Blog Abri Minha Empresa

O QUE É PALAVRA-CHAVE? (06 Dicas Práticas P/ Encontrar as Certas)

O que é palavra-chave? Entender esse assunto fará com que o seu negócio seja encontrado com mais facilidade pelos seus consumidores na internet. E assim, conseguir se destacar bastante no mercado online.

Por isso, se quiser fazer com que sua marca apareça com destaque frequentemente, entenda agora o que é palavra-chave, por que é tão importante hoje em dia e 06 DICAS bem práticas de como encontrar as palavras-chaves certas para o seu negócio.

Ou se preferir, pode assistir o nosso vídeo sobre esse assunto também, clicando na imagem aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É PALAVRA-CHAVE
  2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE HOJE EM DIA?
  3. 06 DICAS COMO ENCONTRAR AS PALAVRAS-CHAVE CERTAS

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É PALAVRA-CHAVE?

Palavras-chave são o principal instrumento de pesquisa na internet. Ou seja, é através dela que você consegue encontrar um texto nos sites de buscas, como Google e Youtube, por exemplo.

Basicamente, palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que são escritas pelas pessoas nos campos de buscas para conseguir encontrar respostas, soluções ou entretenimento na internet.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - O QUE É PALAVRA-CHAVE? (06 Dicas Práticas P/ Encontrar as Certas)

EXEMPLO

Por exemplo: quando você procura por algum assunto no Google ou até no Youtube, você usa algumas palavras que julga serem as principais, certo?

Mesmo que não monte uma frase completa com essas palavras, você sabe que é possível encontrar um texto somente com as poucas palavras que escreveu. Como:

– carro 4 portas

– apartamento para alugar

– ideias de presentes de aniversário

– ou até “o que são palavras-chave”

Tudo isso são as palavras-chave! São os termos que você utiliza para encontrar algo na internet ao utilizar sites de buscas.  

Dessa maneira, podemos dizer que é através das palavras-chave que é possível encontrar o que deseja na internet.

Mas tenha em mente que essas palavras-chave precisam aparecer dentro dos seus conteúdos, de forma coerente, organizada e planejada.

Elas são essenciais no marketing digital.

Por isso, para conseguir destacar seu negócio na internet, utilizar as palavras-chave certas é fundamental para conseguir direcionar e organizar seus canais online para serem encontrados mais facilmente pelos clientes e potenciais consumidores.

Então, para ter ainda mais chance de sucesso, recomendamos muito você se aprofundar em Marketing Digital.

Com certeza, suas palavras-chave serão ainda mais poderosas e você terá uma base ainda maior para conseguir trabalhar outros assuntos que trarão ótimos resultados para sua empresa.

E temos um vídeo com tudo o que precisa saber sobre Marketing Digital. Caso queira assistir, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

LEIA TAMBÉM:

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
INBOUND MARKETING O QUE É (4 Passos Práticos Para Aplicá-lo)
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso

2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE HOJE EM DIA?

CHAVES PARA SER ENCONTRADO(A)

São as palavras-chave que fazem com que sua empresa seja encontrada na internet através dos sites de buscas.

Se não utilizá-las, dificilmente os consumidores conseguirão encontrar sua empresa. E isso fará com que seu negócio fique escondido, difícil de ser encontrado.

INBOUND MARKETING

E no marketing digital, é fundamental trabalhar o Inbound Marketing ou Marketing de Atração. Que basicamente, é forma que sua empresa se promove na internet para trazer visitantes através de conteúdos relevantes em blogs, sites, redes sociais, e-commerce, entre outros.

E as palavras-chave exercem um papel essencial para os seus conteúdos serem encontrados pelo seu público-alvo.

Logo, se precisar entender mais como funciona o Inbound Marketing na prática, recomendamos muito você assistir nosso vídeo bem claro sobre esse assunto.

Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

METODOLOGIA DOS BUSCADORES

Além disso, os buscadores de pesquisa, como Google e Youtube, por exemplo, trabalham com relevância. Ou seja, se baseiam nas palavras-chave utilizadas pelos usuários para encontrar conteúdos relevantes para eles.

Então, se não usar as palavras-chave certas, pode ter certeza que dificilmente seu site, blog, e-commerce ou até redes sociais, por exemplo, não aparecerão como opção nos resultados de busca dos seus consumidores.

OTIMIZAÇÃO DE VERBA

E é justamente por isso que é possível otimizar muito seus investimentos. Na Internet, o seu conteúdo vai enfrentar uma competição muito maior, inclusive de empresas fora do seu segmento.

Até porque ela é um mundo gigantesco.

Então, escolhendo as palavras-chave certas, seus conteúdos terão chances bem maiores de aparecerem como resultados para o seu público-alvo.

CONTEÚDO CERTO PRO FUNIL DE VENDA

E desse modo, é possível trabalhar muito bem cada etapa do funil de venda (ou pipeline) dos seus consumidores.

Por exemplo:

– quem está no início da jornada de compra, está querendo saber mais sobre determinado assunto ou segmento que seu negócio está inserido.

– já quem está no meio do funil está em um momento mais avançado. Ou seja, está procurando opções de marcas como soluções para seu problema/necessidade.

– e quem está na etapa final do funil de venda já sabe de quem comprar. Está tomando a decisão final para realizar a compra.

Logo, considerando esse funil, sua empresa conseguirá ter conteúdos específicos para cada momento dessa jornada de compra para mostrar que seu produto/serviço é a melhor opção de compra para eles.

E será através das palavras-chave que sua marca será encontrada pelo seu público-alvo em cada momento do funil.

E é muito importante entender bem como funciona o funil de venda.

E se preferir, temos um vídeo bem prático sobre isso. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

3. 06 DICAS DE COMO ENCONTRAR AS PALAVRAS-CHAVE CERTAS

1.BUYER PERSONA

Conheça muito bem sua buyer persona, que basicamente, trata-se de um personagem fictício criado para representar o cliente ideal da sua empresa.

Eles são um pouco mais específicos que público-alvo já que além de dados demográficos, apresenta também dados comportamentais e de atitudes.

Desse modo, tendo bem claro a buyer persona do seu negócio, será possível entender como seu público se comporta para conseguir identificar quais conteúdos e palavras-chave são relevantes para eles.

Inclusive, coloque-se no lugar da sua buyer persona e entenda quais seriam as possíveis necessidades e reações dela. Assim, você enxergará com mais clareza os caminhos que podem ser trabalhados.

2. DEFINA SEU OBJETIVO

É muito importante definir antes qual será seu objetivo principal. Isso servirá como um guia para todas as ações a serem tomadas pela sua empresa.

E assim, quando for trabalhar seus conteúdos, seu negócio terá foco e direção certa. Com isso, conseguirá escolher as palavras-chave certas para criar algo bem relevante para o seu público.

3. PESQUISE SEUS CONCORRENTES

Como dissemos anteriormente, a concorrência na internet é muito alta. Por isso, analise seus concorrentes, tantos os diretos quanto os indiretos, e veja como eles trabalham seus conteúdos e palavras-chave.

Isso fará com que você tenha mais referência do que vem dando certo ou errado. Analise o tom da comunicação, termos utilizados, tipo de linguagem, enfim.

Estude como a abordagem deles é feita e identifique pontos que possam ser aproveitados pelo seu negócio.

E uma ferramenta que te ajuda muito nisso é o Benchmarking, que analisa exatamente as práticas utilizadas no mercado.

Por isso, se quiser se aprofundar sobre esse assunto, assista o nosso vídeo prático, clicando no botão aqui embaixo 🙂

4. VOLUME DE BUSCA

O volume de busca é a quantidade de vezes que cada palavra-chave é utilizada para pesquisar certo conteúdo.

Então, analise o volume de busca das palavras-chave que estão sendo bastante pesquisadas. E escolha aquelas que tenham um bom número de busca, já que isso representa que as pessoas estão pesquisando mais por elas.

E assim, sua empresa terá mais chance de aparecer nos resultados. E inclusive, seguir esse passo fará com que você encontre novas opções de palavras-chave que você não tinha pensado antes também.

E existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para isso, como o Google Keyword Planner, Sem Rush, Google Trends, Uber Suggest e Keywordtool. Vamos deixar o link deles aqui para facilitar, combinado?

Google Keyword: https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/

SemRush: https://pt.semrush.com/

Google Trends: https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR

Uber Suggest: https://neilpatel.com/br/ubersuggest/

Keywordtool: https://keywordtool.io/pt

5. HEAD TAIL E LONG TAIL

Basicamente, existem dois tipos principais de palavras-chave: Head Tail e Long Tail.

Head Tail

Pode ser traduzido como Cauda Curta. Ou seja, são as palavras-chave compostas por poucos termos, geralmente por 1 ou 2 palavras, que abrangem todo um assunto.

Por exemplo: se estiver procurando camisetas, uma palavra-chave head tail seria “Comprar camiseta”.

Porém, você deve ter em mente que essas palavras são aquelas que possuem um maior volume de busca, por serem mais simples.

E, consequentemente, são as mais concorridas e mais difíceis de serem ranqueadas. Até porque são mais genéricas, certo?

Long Tail

Já Long Tail pode ser traduzido como Cauda Longa. Ou seja, são as palavras-chave compostas por mais termos.

Seguindo o exemplo que falamos agora, ao invés de procurar apenas por “Comprar Camiseta”, um long tail seria algo como: “Comprar camiseta branca feminina gola em V”.

Viu como é mais específico? Neste caso, os resultados que aparecerão serão mais específicos também. Logo, o público que procura por isso também é mais específico.

Então, se optar por esse caminho, as chances da sua empresa aparecer podem ser maior também, mas o volume de buscas será menor se comparado com o head tail.

Só para ter uma ideia de comparação, nessa imagem mostramos a diferença entre esses dois tipos de palavras-chave.

Na parte verde, estão as palavras de cauda curta. Ou seja, abrange um público maior e tem um volume de busca mais alta. Ao mesmo tempo, é bastante concorrido.

E na parte vermelha, estão as palavras-chaves de cauda longa, onde o assunto é mais específico e abrange um público menor. Logo, o volume de busca é relativamente baixo, mas a concorrência é muito menor.

6. TRABALHE O FUNIL DE VENDA

Como falamos anteriormente, tenha em mente qual momento do funil de compra cada conteúdo será trabalhado.

Lembre-se que o seu leitor buscará de diferentes formas também, dependendo do estágio em que ele está no funil.

Por isso, conforme o nível do funil varia, o conhecimento do leitor sobre aquele determinado assunto também varia. E, consequentemente, a palavra-chave e conteúdo devem mudar também.

Isso significa que não basta eleger um punhado de palavras-chave e aplica-las no meio dos seus conteúdos. Muito pelo contrário.

É preciso estudar e planejar bem cada caso para poder ter uma base sólida pra encontrar e trabalhar suas palavras-chave, combinado?

E PRA FECHAR ESSE POST SOBRE O QUE É PALAVRA-CHAVE

Viu como as palavras-chave são essenciais e fatores críticos de sucesso para qualquer tipo de negócio?

E se você não está trabalhando ainda suas palavras-chave, recomendamos muito começar fazer isso já. Com certeza, ótimos resultados começarão a aparecer para a sua empresa.

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É PALAVRA-CHAVE
  2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE HOJE EM DIA?
  3. 06 DICAS COMO ENCONTRAR AS PALAVRAS-CHAVE CERTAS

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile