Matrizes para negócios. Existem diversas ferramentas de análise para utilizar na sua empresa.
No entanto, algumas são mais práticas e capazes de analisar todos os tipos de negócios, de todos os portes. Inclusive, muitas delas são utilizadas em projetos e lançamentos de produtos ou serviços também.
Por isso, separamos aqui 4 ferramentas muito poderosas e bastante utilizadas no planejamento estratégico que farão toda a diferença para a sua empresa. Pode acreditar!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que mostra exatamente este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
MATRIZES PARA NEGÓCIOS
Analisar a sua empresa e o mercado que atua é um passo fundamental para conseguir fazer com que o seu negócio ou projeto alcance todos os resultados esperados. Assim, ter sucesso e caminhar para a direção certa todos os dias. Tanto no curto, médio e longo prazo.
E é aqui que as matrizes para negócios são fundamentais para conseguir trabalhar bem essa questão no seu planejamento estratégico.
Então, sem enrolações, vamos mostrar agora as 4 matrizes para negócios que todos deveriam conhecer e trabalhar na sua empresa e projetos.
1. ANÁLISE SWOT
Também conhecida como FOFA, ela tem como principal objetivo identificar as características chaves de uma empresa e do mercado em que atua, sendo dividida em duas partes:
- ambiente interno: onde serão identificados os pontos fortes e as fraquezas da empresa
- ambiente externo: onde estão as ameaças e as oportunidades.
A análise SWOT é uma ferramenta que:
- faz o diagnóstico da empresa e do mercado;
- auxilia (e muito) na tomada de decisão da empresa;
- aponta os pontos que a empresa precisa melhorar;
- identifica itens chave para a gestão da organização, o que implica estabelecer prioridades de atuação;
- E por fim, prepara planos estratégicos para aproveitar oportunidades de mercado e resolver problemas e riscos.
Ou seja, resumidamente, ela poderá ser utilizada como base para gestão e planejamento estratégico empresarial.
Então, se quiser assistir nosso vídeo que explica a Análise SWOT, é só clicar aqui embaixo ou aqui para ler nosso post sobre este assunto 🙂
2. MATRIZ BCG
O objetivo desta ferramenta é analisar o desempenho e o potencial futuro de cada produto ou serviço da sua empresa no mercado.
Dessa maneira, será possível entender como está a performance de cada um para saber se estão sendo lucrativos ou não para empresa.
Assim, tomar decisões bem embasadas e definir estratégias para saber onde focar seus esforços e investimentos. Focar onde realmente importa.
Tenha em mente que nem sempre vender bastante um produto/serviço significa que ele está trazendo bastante lucro para empresa.
Às vezes, um determinado produto pode até vender bastante, mas ao mesmo tempo exige muito investimento por parte da empresa, o que acaba diminuindo sua margem de lucro.
E em alguns casos, pode até dar prejuízo no final. É isso que a Matriz BCG trabalha muito bem.
Então, se quiser assistir nosso vídeo que explica este assunto, é só clicar aqui embaixo 🙂
3. MATRIZ ANSOFF
Em suma, nada mais é que um recurso utilizado por empresas para planejar e trabalhar ações estratégicas de crescimento.
Ela faz com que as empresas estudem o seu contexto para conseguirem melhorar suas práticas e, consequentemente, crescer.
Além disso, ela identifica também oportunidades e verifica os riscos ao avaliar 4 tipos de estratégias: penetração de mercado, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de mercado e diversificação.
Tudo isso através de uma análise entre produtos e mercado, que já existiam ou então iniciaram recentemente.
A Matriz Ansoff ajuda muito na criação de ideias para fazer com que a empresa aproveite oportunidades, se destaque no mercado e trace caminhos realistas para conseguir crescer constantemente.
Da mesma forma, se quiser assistir nosso vídeo que explica este assunto, é só clicar aqui embaixo. Ou então, ler nosso post sobre isso clicando aqui 🙂
4. 5 FORÇAS DE PORTER
Esta ferramenta estuda as forças que influenciam a capacidade de uma empresa em atender seus clientes e obter lucro.
E ela considera cinco fatores, as “forças” competitivas, que devem ser estudadas para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Que são:
- Rivalidade entre concorrentes;
- Poder de negociação dos fornecedores;
- Poder de negociação dos clientes;
- Ameaça de novos produtos ou serviços.
- Ameaça de novos concorrentes;
Essas 5 forças de Porter funcionam como pilares para uma empresa. A ideia é que, caso algum pilar seja modificado, a empresa precisa reavaliar seu posicionamento estratégico no mercado.
Esta ferramenta faz com que as organizações observem atentamente seus concorrentes.
No entanto, incentiva também a olhar além das ações de seus concorrentes. E examinar quais outros fatores poderiam impactar o ambiente de negócios.
Como resultado, todas essas cinco forças que compõem o ambiente competitivo podem influenciar diretamente a performance e lucratividade do seu negócio.
Ao mesmo tempo, se quiser assistir nosso vídeo que explica as 5 Forças de Porter, é só clicar aqui embaixo ou aqui para ler nosso post sobre este assunto 🙂
CONCLUSÃO SOBRE MATRIZES PARA NEGÓCIOS
Essas são apenas algumas das muitas matrizes que são muito poderosas e capazes de ajudar todos os tipos de empresas e profissionais.
Tenha em mente que cada matriz possui sua finalidade específica e pode ser útil para diferentes aspectos do planejamento e gestão empresarial.
Por isso, é bem importante, primeiro, entender bem os seus objetivos. E assim, trabalhar a escolha das matrizes de acordo com suas necessidades ou as do seu negócio ou projeto.
Como resultado, obter grandes e valiosos resultados todos os dias.
Além disso, se tiver alguma matriz que conheça e que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente 🙂
E só pra recapitular as matrizes que falamos aqui:
- ANÁLISE SWOT
- MATRIZ BCG
- MATRIZ ANSOFF
- 5 FORÇAS DE PORTER
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem?
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa