece com a Internet das Coisas. Que em suma, refere-se a conexão entre diversos objetos com a internet e seus usuários.
Em outras palavras, é a conexão criada entre os objetos que fazem parte do nosso dia-a-dia com a internet.
Como exemplo, podemos citar controlar outros aparelhos através dos smartphones, computadores, tablets ou até com assistentes virtuais.
Literalmente, a internet das coisas é a expansão da conectividade, conectando cada vez mais o mundo real com o digital.
Assim, podemos dizer que o Real Digital conseguirá se integrar com este tipo de conexão para realizar transações ou pagamentos de uma forma muito mais rápida e prática.
Como por exemplo: comprar algum produto diretamente pela TV, pagar um pedágio de forma mais rápida ou até realizar compras automáticas que são corriqueiras.
Enfim, esses foram só alguns exemplos para mostrar a quantidade de possibilidades que o Real Digital pode proporcionar para os negócios e, claro, o dia a dia da sociedade como um todo.
QUANDO O REAL DIGITAL SERÁ LANÇADO?
O Real Digital está em fase de testes aqui no Brasil, no momento em que estamos gravando este vídeo.
No entanto, a expectativa inicial é que seja lançado e oficializado em meados de 2024.
CONCLUSÃO SOBRE REAL DIGITAL COMO VAI FUNCIONAR
Viu como o Real Digital poderá influenciar as nossas vidas e, consequentemente, nossos negócios e empresas? Com certeza, será uma grande novidade no mercado. Não só nacional quanto internacional também.
Por isso, é muito importante ficarmos atentos com esse assunto para nos prepararmos e planejarmos para mudanças que estão por vir, combinado?
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É REAL DIGITAL
- COMO VAI FUNCIONAR
- SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa