Ícone do site Blog Abri Minha Empresa

Comunicação Assertiva (10 Dicas Surpreendentes para Trabalhá-la)

Comunicação Assertiva 1024x576 - Comunicação Assertiva (10 Dicas Surpreendentes para Trabalhá-la)

O que é Comunicação Assertiva? Saber se comunicar do jeito claro, objetivo e eficiente é fundamental para qualquer tipo de negócios e profissionais.

Por isso, é considerada um dos principais pilares de sucesso. Pode ter certeza que quando bem trabalhada, grandes resultados serão conquistados. Todos os dias.

Então, entenda agora o que é comunicação assertiva, seus grandes benefícios e 10 passos muito simples para praticá-la do jeito certo.

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
  2. SEUS GRANDES E PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
  3. COMO TRABALHÁ-LA EM 10 PASSOS BEM SIMPLES

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

Em suma, comunicação assertiva é aquela que consegue transmitir as informações de maneira bem clara, dinâmica e com respeito. De maneira simples e direto ao ponto. Assim, obter os resultados esperados e planejados.

Ao mesmo tempo, ela busca o equilíbrio. Dessa forma, preza pela transparência das suas necessidades e desejos. Sempre considerando também as necessidades e desejos dos outros.

Da mesma maneira, você conseguirá transmitir o que deseja de um jeito que faça com que as outras pessoas compreendam, respeitem e confiem no que está sendo comunicado.

2. SEUS GRANDES E PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

EMPATIA

A comunicação assertiva faz com que a empatia seja gerada e trabalhada.

Em suma, empatia é a capacidade de sentir e entender o que uma outra pessoa sente. Dessa forma, conseguir se colocar no lugar desta pessoa para enxergar e assimilar a perspectiva dela diante de cada contexto em que estiver inserida.

Em outras palavras, analisar e entender o ponto de vista das outras pessoas dentro de cada contexto em questão. Diferente daquele com o qual estamos acostumados ou condicionados, por exemplo.

Inclusive, se quiser se aprofundar ainda mais sobre a empatia, assista nosso vídeo com tudo o que você precisa saber sobre este tema. Para isso, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.

RESPEITO MÚTUO E COMPREENSÃO

Da mesma maneira, é possível fazer com que todos entendam o que está sendo dito e comunicado. Bem como entender que está sendo considerado todos os pontos de vistas dos envolvidos. Assim, o respeito e compreensão é gerado de todos os lados.

Dessa forma, é possível demonstrar seus argumentos sem ofender ou atacar as outras partes envolvidas na comunicação.

Como resultado, a tendência de comportamento dos envolvidos será semelhante ao seu.

CREDIBILIDADE

E tudo isso ainda gera credibilidade. Já que a transparência, coerência e objetividade foram transmitidas de maneira clara e com respeito.

REDUÇÃO DE CONFLITOS

Além disso, com a comunicação assertiva, será possível reduzir ou até eliminar possíveis conflitos que possam acontecer.

Até porque tudo o que está sendo comunicado é claro, coerente e objetivo. Dessa maneira, cada pessoa saberá sobre os caminhos que precisam ser seguidos. Bem com suas respectivas responsabilidades.

Consequentemente, isso reduz bastante possíveis estresses e dores de cabeças. Criando também um ambiente de trabalho saudável e positivo.

E caso aconteça algum conflito, a comunicação assertiva ajudará bastante a gerenciar esses tipos de problemas ou situações.

PRODUTIVIDADE

Da mesma forma, a produtividade geral aumentará. Já que todos saberão o que precisa ser feito e o que é esperado de cada um.

Consequentemente, a motivação estará em alta também.

BOA LIDERANÇA

Ainda, tendo a comunicação assertiva, tratando as outras pessoas de maneira respeitosa e justa, será possível construir e exercer a sua liderança.

As pessoas passarão a acreditar e confiar sempre em você.

Inclusive, temos um vídeo que mostra os 9 principais tipos de liderança. Se quiser descobrir qual é o seu tipo, assista este vídeo clicando aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.

3. COMO TRABALHÁ-LA EM 10 PASSOS BEM SIMPLES

1. VALORIZE-SE

Primeiramente, é preciso entender quem você realmente é. Seus valores, propósitos, crenças, forças, fraquezas, enfim.

Isso fará com que você tenha um autoconhecimento coerente e honesto. Dessa forma, você conseguirá se respeitar acima de tudo. Assim, ter confiança para lutar e trabalhar pelos seus direitos. Bem como ser tratado(a) com respeito e dignidade.

2. DEFINA SEUS OBJETIVOS

Agora, é hora de identificar o que precisa ser feito. Bem como traçar suas metas para alcançar o que precisa.

Feito isso, você conseguirá ser mais confiante e se expressar de uma maneira clara. Bem como fazer com que todos entendam o que precisa ser feito e o que se espera de cada profissional.

3. ENTENDA O OUTRO LADO

Além disso, é muito importante entender o ponto de vista e a situação das outras pessoas envolvidas na comunicação.

Isso é essencial para que a mensagem seja recebida de um jeito mais positivo. E é o que falamos antes sobre a empatia.

Isso é muito importante para conseguir fazer com que o respeito, compreensão e entendimento seja gerado de forma clara, colaborativa e honesta.

Além disso, observe como as outras pessoas se comunicam. Bem como a maneira que preferem ser abordadas.

Fazendo isso, você conseguirá demonstrar o respeito a elas. O que é benéfico a troca de informações.

Ao mesmo tempo, preste atenção no modo que cada um reage, fala, se comporta ou se expressa. Isso te dará uma base maior para entender como reagir para cada momento. De acordo com as atitudes dos envolvidos em questão.

4. TENHA RESPEITO SEMPRE

Antes, durante e depois da comunicação, tenha respeito em todos os momentos. Entenda as dores, situações e necessidades das outras pessoas.

Isso fará com que você não seja injusto(a) com os outros. Da mesma forma, as pessoas também perceberão que você teve o cuidado de respeitar o lado de cada um. Fazendo isso, o sentimento de respeito será mútuo.

5. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Em alguns casos, as pessoas poderão reagir de uma forma que você não tenha esperado. Como por exemplo, de maneira agressiva ou até indiferente.

Quando isso acontecer, não responda ou reaja da mesma forma. Mantenha a calma e postura e saiba que você consegue controlar apenas seus próprios sentimentos e comportamentos.

Assim, quando continuar mantendo o respeito e não violar os direitos da outra pessoa, você ainda tem o direito de defender seu posicionamento.

Caso contrário, haverá muitos desentendimentos e conflitos. O que será bastante negativo e não agregará nada a seu favor.

E um assunto que pode te ajudar muito nisso é trabalhar sua Inteligência Emocional. Que basicamente, é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nossos relacionamentos.

Trata-se da habilidade de saber lidar com as nossas próprias emoções e sentimentos. E assim, gerir bem nossos relacionamentos.

Logo, se quiser trabalhar bem a sua inteligência emocional, assista nosso vídeo bem prático sobre isso. Clicando aqui embaixo 🙂

6. POSITIVIDADE

Do mesmo modo, expresse seus sentimentos de maneira positiva. Inclusive, quando estiver em momentos de dificuldade.

Defenda seus pontos de vistas e naquilo que acredita que seja a melhor opção ou solução. No entanto, ao agir de maneira positiva, a comunicação será muito mais respeitosa, construtiva e agregadora.

E outra dica prática é exerce a comunicação não-violenta. Que trabalha exatamente esse ponto. E também temos um vídeo sobre isso, caso queira se aprofundar mais. Se quiser assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

7. DOMINE O ASSUNTO

Para a comunicação assertiva funcionar, é preciso dominar o assunto a ser discutido antes de começar a conversa com os outros responsáveis.

Isso te dará mais argumentos e embasamento na hora de se expressar e trabalhar uma conversa bastante construtiva.

Do mesmo modo, saiba as palavras que serão utilizadas. Cuidado com expressões e maneiras que possam ser agressivas para os outros participantes.

8. FALE NA HORA CERTA

A comunicação assertiva preza pela eficiência. E não pela imposição. Por isso, fale na hora certa. E no lugar certo, que sejam propícios para buscar aquilo que deseja.

Por exemplo: ao invés de ficar falando o tempo todo, o que pode entediar os outros, fale nos momentos oportunos.

Até porque se o momento não for adequado, dificilmente sua mensagem será absorvida da maneira correta.

Ao mesmo tempo, preste muita atenção nas suas expressões corporais. O jeito que se fala é tão importante quando o modo que você fala também.

Tenha boa postura, preste atenção em tudo o que está sendo falado, olhe nos olhos de cada pessoa, atente-se ao tom da sua voz, enfim. Isso ajuda muito para que sua comunicação seja, de fato, assertiva.

9. SAIBA FALAR “NÃO”

Um ponto importante também é saber falar “não”. Às vezes, isso é difícil mesmo. No entanto, saber negar algumas coisas ou pedidos é muito importante para ser mais assertivo(a).

Como falamos antes, respeite e valorize seus limites. Não aceite tudo o que falam, caso realmente não concorde.

Fazer isso vai te ajudar a gerenciar melhor suas tarefas e obrigações. Assim, ser mais eficiente e focar onde importa.

Porém, lembre-se de ter respeito e coerência sempre, combinado?

10. ACEITE CRÍTICAS E OPINIÕES

Outro ponto importante é aceitar críticas e elogios também. Saber receber feedbacks, tanto positivos quanto negativos, é fundamental para trabalhar sua comunicação assertiva sempre.

Escute e analise cada opinião sobre você de forma humilde, construtiva e respeitosa. Nesse momento, seja coerente e tenha honestidade na hora de assimilar os feedbacks. Faça com que eles te ajudem a se preparar ainda mais.

 

DICA EXTRA

Por fim, nunca pare de evoluir. Estude e procure referências sempre que possível para continuar aprendendo e estruturando bastante a sua comunicação assertiva.

E aqui, vamos recomendar duas possibilidades práticas.

A primeira é a leitura do livro “Comunicação assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais”.

Ele é bem prático e fácil de ler. Por isso, que é muito recomendado por explicar bem como melhorar o seu jeito de comunicar.

Caso queira conhecê-lo, você pode clicar no botão aqui embaixo 🙂

E a segunda dica é assistir nosso vídeo de Como Melhorar sua Comunicação. Que mostra dicas bem práticas e simples que com certeza mudarão para melhor o seu jeito de se comunicar.

Por isso, se quiser assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

PRA FECHAR ESSE POST SOBRE O QUE É COMUNICAÇÃO ASSERTIVA…

Viu como a comunicação assertiva é muito importante tanto para a nossa vida profissional quanto pessoal também?

Com certeza, quando bem trabalhada, trará muitos resultados positivos sempre. E ainda, de forma natural, pode acreditar!

Além disso, tem mais alguma dica para praticarmos a comunicação assertiva? Se sim, compartilhe aqui com a gente nos comentários!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
  2. SEUS GRANDES E PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
  3. COMO TRABALHÁ-LA EM 10 PASSOS BEM SIMPLES

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile