Pix o que é? Esse novo modelo de transferências e pagamentos está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Principalmente pelo fato de ser instantâneo e de graça em muitos casos.
Por isso, é muito importante entender o Pix e como aplicar na sua vida e no seu negócio também.
Então, entenda agora o que é Pix, como utilizá-lo e 08 benefícios definitivos para utilizar na sua vida e na sua empresa!
Ou se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também clicando aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos explicar os seguintes pontos:
- PIX O QUE É
- 08 BENEFÍCIOS DEFINITIVOS PARA O SEU NEGÓCIO
- COMO FAZER TRANSAÇÕES COM O PIX
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. PIX O QUE É
Resumidamente, Pix é um meio de pagamento instantâneo. Ou seja, o dinheiro pode ser transferido de uma conta para outra em até 10 segundos. Além disso, em qualquer horário, todos os dias (inclusive finais de semana e feriados).
Dessa maneira, com o pix, é possível realizar compras e vendas, pagar contas, realizar e receber transferências, enfim.
E ele funciona tanto para pessoas físicas quanto jurídicas (empresas, MEI, entre outros). Ainda, tudo criado e aprovado pelo Banco Central.
LEIA TAMBÉM:
TRABALHAR HOME OFFICE | 9 Dicas Incríveis para Trabalhar de Casa
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso
2. 08 BENEFÍCIOS DEFINITIVOS PARA O SEU NEGÓCIO
VELOCIDADE E RAPIDEZ
Conforme falamos, o pix é instantâneo. E isso faz com que a transferência de uma conta bancária para outra seja feita na hora.
Logo, isso é uma alternativa frente aos meios de pagamentos até então. Como boletos, que podem levar vários dias para realizar a transferência de dinheiro. Ou até transferências bancárias, que podem levar horas ou dias para se concretizarem.
DISPONÍVEL EM TODO MOMENTO
Diferentemente dos meios de pagamentos atuais, como transferências bancárias, boletos, cartões, entre outros, o pix pode ser feito em qualquer hora ou dia. Inclusive feriados e finais de semana.
Desse modo, proporciona mais liberdade e facilita os pagamentos e transferências.
MAIS ACESSÍVEL
Além disso, o pix é de graça para as pessoas físicas. Não paga para se cadastrar, muito menos para realizar pagamentos ou transferências.
Porém, existem algumas exceções. Ou seja, pode haver cobranças quando o dinheiro recebido é relacionado a alguma atividade comercial (como alguma venda de produtos ou serviços).
Ou então quando a transferência é realizada via telefone ou presencialmente, dependendo do sistema ou instituição que for utilizado, por exemplo.
Já para as pessoas jurídicas, como MEI ou empresas, o Pix possui taxas de acordo com as instituições de pagamentos ou bancos que forem utilizados.
No entanto, as taxas costumam ser menores do que as trabalhadas até então. Como emissão de boletos, taxas de transferências bancárias. Inclusive, algumas instituições até isentam esta cobrança do Pix.
PRATICIDADE
Como resultado, os processos ficam mais práticos. Você e seus clientes poderão realizar pagamentos de um modo muito fácil.
Ao mesmo tempo, sua empresa receberá seus pagamentos de maneira mais ágil e instantânea.
SEGURANÇA
Além disso, ele é seguro. Todo o seu ambiente é protegido, como informações dos usuários, transações, entre outros. E até existem maneiras de combater fraudes e corrupções. Tudo pelo Banco Central e as instituições financeiras.
AGILIDADE
Desse modo, o procedimento do dia-a-dia da empresa fica muito mais ágil. Já que a disponibilidade do dinheiro é bem mais rápida.
Por exemplo: alguns fornecedores costumam liberar os produtos/serviços que sua empresa solicitou mediante o pagamento. Com o pix, o dinheiro será transferido na mesma hora. Assim, os fornecedores liberam seus produtos/serviços de um modo muito mais rápido.
E com o dinheiro em conta de uma maneira mais rápida, sua empresa conseguirá ter mais agilidade para realizar suas tarefas e obrigações.
MAIS UMA FORMA DE PAGAMENTO
Um outro ponto importante é que o Pix representa mais uma alternativa de pagamento. Isso representa uma ótima opção para os seus clientes realizarem suas compras.
E também para sua empresa oferecer mais uma forma de pagamento. O processo fica ainda mais democrático para o mercado no geral.
ECONOMIA
Ainda, as empresas conseguirão gerar uma economia maior. Já que os custos do Pix são menores quando comparados com as tarifas cobradas para outros serviços. Como transferências do tipo DOC ou TED, boletos, pagamentos em cartões de débito ou crédito, enfim.
Além disso, o fluxo de caixa da sua empresa será melhor controlado e gerenciado.
Se quiser entender mais sobre Fluxo de Caixa, assista nosso vídeo bem prático sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
3. COMO FAZER TRANSAÇÕES COM O PIX
Para utilizar o pix, é possível fazer dessas diferentes e principais formas:
CHAVE PIX
Que basicamente, é um tipo de apelido cadastrado para identificar uma conta nas transações instantâneas.
Ela deve ser cadastrada no banco ou instituição da sua escolha e que já trabalhem com Pix (que hoje em dia, quase todas elas já adotaram o sistema). Essa chave fica vinculada ao banco ou instituição no qual fez o cadastro. E é por ela que se recebe o dinheiro.
E a chave pix pode ser o seu número de celular, email, cpf ou cnpj e até uma combinação numérica aleatória. Inclusive, é possível cadastrar mais de um pix seu ou da sua empresa. Basta ser em diferentes instituições ou bancos com chaves diferentes também.
QR CODE
Basicamente, QR Code é um tipo de código de barras que pode ser lido pela maioria das câmeras de celular.
E ao ser lido, ele direciona o usuário para algum local digital definido pelo criador desse QR Code. Como sites, email, número de telefone, contato, entre outros. E até para o pagamento ou transferência do PIX em questão.
Neste caso, existem dois tipos de QR Code que podem ser usados no Pix:
– dinâmicos: que mudam a cada transação;
– e estáticos: que permitem usar em múltiplas transações e podem ter ou não um valor já definido no código (neste caso, é ideal para estabelecimentos, por exemplo).
Em ambos os casos,
NFC:
NFC é uma tecnologia de aproximação, que possibilita a troca de informações sem fio entre os dispositivos compatíveis.
E para o pix, funcionará da mesma forma. Basta aproximar o celular com NFC em uma maquininha de pagamento que tenha essa tecnologia e pronto. Seu pix será feito.
NA PRÁTICA
Desse modo, para realizar um pix, de forma bem resumida e prática, basta seguir os seguintes passos:
1- Abra o aplicativo ou site do seu banco ou instituição financeira em que você cadastrou seu Pix.
2- Escolha a opção “Transferir ou Pagar com Pix”.
3- Digite a chave Pix da pessoa ou empresa que receberá a sua transferência ou pagamento. Ao digitar a chave Pix, o próprio sistema mostrará as informações dessa pessoa ou empresa para você poder confirmar e conferir tudo certinho.
4- Informe o valor e a data de transferência
5- Cheque tudo novamente se todas as informações estão corretas
6- Coloque sua senha ou digital e confirme a operação.
E para receber um pix, basta informar sua chave cadastrada para a pessoa ou empresa realizar a transferência para você.
PARA AS EMPRESAS E NEGÓCIOS
E para as empresas ou negócios que queiram disponibilizar pagamentos para os seus clientes, basta cadastrar o seu respectivo Pix nos seus sistemas de pagamentos.
Como as próprias maquininhas de cartões. Hoje em dia, a maioria delas já aceitam o pagamento por Pix através de QR Code ou NFC. Basta configurar as informações da sua empresa e pronto!
Ou então, você pode informar seus clientes a sua chave Pix (ou o QR Code também) e eles realizam a transferência para você. Simples assim.
E PRA FECHAR ESTE POST…
Viu como o Pix é uma ótima alternativa? Não só para o seu negócio, mas também para as nossas vidas?
Com certeza, ele veio para revolucionar e facilitar os meios de pagamentos. E ter ele por perto será cada vez mais importante e vantajoso daqui pra frente, pode acreditar!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- PIX O QUE É
- 08 BENEFÍCIOS DEFINITIVOS PARA O SEU NEGÓCIO
- COMO FAZER TRANSAÇÕES COM O PIX
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa