Blog Abri Minha Empresa

POSICIONAMENTO DE MARCA (de Mercado) em 06 Dicas Bem Práticas!

Posicionamento de marca ou Posicionamento de mercado. Por que este assunto é considerado um dos principais pilares para o seu negócio ter sucesso em qualquer área?

Por isso, entenda agora o que é Posicionamento de mercado e 06 dicas para trabalhar do jeito certo e ficar na frente da concorrência.

Se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também 🙂

O posicionamento de marca ou posicionamento de mercado é o fator-chave de sucesso, mas também a de permanência de um negócio em destaque em qualquer área.

E trabalha-lo fará com que sua empresa ganhe relevância com o seu público-alvo e aumente ainda mais suas vendas constantemente.

Por isso, nesse post vamos explicar os seguintes pontos para deixar bem claro o Posicionamento de Marca para você:

  1. O QUE É POSICIONAMENTO DE MARCA?
  2. POR QUE ISSO É ESSENCIAL PARA TODOS TIPOS DE NEGÓCIOS?
  3. 3. 06 DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1.  O QUE É POSICIONAMENTO DE MARCA (MERCADO)?

Posicionamento de marca (ou de mercado) é um conceito de marketing que se refere à posição que uma marca ocupa na mente do consumidor.

Ou seja, posicionar sua empresa no mercado significa se diferenciar da concorrência, conquistando um lugar de destaque entre os consumidores e, consequentemente, alcançar a liderança do segmento.

É a ação de projetar o produto e a imagem da empresa com o objetivo de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo.

Literalmente se destacar perante a concorrência para ser lembrado pelo seus consumidores como a melhor resposta para seus possíveis problemas ou necessidades.

Logo, se você se posicionar corretamente, poderá transmitir a essência da marca e sua proposta de valor, criando verdadeiros fãs da empresa.

E o posicionamento pode ser feito de diversas maneiras, como estilo de vida, comportamentos e princípios ou valores. Mas isso vamos abordar ao longo desse post, tudo bem?

2. POR QUE ISSO É ESSENCIAL PARA TODOS OS TIPOS DE NEGÓCIOS?

Fidelização de clientes

Como falamos aqui, o grande objetivo do posicionamento de marca é conseguir um lugar de destaque na mente dos consumidores, de modo que o seu negócio seja sempre a primeira escolha deles.

Ao se posicionar na frente da concorrência, sua empresa vai garantir a fidelização dos seus clientes atuais, ganhando a preferência deles.

Além disso, os clientes fiéis podem se tornar promotores da sua marca, divulgando e indicando seus produtos e serviços para amigos e familiares.

Inclusive, temos um vídeo bem prático sobre Fidelização de Clientes. Com certeza, ele vai te ajudar muito a trabalhar um bom Posicionamento de Marca. Para assisti-lo, é só clicar no vídeo que deixamos aqui embaixo:

Aumento nas vendas

Com clientes fidelizados, suas vendas aumentarão mais porque eles representam vendas contínuas.

Ao mesmo tempo, com um bom posicionamento de mercado, sua empresa será a primeira opção de compra de novos consumidores também. E que podem virar clientes fiéis se ficarem bem satisfeitos com seus produtos ou serviços.

Credibilidade com clientes

Com os clientes mais próximos da sua empresa, a credibilidade deles com a sua marca será maior. Dessa maneira, suas mensagens, produtos ou serviços terão uma aceitação maior do que comparado com outras marcas.

E o posicionamento de mercado faz com que sua marca esteja na mente e no coração dos consumidores.

Maior competitividade de mercado

E com isso, sua empresa terá maior competitividade de mercado. Porque seu público-alvo estará bem conectado com sua marca.

E isso faz com que sua empresa tenha bem mais destaque do que os concorrentes. E dessa maneira, se torna muito mais relevante e ganha sua preferência de compra.

Melhores Tomadas de Decisão

Outra vantagem do posicionamento de marca é que sua empresa terá uma base mais sólida e clara na tomada de decisão e definição de objetivos.

Porque se sua empresa já ocupa um lugar de destaque na mente dos consumidores, significa que ela conhece bem o segmento que atua.

E com isso, traçar estratégias para fazer sua empresa crescer fica mais prático e assertivo.

Principalmente porque o posicionamento servirá como referência para o planejamento estratégico para empresa.

Inclusive, temos um vídeo bem prático e direto ao ponto sobre Planejamento Estratégico. Com certeza, isso te ajudará muito no seu posicionamento.

Para assisti-lo, é só clicar neste vídeo aqui embaixo:

3. 06 DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO

Agora, vamos mostrar dicas para conseguir trabalhar um bom posicionamento de mercado. Elas não são as únicas, mas são essenciais, combinado?

1.  ESCOLHA SEU MERCADO DE ATUAÇÃO

O primeiro passo é entender em qual mercado sua empresa irá atuar. E quanto maior for o mercado, maiores serão as dificuldades, já que envolvem muitos tipos de consumidores, além de grandes e fortes concorrentes.

Por isso, nós recomendamos escolher uma fatia do mercado geral, ou seja, segmentar seu mercado onde os consumidores tenham necessidades semelhantes. É o que chamamos de segmentação de mercado.

Ou ainda, ser mais profundo e escolher um mercado com necessidades ainda mais específicas, o que seria um nicho de mercado.

Ou seja, quanto mais específico for o mercado, mais sua empresa conseguirá atender os consumidores com um produto ou serviço que atenda uma demanda que não tenha boas soluções no mercado. É famoso nicho de mercado.

CRESCIMENTO DE MERCADO 2 - POSICIONAMENTO DE MARCA (de Mercado) em 06 Dicas Bem Práticas!
Comparativo entre mercado amplo, segmento e nicho de mercado.

Claro que com um tamanho de mercado menor, o poder de faturamento é menor. Porém, se sua empresa não for muito grande e não tiver grande estrutura e poder financeiro, é muito complicado competir nesses mercados.

Por isso, se seu negócio conseguir atender algo bem específico, as chances de se destacar no mercado e ganhar a preferência dos consumidores é muito maior. E ainda, o número dos concorrentes serão menores também.

Exemplo de Mercado Amplo, Segmentação e Nicho de Mercado:

imagina uma empresa que queira trabalhar o mercado de carros, que é algo bem amplo.

Por isso, para trabalhar algo mais específico, esta empresa resolve segmentar e trabalhar o mercado de carros para família.

E ainda, para conseguir trabalhar algo ainda mais específico e se destacar, resolve ser mais específico e nichar o mercado para carros de família blindados. 

Reparou a diferença? Então, o primeiro passo é definir em qual mercado sua empresa irá atuar. Se será em um mercado amplo, segmentado ou nichado. Isso é extremamente importante, combinado?

Se preferir, temos um vídeo bem prático de cada um deste assunto. Vamos deixar estes vídeos aqui embaixo para você, tudo bem?

2. DEFINA E ESTUDE SEU PÚBLICO-ALVO

Agora, entenda bem seu público-alvo. Seja bem específico(a) e analise suas necessidades e problemas que precisam ser atendidos.

Entenda seu comportamento, dores, crenças, enfim. E avalie se o produto/serviço da sua empresa atende de maneira satisfatória e é a resposta para essa demanda.

E temos um vídeo bem prático sobre como definir bem seu público-alvo. Com certeza, vai te ajudar muito.

Para assistir, é só clicar neste vídeo aqui embaixo:

3. ESTUDE A CONCORRÊNCIA

Definido o mercado com o público-alvo bem estudado, agora é hora de analisar muito bem seus concorrentes. Avalie como eles atuam no mercado e entenda o que eles fazem de certo e errado.

Dessa maneira, sua empresa conseguirá encontrar brechas e oportunidades para criar a sua Vantagem Competitiva. Que basicamente, é aquilo que empresa tem que os concorrentes não.

Dessa forma, essa vantagem servirá como diferencial para conseguir se destacar e chamar a atenção dos consumidores e, consequentemente, efetivar mais vendas.

Porém, é muito importante que essa vantagem competitiva seja baseada e que atenda as necessidades ou problemas do seu público-alvo, tudo bem?

Também temos um vídeo muito simples que explica bem este assunto. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo:

4. TRABALHE SUA PROPOSTA DE VALOR

Com o mercado e público-alvo bem estudados, somados a sua Vantagem Competitiva, agora defina sua Proposta de Valor.

Certifique que o que sua empresa está oferecendo seja o que o seu público-alvo esteja procurando.

E, com isso, seu negócio conseguirá se posicionar de acordo com o valor proposto, reforçando sua capacidade em atender os clientes de maneira, no mínimo, satisfatória.

Quando falamos de proposta de valor, não confunda simplesmente com preço. Aqui, é algo muito maior que isso. Envolve questões racionais, mas também emocionais, como sentimentos.

Por isso, sugerimos muito assistir nosso vídeo sobre Proposta de Valor. Isso fará toda a diferença, pode acreditar. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo:

5. FAÇA O MAPA DE POSICIONAMENTO

Agora é hora de definir, de fato, como posicionar sua marca no mercado. E é aí que o mapa de posicionamento entra.

O mapa de posicionamento de mercado é uma representação das percepções dos consumidores em um mercado, o qual mostra qual posição cada concorrente ocupa, incluindo a sua empresa também.

Com ele, será possível identificar quais os diferenciais de um produto ou serviço são mais valorizados dentro de seu segmento.

Basicamente, é um gráfico de quadrantes criado a partir dos diferenciais mais valorizados pelos consumidores. Como este que você está vendo agora.

Mapa de Posicionamento

Nos extremos dos eixos X e Y do gráfico, você define os padrões ou características a serem utilizados como base para o posicionamento.

Isso pode ser definido e baseado no estilo de vida, crenças, poder financeiro. Como por exemplo: “maior preço x menor preço”, “menor desempenho X maior desempenho”, “moderno x tradicional”.

Feito isso, agora é só posicionar as empresas que competem nesse mercado nestes quadrantes, de acordo com o seu critério de pontuação.

Exemplo de Mapa de Posicionamento

Por exemplo, vamos considerar a empresa fictícia de carros blindados para família que citamos anteriormente.

Como um dos eixos, podemos considerar a qualidade da blindagem, que é muito importante neste segmento. E no outro eixo, podemos considerar o preço.

Assim, analisando sua própria empresa e os concorrentes, você posiciona cada um em determinado quadrante deste gráfico, tudo de acordo com a sua análise.

Se a sua marca for percebida como alta qualidade e com preço justo, sempre comparado com a concorrência, isso significa que sua marca está bem posicionada neste quesito.

E aplicando o mesmo padrão para os seus concorrentes, chegamos na seguinte figura.

Logo, você percebeu que sua empresa tem um ótimo posicionamento de mercado perante a concorrência.

Mas claro, considerando os padrões escolhidos para esta análise, que no caso foi o de preço e qualidade.

Percebeu como fica mais fácil identificar o posicionamento da sua marca comparado ao resto do mercado?

Porém, vale lembrar que o mapa de posicionamento precisa ser construído com base em dados reais de pesquisa de mercado (não vale o que a empresa imagina de si mesma).

Pesquise de maneira profunda, inclusive conversando com os consumidores para saber a percepção deles.

E escolha padrões de comparação que fazem sentido para sua empresa, combinado?

E caso o posicionamento da sua empresa não seja o esperado, estude o que pode ser trabalhado para mudar esse cenário.

6. TRABALHE O MARKETING E REFORCE O POSICIONAMENTO

E, por fim, trabalhe para transmitir sua mensagem para os consumidores de modo que sua marca seja posicionada conforme o planejado e esperado.

E o marketing tem um papel fundamental nisso para que o posicionamento seja percebido pelos clientes. Por isso, todas as suas ações e estratégias devem estar bem alinhadas com tudo o que falamos até aqui.

E para te ajudar, temos um vídeo bem prático sobre como montar suas estratégias de marketing para que elas funcionem de verdade.

Então, recomendamos muito você assistir este vídeo para que o posicionamento de marca seja feito do jeito certo! Para isso, é só clicar no botão aqui embaixo:

E PRA FECHAR ESTE POST SOBRE POSICIONAMENTO DE MARCA…

Este foi nosso post sobre Posicionamento de Marca (ou de Mercado). Viu como ele faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio?

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É POSICIONAMENTO DE MARCA?
  2. POR QUE ISSO É ESSENCIAL PARA TODOS TIPOS DE NEGÓCIOS?
  3. 3. 06 DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para isso, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile