Saber o que é nicho de mercado é um conceito que parece simples, mas é fácil de confundir.
E para quem planeja montar um negócio próprio ou já tem uma empresa própria, isso fará toda a diferença.
Você verá nesse Post
AFINAL, O QUE É NICHO DE MERCADO?
Um nicho de mercado é uma pequena parte de um mercado maior, mas que possui suas próprias necessidades e interesses específicos (que, de alguma forma, são diferentes do mercado maior).
Em outras palavras, o nicho de mercado é uma segmentação ou recorte de um mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo menor dentro de um setor.
Geralmente, os problemas enfrentados por esse público ainda não possuem soluções viáveis no mercado. E é justamente isso que representa uma oportunidade para empreendedores.
Estabelecer um nicho de mercado oferece a oportunidade de fornecer produtos e serviços a um grupo de clientes que outras empresas ignoraram.
Você pode pensar em um nicho de mercado como um grupo estritamente definido de clientes em potencial que têm necessidades específicas. Ou seja, um subconjunto de um grupo maior.
POR QUE ESTABELECER UM NICHO DE MERCADO?
Há vários benefícios em segmentar um nicho de mercado, como por exemplo:
– Concorrência reduzida
Outras pequenas empresas podem não estar cientes de seu nicho de mercado específico. E as grandes empresas não vão querer se preocupar com isso.
Porém, esteja ciente de que isso geralmente não é uma condição de longo prazo. Uma vez que uma empresa estabeleceu um nicho lucrativo, outras são rápidas em se mudar/adaptar. E, se for rentável, empresas maiores o notarão e podem querer atacar essa fatia de mercado.
– Concentrando seus esforços
A segmentação de uma base de clientes mais restrita permite que você concentre seus esforços no ajuste fino de suas ofertas de produtos e serviços. Desse modo, conseguirá se preparar melhor para atender a necessidades mais específicas. Além disso, aprimorará o relacionamento com os clientes, que é uma tarefa primordial para qualquer empresa.
– Adquirir experiência
Tornar-se conhecido como especialista em um produto ou serviço específico aumenta a probabilidade de sua empresa ser recomendada a outras pessoas pelos clientes (e até mesmo por outras empresas).
Os clientes estão sempre procurando empresas que se destacam em sua área de necessidade. E isso pode se tornar uma vantagem competitiva.
– Redução de recursos
Tentar atrair um público mais amplo de clientes leva mais tempo e esforço no desenvolvimento de produtos/serviços, marketing e atendimento ao cliente.
Trabalhando nicho de mercado, o público é mais restrito, o que ajuda as empresas a focarem em determinados pontos mais direcionados.
– Estabelecendo um ponto de apoio
Solidificar posição em um mercado específico permitirá que uma empresa expanda seus produtos para um mercado maior, em menos tempo.
SAIBA MAIS SOBRE COMO MONTAR E GERENCIAR UM PRÓPRIO NEGÓCIO:
8 incríveis dicas de empreendedores de sucesso pro seu negócio
Análise SWOT: Exemplo e Dicas Incríveis de Como Fazer Sem Segredo
O que é Capital de Giro e Como Fazer De um Jeito Simples e Sem Segredos
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEGMENTO E NICHO DE MERCADO?
Resumidamente, enquanto um segmento é um grande grupo de consumidores com características semelhantes, um nicho é um recorte deste grupo.
Nicho é um mercado menor, cujas necessidades não são totalmente atendidas. Ou seja, seria uma parte dentro de um segmento de mercado.
Desse modo, nicho é um sub-mercado onde há demanda de uma pequena parcela de consumidores dentro de um mercado maior.
EXEMPLO DE NICHO DE MERCADO E SEGMENTO DE MERCADO
Quer ver alguns exemplos?
Um mercado que apresenta diversos nichos em expansão é a indústria de alimentos, sendo:
– A enorme demanda por alimentos artesanais está gerando muitas empresas para preencher nichos. Como por exemplo a de chocolates e queijos especiais, salsichas caseiras, geleias saudáveis e até mesmo a torrefação de café. Muitas empresas de alimentos artesanais de sucesso começaram como indústrias caseiras de uma pessoa só produzindo produtos à mão.
– As vendas de produtos sem glúten crescem exponencialmente. Cafés, mercados e padarias locais especializados em produtos sem glúten estão surgindo em todos os lugares.
– As vendas de produtos orgânicos continuam a crescer à medida que os consumidores ficam mais preocupados com os hormônios e pesticidas usados no cultivo de produtos alimentares convencionais. Além disso, serviços de entrega de alimentos orgânicos, permitem que os clientes comprem online produtos frescos (provenientes de fazendas locais). Entrega gratuita de porta em porta é possível de ser encontrada também.
– Comidas veganas estão se popularizando cada vez mais. E esse é um nicho de mercado que em um futuro próximo pode se tornar até mesmo um grande segmento de mercado.
Enfim, esses foram apenas alguns exemplos de nicho de mercado dentro do segmento de alimentação.
POR QUE OPTAR POR UM NICHO?
Encontrar um nicho de mercado pode envolver muita pesquisa, especialmente se ninguém entrou no mercado antes.
Mas, às vezes, pode ser fácil encontrar um nicho. Tome, por exemplo, um produto amplo, como jaquetas. O cliente-alvo das jaquetas é literalmente todo ser humano no mundo, mas quando você começa a nomear tipos de jaquetas, os nichos de mercado começam a aparecer. Por exemplo, os trench coats de mulheres vintage são um nicho de mercado, pois custaria mais que a média para algo vintage. O produto é limitado a mulheres, e os trench coats são um estilo de jaqueta que somente uma seleção de mulheres gostaria.
Portanto, o nicho de mercado para os trench coats de mulheres vintage são as mulheres que gostam de trench coats e estão dispostas a pagar mais por sua jaqueta. E esse nicho de mercado é muito menor que o mercado original de jaquetas.
Os nichos podem se tornar ainda menores. A Pixie Faire fornece designs e suporte para as pessoas criarem suas próprias roupas de bonecas, além de fornecer um mercado para vender essas coisas também.
Esse negócio é notavelmente um nicho, pois fala com pessoas que são colecionadoras de bonecas e com quem está interessado em fazer suas próprias roupas de boneca.
O que fica claro nesses dois exemplos é que um nicho é muito direto e pequeno, por isso pode ser difícil obter lucro de uma maneira mais rápida.
Porém, uma maneira de combater isso é investir tempo conhecendo seu público e e procurando formas criativas para alcançá-lo em todas as plataformas possíveis.
Vender para um nicho de mercado pode ser desafiador no começo, mas com toda certeza, ele pode se tornar um negócio bastante lucrativo em médio ou longo prazo.
E POR QUE O NICHO DE MERCADO PODE SER BASTANTE VANTAJOSO?
Agora que explicamos o que é nicho de mercado, vamos explicar a importância do nicho para o seu próprio negócio.
Nicho de mercado pode ser bastante interessante para trabalhar porque apresenta alguns pontos bem interessantes para quem está começando um próprio negócio.
– Menos concorrentes
Ao contrário do marketing generalizado, o marketing de nicho tem muito menos concorrência para os clientes viáveis que compram os produtos.
– Lealdade à marca
O marketing de nicho possibilita às empresas construir a lealdade à marca.
Essa abordagem de marketing permite fornecer aos clientes produtos e serviços que eles precisam e desejam, mas que não são atendidos no mercado.
Você acaba tendo uma vantagem sobre a concorrência porque itens em um nicho de mercado são difíceis de encontrar em produtos em geral.
– Comunicação e marketing mais assertivos
A comunicação e marketing de nicho ajuda na economia da sua verba, do seu budget. Diferentemente do marketing de um mercado geral, você será capaz de direcionar sua comunicação para um público-específico, o qual tem características semelhantes.
Com essa abordagem, você poderá atingir uma porcentagem maior de pessoas com maior probabilidade de usar seus serviços ou comprar seus produtos.
COMO IDENTIFICAR UM BOM NICHO?
Um nicho de mercado atraente tem as seguintes características:
– Os clientes tem um conjunto de necessidades distintas do mercado em geral, o que geralmente os deixam carentes;
– Os clientes concordam em pagar um preço mais alto às empresas que melhor atenderem estas necessidades;
– O nicho de mercado não costuma atrair muitos concorrentes se comparados aos segmentos de mercado;
– O nicho gera receitas por meio da especialização, seja de produto ou serviço;
– O nicho tem potencial para crescer e gerar lucros maiores, principalmente para negócios próprios que estão começando agora.
A estratégia de Marketing de Nichos pode ser utilizada por empresas de qualquer porte. Micro, pequenas, médias e grandes empresas podem identificar um determinado nicho de mercado dentro do segmento em que atuam. E assim, elaborar um Mix de Marketing específico para cada grupo identificado.
Por isso, nicho de mercado é uma ótima maneira de começar um negócio próprio.
– ESCOLHA UM NICHO QUE VOCÊ TENHA PAIXÃO
Se eu te falar um nicho que tem um potencial gigantesco e que ainda há muito a se explorar, você provavelmente se interessará.
Porém, se for algo que você não seja apaixonado(a), as chances do seu negócio próprio falhar é bem grande.
Você não se dará tão bem nesse nicho se comparar com algo que você realmente ama.
Se encontrar algo que você ame, você vai investir mais tempo, mais energia e fará o que for necessário para ter sucesso.
Então, não pense sobre um nicho ou um negócio como: “O que posso fazer para ganhar dinheiro?”.
A maioria das pessoas não ganham dinheiro porque elas querem ganhar dinheiro. A maioria das pessoas ganham dinheiro porque estão resolvendo um problema.
Dessa maneira, recomendo que você tente descobrir sua paixão. Levante quais problemas você e outras estão enfrentando no setor que é apaixonado(a) e os resolva.
Se você fizer isso, e fizer um negócio ao redor disso, eventualmente você vai se dar bem.
Porém, se não tiver certeza de qual é sua paixão, tenho uma recomendação. Experimente coisas únicas todos os dias que você acha que vai gostar. Eventualmente, você vai aprender do que gosta, o que não gosta, e no que você é bom ou boa.
Você vai descobrir que as coisas que gosta e as coisas que você é bom (ou boa) andam juntos. Porque quando gosta de algo, você provavelmente tem uma habilidade natural nisso. Dessa maneira, esse cenário já se torna uma vantagem competitiva bastante considerável.
– ESCOLHA UM NICHO QUE VOCÊ TENHA CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO TAMBÉM
Segmentar nicho é uma tarefa que exige também muito conhecimento sobre o tema.
Afinal, quando você tem interesse e paixão por um produto, fica muito mais fácil pesquisar sobre ele.
De toda forma, é importante que você tenha algo a acrescentar na vida do cliente. Você não conseguirá conquistar um nicho de mercado se trabalhar com informações gerais e inespecíficas. Pode ter certeza disso.
Além disso, a falta de conhecimento sobre o nicho pode causar danos irreparáveis à imagem da sua empresa própria.
Tenha sempre em mente que o público de um nicho de mercado é bastante criterioso e conhece bem o tema. E esse é um dos motivos de não ter suas necessidades atendidas até então.
Por isso, ter conhecimento no assunto é uma parte crucial para escolher um nicho.
Principalmente porque você e sua empresa própria precisam se tornar uma autoridade no assunto. De tal forma que os seus clientes e potenciais clientes te enxerguem como uma referência neste tema.
– E PARA FECHAR ESTE POST SOBRE O QUE É NICHO DE MERCADO…
Agora que você sabe o que é nicho de mercado, é preciso levantar mais um ponto.
Existem ainda, o que os profissionais de Marketing chamam de “micro-nichos”. Eles representam um grupo ainda mais reduzido, com interesses ainda mais específicos a serem atendidos.
Por isso, lembre-se que um nicho de mercado pode crescer tanto a ponto de se tornar um segmento de mercado.
Dessa maneira, será possível encontrar outros nichos dentro desse mercado. E isso poderá se tornar um ciclo a médio e longo prazo, combinado?
Espero que tenha gostado deste post e que ele tenha te ajudado a entender melhor o que é um nicho de mercado.
E se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários, tudo bem?
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa