Economia Criativa. Esse modelo de negócios vem sendo cada vez mais utilizado por todos os tipos de empresas, independentemente do porte.
Principalmente porque a tecnologia evolui muito cada vez mais. E é exatamente nisso que a economia criativa se apoia e aproveita. Por isso, é considerada tendência mundial e uma grande oportunidade para muitas empresas e profissionais.
Então, entenda agora o que é economia criativa, suas principais vantagens e os seus impactos surpreendentes na sociedade.
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É ECONOMIA CRIATIVA
- PRINCIPAIS VANTAGENS
- IMPACTOS SURPREENDENTES NA SOCIEDADE
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É ECONOMIA CRIATIVA
Em suma, trata-se de um modelo de negócio baseado na criatividade, tecnologia, conhecimento e capital intelectual e cultural.
Dessa forma, geram renda para as empresas ou profissionais. E, ao mesmo tempo, benefícios reais para seus clientes.
Uma característica da economia criativa é gerar o efeito “nobody knows”. Que em português significa “ninguém sabe”.
Basicamente, esse efeito bate na tecla que nunca se sabe qual será o resultado de uma determinada iniciativa. Pelo fato que cada produto ou serviço nunca será igual aos anteriores.
Logo, ninguém sabe o que acontecerá ou quais resultados, de fato, serão alcançados.
Para tentar ilustrar um pouco mais, vamos comparar a economia criativa com a economia tradicional.
De forma muito resumida, a economia tradicional se baseia na manufatura, agricultura e comércio.
Já a Economia Criativa é focada na produção de bens tangíveis e intangíveis. Com foco no conhecimento intelectual e artístico/cultural. Como resultado, fortalece a criatividade e traz valor para a sociedade.
Dessa forma, podemos dizer que a economia criativa é um setor para entender, engajar, ajudar e entreter os consumidores. Tudo baseado em produtos ou serviços desenvolvidos por ideias criativas.
MAS ONDE A ECONOMIA CRIATIVA PODE SER ENCONTRADA?
Basicamente, em todos os setores ou segmentos. Como exemplo, podemos citar: arquitetura, artesanatos, artes visuais, design, entretenimento, games, gastronomia, literatura, moda, turismo, televisão, música, eventos, entre muitos outros.
Logo, a economia criativa vem transformando os negócios.
Principalmente através da transformação digital. Que basicamente, é o processo que utiliza tecnologias digitais para criar novos modos de funcionamento de negócios, cultura e experiências dos clientes.
Sempre com o intuito de atender a demanda e necessidades de mercado que evolui junto com a evolução da tecnologia também.
Assim, a economia criativa vem formando cada vez mais negócios que propõem reinventar a entrega de valor para os consumidores de maneiras inovadoras e não convencionais.
2. PRINCIPAIS VANTAGENS
GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGOS
A economia criativa cresce em um ritmo acelerado. Atualmente, já é responsável por gerar muitos empregos no mundo todo. Ainda, sendo responsável por boa parte da economia de muitos países.
Muito também por causa da transformação digital, conforme falamos antes aqui.
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Ainda, incentiva o mercado a se inovar e reinventar constantemente. Explorando e criando novas soluções para atender as demandas de mercado. Tanto as existentes quanto as novas.
ECLÉTICA
Além disso, é bem eclética. Ou seja, funciona em diversos setores e tipos de negócios.
Ao mesmo tempo, pode ajudar e promover a integração de setores e interesses diferentes. Isso gera mais oportunidades de negócios, inclusive o empreendedorismo.
Os profissionais podem sair de um modelo de negócio convencional e explorar outros tipos de processos, sistemas e gestão.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Da mesma forma, a economia criativa preza pelo desenvolvimento sustentável. Principalmente pelo fato de valorizar a inclusão de todas as partes da sociedade.
Ou seja, a sociedade tem um papel fundamental para a economia criativa funcionar. Assim, ela assume a responsabilidade do seu próprio desenvolvimento.
3. IMPACTOS SURPREENDENTES NA SOCIEDADE
INOVAÇÕES E SOLUÇÕES
A economia criativa faz com que a inovação seja cada vez mais frequente. Dessa maneira, diversos tipos de soluções serão acessíveis para a sociedade.
Ou seja, a demanda do mercado será atendida cada vez melhor. E com muitas opções para serem consideradas.
NOVOS EMPREGOS
Dessa forma, novas profissões e empregos serão criados. Assim, oportunidades de trabalho serão cada vez maiores com a economia criativa. Inclusive, para as empresas e empreendedores.
Aqui, vamos recomendar também um vídeo nosso que mostra as 21 profissões do futuro, segundo estudos. Muitas delas, foram impulsionadas pela Economia Criativa.
Então, caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
NOVAS DEMANDAS
Da mesma forma, quanto mais soluções são apresentadas, mais exigentes os consumidores ficam. Por isso, o nível de exigência dos consumidores ficará cada vez mais alto.
Logo, é muito importante as empresas se prepararem bem para atender os seus consumidores para não ficar pra trás.
INCLUSÃO DA TECNOLOGIA
Sob o mesmo ponto de vida, fará com que a tecnologia esteja cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.
Dessa forma, as pessoas notarão a importância de cada tipo de tecnologia. E conseguirão entender os benefícios gerados. E claro, utilizá-la cada vez mais ao seu favor. O que incentiva a economia e a sociedade em geral também.
EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE
Ao mesmo tempo, a sociedade irá evoluir. Tanto pelas oportunidades e empregos gerados, evolução da economia ou incentivo a criatividade. Como também pela responsabilidade que a sociedade terá para fazer a economia criativa evoluir.
Ou seja, a sociedade tem muito a ganhar sempre que a economia criativa evoluir.
DICA EXRA
E uma dica extra que vamos deixar aqui é para aquelas pessoas que quiserem se aprofundar e entender ainda mais sobre a Economia Criativa.
Se você é uma dessas pessoas, recomendamos muito a leitura do livro “Economia Criativa” de John Howkins, considerado o pai deste assunto.
Ela explica bem todo o conceito de forma detalhada e bem didática. Vale muito a pena ler esse livro. Então, caso queira conhece-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
E PRA FECHAR ESSE POST SOBRE O QUE É ECONOMIA CRIATIVA…
Viu como a Economia Criativa é bem presente atualmente? Pode ter certeza que ela vai crescer muito, mas muito mesmo. Por isso, representa uma grande oportunidade de negócios para todos os setores, empresas e profissionais.
Desse modo, conheça bem este assunto para se inspirar demais e abrir muitas portas, pode acreditar!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É
- PRINCIPAIS VANTAGENS
- IMPACTOS SURPREENDENTES NA SOCIEDADE
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa