Freelancer o que é? Esta é uma alternativa de trabalho procurada cada vez mais pelos profissionais.
Atualmente, vem se tornando cada vez mais popular e muitos freelancers não trocariam este tipo de trabalho por um emprego dentro de uma empresa tradicional.
Principalmente por conseguir ter uma liberdade de horários. Bem como definir sua própria carga de trabalho.
Por isso, entenda agora o que significa freelancer, suas principais vantagens e desvantagens e 05 indicações de sites para encontrar trabalho como freelancer!
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- FREELANCER O QUE É (SIGNIFICADO)
- PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
- ERROS A SEREM EVITADOS
- 05 SITES PARA ENCONTRAR TRABALHO COMO FREELANCER
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. FREELANCER O QUE É (SIGNIFICADO)
De forma prática, freelancer é um(a) profissional liberal que trabalha de forma autônoma. Ou seja, por conta própria, sem vínculo empregatício.
Dessa maneira, presta determinados serviços para empresas ou pessoas por um tempo determinado. Com preços ou valores estipulados pelo próprio freelancer.
Logo, é possível se dedicar em mais de um projeto, em mais de um cliente, por exemplo. Alguns freelancers chegam a trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo.
Como exemplos de áreas que são bastante trabalhadas por freelancers, podemos citar:
- Fotógrafos
- Redatores ou revisores de textos
- Designers gráficos
- Programadores e Webdesigns
- Músicos
- Tradutores
- Profissionais de marketing e vendas
- Jornalistas
- Mercado Financeiro
- Professores
- Pintores
- Arquitetura
- Gestores de projetos
- Consultorias
- Assistente virtual
- Recursos humanos
- Contabilidade
- Gestão de redes Sociais
Enfim, existem muitas, mas muitas áreas, assuntos e possibilidades para trabalhar como freelancer. E esse mercado vem crescendo cada vez mais.
O que representa uma grande oportunidade. Tanto para quem quer ser freelancer. Quanto para empresas que desejam contratar os serviços deste tipo de profissionais.
MAS É PRECISO TER DIPLOMA PARA SER FREELANCER?
Depende de cada caso. Algumas áreas exigem diploma para trabalhar. Ou até alguns potenciais clientes podem pedir isso para definir a contratação do seu serviço ou não. Ainda até, servir como um diferencial na hora de ganhar dos seus concorrentes.
Ao mesmo tempo, existem vários casos que muitas empresas não exigem o diploma. Preferem conhecer os resultados obtidos pelos freelancers.
Bem como os seus portfólios. Isso vale mais que currículos em diversas ocasiões e é muito comum nesse tipo de mercado.
2. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE FREELANCER
VANTAGENS
RENDA EXTRA
É possível ser freelancer mesmo quando já se tem um emprego. Muitos profissionais possuem emprego, mas trabalham como freelancer no seu tempo livre.
Assim, conseguirem uma renda extra.
FLEXIBILIDADE E AUTONOMIA
Além disso, a flexibilidade e autonomia são pontos que os freelancers procuram bastante. Principalmente por conseguir definir seus próprios horários de trabalho. E também em determinar a sua carga de trabalho.
Ainda, pode trabalhar de onde achar melhor. Seja em casa, escritórios próprios, coworking, cafeterias, enfim. Em outras palavras, de qualquer lugar mesmo, onde achar melhor e mais confortável.
Na maioria dos casos, os freelancers trabalham grande parte do seu tempo em casa. No modo Home Office mesmo. Ou seja, trabalhar em casa. E ganhar dinheiro com isso.
Por isso, caso não conheça o Home Office ainda, recomendamos muito entender mais sobre este assunto. Para isso, você pode assistir um vídeo bem prático sobre ele. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
RENDIMENTOS MAIS ALTOS
Da mesma forma, os freelancers podem buscar rendimentos mais altos. Em uma empresa, é mais burocrático conseguir aumentar seu salário ou conseguir bônus, por exemplo.
Como freelancer, é você que estipula o preço do seu trabalho e sua carga horária. Conforme falamos antes.
Dessa forma, é possível ter mais de um cliente ao mesmo tempo. Bem como trabalhar em vários projetos também.
Inclusive, com o avanço da tecnologia, é possível trabalhar com clientes ou projetos de qualquer lugar do mundo.
Ou seja, freelancers são remunerados por produção. Quanto mais produzir, mais vai conseguir ganhar.
RÁPIDO DE COMEÇAR
E freelancers conseguem se livrar de grandes burocracias. Basta ter o conhecimento e encontrar clientes ou projetos que já é possível começar a trabalhar.
CHEFE PRÓPRIO(A)
Ainda, quem é freelancer é seu próprio(a) chefe. Dessa maneira, as cobranças partem de você mesmo(a). Não tem aquele(a) chefe que, em alguns casos, acabam cobrando demais e até gerando stress em determinados momentos.
Porém, ser seu próprio(a) chefe também pode representar uma desvantagem. Que vamos falar agora.
DESVANTAGENS
CHEFE PRÓPRIO(A)
Ao mesmo tempo, ser seu próprio(a) chefe pode ser uma desvantagem, dependendo do caso. Muitas pessoas acabam não se preparando adequadamente. Logo, tendem a se dar ao luxo de fazer o que quiser sempre.
Muitas vezes, isso faz com que a gente não se cobre do jeito profissional e coerente. Assim, acaba não conquistando os resultados e objetivos planejados. Gerando grandes frustrações.
FALTA DE ESTABILIDADE FINANCEIRA
Além disso, ser freelancer também pode não gerar estabilidade e consistência de trabalho. Por ser sob demanda, é preciso encontrar clientes em todos os momentos para conseguir ter uma fonte de renda consistente. No entanto, nem sempre é possível ter clientes em todos os momentos.
Por isso, dependendo do tipo e quantidade de clientes, às vezes não é possível encontrar trabalho facilmente. Em outras palavras, a renda mensal pode variar de um mês para o outro.
E isso afeta diretamente a sua remuneração. Diferentemente de um trabalho com carteira assinada, onde no final do mês, o salário cairá sempre na sua conta.
ISOLAMENTO
Sob o mesmo ponto de vista, trabalhar como freelancer pode significar trabalhar sozinho(a) na maior parte do tempo.
Dependendo do trabalho, os freelancers não tem o convívio social durante o seu expediente de trabalho.
No entanto, existem diversas alternativas que podem resolver isso. Como trabalhar em coworking ou escritórios compartilhados, por exemplo.
BENEFÍCIOS TRABALHISTAS
Outro ponto importante é que ser freelancer não conta com benefícios trabalhistas. Como em um emprego em uma empresa ou CLT. Por exemplo: seguro saúde, 13º salário, vale-refeição ou vale-alimentação, entre outros.
No entanto, ser MEI (microempreendedor individual) oferece alguns benefícios, para os freelancers. Mas também exigem alguns requisitos.
Então, se quiser entender bem como MEI funciona, o que recomendamos muito para freelancers, temos um vídeo bem prático sobre isso. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
3. ERROS A SEREM EVITADOS
Alguns cuidados precisam ser trabalhados de perto. E existem erros muito comuns cometidos pelos freelancers. Isso faz com que eles tenham muitos problemas, atrapalhando bastante o seu trabalho e crescimento.
NÃO TER PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Um exemplo é não ter um planejamento financeiro bem trabalhado. Dessa forma, não consegue trabalhar suas finanças. Assim, seu controle do dinheiro acaba sendo falho e ineficaz.
Inclusive, acaba misturando suas finanças pessoais com as do trabalho. E isso pode gerar uma confusão financeira bem perigosa.
Da mesma maneira, para ser freelancer, a instabilidade de trabalho, que explicamos anteriormente, é algo bem presente neste tipo de área.
(Se preferir entender mais sobre Planejamento Financeiro Empresarial, assista nosso vídeo sobre isso. É só clicar aqui embaixo :))
NÃO TRABALHAR CAPTAÇÃO DE CLIENTES
Além disso, muitos freelancers acabam não trabalhando sua captação de cliente. Juntamente o networking. Com certeza, é um trabalho fundamental para qualquer freelancer conseguir ter sucesso.
(Também, se quiser, temos um vídeo sobre como trabalhar o que é Networking e como trabalhá-lo do jeito certo. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo :))
FALTA DE GESTÃO DE TEMPO
Outro erro bem comum dos freelancers é não ter uma boa gestão do tempo. Em certos momentos, alguns profissionais acabam aceitando muitas demandas de trabalho.
No entanto, não conseguem gerir seu tempo da maneira correta e acabam não entregando o serviço que foi combinado. Ou até entrega, mas com uma qualidade bem inferior do que o certo.
Ainda, às vezes não planeja seu tempo de forma coerente e acaba não cumprindo os prazos combinados com seus clientes. Isso é bastante prejudicial.
MISTURAR A VIDA PESSOAL COM A PROFISSIONAL
E um dos principais desafios é que muitos freelancers acabam misturando sua vida pessoal com profissional. Desse modo, chega em um determinado momento que uma vida atrapalha a outra.
Saber separá-las é fundamental para conseguir exercer o seu trabalho de um modo profissional e bastante produtivo. Bem como ter uma vida pessoal bastante feliz e saudável também.
4. 05 SITES PARA ENCONTRAR TRABALHO COMO FREELANCER
Conforme falamos anteriormente, encontrar clientes é um dos principais pilares para trabalhar como freelancer.
Ao mesmo tempo, atualmente, existem diversos sites especializados que possibilitam encontrar trabalho deste tipo. Eles, literalmente, ajudam os freelancers encontrarem empresas ou pessoas que procuram por determinados trabalhos. Em outras palavras, conectam os freelancers com potenciais clientes.
Tudo feito de modo online. Desde o primeiro contato, envio da proposta e entrega do serviço/trabalho. E em alguns casos, são até de graça, com processos simples e práticos.
Por isso, vamos mostrar aqui 5 sites bem conhecidos que abordam exatamente isso. Como:
- 99Designs (https://99designs.com.br/)
- 99Freelas (https://www.99freelas.com.br/)
- Freelancer.com (https://www.freelancer.com/)
- Upwork (https://www.upwork.com/)
- Workana (https://www.workana.com/pt/)
Dessa maneira, recomendamos conhecer cada um deles e avaliar se encaixam com o seu tipo de perfil. Inclusive, os freelancers costumam estar em mais de um deles. Ou até em todos eles. Assim, as chances de encontrar novos clientes e trabalho é maior.
Caso queira conhece-los, vamos deixar o link deles aqui na descrição, combinado?
E para ser freelancer e conseguir ter sucesso, é preciso trabalhar bem algumas questões. Como organização, planejamento, disciplina, metas bem definidas, quanto cobrar pelo seu trabalho, networking, ter um CNPJ, entre outros pontos bem importantes.
Por isso, se você se interessou em trabalhar como freelancer, escreva aqui nos comentários que ficaremos felizes em desenvolver um vídeo mostrando todas as dicas para ser um(a) freelancer de sucesso, combinado?
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- FREELANCER O QUE É (SIGNIFICADO)
- PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
- ERROS A SEREM EVITADOS
- 05 SITES PARA ENCONTRAR TRABALHO COMO FREELANCER
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
Além disso, se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa