Blog Abri Minha Empresa

O QUE É INDÚSTRIA 4.0 (4ª Revolução Industrial) | Resumido

Industria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial. Este assunto vem chamando muita atenção porque promete mudar a forma de fabricação e distribuição de produtos.

Principalmente por integrar ainda mais a tecnologia em todos os processos. Assim, a inovação está cada vez mais presente.

Por isso, entenda agora o que é indústria 4.0, suas principais características, seus pilares e os impactos reveladores que todo tipo de negócio precisa saber. Tudo de um jeito prático e resumido!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É INDÚSTRIA 4.0 (QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)
  2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
  3. SEUS MAIORES PILARES
  4. IMPACTOS DA INDUSTRIA 4.0 QUE TODOS NÓS PRECISAMOS SABER

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É INDÚSTRIA 4.0

Também conhecida como 4ª revolução industrial, a indústria 4.0 representa o processo de transformação digital que acontece nas indústrias. Assim, mostra o uso cada vez maior de novas tecnologias e inovações.

Mas para ficar mais claro, é preciso entender as outras três revoluções anteriores que tivemos, que foram: a indústria 1.0, indústria 2.0 e a indústria 3.0.

Indústria 1.0

Resumidamente, a primeira revolução industrial inaugurou a corrida pelo processo de industrialização, no século XVIII. Através da introdução de equipamentos. Assim, aumentar e aprimorar os processos produtivos.

E ela foi responsável para fazer com que a principal fonte de riqueza de muitas cidades passasse do comércio para a atividade industrial.

Indústria 2.0

Iniciada em meados do século XIX, ficou famosa por introduzir a linha de montagem. Muito representada pela Ford, movimento conhecido como Fordismo.

Claro, ainda impulsionada por novas tecnologias da época. Bem como a descoberta de novas fontes de energia, como urânio, petróleo e até água (para as usinas hidrelétricas, por exemplo).

Indústria 3.0

Surgiu após a 2ª Guerra Mundial, período em que a humanidade passou por grandes transformações sociais e tecnológico também.

A 3ª Revolução Industrial foi caracterizada pelo conhecimento e pesquisas mais profundas.

Neste momento, a tecnologia começa a ter ainda mais influência no valor agregado da produção. Influenciando por computadores, sistemas elétricos, softwares, chips, entre outros.

Ainda, neste período, os meios de comunicação como telefonia, televisão, rádio e até internet começaram a ganhar espaço.

Indústria 4.0

E foi depois de tudo isso que a 4ª revolução industrial chegou para revolucionar ainda mais a indústria e o mercado.

Os processos em geral passaram a ser cada vez mais automatizados. E não apenas nas indústrias, mas também em outras atividades. Como marketing, vendas, performances, entre outros.

Dessa forma, podemos dizer que a Indústria 4.0 é um novo modelo de indústria em que a produção é baseada na interação automatizada entre o equipamento físico – a máquina – e um sistema digital.

De certa forma, até com interferência mínima por parte dos humanos. O objetivo é fazer com que essa automatização aumente a eficiência produtiva. Mantendo a qualidade esperada e com muitos dados para poder aprimorar sempre.

Inclusive, alguns especialistas dizem que a 4ª revolução industrial é o aumento da inteligência das máquinas.

Antes, que elas dependiam dos humanos para operar. Agora, cada vez mais elas são capazes de trabalhar por conta própria. Aumentando bastante a velocidade de informações, processos e tomadas de decisão.

PÚBLICO ALVO e1655496113649 - O QUE É INDÚSTRIA 4.0 (4ª Revolução Industrial) | Resumido

2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

FLEXIBILIDADE

Também conhecida como modularidade, a indústria 4.0 possibilita que qualquer ajuste que precisa ser feito no processo de produção seja mais simples e prático.

Bem como alinhar a demanda com a produção, facilitando também a personalização de produtos.

Assim, as mudanças são bem menos complexas de serem realizadas. E muito mais rápidas também.

DESCENTRALIZAÇÃO

Conforme falamos antes, as máquinas passam a depender menos dos humanos para funcionarem. Elas passam a ser controladas por sistemas ciberfísicos. Que passam a receber informações de como os equipamentos estão funcionando. Bem como analisar o andamento da produção em tempo real.

Ou seja, as máquinas conseguem trabalhar em módulos ou partes. Assim, atuando também de maneira descentralizadas.

VELOCIDADE E ANÁLISE DE DADOS

As informações geradas pelos equipamentos serão coletadas e analisadas de forma automática. Logo, o efeito será imediato.

Isso traz uma velocidade muito maior para avaliar como está a produção, bem como identificar se possíveis melhoras ou ajustes precisam ser feitos.

VIRTUALIZAÇÃO

A indústria 4.0 tem modelos virtuais capazes de descrever com detalhes toda a atividade das fábricas a partir de sensores espalhados pela produção.

Isso faz com que a coleta de informações possa ser feita pela internet, por exemplo. Bem como a observação e controle indireto do ambiente também.

Isso ajuda bastante a poupar muito tempo e evitar desperdícios.

SOB DEMANDA

Ao mesmo tempo, é possível programar as máquinas para tomarem decisões automaticamente. De acordo com a demanda e necessidade de produção.

Tudo através da integração de dados e recursos, juntamente com as atividades programadas.

3. SEUS MAIORES PILARES

A indústria 4.0 apresenta alguns pilares tecnológicos que vamos explicar de modo prático e resumido pra você. Como:

INTERNET DAS COISAS

Refere-se a conexão entre diversos objetos com a internet e seus usuários.

Em outras palavras, é a conexão criada entre os objetos que fazem parte do nosso dia-a-dia com a internet.

Dessa maneira, é possível reunir e analisar dados em tempo real de toda a produção. Assim, permitindo processos mais flexíveis e eficientes, produzindo produtos com maior qualidade e com redução de custos também.

Então, caso queira conhecer mais sobre a internet das coisas, assista nosso vídeo prático sobre isso. Clicando neste botão aqui embaixo 🙂

BIG DATA

De modo prático, são todos os dados disponíveis para análise em banco de dados. Aí que entra a Inteligência Artificial. Que basicamente, trata-se na criação de softwares capazes de simular a capacidade humana de analisar dados, racionalizar e tomar decisões. Com objetivo de automatizar processos, equipamentos e dispositivos.

Assim, sistemas com Inteligência Artificial conseguem tomar decisões para aplicar nas máquinas e no sistema produtivo.

MACHINE LEARNING

Traduzido como “Aprendizado de Máquina”, é a forma de análise de dados que orienta os computadores a aprenderem por conta própria. E dessa maneira, aprimorarem seu desempenho de acordo com cada assunto específico.

Em outras palavras, os computadores aprendem de acordo com a análise de dados.

E também temos um vídeo sobre Machine Learning, que é bem legal e agregador. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

COMPUTAÇÃO EM NUVENS

Conhecido em inglês como “Cloud Computing”, refere-se a o armazenamento de dados na própria internet. Assim, os dispositivos e equipamentos conseguem ter mais espaço na sua memória para operar de maneira mais rápida.

Ao mesmo tempo, as pessoas responsáveis e envolvidas podem acessar esses dados em tempo real de qualquer lugar. Basta ter acesso a internet.

Isso agiliza muito os processos, bem como a eficiência, gestão e produção no geral.

SISTEMAS DE SIMULAÇÃO

Também conhecidas como “Digital Twin”, estes sistemas retratam em tempo real o mundo físico em um ambiente virtual.

Dessa forma, é possível realizar testes e ajustes antes de levar o processo para a linha de produção. Como resultado, os custos serão reduzidos por prever e evitar possíveis erros. Ainda, traz melhorias na qualidade.

ROBÔS AUTÔNOMOS

Os robôs autônomos trabalham de forma a retirar os trabalhos mais pesados dos humanos. Ou seja, servem para desempenhar tarefas difíceis, repetitivas ou que demandam grande esforço.

No entanto, tem a vantagem de serem capazes de trabalhar lado a lado com humanos também.

Isso traz muita agilidade, velocidade e qualidade para os processos produtivos.

SISTEMAS CIBERFÍSICOS

Trata-se da utilização de um “reflexo virtual” de todos os objetos físicos de uma indústria.

Dessa forma, o objetivo é que o controle das máquinas seja realizado a partir de qualquer plataforma que tenha acesso a esses dados. Seja um computador, uma central ou até um smartphone, por exemplo.

BIOLOGIA SINTÉTICA

Ainda, a indústria 4.0 também é trabalhada em assuntos como criação de partes ou organismos artificiais. Como enzimas, células, sistemas biológicos, entre outros. Muito utilizada para atender a medicina e encontrar curas para doenças, por exemplo.

4. IMPACTOS DA INDUSTRIA 4.0 QUE TODOS NÓS PRECISAMOS SABER

AGILIDADE E EFICIÊNCIA

Os processos produtivos serão cada vez mais ágeis e velozes. Principalmente pelo fato da automatização trabalhar a favor.

Bem como a quantidade de dados que pode ser analisada e coletada em tempo real. Praticamente de qualquer lugar com acesso a internet. Otimizando bastante o tempo.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Da mesma forma, os custos de produção tendem a serem menores. Bem como os desperdícios, já que o monitoramento produtivo e aprendizagem serão constantes e automáticos também.

Além disso, os erros serão reduzidos. Já que a tecnologia nos ajudará a simular cenários, entender todo o histórico e otimizar o processo no geral.

TOMADAS DE DECISÃO

Como resultado, as tomadas de decisão serão melhores. Já que terão uma base muito maior, com dados concisos, reais e atualizados.

DEMANDAS ATENDIDAS

Sob o mesmo ponto de vista, com o avanço da tecnologia, o comportamento dos consumidores também evolui. Dessa forma, passam a ficar cada vez mais exigentes. Assim, a indústria 4.0 se adapta cada vez mais para conseguir atender cada tipo de cliente e suas necessidades.

MÃO DE OBRA HUMANA

No entanto, esta 4ª revolução industrial também pode competir com os humanos. Dessa forma, alguns trabalhos, que antes exigiam a mão de obra humana, passam a se tornar não necessárias. Já que as máquinas substituem esse tipo de trabalho.

NOVAS CARREIRAS

Ao mesmo tempo, com o avanço da tecnologia e novidades, novas profissões surgem como necessárias. Dessa forma, a demanda por profissionais qualificados para trabalhar este avanço é cada vez maior.

Inclusive, temos um vídeo que mostra as 21 profissões do futuro, que foram impulsionadas por essa revolução industrial também. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

AJUSTES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Ainda, as políticas públicas provavelmente precisarão se adaptar e serem ajustadas também. Principalmente porque novos cenários, tanto de mercado quanto de sociedade, serão criados e evoluídos.

Logo, a regulamentação será necessária para fazer com que tudo seja feito de forma responsável, coerente e profissional.

E PRA FECHAR ESTE POST SOBRE O QUE É INDÚSTRIA 4.0…

Viu como a Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial é cada vez mais realidade? Com certeza, quanto mais tivermos a par dela, mais preparados estaremos para aproveitar possíveis oportunidades que aparecerão.

Principalmente porque a indústria 4.0 ainda está na sua fase inicial. Então, muita coisa e novidades acontecerão, pode acreditar!

E aí? Gostou deste vídeo?

Então, se puder, clique no botão “Valeu” aqui embaixo e ajude nosso canal para continuarmos produzindo e melhorando vídeos e conteúdos desse tipo para você.

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É INDÚSTRIA 4.0 (QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)
  2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
  3. SEUS MAIORES PILARES
  4. IMPACTOS DA INDUSTRIA 4.0 QUE TODOS NÓS PRECISAMOS SABER

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile