Blog Abri Minha Empresa

ORÇAMENTO BASE ZERO (OBZ) | O Que É e Como Aplicá-lo

Orçamento Base Zero ou OBZ. Com toda a certeza, essa técnica vai fazer com que o seu negócio foque seus esforços financeiros onde realmente importa.

E, principalmente, otimizar todos os investimentos da sua empresa, sem desperdício.

Por isso, entenda agora o que é Orçamento Base Zero, seus benefícios incríveis e os 06 passos práticos de como aplicar no seu negócio. E tudo de um jeito bem prático!

Se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre OBZ também, clicando aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro o que é Orçamento Base Zero para você, vamos explicar os seguintes pontos:

  1. O QUE É ORÇAMENTO BASE ZERO
  2. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS (que realmente são bem vantajosos)
  3. COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO EM 6 PASSOS PRÁTICOS

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É ORÇAMENTO BASE ZERO

Conhecido também pela abreviação OBZ, o Orçamento Base Zero é uma metodologia no qual o planejamento financeiro é desenvolvido do zero. Ou seja, sem considerar possíveis orçamentos ou planos anteriores.

Dessa maneira, as empresas conseguem ter uma noção mais precisa e clara sobre os investimentos que são essenciais para o funcionamento e crescimento do negócio.

Em outras palavras, cortar custos desnecessários e investir onde realmente interessa.

Porém, é muito importante pontuar que para o Orçamento Base Zero funcionar de verdade, é fundamental trabalhar um Planejamento Financeiro.

Porque será ele que apontará as diretrizes para que o objetivo da empresa se torne rentável, estabelecendo as ferramentas de controle para garantir a saúde do caixa e atingir as metas traçadas para o curto, médio e longo prazo.

E temos um vídeo bem prático sobre Planejamento Financeiro Empresarial. Recomendamos muito assisti-lo porque fará toda a diferença para o seu Orçamento Base Zero.

Para isso, é só clicar neste vídeo aqui embaixo 🙂

Você pode se interessar também por:

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
Como Vender Pela Internet | 10 Dicas Obrigatórias P/ Vender Online
O QUE É STORYTELLING (08 Dicas que Funcionam de Verdade)
OPORTUNIDADE EM CRISE ECONÔMICA (DICAS PRO SEU NEGÓCIO)

2. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

ENCONTRAR O CUSTO MÍNIMO

O Orçamento Base Zero encontrará o custo mínimo para a sua empresa poder funcionar. E com isso, trabalhará para cortar os gastos supérfluos e aumentar a eficiência do seu negócio.

IDENTIFICAÇÃO DE CUSTOS E DESPESAS NÃO ESSENCIAIS

Por ser trabalhado do zero, sem influências de históricos, o Orçamento Base Zero faz com que os custos e despesas sejam analisados cuidadosamente, literalmente um a um.

E com isso, os gestores saberão identificar quais investimentos realmente precisam ser feitos, cortando aqueles que não são fundamentais.

E caso queira entender melhor como identificar custos e despesas e conseguir diferenciá-los, temos um vídeo prático sobre isso.

Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

 

OTIMIZAÇÃO DE VERBA

Com os custos e despesas bem identificados e planejados, sua empresa conseguirá reduzir seus custos e despesas.

E isso fará com que orçamento seja mais enxuto, focando onde realmente precisa e eliminando aqueles gastos que não são essenciais, que não agregam tanto valor.

VISÃO ESTRATÉGICA

Outra grande vantagem do Orçamento Base Zero é que ele proporcionará uma visão estratégica bem mais clara para todos os gestores da empresa.

Porque dessa maneira, será possível enxergar os planos macros do negócio.

E com isso, fazer com que cada departamento trabalhe de modo assertivo e sinérgico para fazer as coisas acontecerem. Em outras palavras, fazer com que todos caminhem para a mesma direção.

MELHORES TOMADAS DE DECISÕES

E ainda, será possível construir uma base muito mais sólida para a empresa ter melhores tomadas de decisões.

Desse modo, o engajamento dos envolvidos será muito maior, pois com certeza ficarão mais motivados em agregar valor a todo o processo.

3. COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO EM 6 PASSOS PRÁTICOS

Basicamente, é preciso seguir 6 passos para trabalhar o Orçamento Base Zero, que são:

1. PREPARE A EQUIPE

Pra começar, é muito importante treinar todos os envolvidos no processo. Explique com detalhes o objetivo de trabalhar o orçamento base zero e mostrar onde a empresa precisa chegar.

Compartilhe a visão estratégica e faça todos entenderem o que se espera de cada um. Mas sempre pontuando as vantagens e benefícios que esse trabalho trará para a empresa.

2. SEGMENTE A EMPRESA

Organize as áreas da empresa em diferentes grupos de orçamentos ou por departamentos. Assim, será possível analisar detalhadamente quanto cada um está funcionando.

Feito isso, discuta as respectivas metas e necessidades orçamentárias para cada área. Literalmente, alinhe os resultados financeiros que precisam ser alcançados para atingir todas as metas e alcançar o objetivo principal.

3. DESDOBRE AS ESTRATÉGIAS

Reúna-se com os responsáveis por cada área ou departamento e defina as estratégias adequadas para conseguir atingir os resultados esperados.

Em outras palavras, será aqui que a definição de como conseguir cumprir o planejamento de forma adequada e viável.

O resultado desse passo servirá como um guia para cada área da empresa saber como trabalhar de forma organizada e assertiva.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - ORÇAMENTO BASE ZERO (OBZ) | O Que É e Como Aplicá-lo

4. DEFINA AS MÉTRICAS

Agora, entenda quais serão as métricas que servirão como base para avaliar os resultados de cada área. Isso servirá como um termômetro pra saber se todos estão caminhando conforme o planejado.

Às vezes, alguns departamentos acabam trabalhando ou desempenhando metas bem semelhantes, mesmo que sem querer.

Por isso, caso isso aconteça, junte ou remaneje as equipes para que o trabalho seja otimizado e mais eficiente.

5. DEFINA O LIMIAR

Agora, organize com os gestores de cada departamento a estabelecer o limiar, ou seja, o valor mínimo necessário para que cada área consiga funcionar ou operar suas atividades.

Porém, entenda aqui que isso não significa que a empresa precisa trabalhar no limiar.

O objetivo aqui é entender que tudo que for além do limiar será considerado um incremento do orçamento, algo a mais que será destinado para uma determinada atividade.

Logo, a partir dessa noção de limiar, é possível identificar os incrementos que são mais importantes do que outros.

E aqui, é essencial ser coerente. Quebre paradigmas e seja realmente sincero(a) para analisar o que realmente é necessário para operar no limiar.

Isso fará com que você tenha uma visão muito mais clara e assertiva para entender bem as prioridades.

6. JUNTE AS EQUIPES E ALINHE AS INFORMAÇÕES FINAIS

Por fim, reúna os responsáveis e divida todas as informações que foram trabalhadas por cada área.

Assim, defina quais serão os investimentos prioritários e quais incrementos podem ser feitos para que os resultados e objetivos principais da empresa sejam alcançados de forma coerente e planejada.

E faça com que todos entendam os direcionamentos que o negócio tomará e os caminhos a serem trabalhados no dia-a-dia.

Deixar todo mundo na mesma página e convencer todos os envolvidos fará com que a empresa trabalhe de forma sinérgica, eficiente e assertiva.

Isso também fará com que todos os envolvidos entendam onde a empresa precisa chegar e farão com que eles fiquem mais motivados e engajados porque estão participando de um processo que busca algo maior para a empresa.

E PRA FECHAR ESSE POST…

Viu como o Orçamento Base Zero (ou OBZ) pode ser muito benéfico para qualquer tipo de negócio?

Isso evitará com que os gestores caiam na zona de conforto e fará com que eles analisem de forma criteriosa as reais necessidades de cada área ou departamento.

E no geral, trará um orçamento real, coerente e planejado para a empresa como um todo, priorizando onde realmente precisa focar, combinado?

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É ORÇAMENTO BASE ZERO
  2. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS (que realmente são bem vantajosos)
  3. COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO EM 6 PASSOS PRÁTICOS

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal aqui no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui 🙂

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile