Plano de ação o que é e como fazer um?
O plano de ação é uma das principais ferramentas de sucesso de todos os tipos de empresa.
Porque consegue organizar todas as tarefas necessárias para realizar tudo o que precisa ser feito para alcançar metas e objetivos. De um modo bem planejado, coerente e assertivo.
Por isso, entenda agora como montar um plano de ação em 05 Passos Muito Práticos e diretos ao ponto!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É PLANO DE AÇÃO
- COMO MONTAR UM EM 05 PASSOS MUITO PRÁTICOS
E se ficar até o final, vamos deixar 02 Dicas Extras que com certeza farão toda a diferença no seu plano de ação, combinado?
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É PLANO DE AÇÃO
Basicamente, trata-se de uma ferramenta que usa uma metodologia que lista, organiza, executa e monitora todas as ações necessárias para alcançar e concretizar objetivos e metas.
Além disso, aponta cronograma, prazos e responsáveis para cada tarefa. E por isso que todos os tipos de negócios desenvolvem seus planos de ações. Independentemente do porte.
Literalmente, um plano de ação pontua bem onde você ou sua empresa quer chegar. Assim, criar um mapa bem organizado para conseguir alcançar o que deseja.
Inclusive, funciona tanto para empresas quanto para a sua vida pessoal também. Principalmente por trazer grandes benefícios, como:
ORGANIZAR PRAZOS E PRIORIDADES
Identificar e organizar as tarefas que precisam ser realizadas em ordem de prioridade. Desse modo, define-se prazos realistas e coerentes para serem executados e cumpridos.
O que organiza muito o processo de trabalho e o andamento de todos os processos.
DIVIDE METAS MAIORES EM PEQUENAS ETAPAS
Ao mesmo tempo, divide as tarefas que são maiores em pequenas partes. Ou seja, em tarefas menores.
Dessa maneira, as pequenas tarefas são mais simples e rápidas de serem executadas. Assim, terá mais controle sobre todas as dificuldades e desafios que possam aparecer.
SELECIONAR EQUIPE
Além disso, o plano de ação ajuda apontar a equipe e pessoas necessárias para realizar cada tarefa e atingir os objetivos.
Em outras palavras, o plano de ação divide as tarefas e delega para as pessoas realizarem. Ou seja, aponta responsável por cada atividade necessária.
Desse modo, é possível entender os tipos e perfis de profissionais adequados que serão necessários para ser possível atingir os objetivos propostos.
Ainda, o plano de ação deixa muito claro as responsabilidades que cada membro da equipe tem. Assim, cria-se o senso de comprometimento de todos, mostrando o trabalho de equipe que é importante respeitar.
ORGANIZAR ROTINA
Da mesma maneira, o plano de ação é capaz de organizar a rotina das empresas. Porque com a identificação e listagem de todas as tarefas com prazos e responsáveis, é possível entender o que precisa ser feito em cada dia.
CAMINHO TRAÇADO
Como resultado, o plano de ação fará com que você ou sua empresa consiga chegar onde precisa. Literalmente, te levar do ponto A para o ponto B. Tudo de forma planejada, organizada, coerente e assertiva.
2. COMO MONTAR UM PLANO DE AÇÃO EM 05 PASSOS MUITO PRÁTICOS
1. DEFINA OBJETIVOS E METAS
O primeiro passo é definir os objetivos e metas que precisam ser alcançados. Eles serão o ponto de chegada, onde todos os esforços serão direcionados.
Por isso, é muito importante ter uma definição muito clara, factível e coerente neste momento. Assim, o plano de ação trabalhará para levar sua empresa até onde deseja chegar.
E uma ferramenta muito poderosa que vai te ajudar muito neste passo é da METAS SMART. Que em poucas palavras, ajuda a definir e escolher as metas que realmente valem a pena. Que trarão benefícios profundos para você ou seu negócio.
Então, caso queira conhecer mais sobre as METAS SMART, assista o nosso vídeo bem prático sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
2. PLANEJAMENTO
O segundo passo é montar um planejamento coerente. Neste momento, estabeleça todas as atividades e ações necessárias para conquistar os objetivos definidos no passo anterior.
E, conforme falamos antes, aqui é possível quebrar objetivos maiores em objetivos menores. Assim, as tarefas serão mais realistas e motivadoras.
Ao mesmo tempo, organize as atividades em ordem de prioridade. Do mesmo modo, estabeleça prazos e cronogramas para cada tarefa. Seja de curto, médio ou longo prazo.
Lembre-se que as datas trabalhadas precisam ser realistas e possíveis de serem realizadas. Tenha muita coerência e sinceridade neste momento.
Além disso, aqui é o momento de delegar as tarefas para os respectivos responsáveis. Logo, defina quem será sua equipe de acordo com as necessidades das atividades que precisam ser realizadas.
E deixe muito claro as responsabilidades e importância que cada membro da equipe terá para que o plano de ação seja executado conforme o planejado.
Ainda, considere toda a estrutura e ferramentas necessárias para que o trabalho seja possível de ser bem realizado. Isso é muito importante também.
Aqui, tenha em mente que quanto mais detalhado for o planejamento, mais fácil será para seguir todas as atividades propostas.
3. EXECUÇÃO
Com o planejamento trabalhado e organizado, agora é hora de executá-lo. Siga os cronogramas trabalhados no passo anterior. De acordo com as prioridades de cada tarefa.
Tenha certeza de que todos os envolvidos sabem exatamente o que precisa ser feito. Bem como onde é preciso chegar. Ou seja, alcançar os objetivos e metas propostos e planejados.
4. MONITORE DE PERTO
Conforme as ações e tarefas estão sendo realizadas, monitore tudo de perto. Isso é fundamental para entender se tudo está andando como o planejado.
Dessa forma, acompanhará a evolução do plano de ação. Bem como identificar possíveis imprevistos, erros ou falhas. Assim, conseguir realizar algum ajuste em alguma área, por exemplo.
Quanto melhor e mais próximo for o acompanhamento, maior será a garantia de que o plano de ação está funcionando. E alcançar os objetivos e metas.
E uma ferramenta que vai te ajudar muito aqui é a dos KPIs (ou Key Performance Indicator). Que significa Indicador-Chave de Performance em português.
Basicamente, os KPIs servem para medir se uma ação ou um conjunto de ações estão atendendo ou superando os objetivos planejados pela sua empresa.
Ou seja, mensurar se as coisas estão andando conforme o planejado. Logo, são responsáveis por dar o auxílio necessário para a empresa, equipe e gestores terem melhores tomadas de decisões.
Então, se quiser entender mais sobre os KPIs, temos um vídeo muito prático que mostra como ele funciona de um modo bem simples. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste aqui em baixo 🙂
5. ANALISE OS RESULTADOS
Por fim, depois de todas as ações serem executadas e monitoradas, agora avalie os resultados obtidos.
Analise se o que foi planejado inicialmente funcionou conforme o esperado. E se, de fato, o trabalhou alcançou os objetivos e metas.
Neste momento, registre e documente tudo o que foi realizado. Literalmente o que deu certo e o que deu errado.
Dessa forma, você terá um aprendizado obtido ao longo desse processo. Assim, realizar possíveis ajustes para ter melhorias nos próximos planos de ações a serem trabalhados no futuro.
DICAS EXTRAS
E para te ajudar ainda mais, vamos deixar aqui 2 modelos de plano de ação que são muito utilizados por serem bem simples, práticos e muito poderosos.
5W2H
O primeiro modelo é o 5W2H, que é um dos mais famosos. Porque trabalha 7 pilares em um plano de ação, que são:
- What (o que será feito?)
- Why (por que será feito?)
- Where (onde será feito?)
- When (quando será feito?)
- Who (por quem será feito?)
- How (como será feito?)
- How Much (quanto vai custar?)
Com certeza, o 5W2H é um dos modelos de plano de ação mais utilizados. Logo, se quiser conhecer como ele funciona, temos um vídeo que mostra tudo o que precisa saber sobre ele. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂
CICLO PDCA
E o segundo modelo bastante utilizado é o PDCA (ou ciclo PDCA).
Basicamente, consiste em uma ferramenta de gestão de qualidade que tem como objetivo trazer melhorias contínuas aos processos, produtos e serviços de uma empresa ou projeto. Ou até para identificar e resolver algum tipo de problema também.
Ele é chamado de ciclo porque é cíclico. Ou seja, aplica-se repetitivamente e de modo sistemático para ter efeito até no curto, médio e longo prazo.
Seu nome vem da combinação de siglas, que são:
- P vem de Plan, que é planejar.
- D vem de Do, que é executar
- C vem de Check, que é verificar
- A vem de Act, que é Agir
Logo, o Ciclo PDCA consiste em realizar um planejamento, executar para coloca-lo em prática, verificar e acompanhar os resultados e agir em alguma possível correção ou melhoria.
Dessa maneira, acelerará e aperfeiçoará os processos de uma empresa. Por meio da identificação de problemas, de causas e de soluções.
Então, se quiser conhece-lo melhor, assista nosso vídeo muito prático sobre ele. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
CONCLUSÃO DO PLANO DE AÇÃO O QUE É E COMO MONTAR UM…
Viu como o plano de ação te ajudará muito a se organizar e planejar para conquistar os objetivos e metas desejados?
Justamente por isso que todos os tipos de negócio o utilizam, literalmente. Com toda certeza: se trabalhar o plano de ação no seu trabalho ou até na sua vida pessoal do jeito certo, alcançará seus objetivos e metas sempre. Pode acreditar!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É PLANO DE AÇÃO
- COMO MONTAR UM EM 05 PASSOS MUITO PRÁTICOS
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa