O que é Dropshipping? Sabia que esse modelo de negócio tem gerado muitas vendas e tem atraído muitas empresas? Principalmente porque ele elimina a necessidade de estoque.
Por isso, entenda agora o que é dropshipping, como funciona e as 05 dicas bem práticas para montar um agora mesmo e do jeito certo!
Se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também clicando aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro o Dropshipping para você, vamos explicar os seguintes pontos:
- O QUE É DROPSHIPPING?
- COMO FUNCIONA?
- PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
- AS 05 DICAS PRÁTICAS DE COMO TRABALHAR UM
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É DROPSHIPPING?
Em um tradução literal, dropshipping é composta por 2 termos em inglês: drop (que é largar) e shipping (que significa remessa).
Logo, é um modelo de negócio no qual o revendedor realiza suas vendas sem manter produtos em estoque.
E dessa maneira, ele comercializa produtos que ficam no estoque dos fornecedores, que também serão responsáveis pelo envio das mercadorias diretamente para os compradores ou clientes.
Ou seja, o dono(a) de um dropshipping atua como um intermediário de vendas, sendo responsável inclusive pelos esforços de marketing e vendas no geral.
Seria como uma espécie de vitrine terceirizada, onde todos os processos de reserva e entrega são realizados pelos fornecedores/produtores dos produtos em questão.
O dropshipping é um modelo muito utilizado para e-commerce, mas pode ser utilizado em lojas físicas também.
Se quiser entender mais sobre E-COMMERCE, você pode assistir nosso vídeo bem prático sobre isso clicando aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar mais claro, vamos para um exemplo para mostrar como funciona.
2. COMO FUNCIONA O DROPSHIPPING
Vamos supor que você montou um e-commerce de roupas no modelo dropshipping.
Então, você desenvolveu o seu site, montou um plano de marketing e vendas, atraiu clientes e conseguiu realizar vendas.
A partir do momento em que gerou uma venda, começa um novo processo. Você direciona todas as informações da venda para o fornecedor ou fabricante do produto vendido.
Ou seja, não existe a necessidade do revendedor comprar o produto antes para realizar a venda.
Ele só abrirá um pedido para o fornecedor a partir do momento em que recebeu o dinheiro do cliente. E isso representa uma segurança maior nesse processo de venda para todos os lados.
E será este fornecedor/fabricante o responsável para preparar todo o pedido e realizar o envio diretamente para o cliente.
Reparou que neste modelo de dropshipping, o revendedor (que seria você neste exemplo) não entrega o produto vendido diretamente para o cliente? Quem faz isso é o próprio fornecedor/fabricante do produto.
E no final, quem realizou a venda recebe uma parcela do lucro de cada venda.
SEM NECESSIDADE DE ESTOQUE
O modelo de dropshipping permite que revendedores trabalhem com diversas marcas e produtos sem a necessidade de estoque.
E o estoque é um ponto bem peculiar porque ele é necessário para conseguir realizar uma venda com entrega imediata para o cliente.
E ele representa custos significativos para empresa, como a compra inicial desse estoque e também o armazenamento dele, onde precisaria de um espaço físico considerável para isso, como um depósito ou galpão, por exemplo.
E sempre falamos aqui no nosso canal que estoque representa dinheiro parado.
Ou seja, quanto maior for o estoque parado no seu negócio, maior é a quantidade de dinheiro que sua empresa está deixando parado.
E gerenciar estoque do jeito certo é essencial para o sucesso de um negócio.
Mas muitos empreendedores acabam gerenciando de maneira errada, o que os fazem perder muito dinheiro e atrapalha muito seu fluxo de caixa.
E é justamente por isso que o dropshipping aparece como uma alternativa interessante de modelo de negócio, sem a necessidade de ter um estoque para os revendedores.
E no caso dos produtores/fornecedores, o dropshipping também representa uma ótima oportunidade de negócio.
Porque conseguirá alavancar suas vendas através do serviço de divulgação e venda dos revendedores.
3. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
Agora, vamos mostrar aqui as principais vantagens e desvantagens do ponto de vista do revendedor do modelo do dropshipping, combinado?
VANTAGENS:
1. Menor investimento
Por não ter que trabalhar diretamente com a produção ou estoque dos produtos, o investimento acaba sendo menor.
Até porque as empresas precisam comprar um estoque inicial de produto para conseguir realizar as vendas. Além de comprar matéria-prima, mão de obra, entre outros pontos.
E no dropshipping, isso não é necessário. Inclusive, se quer comprar nenhum produto para realizar a venda.
Como dissemos anteriormente, você só repassará o pedido de compra caso já tenha recebido o dinheiro do cliente.
2. Início imediato
Além disso, é muito mais rápido de começar um dropshipping. Inclusive, hoje em dia, muitos fornecedores/produtores já possuem uma estrutura completa para isso.
Basta realizar um cadastro e começar suas vendas.
3. Localização flexível
No dropshipping, você não precisa ter um lugar fixo. Basta ter um computador e acesso a internet.
Qualquer item do estoque do fornecedor pode ser negociado de onde quer que você esteja.
4. Variedade de produto e escala
Além disso, é possível também trabalhar com uma variedade de produtos e marcas maior. Justamente pelo fato de não precisar ter estoque e investimento para compra também. E assim, oferecer mais produtos para seus clientes.
Ou seja, é possível montar um dropshipping com vários fornecedores também, o que amplia bastante a sua oferta de produtos. E dessa maneira, escalar bem suas vendas.
DESVANTAGENS:
1. Dependência dos fornecedores
No dropshipping, os revendedores são, de certa forma, dependentes dos fornecedores/produtores.
Principalmente porque os produtos são desenvolvidos por eles. Logo, problemas de fabricação, estoque disponível, envio errado, produtos com defeito, entre outros pontos, podem acontecer sim.
E aí, caberá a você ou a sua empresa resolver todos esses pontos de modo que deixe seus clientes sempre satisfeitos.
2. Menor margem de lucro
Outro ponto é que no dropshipping, as margens de lucro para os revendedores costumam ser menores. Como os ganhos são realizados por meio de comissões e com menor custo para início, sua remuneração por cada item tende a ser menor.
Isso acontece porque a concorrência é grande também e existem empresas oferecendo os mesmos produtos com preços reduzidos.
3. Controle de estoque
Como são os fornecedores/produtores que são responsáveis pelo estoque, você não terá controle sobre isso.
Então, é possível que você perca algumas vendas por falta de produtos disponíveis nos estoques dos seus fornecedores.
Porém, esse problema hoje em dia é mais fácil de ser controlado porque alguns fornecedores já trabalham com softwares que mostram em tempo real a quantidade de cada item do estoque.
4. Custo de envio
Por trabalhar com fornecedores diferentes, que estão em localidades diferentes, o custo de envio de cada produto pode variar.
E se isso não ficar extremamente claro para seus clientes, essa diferença de custo pode causar uma insatisfação por parte deles. Gerando uma má experiência de compra.
Por isso, é muito importante saber trabalhar bem este ponto.
5. Plataformas de dropshipping
Também precisa tomar cuidado com erros que podem acontecer nas plataformas de dropshipping.
Às vezes, o sistema pode não avisar que uma venda foi realizada. Ou então não avisar sobre problemas de estoque, como acabamos de falar.
E em muitos casos, pode até ser um erro do próprio fornecedor.
Caso isso aconteça, cabe a você explicar a situação para cada cliente quando um problema aparecer. Do mesmo modo, arcar com possíveis despesas para resolver essa questão com seus consumidores.
LEIA TAMBÉM:
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso
O QUE É SEO? (4 Dicas BEM Simples para Trabalhá-lo do Jeito Certo)
4. AS 05 DICAS PRÁTICAS DE COMO TRABALHAR UM
1. ENCONTRE A DEMANDA
O primeiro passo é selecionar um público-alvo bem atrativo e com uma demanda alta. E se possível, que não esteja sendo bem atendida no mercado.
Conseguir trabalhar bem seu público-alvo é fundamental para ter sucesso em qualquer tipo de negócio. E assim, conseguir encontrar os produtos certos para esse público.
Por isso, recomendamos trabalhar muito bem a sua segmentação de mercado. Que basicamente, é identificar o grupo de clientes em potencial do mercado, de acordo com características específicas.
Ou então o Nicho de Mercado, que é uma identificação de um grupo de clientes com características ainda mais específicas que a segmentação de mercado.
E se quiser entender mais sobre estes assuntos, temos um vídeo bem prático para cada um deles que explica bem como eles funcionam. Para assisti-los, é só clicar nas imagens aqui embaixo.
2. ENCONTRE EMPRESAS PARCEIRAS
Encontrado o mercado e o público-alvo, agora é hora de selecionar os seus parceiros do dropshipping. Que neste caso, seriam os fornecedores ou produtores dos produtos que você pretende revender.
Pesquise muito bem em cima do mercado que irá trabalhar. Preste muito atenção porque existem fornecedores com boas e más reputações também.
Por isso, faça uma busca dos fornecedores bem extensa, procurando inclusive comentários de pessoas que já trabalharam com ele.
Isso pode ser feita através de uma pesquisa nas redes sociais, fóruns de discussão, Google ou até em sites de reclamações, como o Reclame Aqui.
Enfim, pesquise muito bem os fornecedores que queira trabalhar porque eles serão fundamentais no sucesso do seu dropshipping, como falamos anteriormente.
E só como exemplos de fornecedores, podemos citar o Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, eBay, AliExpress, Alibaba, entre tantos outros.
E o que citamos aqui são empresas grandes, mas é possível também encontrar pequenos fornecedores que possam crescer junto com a sua empresa, combinado?
3. PREPARE SUA LOJA
Um ponto mais técnico agora é registrar seu domínio ou URL. Que basicamente, é o endereço do seu site ou e-commerce para que os consumidores consigam acessar sua loja online.
Inclusive, é preciso também encontrar um servidor para conseguir armazenar todas as informações que estarão no seu e-commerce.
Isso é importante pois será nesse ambiente que as suas vendas irão acontecer.
E se quiserem uma dica, a NuvemShop é uma plataforma de ecommerce que é extremamente fácil e simples de usar.
E eles possuem teste grátis para você avaliar como é o serviço e plataforma deles.
Se quiser acessá-lo para testar, vamos deixar nosso link na descrição para você conseguir fazer um teste grátis antes. E ainda com 25% de desconto caso goste do serviço deles, combinado?
Para acessar, é só clicar aqui 🙂
Ou então, ao selecionar os fornecedores, eles mesmos em muitas vezes já possuem uma plataforma para trabalhar o dropshipping diretamente com eles.
4. SELECIONE SEUS PRODUTOS
Agora, monte sua loja com os produtos que queira vender para atender todos os pontos que falamos até aqui.
Se conseguir automatizar alguns processos, isso é ainda melhor porque todo o trabalho de venda ficaria muito mais ágil.
E assim, você teria mais tempo para se dedicar a outros pontos como a divulgação, marketing e atendimento aos clientes, por exemplo.
5. ATENÇÃO AS REGRAS E ATENDIMENTO
E, por fim, lembre-se que qualquer problema que o cliente tiver, a responsabilidade é principalmente sua em resolver.
Por isso, estude bem as regras de mercado e de direitos dos consumidores. Reserve um tempo sempre para ter certeza que tudo está andando conforme o planejado e que os prazos estão sendo atendidos.
Inclusive, se todos os fornecedores estão cumprindo com o que foi acordado nesta parceria.
E PRA FECHAR ESSE POST…
Viu como o dropshipping pode ser uma ótima alternativa de modelo de negócio? Ele vem sendo cada vez mais praticado e pode ser extremamente poderoso quando bem trabalhado.
E se quiser saber mais sobre este assunto, escreva aqui nos comentários também que ficaremos felizes de preparar mais um vídeo sobre dropshipping para você!
E só pra retomar o que falamos aqui:
- O QUE É DROPSHIPPING?
- COMO FUNCIONA?
- PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
- AS 05 DICAS PRÁTICAS DE COMO TRABALHAR UM
Esperamos que tenha gostado!
E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa