O que precisa para abrir uma empresa?
Se você está pensando em montar um negócio próprio, você pode estar se perguntando:
- Por onde começar?
- Quais são os passos fundamentais para transformar uma ideia em uma empresa de verdade?
É por isso que vamos mostrar agora os 9 pilares obrigatórios de sucesso para abrir e gerenciar seu próprio negócio de forma profissional, lucrativa e estratégica.
E se ficar até o final, com certeza estará na frente de muitos profissionais no mercado que sofrem com suas empresas. Pode acreditar!
Você verá nesse Post
O QUE PRECISA PARA ABRIR UMA EMPRESA
Então, vamos lá!
1. FAÇA UMA AUTOANÁLISE
Primeiramente, para entender como abrir um negócio online, faça uma autoanálise. É preciso ter muita sinceridade e apontar não só seus pontos positivos, mas também os negativos.
Desse modo, conseguir se conhecer é extremamente importante para você não cometer erros por motivos emocionais. Tenha em mente que o principal pilar do empreendedorismo é o próprio(a) empreendedor(a).
Porque será você a principal pessoa para fazer com que o seu negócio dê certo e tenha muito sucesso. E para empreender, a razão precisa ser sempre, sempre muito clara.
Assim, nessa autocrítica, pontue quais são suas:
- habilidades
- talentos
- desejos
- e defeitos
De fato, esse é um momento ideal para você fazer uma análise SWOT da sua própria pessoa, listando suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Dessa maneira, você conseguirá enxergar o que pode te ajudar e, também, te atrapalhar durante todo o processo da construção e manutenção do seu próprio negócio.
Por isso, se quiser fazer uma boa autoanálise, recomendamos muito assistir nosso vídeo que mostra como fazer uma Análise SWOT Pessoal. Então, caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
2. DESENVOLVA UMA BOA IDEIA DE NEGÓCIO
Ter uma ideia de negócio não é simplesmente acreditar que a sua ideia é a melhor. Antes, é preciso avaliar se ela realmente é a melhor opção. E que ainda, esteja no momento ideal para ser trabalhada.
Será justamente esta ideia de negócio que vai direcionar todos os seus esforços para montar sua própria empresa.
E para te ajudar a encontrar ideia, pesquise muito e repare no que já está sendo feito atualmente. E procure maneiras de encontrar espaços que podem ser ocupados.
Ou então estudar o que já é feito e encontrar maneiras de aprimorar. Tudo para atender uma demanda de mercado que não está sendo atendida de maneira satisfatória.
Além disso, veja em que tipos de mercados você se encaixa.
Nesta hora, liste o maior número de ideias que tiver, sem ainda se aprofundar do assunto. Feito isso, comece a ligar suas habilidades, talentos, desejos e defeitos com cada ideia de mercado listado.
E então, elimine as ideias mais fracas até encontrar a sua opção favorita.
Um ponto importante aqui é escolher uma ideia em uma área ou assunto que você tenha paixão. Quanto mais você gostar e se interessar por este assunto, melhor será o seu envolvimento com ela.
3. PLANO DE NEGÓCIO
De nada adianta só gostar muito de um determinado mercado. É preciso estudá-lo de uma maneira bem profunda.
Desse modo, escolhido o mercado (ou nicho de mercado) em que irá atuar, desenvolva um Plano de Negócios.
Nele, você vai conseguir entender exatamente o que esperar para o seu negócio próprio, como por exemplo:
- Tamanho do Mercado
- Quem serão seus clientes
- Concorrentes
- Produtos/Serviços oferecidos atualmente
- Fornecedores
- Investimentos e estruturas necessárias
- Equipe
- Riscos
- Metas e Objetivos a serem alcançados
Afinal, é nele que você vai definir seu modelo de negócio e avaliar se é viável ou não. E assim, caminhar para a direção certa. Focar onde realmente importa.
E se quiser, temos uma playlist com tudo o que precisa saber sobre o que é e como desenvolver seu plano de negócio de diversas maneiras.
Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
4. PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA
Outra dica é saber de modo detalhado o quanto precisará investir para viabilizar e manter a sua ideia de negócio.
É preciso ter noção de quanto dinheiro vai precisar. Tanto para começar, quanto para fazer com que a empresa continue funcionando.
Então, trabalhar o Planejamento Financeiro do seu negócio é fundamental. E quando ele não é trabalhado do jeito certo, com certeza será um grande problema. E um dos principais vilões por muitas empresas fecharem as portas.
Com o planejamento financeiro, você terá bem claro os valores e investimentos que precisam ser feitos. Bem como analisar todo o dinheiro que entra e o que sai.
Juntamente com suas provisões no curto, médio e longo prazo. E é aqui que entra o Fluxo de Caixa, Capital de Giro, entre outros assuntos bem importantes nas finanças do seu negócio.
Por isso, deixamos na descrição os links dos nossos vídeos que mostram e explicam esses assuntos também para você entender tudo sobre eles.
5. CONSIDERE O MARKETING
O marketing é fundamental para divulgar seu negócio, atrair clientes e, consequentemente, gerar vendas.
E para começar, não precisa, necessariamente, realizar um alto investimento nessa divulgação. Existem muitas maneiras de trabalhar o marketing sem ter que investir muito.
Tenha sempre em mente que criar um plano de marketing para pequenos negócios com pouco investimento é totalmente viável.
O segredo está em conhecer bem o seu público, tentar utilizar ferramentas gratuitas ou de baixo custo e ter bastante coerência e criatividade.
Pequenos empresas podem alcançar ótimos resultados se seguirem esses passos simples e ajustarem suas estratégias conforme o andamento dos negócios.
Lembre-se sempre: marketing não é sobre gastar muito, mas sobre investir de forma inteligente, combinado?
6. DEFINA O NOME E IDENTIDADE VISUAL
Definir um bom nome é fundamental. Isso ajudará a sua empresa a ser encontrada pelo seu público-alvo.
Por isso, é preciso selecionar um nome que o seu público se identifique e se lembre facilmente. Se possível, algo original e simples de ser memorizado.
Ao mesmo tempo, defina bem a identidade visual da sua loja ou marca. Literalmente, isso fará com que seu público crie uma conexão ou identidade com o seu negócio.
Desse modo, a identidade visual trabalha pontos como logotipo, paleta de cores, fontes de texto, estilo de fotos e imagens a serem utilizadas, entre muitas outras coisas.
Trabalhar bem a sua identidade visual trará profissionalismo e confiança no seu trabalho. Principalmente por parte dos seus consumidores.
E só por curiosidade: quais nomes de marcas que já existem te inspiram? Escreva sua resposta aqui nos comentários.
7. FORMALIZE SEU NEGÓCIO
Formalizar seu negócio significa registrar sua empresa nos órgãos legais para ter todas as autorizações para poder operar seu negócio. Ou seja, abrir um CNPJ.
Basicamente, CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Todo tipo de negócio precisa ter um CNPJ para iniciar suas atividades de forma legalizada.
A função do CNPJ é garantir que todas as atividades da empresa sejam desempenhadas de acordo com as exigências das leis do Brasil.
Ao ter um CNPJ, as empresas podem emitir notas fiscais, recorrer às linhas de crédito para pessoas jurídicas, contratar funcionários, cumprir as obrigações jurídicas, solicitar o alvará de funcionamento, entre outros pontos.
Além disso, é preciso definir o tipo de empresa, porte e modelo tributário que a sua empresa terá. Ou seja, se será MEI, Simples Nacional, Empresa Individual, Sociedade Empresária Limitada, entre outras.
Isso é muito importante porque definirá as obrigações legais, tributos e taxas que sua empresa precisará pagar para funcionar de maneira formal. Tudo dentro da lei.
Então, se quiser entender os tipos de empresas que podem ser consideradas, assista nosso vídeo que explica isso de uma maneira prática mesmo.
8. PREPARA-SE PARA ADMINISTRAR SEU NEGÓCIO
E claro, para que seu negócio sobreviva seus primeiros momentos e cresça ao longo do tempo, será muito importante administrá-lo bem.
Administrar um pequeno negócio pode ser desafiador, mas com planejamento e boas práticas, é possível crescer de forma bem lucrativa e sustentável.
Dessa forma, é preciso se preparar bem para conseguir realizar uma boa administração da sua empresa. De forma profissional, estratégica e realista.
Por isso, se quiser conhecer os principais pilares que todos empreendedores precisam conhecer para ter sucesso com a administração de seus negócios, assista esse vídeo que mostra exatamente isso. Clicando aqui embaixo 🙂
9. IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO
Agora é hora de colocar tudo em ação. Mas lembre-se: a implementação é apenas o começo. Monitorar é fundamental em todo o processo.
Por isso, monitore constantemente suas campanhas para garantir que elas estejam no caminho certo.
Ao mesmo tempo, avalie tudo o que falamos aqui. E faça ajustes sempre quando for necessário.
CONSIDERAÇÃO FINAL SOBRE O QUE PRECISA PARA ABRIR UMA EMPRESA:
E com esses passos que mostramos agora, pode ter certeza que você tem uma base muito mais sólida para começar o seu negócio próprio e ter muito sucesso com ele.
- FAÇA UMA AUTOANÁLISE
- DESENVOLVA UMA BOA IDEIA DE NEGÓCIO
- PLANO DE NEGÓCIO
- PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA
- CONSIDERE O MARKETING
- DEFINA O NOME E IDENTIDADE VISUAL
- FORMALIZE SEU NEGÓCIO
- PREPARA-SE PARA ADMINISTRAR SEU NEGÓCIO
- IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO
No entanto, existem outros pontos muito importantes também que precisam ser trabalhados para que a sua jornada empreendedora se sustente por muito tempo.
E uma delas é encontrar e definir o seu propósito profissional.
Com ele, você conseguirá definir muito bem os seus valores e seguir para onde realmente acredita. E é justamente isso que separa os empreendedores que têm sucesso daqueles que fracassam.
Por isso, se quiser entender como definir o seu propósito do jeito prático e que funciona de verdade, assista esse vídeo que mostra exatamente isso. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa