Marketing Multinível ou Marketing de Rede. Este modelo de marketing vem sendo bastante procurado por muitos profissionais.
Alguns para ter renda extra. Outros, para trabalha-lo como o principal emprego ou trabalho próprio.
Porém, em alguns casos, o marketing multinível acaba gerando algumas polêmicas. Que vamos mostrar aqui.
Por isso, entenda agora o que é marketing multinível, como funciona e suas principais vantagens e desvantagens desse modelo de marketing. Tudo de um jeito bem prático!
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É MARKETING MULTINÍVEL
- COMO FUNCIONA
- SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É MARKETING MULTINÍVEL
Também conhecido como Marketing de Rede (ou MMN no modo abreviado). Trata-se de um modelo de vendas em que um revendedor(a) ganha uma participação nos lucros obtidos através das suas próprias vendas e também por sua rede de revendedores.
Assim, quando algum revendedor(a) da sua rede realizar uma venda, você passa a dividir os lucros de cada venda com este profissional.
Dessa forma, quanto maior e melhor for sua rede de revendedores, maiores as chances de obter lucro com a venda deles também.
Justamente por isso que muitas empresas utilizam esse modelo. Como Amway, Jequiti, Herbalife, entre muitas outras.
2. COMO FUNCIONA
Conforme falamos, a ideia principal do marketing multinível é atrair e estimular os revendedores a comercializarem seus produtos e serviços.
E assim, criar diversas estruturas ou níveis.
Os ganhos vêm, basicamente, de duas frentes:
- através das suas vendas diretas (que representa um lucro direto)
- ou então dos revendedores que fazem parte da sua rede de vendas (neste caso, representa um lucro indireto. Já que o lucro é dividido com os revendedores, nos quais vieram das vendas realizadas por eles)
Logo, quem participa do marketing multinível, procura não só realizar suas vendas, como também montar e ampliar sua equipe de revendedores para conseguir ampliar seus lucros.
Da mesma maneira, cada revendedor(a) pode também montar sua equipe de vendas para conseguir gerar mais vendas. E, consequentemente, lucros. Inclusive, você pode ser um revendedor(a) e participar da rede de uma outra pessoa.
Assim, quanto mais preparados e motivados estiverem os revendedores, maiores as chances de gerar mais vendas. E, consequentemente, ter mais lucros.
MAS POR QUE ESSE MODELO GERA POLÊMICA?
Em alguns casos, na ânsia e vontade de montar uma rede de revendedores, alguns profissionais acabam sendo muito insistentes. Tudo para convencer possíveis revendedores a fazerem parte da sua rede.
Ainda, alguns agem de má fé e prometem ajuda/suporte, benefícios ou até prêmios por vendas. Mas que no fim, não conseguem cumprir tal acordo ou promessa.
No entanto, existe muito preconceito com esse tipo de marketing. Principalmente por falta de informações claras e reais. Ou até, confundi-lo com o modelo de pirâmide.
ENTÃO, MARKETING MULTINÍVEL É A MESMA COISA QUE O MODELO DE PIRÂMIDE?
Na prática, não são as mesmas coisas. O modelo de pirâmide, inclusive, é até ilegal em diversos países. Enquanto o marketing multinível atua dentro da lei baseada na comercialização de venda de bens e serviços.
Além disso, o marketing multinível se baseia em princípios e fundamentos éticos e legais e que pode gerar bons rendimentos aos profissionais. Claro, tudo depende dos resultados e performance de cada profissional.
Além disso, o modelo de pirâmide promete ganhos pela ordem de chegada de cada profissional na rede. Independentemente dos resultados gerados pelas vendas de produtos e serviços (que em muitos casos, são obscuros ou bem suspeitos).
Ou seja, a receita vem principalmente do recrutamento de novos membros para a rede. E também pela venda de produtos dentro da própria rede.
Muitas vezes disfarçada de necessidade de compra ou estoque mínimo para o revendedor(a). Neste caso, cada revendedor precisa comprar uma quantidade mínima obrigatória de produtos para começar a participar da pirâmide.
Ao mesmo tempo, esse sistema piramidal tem prazo de validade. Ou seja, quando o número de pessoas entrando no esquema começa a diminuir, os ganhos também passam a cair.
Assim, chegará um momento que ninguém mais vai entrar no esquema. Como resultado, esse sistema irá parar de funcionar. E acabar ou ser finalizado mesmo.
Uma vez que aqueles que entram mais tarde na organização não conseguem mais replicar o modelo. Em outras palavras, encontrar novos revendedores e receber por isso. Ao invés de vender o produto para consumidores fora da rede.
Por isso, o marketing multinível não é pirâmide. São coisas bem diferentes.
Então, caso queira entender ainda mais sobre a diferença entre estes 2 modelos e como descobrir se um projeto é ou não sistema de pirâmide, escreva aqui nos comentários que desenvolveremos um vídeo específico pra isso, combinado?
3. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
VANTAGENS
AUTONOMIA
Quem trabalha com o marketing multinível consegue ter autonomia no trabalho. Ou seja, é possível definir sua própria carga de trabalho. Bem como decidir os horários e dias para trabalhar.
Isso porque neste modelo, o seu ganho é proporcional a sua produtividade.
PARTICIPAÇÃO DE GRANDES EMPRESAS
Conforme falamos antes, muitas empresas trabalham esse modelo em seus negócios. Dessa maneira, elas passam a prestar suporte para todos os revendedores da rede.
Bem como treinamento, benefícios, premiações ou bonificações, compromisso com o que foi acordado, enfim.
Inclusive, oferecendo produtos ou serviços de qualidade para serem vendidos. Isso é muito importante para o marketing multinível funcionar bem.
GANHOS ESCALONÁVEIS
Do mesmo modo, os ganhos podem ser escalonáveis. Ou seja, quanto mais conseguir vender, mais lucro terá. Ainda, quanto mais revendedores tiverem em sua rede, maiores as margens de ganho que você terá também.
É essa escalabilidade que caracteriza o marketing multinível. Ao mesmo tempo, amplia os ganhos dos líderes de venda.
RENDA EXTRA
Além disso, pode ser considerada uma renda extra também. Inclusive, muitos profissionais encaram esse tipo de modelo como uma forma de conseguir um dinheiro a mais no final do mês. Complementando o seu salário do emprego principal em questão.
DESVANTAGENS
INVESTIMENTO INICIAL
O investimento inicial depende de cada empresa ou rede do marketing multinível. Existem modelos que não é necessário investimento inicial. Ou seja, existem catálogos e assim que uma venda é gerada, basta realizar o pedido para empresa enviar os produtos que foram vendidos diretamente para os clientes.
No entanto, existem modelos que exigem que os revendedores façam um investimento inicial. Ou então comprem os produtos para revender com um preço já sugerido.
E dependendo do tamanho deste investimento inicial, isso pode representar um certo risco. Principalmente pelo fato de se tratarem de produtos que os profissionais podem ter dificuldades para vende-los.
DEMORA NA CRIAÇÃO DAS REDES
Ao mesmo tempo, a criação das redes para ter seus revendedores pode demorar no começo. Até porque conquistar novos revendedores requer tempo e experiência para conseguir convencê-los de participar da sua rede.
PRA FECHAR ESSE POST…
Enfim, esses foram só alguns exemplos das principais vantagens e desvantagens que é preciso entender bem no marketing multinível (ou de rede).
Ainda, conseguir se aprofundar sobre o seu funcionamento para saber quais são suas responsabilidades. Bem como enxergar o grande potencial que ele tem.
Pode ter certeza que quando bem trabalhado, o marketing multinível pode gerar grandes resultados. Tanto para você, sua empresa e todos os revendedores, pode acreditar!
E aí? Achou que o marketing multinível pode ser vantajoso pra você ou seu negócio? Escreva sua opinião aqui com a gente nos comentários!
SÓ PRA RECAPITULAR O QUE FALAMOS AQUI:
- O QUE É MARKETING MULTINÍVEL (REDE)?
- COMO FUNCIONA
- PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa