O QUE É STORYTELLING (08 Dicas que Funcionam de Verdade)

O que é Storytelling? Por que isso é importante para qualquer tipo de negócio conseguir ter muito sucesso?

Por isso, neste vídeo vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre storytelling, como trabalhar do jeito certo e as 08 DICAS SIMPLES que funcionam de verdade!

Se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre esse assunto clicando aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro o storytelling, vamos explicar os seguintes pontos:

  1. O QUE É STORYTELLING
  2. POR QUE É IMPORTANTE PARA TODOS OS NEGÓCIOS
  3. 08 DICAS PARA TRABALHAR O STORYTELLING NA PRÁTICA

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É STORYTELLING

Storytelling é um termo em inglês que significa, em tradução literal, o ato de contar histórias. Ou seja, comunicar sua ideia, mensagem ou evento, através de palavras, imagens e sons criativos.

Em outras palavras, é a criação de narrativas com começo, meio e fim para comunicar algo sobre sua marca e se conectar emocionalmente com seus públicos.

O storytelling, quando trabalhado do jeito certo, é uma ferramenta poderosa para estabelecer um relacionamento duradouro com seus consumidores e potenciais clientes.

Quando você conta uma história verdadeira, sua mensagem é percebida como autêntica.

Você também pode se interessar pelos seguintes assuntos:
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
COMO SER MAIS CONFIANTE (10 Dicas Incríveis p/ sua Autoconfiança)
O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS | 08 Principais Tipos Para Vender Mais

como fazer um fluxo de caixa gerenciamento - O QUE É STORYTELLING (08 Dicas que Funcionam de Verdade)

2. POR QUE É IMPORTANTE PARA TODOS OS NEGÓCIOS

Aumenta a retenção do público

Com um bom storytelling, a retenção do seu público será bem maior. Além disso, você estará produzindo um material muito mais atraente, único e com mais chances de conquistar seus clientes e aumentar suas vendas.

Conecta sua marca com seus clientes

O storytelling permite cativar o público e criar uma conexão com seus clientes. Literalmente, desperta emoções e geram identificação.

Pode ter certeza que quando uma história é envolvente e emocionante, as chances do seu público se identificar com sua marca é muito maior.

Isso gera empatia e identificação com o produto ou serviço que está sendo oferecido, ajudando a conquistar e fidelizar clientes.

Menos invasivo

Outro ponto importante é que através do storytelling, a mensagem que sua empresa deseja passar é menos agressiva e invasiva. Porque como os clientes estarão envolvidos com a sua narrativa, a sua mensagem será melhor aceita por eles, de uma maneira mais natural, com menos barreiras.

Engajamento do público

E como falamos anteriormente, o storytelling gera uma empatia com o público. E isso faz com que ele se sinta mais disposto a engajar com seus conteúdos. Seja curtindo, comentando ou até compartilhando.

Ainda sim, isso faz com que sua marca se destaque cada vez mais no mercado, pode acreditar!

3. 08 DICAS PARA TRABALHAR O STORYTELLING NA PRÁTICA

1. Defina bem o que quer comunicar

Tenha muito claro o que deseja comunicar para o seu público. Esse é o passo inicial e fundamental para conseguir criar um bom storytelling.

Dessa maneira, sua narrativa terá um direcionamento claro para o que a sua empresa realmente precisa explorar e comunicar de maneira clara.

2. Conheça seu público

Estude bem a audiência do seu storytelling. Entenda seus problemas e necessidades, bem como suas crenças, costumes e preferências.

Desse modo, você conseguirá trabalhar bem os pontos-chaves para cativar e envolver bem seu público com o seu storytelling.

E um assunto que pode te ajudar muito nisso é definir sua Buyer Persona.

Que resumidamente, é a representação ideal do seu cliente. Trata-se de uma pessoa fictícia que, a partir do seu público-alvo, foi sendo desenhada de acordo com suas características mais pessoais e particulares.

Com certeza isso te ajudará muito nessa dica. Então, recomendamos assistir nosso vídeo sobre Buyer Persona e entender bem como isso funciona.

Para assisti-lo, é só clicar no botão aqui embaixo 🙂

3. Do ponto A ao ponto B

Leve sua audiência do ponto A até o ponto B. Ou seja, construa sua narrativa com começo, meio e fim.

Em outras palavras, trabalhe uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Leve sua audiência de maneira leve ao longo do seu storytelling. Deixe claro o caminho a ser seguido ao longo da narrativa.

4. Use a criatividade

Surpreender sua audiência é uma boa alternativa. Quebrar ou alterar as expectativas do seu público é um ótimo recurso para causar uma surpresa na narrativa e prender ainda mais a atenção.

Por isso, use a criatividade para atrair e envolver o seu público, mas tome cuidado para que a trama não fuja do objetivo principal.

5. Use a positividade

Histórias que estimulam emoções positivas costumam ser mais aceitas do que as negativas. E isso faz com que seu público seja estimulado a ficar na narrativa até o final.

No entanto, isso não significa que não pode ter problemas na narrativa, muito pelo contrário!

Porém, o objetivo principal é que seja apresentada uma solução no final. E de preferência, que ela seja um produto/serviço da sua empresa para resolver os problemas ou necessidades dos seus clientes.

6 Não seja tão direto(a)

Ir direto ao ponto funciona em muitas situações. Porém, no storytelling, nem tanto.

Por isso, antes de divulgar sua ideia, envolva o seu o público antes da forma que explicamos até aqui.

Mas cuidado para não demorar muito para mostrar o que você precisa.

Caso contrário, seu público pode ficar entediado e provavelmente não chegará até o fim da sua narrativa. E isso fará com que o seu storytelling seja falho, combinado?

7. Não romantize muito

Trabalhe as dores ou necessidades dos seus clientes durante o storytelling. Porém, não romantize muito. Ao romantizar sua narrativa, você acaba suavizando ou comprometendo o conflito.

Desse modo, isso acaba trazendo uma situação onde tudo acontece de forma muito fácil, o que dificulta a identificação da audiência por ser distante da realidade.

8. Utilize personagens bem trabalhados

Quando um personagem é muito simples ou genérico, é mais difícil criar uma empatia com ele. E com isso, seu público não irá criar uma identificação.

Desse modo, crie personagens bem trabalhados e profundos. Assim, eles enriquecerão sua narrativa, fazendo com que seu storytelling seja mais envolvente. E, consequentemente, seu público aceitará muito mais a sua mensagem no final, combinado?

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - O QUE É STORYTELLING (08 Dicas que Funcionam de Verdade)

E PRA FECHAR ESSE POST SOBRE STORYTELLING…

Esse é o storytelling. Viu como ele é muito importante para você conseguir transmitir uma mensagem para o seu público, mas ao mesmo tempo fazer com que ele aceite da melhor maneira possível o seu recado?

Além disso, com certeza, o storytelling renderá ótimos resultados para o seu negócio!

E só para recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É STORYTELLING
  2. POR QUE É IMPORTANTE PARA TODOS OS NEGÓCIOS
  3. 08 DICAS PARA TRABALHAR O STORYTELLING NA PRÁTICA

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)