Blog Abri Minha Empresa

O Que É Revenda Online (Como Revender Produtos na Internet)

Como revender produtos online ou pela internet? Esse é um dos assuntos que vem sendo cada vez mais procurado. Principalmente por apresentar vantagens bem interessantes e ainda ter muito espaço pra crescer e ter lucros de verdade.

Inclusive, muitas pessoas trabalham com a revenda na internet como forma de renda extra também. Sem ter que largar seu emprego ou trabalho atual.

E aqueles que conseguem trabalhar bem isso, está até tornando essa atividade como seu trabalho principal.

Por isso, entenda agora o que é revenda online, suas principais vantagens e desvantagens e 11 Passos Certeiros para revender produtos na internet do jeito certo e planejado.

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo prático. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Para trabalhar bem esse assunto, antes, é preciso entender muito bem:

  1. O QUE É REVENDA ONLINE?
  2. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
  3. 11 PASSOS CERTEIROS PRA REVENDER PRODUTOS ONLINE

Por isso, vamos explicar esses pontos agora de uma maneira bem prática e muito rápida. Dá só uma olhada.

Você verá nesse Post

1. O QUE É REVENDA ONLINE?

Revenda de produtos é quando uma empresa, profissional ou pessoa física compra um produto de um fornecedor ou marca por um preço. E revende esse produto para os seus clientes com um preço que inclui uma margem de lucro para ela.

Ou seja, o revendedor(a) não tem uma produção própria. Ele compra um produto pronto e revende pelo preço que possa te dar lucro.

Para tentar exemplificar, imagina uma papelaria. Na maioria dos casos, uma papelaria não fabrica os produtos que vende. Mas sim, compra dos fabricantes e fornecedores e realiza as vendas destes produtos na sua loja com um preço que lhe proporciona um lucro. Como cadernos, canetas, papel, grampeador, fichários, enfim.

Desse modo, ao levarmos esse conceito para internet, chegamos na revenda online. Ou seja, é revender produtos, sejam físicos ou digitais, na internet, no mundo digital.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - O Que É Revenda Online (Como Revender Produtos na Internet)

2. VANTAGENS DE REVENDER ONLINE

MENOR INVESTIMENTO INICIAL

Fabricar produtos próprios geralmente requer custos maiores. Principalmente em investimentos necessários em equipamentos, matéria-prima e mão de obra para produzir os produtos. Inclusive, o tempo necessário e dedicado para a produção.

Com a revenda, basta comprar o produto e já partir para o processo de venda.

POSSIBILIDADE DE CONSIGNAÇÃO

Além disso, existe a possibilidade da venda consignada.

Que basicamente, funciona como um contrato estimatório, no qual fabricante faz um contrato com o vendedor. Nele, firma-se que o fabricante se compromete a deixar seus produtos com o vendedor para que fiquem acessíveis ao consumidor final. Caso não sejam vendidos, poderá ser feita a devolução deles.

Dessa forma, ambas as partes definem um valor para estes produtos. De modo que todos os custos sejam cobertos. E caso aconteça a venda do produto, o revendedor(a) recebe uma comissão previamente combinada com o fabricante.

Ou seja, a venda consignada proporciona para os revendedores a possibilidade de custos menores com compras de produtos para realizar a revenda. Hoje em dia, muitos fabricantes aceitam trabalhar nesse modelo.

VENDER PRODUTOS DE MARCAS CONSOLIDADAS

Ainda, é possível trabalhar com produtos de marcas consolidadas no mercado. Dessa forma, os clientes já as conhecem e confiam na sua qualidade.

Por exemplo: caso opte por revender tênis, é possível trabalhar com grandes marcas. Como Nike, Adidas, Puma, Vans, Reebok, Asics, enfim.

AUTONOMIA NO PROCESSO DE VENDAS

Além disso, os revendedores são responsáveis pelo processo de venda e marketing. Dessa forma, existe uma liberdade na criação do planejamento, estratégias e execução.

Claro, sempre tomando cuidado com as diretrizes ou restrições que alguns fabricantes possam colocar para não utilizar informações erradas ou apresentar os produtos de forma inadequada.

POSSIBILIDADE DE SER TRABALHO SECUNDÁRIO

E um outro ponto importante é que trabalhar com a revenda não precisa ser, obrigatoriamente, seu principal trabalho.

É possível explorar a revenda como forma de trabalho secundário. Ou até renda extra. Apesar que muitas pessoas e profissionais acabam tendo muito sucesso com a revenda. E a transforma como a principal fonte de renda.

DESVANTAGENS DA REVENDA ONLINE

E como desvantagens, é importante pontuarmos alguns assuntos, como:

COMPRA INICIAL DOS PRODUTOS

Em alguns casos, é preciso comprar um estoque inicial ou mínimo para realizar as revendas. Ou seja, é preciso comprar os produtos antes com fabricantes. Assim, seria necessário um investimento financeiro inicial. E até considerar um espaço físico para estocar essa compra.

Apesar que existem algumas alternativas que podem contornar essa situação. Como a venda consignada que falamos anteriormente. E outros modelos de negócios, que falaremos mais pra frente neste post.

DEPENDÊNCIA DOS FORNECEDORES E FABRICANTES

Ainda, existe a dependência dos fabricantes ou produtores. Caso eles não consigam disponibilizar os produtos, sua revenda será prejudicada porque não terá estoque para vender.

Do mesmo modo, a qualidade dos produtos estará na mão dos fabricantes também. Ou seja, o seu poder de barganha com os fornecedores é menor.

COMISSÃO DE VENDAS

Além disso, a decisão da comissão de venda dos produtos geralmente é dos fabricantes.

Apesar de ser possível negociar, normalmente só os revendedores muito grandes, renomados e com grande participação de mercado conseguem negociar comissões maiores.

Até porque com o alto volume de revenda, os fabricantes aceitam pagar comissões maiores porque acaba sendo lucrativo para eles também.

Geralmente, comissões de produtos digitais (ou infoprodutos) são maiores do que produtos físicos. Por isso, recomendamos conhecer bem como funcionam os infoprodutos para conseguir trabalhar melhor este tema.

Caso queira se aprofundar, assista nosso vídeo sobre isso. Clicando aqui embaixo 🙂

INVESTIMENTO EM MARKETING

Ainda, será preciso trabalhar o marketing para conseguir encontrar e atrair os clientes. Neste caso, os investimentos seriam por conta dos revendedores.

No entanto, existe a possibilidade de dividir os investimentos em marketing com os próprios fabricantes. E isso é muito normal de acontecer. Mas explicaremos como fazer isso mais pra frente neste post.

FALTA DE PROFISSIONALISMO

Além disso, não existe tanto profissionalismo na revenda. Salvo raras exceções. Ou seja, na maior parte dos casos, os fabricantes não oferecem treinamentos e cursos para ajudar os revendedores.

MARGEM DE LUCRO

E claro, uma das principais desvantagens é a margem de lucro. Principalmente pelo fato dos revendedores exercerem uma função terceirizada.

Desse modo, cada venda unitária por parte dos revendedores acaba gerando um lucro menor quando comparado com uma produção própria, por exemplo.

3. 11 PASSOS CERTEIROS PRA REVENDER PRODUTOS ONLINE

1. FOQUE NO CLIENTE

Entenda dores e necessidades do cliente e ofereça produtos que atendam e resolvem essas questões deles.

Ao mesmo tempo, entenda o tamanho do mercado para saber se existe uma real demanda que faça com que sua empresa tenha espaço para explorar e crescer.

Isso é fundamental. Tenha em mente que atender e solucionar um problema do cliente é muito mais poderoso e efetivo do que tentar empurrar um produto para ele.

Inclusive, se quiser se aprofundar em como definir seu público-alvo e clientes, assista nosso vídeo prático sobre este assunto aqui embaixo 🙂

2. ESCOLHA O PRODUTO A SER REVENDIDO

Este passo é fundamental. Escolher o produto certo que atenda e resolva as necessidades do seu público é ponto-chave de sucesso.

Por isso, escolha com muito cuidado e carinho o produto a ser vendido. Pesquise bem e entenda se, de fato, este produto é a melhor opção para as dores e necessidades do seu público-alvo.

3. DEFINA O TIPO DE REVENDA

Basicamente, existem 6 tipos principais de revenda:

Aqui, refere-se a compra direta com o fabricante e revender para os seus consumidores. É o conhecido comprar pelo “preço de fábrica”.

Este é o modelo em que os revendedores compram produtos importados. Ou seja, de fabricantes de fora do país. Geralmente é possível encontrar produtos com preços bem menores. No entanto, é preciso tomar cuidado com o processo de importação e suas taxas.

Ainda, se quiser entender como importar produtos dos Estados Unidos, assista nosso vídeo com o passo-a-passo aqui embaixo 🙂

As vendas por atacado são em quantidades maiores (vários itens iguais) e destinadas a revendedores ou outras empresas. Dessa maneira, é possível ter custos mais atrativos. Mas o volume da compra é maior também.

Aqui é exatamente o que explicamos anteriormente sobre a venda consignada.

Trata-se da venda dos produtos que estão no catálogo das empresas fabricantes. É a famosa “venda direta” que se popularizou alguns anos atrás com venda de cosméticos (como Avon e Natura, por exemplo).

Refere-se ao modelo de negócio no qual o revendedor realiza suas vendas sem manter produtos em estoque.

Dessa maneira, comercializa produtos que ficam no estoque dos fornecedores, que também serão responsáveis pelo envio das mercadorias diretamente para os compradores ou clientes.

Quer aprender mais sobre Dropshipping? Assista nosso vídeo prático aqui embaixo 🙂

4. PLANO DE NEGÓCIOS

De não adianta só gostar muito de um determinado mercado. É preciso estudá-lo de uma maneira bem profunda.

Desse modo, escolhido o mercado (ou nicho de mercado) em que irá atuar, desenvolva um Plano de Negócios.

Nele, você vai conseguir entender exatamente o que esperar para o seu negócio próprio, como por exemplo:

Afinal, é nele que você vai definir seu modelo de negócio e avaliar se é viável ou não. E assim, caminhar para a direção certa. Focar onde realmente importa.

De fato, desenvolver um plano de negócio é um passo fundamental.

Com ele, as chances das suas revendas darem certo são muito maiores mesmo. E se quiser, temos uma playlist com tudo o que precisa saber sobre o que é e como desenvolver seu plano de negócio de diversas maneiras.

Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

5. PRODUZA CONTEÚDOS RELEVANTES

Trabalhe em conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo. Isso é bem poderoso porque você antecipa e mostra para os clientes os problemas ou necessidades que eles têm. E como sua empresa pode ajudar e apresentar a solução para eles. Assim, cria-se autoridade.

Logo, trabalhar o marketing de conteúdo é bastante relevante aqui. Ele trabalha exatamente isso. Então, se quiser saber bem como ele funciona, assista nosso vídeo que mostra tudo isso e um jeito bem prático.

Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

6. PARCERIA COM FABRICANTES

Trabalhe para realizar parcerias com os fabricantes e fornecedores para conseguir melhores preços.

E existem algumas maneiras praticadas, como comprar uma quantidade maior dos fornecedores. E em troca, eles podem ajudar com verba de marketing para conseguir vender mais.

Até porque quanto mais o revendedor(a) vender, melhor para os fabricantes e fornecedores porque eles também venderão mais produtos para o revendedor(a).

7. CRIAR MARCA PRÓPRIA

Essa pode ser uma alternativa para fortalecer sua marca ou negócio. Algumas empresas ou profissionais terceirizam a produção ou fabricação dos produtos.

Dessa maneira, eles aplicam as suas marcas próprias nos rótulos ou nos próprios produtos. Isso é conhecido também como “white label”.

Como por exemplo: produção de camisetas, onde o fornecedor produz as camisetas e borda ou imprime a marca do revendedor nelas.

8. MANTER E TRABALHAR A BASE DE CLIENTES

Ao conquistar clientes, trabalhe para criar e manter essa base de clientes. Manter clientes satisfeitos e felizes aumenta muito as chances deles quererem comprar novamente com a sua empresa ao invés de optar pela concorrência.

E isso é muito poderoso e uma grande vantagem competitiva.

E uma ferramenta que pode ajudar aqui é o CRM, que trabalha exatamente isso e é muito eficiente. Caso queira conhecer como funciona, assista nosso vídeo que mostra tudo de uma forma bem prática.

Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

9. DIVERSIFIQUE OS CANAIS DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES

Trabalhe com algumas maneiras para atrair e conquistar clientes. Seja via tráfego pago e orgânico, redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, redes de contato, enfim.

Defina quais frentes são possíveis de trabalhar e que sejam eficientes e até aceitas pelos seus consumidores.

Se possível, tente não depender apenas de um canal, combinado?

10. CRIE SUA LOJA VIRTUAL

Ter sua loja virtual é um ótimo espaço para apresentar seus produtos para os clientes e conseguir realizar uma revenda.

Com uma loja virtual, é possível criar um ambiente online que possa apresentar tudo de maneira organizada e vender para qualquer lugar do país (e até do mundo).

Então, se quiser saber como montar uma loja virtual do zero do jeito certo, não deixe de assistir nosso vídeo que mostra o passo-a-passo obrigatório. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

11. ESTEJA NOS MARKET PLACES

Basicamente, market place é como se fosse um shopping center online no qual os visitantes têm acesso a várias lojas. Inclusive, tendo acesso com facilidade ao mesmo produto com diferentes opções de preços e modelos.

Dessa maneira, estar nos market places aumentam as chances da sua marca ou negócio ser encontrado pelos consumidores.

Alguns exemplos de market places online são: Mercado Livre, Shopee, Amazon, Maganize Luiza, entre outros.

CONCLUSÃO

Viu como a revenda online é algo que é muito poderoso quando bem trabalhado? Com certeza, pode trazer grandes frutos para qualquer tipo de pessoa e negócio.

No entanto, as dicas que mostramos aqui não são as únicas. Mas são bem importantes e obrigatórias. Então, caso tenha alguma outra dica que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente.

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É REVENDA?
  2. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
  3. 11 PASSOS CERTEIROS PRA REVENDER PRODUTOS ONLINE

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile