Medo de começar seu negócio próprio? Este é um sentimento bem comum em muitos empreendedores. Principalmente por ser uma jornada nova e com muitas incertezas.
No entanto, empreender é considerado por muitos profissionais um passo muito realizador e gratificante.
Por isso, separamos aqui 10 Dicas Surpreendentes que todos empreendedores iniciantes deveriam conhecer de como perder o medo de começar seu negócio próprio.
Você verá nesse Post
MEDO DE COMEÇAR SEU NEGÓCIO PRÓPRIO
Empreender é algo que cresce cada vez mais no mundo todo. E ainda há muito espaço para continuar crescendo, com muitas oportunidades a serem aproveitadas.
No entanto, montar um negócio próprio exige alguns pontos que precisam ser muito bem trabalhados e estudados.
Por isso, vamos agora mostrar as dicas que nós achamos obrigatórias para qualquer tipo de empreendedor(a) conseguir montar sua empresa do jeito certo e com muito sucesso.
Com certeza, elas farão com que você consiga se preparar melhor para perder o medo e ter muito mais segurança na sua jornada empreendedora.
Então, vamos lá!
1. TRABALHE SEU AUTOCONHECIMENTO
Em poucas palavras, autoconhecimento é o conhecimento que uma pessoa tem a respeito dela mesma. Desse modo, saber suas qualidades, desejos, ambições, limitações, fraquezas, comportamentos, enfim.
Em outras palavras, é a consciência que temos de nós mesmos. Ou seja, é conhecer a si mesmo, é ato de olhar para você mesmo(a).
Isso ajudará muito na construção e manutenção da sua boa autoestima. Inclusive, caso queira se aprofundar mais sobre autoconhecimento, assista nosso vídeo que explica tudo o que precisa saber sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
2. LISTE SEUS INTERESSES
Faça uma lista com todos os tipos de interesses ou assuntos que você tenha afinidade e que goste. Se possível, aquilo que você tenha paixão.
Tenha em mente que trabalhar com o que gosta e conhece é muito, mas muito mais vantajoso do que trabalhar com algo que não conheça ou não goste.
Empreender é algo que funciona muito melhor quando nós temos conhecimento sobre o assunto e sua área.
Desse modo, teremos uma base muito maior para conseguir ter informações relevantes e conseguir trabalhar bem isso no dia-a-dia.
Assim, para ter sucesso, trabalhar com algo que tenha paixão é fundamental. Por isso, fazer essa lista fará com que você tenha uma visão mais ampla das suas preferências e analisar aquilo que realmente gosta.
3. ESCOLHA SUA OPÇÃO FAVORITA
Agora, analise a lista feita na dica anterior e escolha aquela que você mais goste. Não se preocupe, ainda, se é a melhor opção em termos de negócio.
Isso será feito e trabalhado na próxima dica que vamos falar agora.
4. PLANO DE NEGÓCIOS
De não adianta só gostar muito de um determinado mercado. É preciso estudá-lo de uma maneira bem profunda.
Desse modo, escolhido o mercado (ou nicho de mercado) em que irá atuar, desenvolva um Plano de Negócios.
Nele, você vai conseguir entender exatamente o que esperar para o seu negócio próprio, como por exemplo:
- Tamanho do Mercado
- Quem serão seus clientes
- Concorrentes
- Produtos/Serviços oferecidos atualmente
- Fornecedores
- Investimentos e estruturas necessárias
- Equipe
- Riscos
- Metas e Objetivos a serem alcançados
Afinal, é nele que você vai definir seu modelo de negócio e avaliar se é viável ou não. E assim, caminhar para a direção certa. Focar onde realmente importa.
De fato, desenvolver um plano de negócio é um passo fundamental e obrigatório para começar a empreender do zero.
Com ele, as chances do seu negócio dar certo são muito maiores mesmo. E se quiser, temos uma playlist com tudo o que precisa saber sobre o que é e como desenvolver seu plano de negócio de diversas maneiras.
Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
5. ENTENDA O PORQUÊ
Saber o motivo pelo qual você resolveu montar um negócio próprio é fundamental. Por que você quer começar a empreender? Qual a intenção em ter uma empresa própria? O que o seu negócio oferecerá realmente atende uma necessidade ou resolve um problema de um grupo de clientes?
Enfim, entenda profundamente qual é o verdadeiro propósito em querer começar e montar um negócio próprio.
Feito isso, analise bem se você está realmente convencido(a) de que isso realmente tem muito valor para você mesmo(a).
Tenha em mente que empreender exige muito trabalho, esforço e força de vontade todos os dias durante muito tempo. Por isso, se estiver confiante com o seu propósito, esse é um ótimo sinal.
6. TENHA UMA RESERVA FINANCEIRA
Tenha uma reserva financeira para trabalhar com mais segurança. Principalmente para pagar não só as contas do seu negócio como suas contas pessoais.
Assim, você terá uma tranquilidade maior e respiro para conseguir montar sua empresa de uma maneira bem planejada.
Lembre-se que ao empreender, você terá algumas surpresas no meio do caminho. Por melhor que tenha sido seu planejamento.
Por isso, com essa reserva financeira, você conseguirá trabalhar com mais calma e até liberdade.
7. DEFINA METAS
Trabalhe com metas e objetivos que sejam realistas, possíveis de serem alcançados. Inclusive, considere prazos realistas também.
Isso é essencial e muitas vezes trabalhado de maneira errada por muitos empreendedores.
Trabalhar com metas realistas faz com que você mantenha os pés no chão e trabalhe por algo realmente possível de ser conquistado.
Isso é bem importante em todos os momentos. Até porque se trabalhar com algo que seja irreal, bem difícil de ser alcançado, sua frustração será bem grande e pode atrapalhar bastante a sua jornada empreendedora.
Por isso, sugerimos trabalhar as Metas SMART, que ajuda a definir as metas que realmente importam e que sejam bem possíveis de serem trabalhadas.
Caso queira conhecer como as metas SMART funcionam, assista nosso vídeo que mostra tudo de um jeito bem prático. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
8. PROJETE CENÁRIOS
Traçar diferentes cenários do possível andamento do seu negócio é bem importante. Por exemplo: faça uma projeção realista, outra otimista e outra pessimista.
Dessa maneira, mesmo com os piores cenários, você terá mais base e informações para saber como se comportar, caso isso aconteça.
Bem como ter um planejamento para estar preparado(a) para conseguir realizar possíveis ajustes. Com muita calma e coerência.
9. CONVERSE COM PESSOAS EXPERIENTES
Conversar com pessoas que já tem experiência no assunto ajuda bastante. Dessa maneira, você terá informações bem relevantes. Bem como dicas e cuidados que precisam ser levados em consideração.
Aqui, pode ser especialistas ou então empreendedores já estabelecidos. Eles dividirão suas experiências para você ter uma base ainda maior para se preparar melhor ainda.
10. ESTUDE
Por fim, estude sempre. Entenda quais são as áreas e assuntos que você precisa conhecer ou até aprimorar.
Estudar é um pilar fundamental no empreendedorismo. Ou seja, procure se aprimorar e esteja em evolução sempre.
Isso te trará resultados tanto no curto, médio e principalmente, no longo prazo. Assim, as chances de sucesso do seu negócio serão bem maiores e realistas.
CONCLUSÃO DE COMO PERDER O MEDO DE COMEÇAR SEU NEGÓCIO
Viu como empreender é algo muito inspirador e gratificante? Perder o medo de começar seu negócio é um processo que pode ser trabalhado de maneira prática. Só depende de nós mesmos fazer as coisas acontecerem de forma positiva. Lembre-se disso.
E se quiser, vamos deixar aqui a indicação de dois vídeos aqui do nosso canal que pode te ajudar bastante nesse assunto.
O primeiro é o vídeo que mostra as 8 características que todos empreendedores de sucesso possuem em comum.
E o segundo mostra o passo-a-passo de como montar seu próprio negócio de um jeito assertivo.
Então, caso queira assisti-los, vamos deixá-los aqui embaixo, combinado?
SÓ PRA RECAPITULAR O QUE FALAMOS AQUI:
- TRABALHE SEU AUTOCONHECIMENTO
- LISTE SEUS INTERESSES
- ESCOLHA SUA OPÇÃO FAVORITA
- PLANO DE NEGÓCIOS
- ENTENDA O PORQUÊ
- TENHA UMA RESERVA FINANCEIRA
- DEFINA METAS
- PROJETE CENÁRIOS
- CONVERSE COM PESSOAS EXPERIENTES
- ESTUDE
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa