Blog Abri Minha Empresa

O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS | 08 Principais Tipos Para Vender Mais

O que são Gatilhos Mentais? Como isso pode ajudar muito a aumentar suas vendas de uma maneira bem prática?

Então, se quiser entender como os gatilhos mentais podem ajudar MUITO o seu negócio aumentar suas vendas, entenda agora o que são e como aplica-los na sua empresa de um jeito bem prático!

Ou se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre Gatilhos Mentais clicando aqui embaixo 🙂

Gatilhos mentais é um assunto que vem sendo cada vez mais utilizados pelas empresas, principalmente com o objetivo de conseguir realizar mais vendas.

E quando bem trabalho, isso realmente fará toda a diferença na hora de efetuar qualquer tipo de venda.

E é por isso que vamos abordar os seguintes pontos para deixar bem claro:

  1. O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS
  2. COMO UTIIZÁ-LOS NO MARKETING E VENDAS
  3. 08 EXEMPLOS DE TIPOS DE GATILHOS MENTAIS

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

São aquelas decisões que a gente toma e nem percebe.

É praticamente uma reação automática que temos ao receber tais estímulos.

Eles podem produzir sintomas emocionais tanto favoráveis (como alegria, motivação, calma, pensamentos positivos, entre outros) ou desfavoráveis (pensamentos negativos, pânico, desânimo, ansiedade, entre outros).

E reagir aos gatilhos mentais é algo natural do ser humano diante de estímulos externos. E isso pode ser trabalhado de maneira estratégica para proporcionar sentimentos desejados.

E saber estimular esses gatilhos é uma ferramenta de persuasão muito poderosa e poderá gerar ótimos resultados de marketing e vendas.

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM POR:

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
PLANO DE NEGÓCIOS: 07 PRINCIPAIS ERROS COMUNS
Como Vender Pela Internet | 10 Dicas Obrigatórias P/ Vender Online
WHATSAPP BUSINESS Como Funciona e Como Usar?

2. COMO UTIIZÁ-LOS NO MARKETING E VENDAS

CONQUISTAR CLIENTES

Para ter uma boa campanha de marketing e de vendas, os gatilhos mentais são obrigatórios. Através deles, será possível conquistar cada vez mais seus consumidores.

TRABALHAR A JORNADA DE COMPRA

Podemos partir do princípio que o marketing e vendas estudam o comportamento do consumidor.

E é preciso entender o comportamento de compra dos clientes para conseguir identificar oportunidades para apresentar seu produto ou serviço como a solução para as necessidades ou problemas deles.

Inclusive, se quiser entender bem o comportamento de compra do consumidor, recomendamos muito assistir nosso vídeo bem prático sobre este assunto.

Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

CONVENCER CLIENTES

E considerando isso que falamos agora, os gatilhos mentais são utilizados como técnica de persuasão. Ou seja, convencer os clientes de que o seu produto ou serviço ou até a empresa é a melhor opção de compra no mercado.

APLICADOS EM CAMPANHAS

E os gatilhos mentais podem ser trabalhados nas campanhas de marketing e vendas, podendo aparecer em diversas situações, como e-mail marketing, vídeos publicitários, sites, spots de rádio, enfim. Qualquer peça de uma campanha pode ter os gatilhos mentais.

COM ÉTICA E RESPONSABILIDADE

Mas tenha em mente sempre: os gatilhos mentais devem ser trabalhados de maneira ética e com muita responsabilidade. O objetivo não é enganar o cliente, nunca.

Mas sim, fazer com que eles considerem sua marca e entendam que o que sua empresa está oferecendo é realmente uma boa opção de compra, combinado?

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS | 08 Principais Tipos Para Vender Mais

3. EXEMPLOS DE TIPOS DE GATILHOS MENTAIS

Seguindo nosso raciocíno, agora, vamos citar alguns exemplos de Gatilhos Mentais. Eles não são os únicos, existem muitos outros também. Mas estes aqui são utilizados cada vez mais, tudo bem?

1. Reciprocidade

Como a própria palavra diz, o gatilho mental aqui pode ser sentido quando alguém nos dá sem pedir nada em troca. Mas automaticamente, nós nos sentimos felizes em retribuir o favor.

Como exemplo, podemos citar quando uma loja envia uma cortesia da casa para o cliente. Que este, por sua vez, fica tão feliz e agradecido que se sente na obrigação de voltar para retribuir a gentileza.

2. Autoridade

Neste caso, sua empresa precisa passar autoridade, ou seja, mostrar que sabe o que está fazendo e que tem a confiança das pessoas. É o caso de quando as pessoas falam que tal marca é autoridade em tal assunto.

Como exemplo, podemos citar algum médico muito famoso e bem conceituado falando sobre como cuidar bem da sua saúde. Com certeza, as pessoas vão escutá-lo por confiarem na sua autoridade sobre o assunto.

3. Novidade

Este gatilho mental é quando apresentamos algo bem novo. Ou seja, diante de novidades, as pessoas costumam ficar curiosas e vão atrás para entender mais.

Como exemplo, podemos citar as versões novas de smartphones. Quando lançados, os consumidores vão atrás para entender o que mudou para melhor e se vale a pena compra-los.

4. Prova social

As pessoas são bastante influenciáveis por outros. Muitas vezes, acabamos gostando de coisas porque os outros gostam também. Mesmo que sem querer.

Por isso, quando algo é popular, ele costumar ser ainda mais popular. A prova social é isso.

Como exemplo, podemos citar um restaurante que tem uma fila bem grande de espera. Provavelmente muitas pessoas olham para a fila e entendem que aquele restaurante deve ser muito bom.

5. Escassez e urgência

Talvez um dos mais utilizados, esse gatilho bate no ponto de que os consumidores não podem perder essa chance de comprar um determinado produto/serviço.

Caso contrário, ficarão sem por ser por tempo ou quantidade limitada.

Como exemplo, podemos citar uma marca que faz uma promoção com produtos exclusivos com quantidade limitadas. Ou algum preço especial por um determinado período apenas.

6. Antecipação

Esse gatilho trabalha a curiosidade das pessoas por algo que está por vir.

Dessa maneira, é possível despertar o interesse e expectativa dos consumidores em quererem comprar algo quando chegar.

Inclusive, entrando na fila de espera antes mesmo do produto/serviço chegar.

Um exemplo são os filmes que lançam seus trailers antes para provocar os consumidores a quererem assistir quando forem lançados.

7. Dor X Prazer

Esse gatilho é trabalhado em cima das dores ou problemas que os consumidores podem ter ou estarem enfrentando.

Desse modo, a marca entende pelo o que cada consumidor passa e oferece um produto ou serviço que pode mudar totalmente esse cenário, como a melhor solução para isso.

Ou seja, que irá resolver o que o cliente precisa.

Como exemplo, podemos citar as escolas de idiomas, que muitas vezes trabalham os pontos que não saber falar tal língua atrapalha na vida dos consumidores, como procura de empregos ou crescimento de carreira.

8. Exclusividade

É comum e natural do ser humano querer algo exclusivo, mesmo que sem querer.

Ter acesso a uma informação exclusiva faz com que as pessoas se sintam especiais, únicas.

Por isso, procuram algo que só eles ou poucas pessoas possam ter.

Como exemplo, podemos citar clubes de assinaturas, onde só os clientes mais especiais recebem acesso a conteúdos exclusivos que poucos podem ter.

Existem muitos outros Gatilhos Mentais…

Enfim, citamos aqui 8 exemplos de gatilhos mentais para mostrar como eles são importantes de serem identificados e trabalhados.

Com toda a certeza, eles farão com que suas campanhas de marketing sejam mais efetivas e suas vendas aumentem significativamente.

Mas existem diversos outros tipos de gatilhos mentais. Cabe agora a sua empresa entender qual tipo pode se encaixar bem de acordo com o perfil e objetivo do negócio, tudo bem?

E PRA FECHAR ESSE POST:

E para ajudar neste trabalho, estude bem seu público-alvo. E recomendamos muito você assistir 2 vídeos nossos sobre isso:

PÚBLICO-ALVO: onde mostra como identificar bem o público que deve ser trabalhado nas suas campanhas.

BUYER PERSONA: que personifica seus dados de público-alvo em um personagem, mostrando bem tanto seus dados demográficos quanto comportamentais.

Com certeza, assistindo esses dois vídeos, você terá uma base bem maior e sólida para conseguir trabalhar MUITO BEM os gatilhos mentais nas suas campanhas de marketing e vendas, combinado?

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS
  2. COMO UTIIZÁ-LOS NO MARKETING E VENDAS
  3. EXEMPLOS DE TIPOS DE GATILHOS MENTAIS

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal aqui no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile