Investimento inicial de um negócio. Essa é uma questão que gera muitas dúvidas em todos os tipos de empreendedores.
Basicamente, trata-se do valor total necessário para montar e abrir um negócio próprio. E para descobrir esse valor, existem alguns pilares que precisam ser trabalhados.
Por isso, entenda agora como descobrir o investimento inicial para abrir a sua própria empresa do jeito certo, responsável, planejado e organizado. Tudo de maneira prática e bem resumida!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica exatamente este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
INVESTIMENTO INICIAL DE UM NEGÓCIO
O QUE É INVSTIMENTO INICIAL?
Primeiramente, é preciso entender muito bem o que é investimento inicial de um negócio. Que resumidamente, trata-se de um montante financeiro necessário para conseguir montar e gerenciar um negócio próprio. Literalmente, tirar a ideia de negócio do papel e torná-la em realidade.
Ou seja, é o quanto de dinheiro um empreendedor(a) precisa investir para fazer com que o seu negócio seja aberto e comece a funcionar.
Dessa maneira, envolve, literalmente, todos os custos, gastos e despesas que a montagem e operação da sua empresa precisam para funcionar. Incluindo estrutura, abertura do CNPJ, contratações, equipes, entre outros.
Assim, calculando o investimento inicial é possível entender em quanto tempo a sua empresa precisa para recuperar todo o investimento realizado. Que é o ROI (que significa Retorno sobre o Investimento). Essa é uma informação essencial para você ter expectativas reais e viáveis.
E para calcular o investimento inicial, é preciso considerar 3 pilares: Investimento fixo, Investimento Pré-Operacional e Capital de Giro.
PLANO DE NEGÓCIO
Mas antes de explicarmos cada um deles, é muito importante trabalhar o plano de negócio. Que resumidamente, é um guia do seu negócio que pontua metas, datas e detalhes de como atingir os determinados objetivos do seu projeto.
Por isso é considerado uma ferramenta que traça um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor(a).
Acima de tudo, o plano de negócios tem como objetivo diminuir o máximo de riscos e incertezas do projeto.
Ele precisa, sobretudo, identificar potencial do negócio, mas também possíveis falhas, ameaças e erros de projetos antes de colocá-lo em prática no mercado.
Ou seja, será com ele que você conseguirá analisar se seu modelo de negócio é viável ou não. Ao mesmo tempo, identificar bem os 3 pilares do investimento inicial. Que vamos falar agora.
Se quiser saber mais sobre Plano de Negócio, assista nossa playlist sobre este assunto com muitos exemplos 🙂
INVESTIMENTO FIXO
De forma prática, trata-se de toda a infraestrutura necessária para que a sua empresa funcione.
Aqui, é preciso considerar a aquisição de itens ou bens como móveis, equipamentos, máquinas, estoque, decoração, veículos, enfim.
Dessa maneira, é preciso listar todos esses itens referentes a infraestrutura da sua empresa com os seus respectivos preços e valores.
Fazendo isso, você terá uma visão clara de quanto isso irá custar. Bem como entender quais itens podem ser substituídos para tentar diminuir o investimento fixo. Mesmo que inicialmente e temporariamente.
INVESTIMENTO PRÉ-OPERACIONAL
Diferentemente do Investimento Fixo que é relacionado a aquisição de bens, o investimento pré-operacional identifica tudo o que a sua empresa precisa para começar a funcionar.
Literalmente, as ações que precisam ser feitas para iniciar o seu negócio. Como:
- Abertura e formalização da empresa
- Contratação de um contador para o seu negócio (se for o caso)
- Obtenção de alvarás de funcionamento
- Marketing e divulgação
- Treinamento de Funcionários
- Registro de marca
- Contratação de possíveis sistemas internos de gestão
- Entre outros
CAPITAL DE GIRO
Resumidamente, trata-se do ativo circulante da empresa para arcar com os custos e despesas fixas e variáveis.
Ou seja, são os recursos que a empresa dispõe para arcar com suas despesas de custos fixos e variáveis. Independentemente se está gerando lucro ou recebendo recursos de outras fontes.
É o dinheiro que vai garantir que a empresa continue sobrevivendo e funcionando enquanto os investimentos ainda não geraram retorno. Em outras palavras, sobreviver enquanto o dinheiro não entra na conta da empresa.
Por exemplo: as compras que foram pagas a prazo cairão somente após um determinado período. Logo, nesse meio tempo, a empresa ainda não recebeu o dinheiro de fato.
Ou então as vendas ainda não estão em alta e os custos operacionais estão maiores que a receita.
Logo, o capital de giro representa o quanto a empresa pode disponibilizar para pagar e sanar suas obrigações e contas.
É como uma reserva financeira da empresa, que pode ser utilizada em momentos de necessidade e urgência. De maneira que ela continue funcionando, mesmo sem entrada suficiente para pagar todas as contas.
Assim, é preciso saber como calculá-lo e manter seu fluxo de caixa saudável.
Então, se quiser entender e se aprofundar ainda mais sobre o Capital de Giro e como montar o do seu negócio do jeito certo e prático, assista nosso vídeo que mostra exatamente isso. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
FERRAMENTAS EXTRAS PARA O INVESTIMENTO INICIAL
Esses são os principais pilares para conseguir identificar o investimento inicial do seu negócio. Tentamos resumir para deixar mais prático e te dar uma visão mais macro e geral do que precisa ser feito.
No entanto, é preciso analisar muito bem o seu negócio e entender profundamente o modelo de negócio e como será seu funcionamento. Bem como seu porte e maneira de operação.
Tenha em mente que os valores variam de acordo com cada empresa, com cada tipo de operação. Por isso, tenha muita coerência quando for trabalhar o investimento inicial do seu negócio, combinado?
E para tentar agregar ainda mais para este assunto, vamos recomendar dois vídeos aqui do nosso canal para te ajudar.
FLUXO DE CAIXA
O primeiro é sobre Fluxo de Caixa. Que em poucas palavras, serve como um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa.
Indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.
Em Finanças, o fluxo de caixa se refere ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa. Ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido.
Ao mesmo tempo, mostrará o controle das atividades do ciclo operacional da empresa. São todas as atividades de compra e venda de mercadorias e serviços da empresa em curto prazo e os seus respectivos pagamentos e recebimentos.
Dessa maneira, você terá um controle e gestão mais eficaz, baseadas em números que te ajudarão a tomar decisões no período presente, mas também pro futuro.
Então, se quiser se aprofundar mais sobre Fluxo de Caixa, assista nosso vídeo que explica exatamente isso 🙂
COMO ABRIR UM NEGÓCIO COM POUCO DINHEIRO
E o outro vídeo é sobre como abrir o seu negócio próprio com pouco dinheiro. Nele, mostramos algumas dicas bastante utilizadas que dão ideias de como conseguir montar sua empresa investindo pouco.
Então, se quiser assisti-los, é só clicar aqui embaixo 🙂
Além disso, as dicas que falamos aqui são as principais para identificar o investimento inicial do seu negócio. Mas, se tiver alguma outra dica que não falamos, escreva aqui nos comentários e compartilhe com a gente!
CONCLUSÃO
E só pra recapitular os 3 pilares para descobrir o investimento inicial de um negócio:
- INVESTIMENTO FIXO
- INVESTIMENTO PRÉ-OPERACIONAL
- CAPITAL DE GIRO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa