O que é copywriting?
Sabia que com essa técnica, você e sua empresa serão capazes de convencer seu público através de palavras? E assim, conseguir aumentar bem suas vendas e alavancar seu negócio todos os dias.
Por isso, se quiser entender tudo o que precisa sobre este assunto de um jeito bem prático, entenda agora copywriting o que é e como trabalhar um que funcione de verdade.
Ou se preferir, pode também assistir o nosso vídeo sobre este assunto clicando na imagem aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos explicar os seguintes pontos:
- O QUE É COPYWRITNG?
- PASSO-A-PASSO DE COMO TRABALHAR UM DO JEITO CERTO
- 07 TÉCNICAS MATADORAS DE COPYWRING
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É COPYWRITING?
Basicamente, é uma técnica de redação baseada em uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica.
Como continuar a leitura até o final, compartilhar tal conteúdo, realizar um cadastro ou então efetuar uma compra.
E tudo isso feito através da persuasão. Ou seja, o copywriting tem como objetivo escrever textos com intuito de convencer e cativar a atenção do público.
Este material precisa educar e capacitar os leitores sobre um determinado produto ou serviço para mostrar que é a melhor solução para resolver uma .determinada demanda ou necessidade.
Desse modo, isso pode ser feito através de produções como posts, e-books, infográficos, textos de blogs e sites, webinars, roteiros de vídeos, entre outros.
Além disso, o copywriting é uma ferramenta muito importante no Marketing de Conteúdo.
Que resumidamente, é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (como os textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais que citamos anteriormente).
E o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que não promove diretamente a marca, produto ou serviço.
Mas sim, utiliza-se conteúdos que mostram, explicam e convencem o público-alvo que sua marca é a melhor solução para o determinado problema ou necessidade em questão.
Sempre com o objetivo de gerar uma conversão por parte do público.
Por isso, entender o Marketing de Conteúdo é fundamental para trabalhar bem o copywriting. E temos um vídeo bem prático sobre ele. Se quiser assistir, é só clicar no vídeo aqui embaixo 🙂
LEIA TAMBÉM:
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso
O QUE É SEO? (4 Dicas BEM Simples para Trabalhá-lo do Jeito Certo)
2. PASSO-A-PASSO DE COMO TRABALHAR UM DO JEITO CERTO
Saber escrever bem é fundamental. Mas para isso, existem alguns passos que ajudam e facilitam este processo.
1. DETERMINE O OBJETIVO E PÚBLICO-ALVO
O primeiro passo é selecionar o assunto principal a ser trabalhado no copywriting.
Além disso, deixe claro qual é o objetivo principal do copywriting em questão.
Seja realizar uma conversão como venda, download de um ebook, efetivação de um cadastro, compartilhamento, enfim.
Outro ponto bem importante é definir quem será seu público-alvo. Fazendo isso, você conseguirá entender bem suas respectivas demandas, necessidades ou problemas que precisam ser resolvidos.
Dessa maneira, será possível guiar de forma organizada todos os seus esforços e ações para construir um bom copywriting.
Então, se quiser entender tudo o que precisa saber sobre o público-alvo, não deixe de assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste vídeo aqui embaixo 🙂
2. COLETE INFORMAÇÕES
Agora é hora de buscar e colher informações sobre o assunto que deseja trabalhar. Sempre pensando no momento em que este conteúdo será lido.
Tenha informações relevantes e diferenciadas. Dessa maneira, você conseguirá criar conteúdos que sejam destaques e bastante útil para o seu público-alvo.
E assim, será lembrado sempre por eles como uma marca que entende bem os problemas dos seus consumidores.
3. ENTENDA O FUNIL DE VENDA
Também chamado de pipeline, o funil de venda é, basicamente, uma representação do caminho que o cliente faz até fechar uma compra.
E saber trabalhar conteúdos para cada momento desse funil fará toda a diferença.
Principalmente porque os conteúdos serão condizentes com o momento em que cada consumidor está passando durante o funil.
Por exemplo: quando o cliente está no momento inicial de uma decisão de compra, é preciso criar conteúdos que mostrem pra ele como pode resolver um problema ou necessidade.
Ou então, quando o cliente já está no momento de escolha de marcas para realizar uma compra, trabalhar um copywriting que mostre para ele que sua marca, produto ou serviço é a melhor solução
E uma ótima maneira de conteúdo para que, no final, o cliente efetue uma compra com a sua empresa. Por isso, trabalhar bem o funil de venda é essencial para um bom copywriting.
Então, se quiser entender mais sobre este assunto, temos um vídeo bem prático sobre isso. Para assisti-lo, é só clicar neste vídeo aqui embaixo 🙂
4. SELECIONE OS GANCHOS
Ganchos são recursos utilizados no copywriting para instigar o interesse do público-alvo pelo conteúdo.
Aqui, podem ser curiosidades, dados relevantes, tendências, enfim. O objetivo é selecionar e trabalhar ganchos que façam com que o público tenha interesse pelos seus conteúdos e se envolvam bastante com eles.
Por exemplo:
- ao invés de falar “A importância do café da manhã”
- essa frase pode usar um gancho como “Sabia que o café da manhã pode te ajudar a conquistar seus resultados um jeito bem simples?”.
Reparou como o gancho pode ajudar a gerar ou despertar um interesse maior por um mesmo assunto?
5. TRABALHE AS DORES COMUNS
Dores comuns são os problemas ou necessidades semelhantes que o público tem.
E trabalhar essas dores criará ou aumentará a conexão da sua marca com os seus consumidores.
Por isso, ao estudar o seu público-alvo, como citamos anteriormente, você terá uma base sólida para entender quais são as dores comuns que podem ser trabalhadas para cativar seu público.
Por exemplo:
- ao invés de escrever algo como “Problema da insônia”
- trabalhar a linha de “A insônia afeta muitas pessoas no dia-a-dia. E sabia que a alimentação pode ser a principal causa?”
6. APRESENTE O PRODUTO/SERVIÇO
Agora, é hora de apresentar o seu produto/serviço na hora certa.
Depois de ter trabalhado o funil de vendas, ganchos e dores comuns, tudo baseado nas informações coletadas e o no estudo do seu público-alvo, agora é o momento de apresentar o seu produto/serviço de uma maneira sutil e, principalmente, natural durante o seu copywritng.
Use sua criatividade e ao invés de ir direto ao ponto, tente trabalhar o propósito do seu produto/serviço.
Por exemplo:
- em vez de falar “Compre este livro de receitas”
- você pode usar algo como “Agora você pode preparar comidas deliciosas e saudáveis em menos de 30 minutos com todas as receitas deste livro feitas por chefes renomados.”
7. MOSTRE OS BENEFÍCIOS
Saber trabalhar os benefícios que o seu produto/serviço trará para o seu público-alvo é essencial.
Isso fará com que cada consumidor entenda o que terá ou como se beneficiará ao comprar o que a sua empresa está oferecendo.
E isso é muito importante porque será a resposta das dores comuns que falamos no item anterior.
Por isso, liste todas as vantagens que seu produto/serviço proporcionará e como resolverá os problemas ou necessidades do seu público.
Por exemplo:
- seguindo a linha do livro de receitas que falamos agora, ao invés de falar “Compre este livro de Receitas”
- trabalhe algo mais na linha como “Com as receitas desse livro, você irá preparar refeições deliciosas e saudáveis para toda sua família. E ainda, economizará comprando ingredientes certos e naturais. E assim, a saúde da sua família irá melhorar todos os dias.”
8. REALIZE O CALL-TO-ACTION
E como falamos antes, o principal objetivo do copywriting é fazer com que o seu público realize alguma ação (como download de ebook, realização de cadastro, efetivar uma compra, etc).
E o call-to-action é a chamada pra ação. Ou seja, é o convite que você fará para que o seu público realize o que se espera dele.
Por exemplo:
- seguindo o raciocínio do livro de receitas, ao invés de usar algo como “Livro de Receitas à venda”
- trabalhe um racional como “Gostou dessas dicas? Se quiser ter o acesso completo destas culinárias e cozinhar comidas saudáveis e deliciosas todos os dias, baixe agora este livro de receitas exclusivas para você.”
3. 07 TÉCNICAS MATADORAS DE COPYWRITNG
1. Crie ótimos títulos
O título é o primeiro contato dos leitores com os seus conteúdos. E é justamente por isso que ele é muito importante.
Por isso, trabalhe títulos que sejam diretos e que deixem claro o que os leitores encontrarão nos seus conteúdos.
E claro, precisa ser atrativo a ponto de cativar os leitores a quererem acessar seus conteúdos.
2. Trabalhe a conexão com o público
Criar uma conexão com o público é essencial. Então, pense em maneiras de trabalhar seu copywriting de forma que cada leitor sinta que o conteúdo foi feito pensado nele.
Bem como usar o mesmo tipo de linguagem do público, tenha uma leitura fluída, literalmente que seja fácil de ler.
Escreva como você fala mesmo e converse com o leitor durante o copywriting.
Assim, seu público se engajará bem com seus conteúdos e as chances de ele realizar a ação desejada são muito maiores.
3. Tenha objetividade
Não enrole e não fique dando voltas no seu copywriting. Isso só fará com o seu público fique entediado e procure outros lugares para encontrar o conteúdo que desejam.
Então, vá direto ao ponto e tenha clareza em todos os momentos. E sempre se certifique que o que está sendo escrito é realmente relevante e de valor para os leitores.
4. Use exemplos e referências
Para facilitar o entendimento dos seus leitores, a utilização de exemplos e referências são grandes técnicas muito utilizadas.
Isso faz com que a didática do conteúdo seja bem maior. E assim, o seu público conseguirá entender bem mais a sua mensagem. E dessa maneira, se engajar de maneira positiva.
5. Trabalhe a persuasão
Explorar a persuasão no seu copywriting é fundamental.
Basicamente, persuasão é a ação de convencer ou persuadir alguém, fazendo com que uma pessoa tome uma ação que você deseja, ou de pensar de certa forma, por exemplo.
E no copywriting, trabalhar a persuasão fará com que seus objetivos sejam alcançados de forma natural.
Por isso, se quiser entender bem a Persuasão, temos um vídeo bem prático e claro sobre este assunto. Para assisti-lo, é só clicar neste vídeo aqui embaixo 🙂
6. Gatilhos Mentais
E para complementar bem a persuasão, utilizar os gatilhos mentais fará toda a diferença no seu copywriting.
Resumidamente, gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.
São aquelas decisões que a gente toma e nem percebe. E é justamente por isso que são muito explorados no copywriting.
E existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser explorados, como: reciprocidade, prova social, autoridade, afeição, novidade, escassez, dor e prazer, exclusividade, antecipação, entre outros.
E temos um vídeo que explica bem cada gatilho mental e como utilizá-los do jeito certo.
Logo, recomendamos muito assisti-lo para trabalhar ainda melhor seu copywriting. Para isso, é só clicar neste vídeo aqui embaixo 🙂
7. TRABALHE O SEO
E, por fim, trabalhar o SEO hoje em dia é fundamental para que seus conteúdos sejam encontrados pelo seu público-alvo.
Em poucas palavras, SEO é o processo de otimização de sites e conteúdos para que os motores de buscas, como Google, Youtube e Bing, por exemplo, encontrem seu site antes dos outros, colocando-o no topo dos resultados das buscas.
Por isso, considerar as regras do SEO será muito importante para que seus conteúdos sejam encontrados pelo seu público-alvo na internet.
Então, se quiser entender mais como funciona este assunto, assista nosso vídeo prático e bem resumido sobre SEO. Caso queira assistir, é só clicar na imagem aqui embaixo 🙂
E PRA FECHAR ESTE POST…
Viu como o copywriting é muito importante ser trabalhado para conseguir cativar seu público e fazer com que ele realize uma ação desejada?
Com toda certeza, quando bem trabalhado, o copywriting vai melhorar muito o relacionamento da sua empresa com o seu público-alvo e ainda alavancar bem o seu negócio, pode acreditar!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É COPYWRITING?
- PASSO-A-PASSO DE COMO TRABALHAR UM DO JEITO CERTO
- 07 TÉCNICAS MATADORAS DE COPYWRITING
Esperamos que tenha gostado!
E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa