O que é um mapa mental?
Por que todos os negócios de sucesso utilizam essa ferramenta para organizar melhor seus processos e estratégias para atingir ótimos resultados?
Por isso, entenda agora tudo o que você precisa saber sobre mapa mental, sua importância e o passo-a-passo para desenvolver um de jeito bem prático e com muitos exemplos.
Se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este tema também clicando na imagem abaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes assuntos de uma maneira bem prática. E no final desse vídeo, vamos deixar uma dica bem legal que pode ser utilizada de graça!
- O QUE É MAPA MENTAL?
- POR QUE FAZER UM?
- PASSO-A-PASSO DE COMO FAZER UM DO JEITO CERTO
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É MAPA MENTAL?
Basicamente, é uma ferramenta para organizar e estruturar ideias de qualquer assunto ou tema. De modo que reúna informações importantes sobre este assunto com mais facilidade, clareza e compreensão.
Em outras palavras, serve para organizar, memorizar e analisar todas as informações de uma maneira clara.
Na prática, o mapa mental funciona como um organizador de ideias, planos e ações. E é justamente por isso que é muito utilizado em empresas, mas também para questões pessoais.
Principalmente por ser uma ótima ferramenta para conseguir ter boas tomadas de decisões e trabalhar ótimas estratégias.
Um mapa mental é uma representação gráfica e visual com o objetivo de formar um mapa de ideias organizadas. Como este exemplo que você está vendo agora.
Assim, seu pensamento consegue acompanhar o fluxo de informações de um jeito bem prático, organizado e com muita clareza.
Então, podemos dizer que o mapa mental servirá como um guia para você olhar regularmente, assimilar as informações, relembrar o contexto e fluxo geral e continuar evoluindo nas ideias ou questões a resolver.
Você pode se interessar também por:
O QUE É STORYTELLING (08 Dicas que Funcionam de Verdade)
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE É MINDSET? (07 Dicas Incríveis P/ Ter Mindset Ideal)
NAMING: Como Criar Nome de Empresa em 10 Passos Práticos
2. POR QUE FAZER UM MAPA MENTAL?
Organização
Como dissemos anteriormente, o mapa mental é muito útil para organizar todas as informações sobre um assunto de uma forma que fique bem fácil de enxergar as áreas, itens e temas envolvidos.
Melhor visualização e memorização
E com ele, é possível enxergar melhor todas as informações e ideias que existem sobre um determinado assunto. E assim, absorver melhor os detalhes e ter uma compreensão, aprendizado e memorização mais práticos.
Até porque a ideia é ser bem visual, utilizando ilustrações, legendas e entre outros itens para deixar bem agradável de enxergar todo o contexto.
Identificação de oportunidades
Esta ferramenta ajudará a mapear e a entender melhor o mercado e suas principais tendências, o que é ótimo para quem tem uma empresa ou pretende abrir uma.
Como exemplo, podemos citar assuntos do dia-a-dia de uma empresa, como conhecer bem as necessidades dos consumidores ou até expandir mercado.
Processo criativo
Ele ajuda também na criatividade, ampliando as possibilidades, caminhos e alternativas.
Porque facilita a identificação de quais são os pontos necessários para destravar ou desbloquear todas as informações para ajudar o lado criativo dos envolvidos.
Indicadores
Além disso, ele pode ser utilizado para apontar indicadores e métricas para acompanhar processos, gestões ou até mesmo aprender com algo novo.
Comunicação eficaz
Do mesmo modo, é possível comunicar o que você quer transmitir com muito mais eficiência.
Porque através do mapa mental, as informações, ideias e pensamentos estarão estruturados de uma forma clara e direta.
Prático e Versátil
E por fim, trabalhar o mapa mental é prático e bem fácil de fazer. É possível fazer digitalmente ou até mesmo manualmente, com um papel e lápis ou numa lousa, por exemplo.
3. PASSO-A-PASSO DE COMO FAZER UM MAPA MENTAL
1. Defina o tema central
Primeiramente, defina qual será o assunto principal. Ou seja, qual tema será o tópico central que guiará os demais passos deste processo. Literalmente, o título do seu mapa mental.
Na prática, não existem restrições. Pode ser qualquer assunto de uma importância para você ou sua empresa.
Como por exemplo: objetivo de marketing, aumentar vendas, resolução para problemas internos, possibilidades de expansão, entre outros.
Porém, seja bem específico(a) neste momento. Evite ser algo genérico porque quanto mais específico for, mais assertivo o mapa mental será.
2. Reúna as informações ou ideias
Agora, colete e junte todas as informações necessárias para continuar seu mapa mental. E para cada informação, faça uma nota ou subtítulo que será um dos tópicos do mapa.
E um ponto importante aqui é separar o máximo de informações que conseguir, mas tente focar naquelas que são mais relevantes, combinado?
E uma ferramenta que pode ajudar muito aqui a ter mais informações e ideias, é o Brainstorming.
Que basicamente, é uma tempestade de ideias. Ou seja, é uma atividade, desenvolvida individualmente ou em grupo, que visa explorar toda a capacidade criativa e intelectual dos envolvidos para resolver ou atender uma necessidade ou resolver um problema em questão.
E temos um vídeo bem prático sobre esse assunto que pode te ajudar muito. Para assisti-lo, é só clicar no imagem aqui embaixo 🙂
3. Coloque em ordem de prioridade
Coletadas as informações, selecione as de maior prioridades. E essas serão as primeiras ramificações do seu mapa mental.
Ou seja, a partir do seu tema principal, puxe ramificações para essas informações. Que para facilitar o entendimento, chamaremos de ramificações primárias.
E então, para cada ramificação primária, crie outras ramificações menores. Assim, você vai criando ramificações secundárias, depois terciárias, e assim por diante. Faça quantos níveis achar necessário.
A ideia é representar visualmente a hierarquização das informações. Isto é, aprofundar os conteúdos ao ramificar cada vez mais o seu mapa.
Porém, lembre-se de sempre linkar essas informações com o tema principal do mapa mental, tudo bem?
4. Use figuras e imagens
Agora, use imagens, ilustrações, símbolos e qualquer outra coisa para deixar seu mapa mental bem visual.
Porque a ideia do mapa mental é fazer com que as informações sejam atrativas e fáceis de memorizar. E imagens ajudam muito nisso.
Além disso, evite escrever muitos textos. Seja objetivo(a) em todos os momentos. Utilize palavras-chaves, ou seja, termos que quando forem lidos, remetam por si só a explicação de cada um deles.
Por exemplo: se precisar mencionar os produtos que trouxeram mais lucros para sua empresa em um determinado ano, ao invés de escrever: “produtos da empresa que estão gerando melhores lucro para empresa”, use apenas “Produtos lucrativos”.
Dessa maneira, seu mapa será mais direto e claro, até porque a ideia é ter várias ramificações, quantas necessárias, combinado?
5. Revise ou reorganize sempre que possível
Com o mapa mental desenhado, agora é hora de olhar para ele novamente e revisar todas as informações para ver se não está faltando nada ou se algo está errado.
Sempre pensando em deixar seu mapa mental claro, simples e bem objetivo. E revise, incremente e atualize sempre que preciso.
Essa é uma das grandes vantagens do mapa mental. Ele pode ser editado, atualizado ou modificado a qualquer hora. Pode ter certeza que esse processo vai contribuir muito para que o objetivo do mapa mental seja atingido com sucesso.
6. Use o mapa mental no seu dia a dia
Olhar e analisar o mapa mental que você fez, todos os dias, será uma prática muito boa. Assim, seu cérebro assimilará cada vez mais as informações, gerando mais ideias, insights e caminhos assertivos.
E incentive todos os envolvidos ou responsáveis a fazerem isso também. Tente fazer com que todos analisem, olhem e editem o mapa mental sempre que possível.
Com certeza isso fará com que o mapa seja cada vez mais completo e poderoso todos os dias.
E PRA FECHAR ESSE POST…
Viu como mapa mental é extremamente útil, prático e muito eficaz?
Com certeza ajudará você ou seu negócio a se organizar melhor e construir uma base bem sólida para ter as melhores tomadas de decisões.
E conforme prometido no começo desse vídeo, caso queira desenvolver um mapa mental digitalmente, vamos deixar aqui os links de sites que você pode usar para desenvolver seus mapas mentais de graça, combinado?
👉 Sites para fazer Mapa Mental:
• Canva: https://canva.com
• Coogle: https://coggle.it/
• Mapa Mental para Empreendedores: https://info.endeavor.org.br/mapa-mental
• MindMeister: https://www.mindmeister.com/pt
• XMind: https://www.xmind.net/
• WiseMapping: https://www.wisemapping.com/
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É UM MAPA MENTAL?
- POR QUE FAZER UM?
- PASSO-A-PASSO DE COMO FAZER UM DO JEITO CERTO
Esperamos que tenha gostado!
E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto. Para acessá-lo, é só clicar aqui, tudo bem?
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa