Blog Abri Minha Empresa

O Que É Preciso Saber Para Montar Um Negócio (em 13 Pilares)

O que é preciso saber para montar um negócio?

Montar seu próprio negócio pode ser uma jornada emocionante e gratificante, mas também desafiadora e repleta de incertezas.

E para os empreendedores iniciantes, é fundamental entender os pontos obrigatórios que acompanham o processo de criação e gerenciamento de um negócio bem-sucedido.

Por isso, vamos mostrar aqui os 13 pilares que todos empreendedores iniciantes precisam saber antes de iniciar suas jornadas e alcançar o sucesso. Tudo direto ao ponto e sem segredo!

Você verá nesse Post

O QUE É PRECISO SABER PARA MONTAR UM NEGÓCIO

Empreender é uma jornada gratificante e realizadora. Porém, para alcançar o sucesso, é preciso ter planejamento sólido, propósito claro, metas bem definidas, uma dose significativa de determinação e muito, mas muito trabalho mesmo.

Justamente por isso que vamos mostrar aqui os 13 pilares obrigatórios que todos os empreendedores iniciantes precisam saber antes de montar um negócio próprio.

E no final, deixamos uma dica poderosa que poucos profissionais conseguem trabalhar do jeito certo, combinado?

Então, vamos lá!

1. EMPREENDER NÃO É PARA QUALQUER PESSOA

Primeiramente, saiba que empreender não é algo para todo mundo. Antes de investir seu dinheiro para começar um negócio, é importante que pense sobre suas habilidades e personalidade.

É preciso ter muita consciência sobre a sua pessoa e entender profundamente se você teria sempre sinceridade e coerência durante a sua jornada empreendedora.

Tenha em mente que muitos empreendedores agem e tomam suas decisões com base, apenas na emoção e intuição. E isso é muito perigoso. Muito mesmo!

E se você for esse tipo de pessoa, tome muito cuidado.

Porque em todos os momentos, é preciso trabalhar pontos fundamentais para conseguir caminhar sempre para a direção certa. Que é o que vamos falar aqui, combinado?

2. FAÇA UMA AUTOANÁLISE

Primeiramente, para entender como começar a empreender do zero, faça uma autoanálise. É preciso ter muita sinceridade e apontar não só seus pontos positivos, mas também os negativos.

Desse modo, conseguir se conhecer é extremamente importante para você não cometer erros por motivos emocionais. Tenha em mente que o principal pilar do empreendedorismo é o próprio(a) empreendedor(a).

Porque será você a principal pessoa para fazer com que o seu negócio dê certo e tenha muito sucesso. E para empreender, a razão precisa ser sempre, sempre muito clara.

Assim, nessa autocrítica, pontue quais são suas:

De fato, esse é um momento ideal para você fazer uma análise SWOT da sua própria pessoa, listando suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Dessa maneira, você conseguirá enxergar o que pode te ajudar e, também, te atrapalhar durante todo o processo da construção e manutenção do seu próprio negócio.

Por isso, se quiser fazer uma boa autoanálise, recomendamos muito assistir nosso vídeo que mostra como fazer uma Análise SWOT Pessoal. Então, caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

3. ENCONTRE SEU PROPÓSITO

Procure definir, entender e enxergar bem o seu propósito. Tanto da sua vida quanto do seu negócio.

O propósito faz com que a gente acredite no caminho a ser seguido. Isso nos dá motivação e inspiração verdadeira todos os dias. Aumentando sempre as nossas energias para conquistar nossas metas e objetivos.

Muitos profissionais trabalham apenas para ganhar dinheiro. Este pode até ser um propósito, mas se trabalhar com algo que não acredita ou não tem paixão, pode ter certeza que ganhar dinheiro vai durar bem pouco (ou até nem acontecer).

Tenha em mente que se o seu propósito é só ganhar dinheiro, esse tipo de mentalidade não consegue sustentar seu plano de carreira pessoal por muito tempo.

Dinheiro é consequência e resultado do seu trabalho bem-feito e sólido de todos os dias. E fazer algo bem-feito por muito tempo funciona muito melhor quando você tem um propósito bem definido.

Algo que realmente você acredita e tenha muito valor para você. Trabalhe com algo que tenha paixão, combinado?

E uma maneira que pode te ajudar a encontrar e definir o seu propósito é o Ikigai. Ele é bem prático e muito profundo. Caso queira conhecer esse método, assista nosso vídeo sobre ele, clicando aqui embaixo 🙂

4. TRABALHE COM ALGO QUE TENHA PAIXÃO

Faça uma lista com todos os tipos de interesses ou assuntos que você tenha afinidade e que goste. Se possível, aquilo que você tenha paixão.

Tenha em mente que trabalhar com o que gosta e conhece é muito, mas muito mais vantajoso do que trabalhar com algo que não conheça ou não goste.

Empreender é algo que funciona muito melhor quando nós temos conhecimento sobre o assunto e sua área.

Desse modo, teremos uma base muito maior para conseguir ter informações relevantes e conseguir trabalhar bem isso no dia a dia.

Assim, para ter sucesso, trabalhar com algo que tenha paixão é fundamental. Por isso, fazer essa lista fará com que você tenha uma visão mais ampla das suas preferências e analisar aquilo que realmente gosta.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - O Que É Preciso Saber Para Montar Um Negócio (em 13 Pilares)

5. ENCONTRE UMA BOA IDEIA DE NEGÓCIO

Em seguida, antes de começar a empreender é preciso ter uma boa ideia de negócio. Esse passo parece básico, mas muitos empreendedores erram aqui.

Porque ter uma ideia de negócio não é simplesmente acreditar que a sua ideia é a melhor. Antes, é preciso avaliar se ela realmente é a melhor opção. E que ainda, esteja no momento ideal para ser trabalhada.

Será justamente esta ideia de negócio que vai direcionar todos os seus esforços para montar sua própria empresa.

E para te ajudar a encontrar ideia, pesquise muito e repare no que já está sendo feito atualmente. E procure maneiras de encontrar espaços que podem ser ocupados.

Ou então estudar o que já é feito e encontrar maneiras de aprimorar. Tudo para atender uma demanda de mercado que não está sendo atendida de maneira satisfatória.

Além disso, baseado na sua autocrítica feita no passo anterior, veja em que tipos de mercados você se encaixa.

Nesta hora, liste o maior número de ideias que tiver, sem ainda se aprofundar do assunto. Feito isso, comece a ligar suas habilidades, talentos, desejos e defeitos com cada ideia de mercado listado.

E então, elimine as ideias mais fracas até encontrar a sua opção favorita.

OS NICHOS DE MERCADO…

Desde já, nossa sugestão para quem está iniciando agora é que foque em nichos de mercado, que é uma segmentação ou recorte de um determinado mercado.

É a identificação de um grupo menor dentro de um setor, com interesses e necessidades específicas.

Geralmente, os interesses/necessidades deste nicho ainda não possuem soluções em grande escala no mercado.

Por isso, recomendamos os nichos de mercado. Pois normalmente a concorrência ainda é pequena e a demanda por parte do público não é atendida de forma satisfatória.

E temos um vídeo que pode te ajudar muito a entender bem este assunto. Muito mesmo! Então, se quiser assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

6. MONTE UM PLANO DE NEGÓCIO

De não adianta só gostar muito de um determinado mercado. É preciso estudá-lo de uma maneira bem profunda.

Desse modo, escolhido o mercado (ou nicho de mercado) em que irá atuar, desenvolva um Plano de Negócios.

Nele, você vai conseguir entender exatamente o que esperar para o seu negócio próprio, como por exemplo:

Afinal, é nele que você vai definir seu modelo de negócio e avaliar se é viável ou não. E assim, caminhar para a direção certa. Focar onde realmente importa.

De fato, desenvolver um plano de negócio é um passo fundamental e obrigatório para começar a empreender do zero.

Com ele, as chances do seu negócio dar certo são muito maiores mesmo. E se quiser, temos uma playlist com tudo o que precisa saber sobre o que é e como desenvolver seu plano de negócio de diversas maneiras.

Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

7. REALISTA

Empreendedores de sucesso também procuram sempre manter seus pés no chão. Eles não ficam apenas sonhando em ideias.

Eles, de fato, trabalham para concretizar seus negócios de maneira racional, planejada, organizada e funcional.

Em outras palavras, a mente empreendedora de sucesso sempre procura entender se os caminhos e cenários encontrados são realmente viáveis e realizáveis.

Nada é feito sem um estudo e uma preparação adequada.

8. OTIMISMO E CORAGEM

Ser otimista traz uma atitude positiva. Ou seja, quando acontecer algo não esperado, como um problema, o otimismo fará com que a gente encontre soluções de maneira racional e coerente. Sem ter desespero.

Enxergar o lado positivo em todas as situações nos trará mais clareza para encontrar melhorias.

Do mesmo modo, para empreender é preciso coragem. Dificilmente encontraremos o cenário perfeito para começar um negócio próprio. Por isso, ter coragem para começar é fundamental.

9. PROCURE AGREGAR VALOR

Se você está começando um negócio, você terá algumas questões financeiras.

Como se costuma dizer, é muito difícil você ganhar dinheiro sem gastar dinheiro. Por isso, os melhores empreendedores não pensam em quanto ganham, eles consideram quanto valor agregam.

Dessa maneira, para conseguir se destacar em um mercado competitivo, é muito importante considerar a necessidade de oferecer algo único e valioso para os clientes. Que os façam enxergar a sua empresa, produto ou serviço como solução para resolver seus problemas ou necessidades.

Por isso, tenha planejamento e responsabilidade financeira sempre. Procure não misturar o dinheiro da empresa com o seu dinheiro pessoal. É muito importante conseguir separar esses dois assuntos. Caso contrário, você poderá ter grandes problemas com a gestão de caixa do seu negócio.

10. CUIDADO AO ESCOLHER SÓCIOS OU INVESTIDORES

Caso precise de sócios ou investidores para montar seu negócio próprio, tome muito cuidado.

Muitas vezes, empreendedores buscam parcerias com amigos e familiares ao iniciar um negócio. Ou até algum outro profissional que não conhece muito bem.

No entanto, essa decisão precisa ser feita com muito cuidado ao escolher as pessoas que montarão esse negócio com você.

É fundamental considerar questões como as responsabilidades de cada um na sociedade, como distribuir a propriedade da empresa e se o sócio(a) possui habilidades que complementam as suas.

Ainda, é muito importante entender, de fato, se os investidores ou sócios possuem a mesma visão de negócio que a sua. Que seus valores, propósitos e estilo de trabalhar são condizentes com as suas.

Lembre-se que montar uma empresa com sócios é como um casamento. Ambos os lados precisam ter o mesmo objetivo para seguirem o caminho desejado de um jeito harmônico, complementar e sólido.

11. COMPROMETIMENTO, PERSISTÊNCIA E RESILIÊNCIA 

Será através do comprometimento diário que os resultados aparecerão. Trabalhar duro e fazer alguns sacrifícios são pontos que o empreendedorismo exige.

E muitas vezes, o cansaço e frustrações aparecerão durante a nossa jornada. No entanto, o comprometimento precisa persistir.

Em momentos negativos, tire lições e aprendizados disso. E trabalhe ainda mais para ajustar o que precisa e continuar o seu trabalho.

O comprometimento precisa estar sempre na mentalidade. É isso que diferencia os que tem sucesso.

E é aí que entram a persistência e resiliência. Que em poucas palavras, persistência é continuar tentando, mas de formas diferentes até encontrar a maneira correta para dar certo. E não se abalar com os resultados negativos, quando eles aparecerem.

E resiliência é uma característica que faz uma pessoa superar adversidades e obstáculos ou até lidar com mudanças inesperadas com certa facilidade.

Em outras palavras, uma pessoa resiliente é flexível a adversidades.

Portanto, ser persistente e resiliente são características muito presentes numa mente empreendedora de sucesso.

12. FLEXIBILIDADE

Ter uma mente flexível é muito importante também. Porque coisas inesperadas acontecerão nas nossas vidas. Inclusive, até de forma constante.

Por isso, a flexibilidade irá ajudar para conseguir se adaptar e se preparar para cada situação da melhor forma possível.

Dessa maneira, entenda tudo o que pode estar acontecendo de forma diferente do que foi planejado. Então, estude maneiras e formas para conseguir se adaptar para fazerem as coisas funcionarem de forma positiva.

A flexibilidade será bem importante para não nos abalarmos a qualquer tipo de imprevistos. Inclusive, ela pode ser bastante importante em diversos tipos de situações. Trazendo grandes benefícios e melhorias também.

Além disso, os mercados podem ser inconstantes e os consumidores mudarem de atitude de uma hora para outra. Se você não estiver atento(a) e não conseguir se adaptar às mudanças, com certeza você terá grandes problemas.

13. ESTUDE SEMPRE 

Seja sempre um bom aluno(a). Acima de tudo, estar disposto a aceitar conselhos, ouvir outras ideias e aprender com aqueles que já estiveram lá. Empreendedorismo é sobre como resolver problemas e aprender em movimento.

Sobretudo, você verá que é emocionante aprender coisas novas e, como empreendedores, devemos aprender algo novo todos os dias.

DICA EXTRA

E conforme prometido, se ficou até aqui, vamos deixar uma dica bem especial que complementa bem este assunto.

Que na jornada empreendedora, ter uma mentalidade muito bem trabalhada e sólida é um ponto-chave de sucesso.

Por isso, é muito importante entender os pilares para construir, manter e continuar evoluindo uma mentalidade empreendedora bem poderosa.

E para te ajudar nisso, recomendamos assistir um vídeo que mostra as principais frentes que precisam ser consideradas e trabalhadas sempre para ter uma mente empreendedora de sucesso.

Realmente, se assistir, você ficará muito mais preparado(a) para montar e gerenciar o seu negócio próprio do jeito certo e profissional.

Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO

Enfim, esses foram os pontos obrigatórios que todos os empreendedores precisam saber antes de começar seu negócio próprio.

No entanto, eles não são os únicos. Existem muitos outros que são bem importantes também. Por isso, se tiver alguma outra dica, comenta aqui com a gente!

Mas é muito importante pontuarmos que para empreender e conseguir ter sucesso, o maior pilar é o próprio(a) empreendedor(a).

Ou seja, você é a principal pessoa 100% responsável para fazer com que o seu negócio dê certo e tenha muito sucesso. 

Por isso, tenha em mente que para empreender, é preciso acreditar profundamente na sua ideia, muito trabalho, planejamento, sacrifício, resiliência, paciência e coragem. Lembre-se sempre disso!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. EMPREENDER NÃO É PARA QUALQUER PESSOA
  2. FAÇA UMA AUTOANÁLISE
  3. ENCONTRE SEU PROPÓSITO
  4. TRABALHE COM ALGO QUE TENHA PAIXÃO
  5. ENCONTRE UMA BOA IDEIA DE NEGÓCIO
  6. MONTE UM PLANO DE NEGÓCIO
  7. REALISTA
  8. OTIMISMO E CORAGEM
  9. PROCURE AGREGAR VALOR
  10. CUIDADO AO ESCOLHER SÓCIOS OU INVESTIDORES
  11. COMPROMETIMENTO, PERSISTÊNCIA E RESILIÊNCIA
  12. FLEXIBILIDADE
  13. ESTUDE SEMPRE

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
5 (1 vote)
Sair da versão mobile