O que é vantagem competitiva?
Para que um negócio consiga atingir suas metas e aumentar bastante suas vendas, é preciso se destacar no mercado. E é aí que uma vantagem competitiva pode fazer toda diferença!
Assim, será através dela que seu negócio conseguirá superar a concorrência e destacar cada vez mais.
Então, se quiser se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo, neste vídeo vamos mostrar exatamente isso: O que é vantagem competitiva e como desenvolver uma!
Tudo de um jeito simples e prático!
Mas se preferir assistir nosso vídeo sobre este assunto, é só clicar na imagem abaixo:
Então, vamos lá!
Aqui vamos mostrar estes 2 pontos para tentar deixar bem claro a vantagem competitiva.
- O QUE É VANTAGEM COMPETITIVA (com exemplos)
- E COMO CRIAR UMA?
E se assistir até o final, muito provavelmente você conseguirá uma vantagem competitiva bem forte para alavancar o seu negócio próprio.
Você pode se interessar também:
Como Calcular o Preço de Venda (simples e prático)
O Que É Planejamento Estratégico?
O Que É Segmentação de Mercado (Por que é essencial?)
Você verá nesse Post
1. O QUE É VANTAGEM COMPETITIVA?
Vantagem competitiva é o diferencial que a sua empresa oferece aos seus clientes. E com isso, conseguir se destacar da concorrência e alcançar grandes resultados.
Em outras palavras, é fazer com que seu negócio tenha algo de mais valor que seus concorrentes, fazendo com que os clientes escolham por você e não os outros.
Assim sendo, a vantagem competitiva permite ter um posicionamento muito forte no mercado e que é de difícil replicação, ou seja, que os concorrentes não consigam copiar.
Além disso, ela ajuda a gerar valor ao seu público-alvo, auxiliando a sua empresa a se conhecer melhor, mas também estudar ainda mais o mercado.
Por exemplo: imagina uma loja de roupa que conseguiu uma parceria exclusiva com um fornecedor que tem tecidos de ótima qualidade, mas com preços bem abaixo do mercado.
Com isso, esta loja conseguirá vender roupas de ótima qualidade, mas com um preço menor que os dos concorrentes. Isso é uma vantagem competitiva em cima de preços.
De fato, a vantagem competitiva pode ser trabalhada em qualquer área ou processo de uma empresa. Seja em cima de preços mais acessíveis, conveniência, diferenciação de mercado, fretes, qualidade, design, localização, equipe, marca ou status, enfim.
O mais importante é que a vantagem competitiva agregue um valor que os clientes enxerguem e acreditem nisso. Ou seja, realmente valorizam um benefício que os convençam a comprar da sua empresa.
Caso isso não aconteça, você não tem uma vantagem competitiva, combinado?
ALGUNS EXEMPLOS:
Harley Davidson
Só para exemplificar, essa marca é muito conhecida por fabricar motos de grande porte e cilindrada. Ela é uma marca tão forte no ramo que seus clientes são bastante fiéis a ela. Confiam tanto na marca que podem pagar até mais caro porque enxergam valor no que ela vende.
E é justamente isso a sua vantagem competitiva. É uma marca que virou autoridade na fabricação deste tipo de moto.
Netflix
A Netflix é uma empresa que foi pioneira na plataforma de streaming de filmes e séries. E hoje, se tornou uma empresa gigante neste ramo.
Ela trouxe um novo tipo de experiência para os consumidores, com preços mais acessíveis do que os canais de assinatura, e comodidade, fazendo com que os usuários não precisem sair de casa.
Neste caso da Netflix, a plataforma foi pioneira. Porém, sua tecnologia e modelo de negócio não eram difíceis de copiar e adaptar. E atualmente, existem diversos tipos de concorrentes fortes, como a Amazon Prime, por exemplo.
Por isso, a vantagem competitiva da Netflix de ser a pioneira, já não existe mais. Agora, a empresa precisa trabalhar em outras frentes para encontrar uma nova vantagem para voltar a se destacar no mercado.
E é exatamente isso que vamos falar agora.
2. COMO CRIAR UMA VANTAGEM COMPETITIVA?
Para ter uma boa vantagem competitiva, ela precisa:
Gerar valor ao cliente: ou seja, apresentar um benefício que realmente agregue valor na percepção do cliente em relação a sua empresa.
Ser insubstituível: a vantagem competitiva não deve ser replicada, adaptada ou substituída pelos concorrentes. Que foi o caso que citamos no exemplo do Netflix, onde outras empresas passaram a trabalhar o mesmo tipo de plataforma.
E ser sustentável: para ser vantagem de verdade, ela precisa durar bastante. Caso contrário, ela deixará de ser vantajosa e virará algo comum no mercado.
E para encontrar a vantagem competitiva ideal para o seu negócio, podemos citar esses 4 passos como ponto de partida para você:
1. Conheça muito bem seu público-alvo
Em primeiro lugar, entender seus clientes e potenciais clientes é uma parte fundamental para encontrar uma boa vantagem competitiva.
Em outras palavras, é preciso saber quais são suas necessidades, preferências, costumes e hábitos para conseguir desenvolver algo valioso para eles.
Só assim eles enxergarão algo que realmente os satisfaçam e acreditem que sua empresa realmente é a melhor solução para as necessidades ou problemas deles.
2. Analise sua concorrência
Estudar seus concorrentes é essencial para você conseguir entender como o mercado está trabalhando.
Dessa maneira, você será capaz de encontrar alguma oportunidade para agregar valor pros seus clientes, além de absorver as boas práticas também.
3. Estude bem sua empresa
Agora é hora de você se aprofundar bem sobre sua empresa também. Apesar de ser óbvia essa parte, muitas vezes os empreendedores podem ter uma falsa visão do seu próprio negócio.
Analise quais são seus recursos para poder criar uma vantagem competitiva. Seja a equipe, estrutura, equipamentos, sua saúde financeira, processos. Enfim, analise tudo o que sua empresa pode trabalhar para encontrar sua vantagem competitiva.
Esse é o momento em que muitas empresas falham por não enxergarem internamente suas próprias forças e fraquezas.
E uma ótima ferramenta para fazer esse passo é a Análise SWOT. Através dela, você conseguirá identificar as forças e fraquezas, além de possíveis ameaças e oportunidades também.
Se quiser se aprofundar sobre este assunto, temos um vídeo completo sobre isso. Para assistir, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.
4. Identifique o tipo de vantagem competitiva
Depois de analisar os 3 passos anteriores, veja qual o tipo de vantagem competitiva que você achou mais valiosa para ser trabalhada. Existem diversos tipos, mas como exemplos, podemos citar:
– preço competitivo:
que é conseguir chegar em um valor bem forte no mercado.
– segmentação:
focar em uma parte mais específica de clientes, que tem necessidades ou interesses comuns. Dessa maneira, é possível ser mais assertivo nas soluções, já que os clientes tem o mesmo tipo de problemas a serem resolvidos.
– Diferenciação:
oferecer algo que não é encontrado no mercado, que só sua empresa consegue fazer.
– aspiracional:
encontrar algo que a sua marca ofereça aos seus clientes e que outras marcas não conseguem. Trabalhar sua marca neste caso é fundamental para agregar valor.
Se quiser, temos um vídeo completo sobre como destacar sua marca no mercado através do branding. Para assisti-lo, é só clicar na imagem abaixo:
Esses foram apenas alguns exemplos de passos para conseguir trabalhar bem sua vantagem competitiva. Eles não são os únicos, mas são bem importantes para começar.
Inclusive, uma ótima ferramenta para usar neste trabalho são as Cinco Forças de Porter. Nela, é possível identificar as 5 frentes para analisar a concorrência entre as empresas.
Ela não só analisa a rivalidade entre os concorrentes atuais, como também aborda a ameaça de entrada de novos concorrentes e de produtos substitutos. Além disso, estuda o poder de negociação dos fornecedores e também dos clientes.
Se quiser se aprofundar sobre este assunto, recomendamos muito assistir o nosso vídeo completo sobre as 5 Forças de Porter. Para isso, é só clicar na imagem abaixo:
PRA FECHAR ESSE POST…
Esse foi o nosso post sobre Vantagem Competitiva. No entanto, vale lembrar que a busca por vantagem competitiva é uma atividade constante.
Principalmente porque os concorrentes trabalharão este ponto em todos os momentos. E é por isso que ela é tão importante.
Encontrar e manter uma vantagem competitiva não é algo fácil. Desse modo, é preciso muito esforço, dedicação e comprometimento. Tanto seu quanto de toda equipe, combinado?
Então, só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É VANTAGEM COMPETITIVA (com exemplos)
- E COMO CRIAR UMA?
Esperamos que tenha gostado!
E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal aqui no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, combinado? Para accessar, é só clicar aqui 🙂
E se gostou, compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa