Ferramentas para Plano de Ação. Um plano de ação é Muito Importante Para Todos Os Tipos De Negócios.
Com ele, será possível planejar e definir as ações que precisam ser feitas.
Por isso, conheça agora 5 ferramentas obrigatórias para trabalhar um plano de ação impecável para a sua empresa. E até para os seus projetos pessoais também!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica exatamente esse assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
05 FERRAMENTAS PARA PLANO DE AÇÃO
Para que as ferramentas que vamos mostrar aqui funcionem de verdade, antes é preciso entender muito bem o que é um Plano de Ação.
Que basicamente, trata-se de uma ferramenta que usa uma metodologia que lista, organiza, executa e monitora todas as ações necessárias para alcançar e concretizar objetivos e metas.
Além disso, aponta cronograma, prazos e responsáveis para cada tarefa. Literalmente, pontua bem onde você ou sua empresa quer chegar. Assim, criar um mapa bem organizado para conseguir alcançar o que deseja.
E por isso que é muito utilizado por todos os tipos de negócios. Independentemente do porte.
Então, se quiser entender mais o que é e como funciona um plano de ação, assista nosso vídeo que é bem prático e explica bem isso. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.
Agora se você já o conhece, então vamos para as 5 ferramentas obrigatória para desenvolver um Plano de Ação assertivo e impecável.
1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
Primeiramente, é muito importante entender em que estágio de planejamento você ou sua empresa está.
Desse modo, conseguirá saber o que precisa ser realizado e traçar objetivos coerentes, condizentes e relevantes.
De forma resumida, existem três estágios de planejamento: estratégico, tático e operacional.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É o processo de gerenciamento usado para criar um plano de como atingir um objetivo ou um conjunto de metas.
E ele é fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo (como de 3 ou 5 anos, por exemplo).
E, assim, organizar e preparar a sua empresa para caminhar na direção planejada inicialmente.
PLANEJAMENTO TÁTICO
Em suma, explora com um pouco mais de detalhes e direciona melhor as atividades ou tarefas que precisam ser feitas. Traduz e interpreta o plano estratégico para transformá-lo em planos concretos.
De certa forma, podemos dizer que o Planejamento Estratégico organiza a empresa como um todo. Já o Tático entende o que precisa ser feito e orienta/direciona para as áreas ou departamentos da empresa.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Por fim, definido o planejamento tático, agora é possível trabalhar o planejamento operacional. Que geralmente foca no curto prazo, em períodos menores. Como de 3 a 6 meses, por exemplo.
O planejamento operacional é o plano de trabalho. Ele transforma as metas e objetivos estratégicos (ou táticos) em tarefas menores e executáveis.
É a parte prática e mão na massa. Logo, é aqui que se definem os métodos, processos, sistemas, pessoas, responsabilidades, tarefas, equipamentos necessários, enfim.
Ao mesmo tempo, se quiser assistir nosso vídeo que explica esses três tipos de planejamento, é só clicar aqui embaixo 🙂
2. METAS SMART
Essa metodologia foca em definir metas e objetivos que sejam realmente importantes e relevantes para sua empresa. Literalmente, ajuda focar onde realmente importa para o seu negócio.
Ela trabalha 5 pilares, que juntando a primeira letra deles dos termos em inglês, formam o termo SMART, que são:
- S — que vem de specific, cujo significado é específico.
Ou seja, suas metas precisam ser bem específicas e claras. E assim, não ter erros de interpretações ou dúvidas.
- M — que se refere a measurable, que é mensurável.
Aqui, significa que a sua meta precisa ser mensurável, literalmente.
Dessa forma, será possível entender exatamente onde precisa chegar e acompanhar de perto o andamento dos projetos para saber a eficiência em cada momento.
- A — que se refere a attainable ou alcançável em português.
Logo, as metas precisam ser alcançáveis e possíveis de serem conquistadas.
Dessa maneira, elas servem para desafiar sua equipe, mas ao mesmo tempo serem coerentes e realmente possíveis de serem alcançadas no final.
- R — que é referente a relevant ou relevante em português.
Em outras palavras, as metas precisam ser realmente relevantes para o seu negócio, que irão fazer diferença quando conquistadas.
- T — que se refere a time-related. Ou seja, aqui significa que é preciso definir um prazo coerente para a entrega do projeto.
E assim, fazer com que sua equipe trabalhe com foco, tenha uma direção e seja efetiva.
Com certeza, as metas SMART farão com que sua empresa foque onde realmente importa para ter grandes resultados.
E se quiser entender com mais detalhes como aplicar as metas SMART no seu negócio, assista nosso vídeo direto ao ponto sobre este assunto. Para assisti-lo, é só clicar neste vídeo aqui embaixo 🙂
3. CICLO PDCA
Basicamente, consiste em uma ferramenta de gestão de qualidade que tem como objetivo trazer melhorias contínuas aos processos, produtos e serviços de uma empresa ou projeto. Ou até para identificar e resolver algum tipo de problema também.
Ele é chamado de ciclo porque ele precisa ser cíclico. Ou seja, deve ser aplicado repetitivamente e de modo sistemático para ter efeito até no curto, médio e longo prazo.
O significado PDCA vem de uma sigla em inglês, onde:
- P vem de Plan, que é planejar.
- D vem de Do, que é executar
- C vem de Check, que é verificar
- A vem de Act, que é Agir.
Logo, é possível entender que o Ciclo PDCA consiste em realizar um planejamento, executar para colocá-lo em prática, verificar e acompanhar os resultados e agir em alguma possível correção ou melhoria.
Dessa maneira, será possível acelerar e aperfeiçoar os processos de uma empresa, por meio da identificação de problemas, de causas e de soluções.
Além disso, se quiser conhecer mais o Ciclo PDCA, assista nosso vídeo que explica isso de um jeito bem resumido. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
4. DIAGRAMA DE ISHIKAWA
Conhecida também como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito. Esta ferramenta tem como objetivo identificar os problemas ou causas que possam estar afetando a busca dos resultados.
Em suma, ela trabalha seis pilares básicos, que são:
- método
- matéria-prima
- mão de obra
- máquina
- medida
- meio ambiente
Da mesma forma, temos um vídeo que mostra este assunto de um jeito prático. Se quiser assisti-lo, clique neste botão aqui embaixo 🙂
5. 5W2H
Por fim, toda empresa precisa de um bom plano de ação para fazer com que todas as suas atividades sejam trabalhadas da maneira correta e organizada. Assim, garantirá que todos os resultados sejam alcançados conforme o planejado.
E o modelo 5W2H é uma ferramenta de gestão extremamente eficaz, muito simples de entender e fácil de aplicar.
Ele traça e define ações necessárias para atingir determinados objetivos. Apontando cronograma e prazos, responsáveis por cada tarefa, recursos financeiros e humanos necessários e também acompanhamento de resultados.
E pode ter certeza que todas as ações necessárias serão organizadas e ficará fácil determinar o que tem que ser feito de uma maneira direta e organizada. Isso faz toda diferença para qualquer tipo de empresa.
Lembre-se que ter um plano de ação otimizará muito o tempo, investimento e energia em qualquer modelo de negócio.
E se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre 5W2H clicando aqui embaixo 🙂
CONCLUSÃO
Essas são as ferramentas que vão turbinar ainda mais o seu plano de ação. Com certeza, com elas, você conseguirá ter um plano muito bem organizado, relevante, assertivo e muito eficiente.
No entanto, essas ferramentas não são as únicas. Então, caso conheça alguma outra que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente!
E só pra recapitular as ferramentas que falamos aqui:
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
- METAS SMART
- CICLO PDCA
- DIAGRAMA DE ISHIKAWA
- 5W2H
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem?
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
Nenhum comentário “Ferramentas para Plano de Ação Impecável (5 Dicas Obrigatórias)”