Blog Abri Minha Empresa

ERP O QUE É? (Significado e Como Saber se a EmpresaPrecisa de Um)

ERP O QUE É? Você sabia que os negócios de sucesso vêm trabalhando cada vez mais com ERP, independentemente do seu porte?

Por isso, entenda agora o que é ERP, seus benefícios e descubra se sua empresa precisa de um ERP ou não. Tudo de um jeito bem prático!

Se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também clicando aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes tópicos:

  1. O QUE É ERP?
  2. BENEFÍCIOS DO ERP
  3. COMO SABER SE A EMPRESA PRECISA DE ERP

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. ERP O QUE É?

ERP é uma abreviação em inglês que significa Enterprise Resources Planning. Que em português, nada mais é do que Planejamento dos Recursos da Empresa.

Ou seja, é uma ferramenta de gestão empresarial que integra todas as informações de uma empresa em um único sistema. Em outras palavras, é um sistema de gestão integrado.

E dessa maneira, traz transparência, a colaboração entre equipes e a troca de dados com o objetivo de formar uma base sólida para conseguir ter melhores tomadas de decisão, além da melhorar constantemente os processos, o que faz o negócio ser mais eficiente, organizado e eficaz.

2. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 

INTEGRAÇÃO

Com o ERP, é possível integrar informações de uma empresa de uma maneira ágil e prático. E isso faz com que os processos sejam mais fluídos, organizados e diretos ao ponto, bem mais rápidos mesmo.

E isso faz com que os departamentos da empresa se integrem de forma mais natural e benéfica para o negócio.

Por exemplo: imagine que você seja gerente financeiro e precisa de dados de vendas do negócio. Se a empresa não trabalha com ERP, seria necessário entrar em contato com o time de vendas para conseguir saber os dados.

Já com o ERP, os dados já estariam no sistema. Então, bastaria entrar no ERP e colher as informações que já estariam lá.

E isso faz com que o fluxo de informações dentro da empresa seja muito mais ágil. Bem mais prático, concorda?

INFORMAÇÕES CONCRETAS

Outra vantagem é que o ERP ajuda as empresas a terem informações mais sólidas e concisas.

Até porque é muito comum departamentos de uma organização terem informações diferentes sobre um determinado assunto e trabalharem em cima disso.

Logo, essa empresa teria informações distintas sobre um mesmo assunto, gerando muita confusão e até levar a caminhos mal planejados.

TEMPO REAL

Além disso, as informações podem ser atualizadas constantemente. E ficam disponíveis para toda a empresa no mesmo instante em que é colocada no ERP.

Seguindo nosso exemplo, o gerente financeiro que precisa fez seu relatório no período da manhã, no final do dia já poderia acessar informações atualizadas.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - ERP O QUE É? (Significado e Como Saber se a EmpresaPrecisa de Um)

VISÃO ESTRATÉGICA

Com tudo o que falamos até aqui, o ERP proporciona a todas as áreas da empresa a terem uma visão estratégica real e atualizada de cada canto do negócio.

E com isso, será possível traçar planejamentos coerentes e assertivos com as informações mais confiáveis e organizadas através do ERP.

MELHORES TOMADAS DE DECISÕES

Do mesmo modo, é possível ter melhores tomadas de decisões. Principalmente porque as informações inseridas no ERP trarão um cenário real para a empresa.

E com isso, será possível ter uma visão holística do negócio, inclusive entender como estão os indicadores de desempenho da empresa.

E assim, identificar os momentos para realizar possíveis ajustes ou até mesmo ter a certeza que as coisas estão performando bem, conforme o planejado.

Inclusive, definir e monitorar os indicadores de desempenho da empresa é fundamental para saber se está caminhando para a direção certa.

Por isso, recomendamos muito trabalhar o Balanced Scorecard, que é uma ferramenta muito prática que, basicamente, faz o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa, os indicadores de desempenho.

Então, se quiser se aprofundar sobre esse assunto, temos um vídeo bem prático sobre ele. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

SEGURANÇA DE DADOS

Outro ponto a se considerar é que o ERP tem um sistema de segurança. Ou seja, protege todas as informações que estão dentro dele.

Dessa maneira, é possível filtrar o acesso dos membros das equipes, o que faz com que informações sigilosas sejam bem protegidas também.

E invasões externas da empresa também são bem protegidas pelo ERP. Pode ter certeza que invadir um sistema de ERP é bem complicado atualmente.

Por isso, as chances de hackers ou outra pessoa má intencionada invadirem e roubarem as informações da sua empresa são baixas.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Outra vantagem do ERP é proporcionar uma base e estrutura muito sólidas para conseguir atender seus clientes de uma forma rápida e eficiente.

Por exemplo: um sistema ERP centraliza as informações sobre os clientes e permite que as equipes, como de vendas e de marketing, tracem estratégias de relacionamento mais eficazes.

Inclusive, muitos ERPs possuem ótimas ferramentas para trabalhar o CRM, que basicamente, é a gestão do relacionamento com os clientes da empresa.

Com o objetivo de mantê-los fiéis e satisfeitos e, consequentemente, mantendo e aumentando as vendas do negócio. Com certeza, CRM é um assunto muito importante pro sucesso de qualquer empresa.

E temos um vídeo bem prático que explica bem o CRM para funcionar do jeito certo no seu negócio. Se quiser assistir, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

CRESCIMENTO DA EMPRESA

E para fazer com que o seu negócio cresça constantemente, é preciso ter planejamentos que visam o curto, médio e longo prazo.

E o ERP ajuda muito nisso por tudo o que falamos até aqui. O gerenciamento da sua empresa fica muito mais claro e rápido.

E isso cria um ambiente favorável a entender possíveis oportunidades e trabalha-las do jeito correto e no tempo certo também.

Lembre-se que o ERP pode ser utilizado por todos da empresa. Como finanças, marketing, vendas, TI, estoques, logística, operações e produções, enfim. Literalmente todos os departamentos de um negócio.

3. COMO SABER SE A EMPRESA PRECISA DE UM

Existem muitos pontos que o ERP ajuda a resolver, como mostramos até aqui. Mas agora, vamos citar os principais tópicos que podem te mostrar que sua empresa se beneficiaria muito com esse sistema.

1. INFORMAÇÕES MAL ORGANIZADAS

Se entender que as informações e dados da sua empresa não estão organizadas de um jeito prático e fácil, ou então que os processos demoram muito, o ERP pode ser a solução para isso.

Por isso, ter as informações certas e com acesso prático ajuda muito qualquer negócio a conseguir tomar melhores de decisões, de forma muito mais ágil.

2. USO DE DIVERSOS SISTEMAS

Se sua empresa estiver utilizando vários sistemas independentes, ter um ERP único pode facilitar o processo da empresa por unificar todos os processos em um lugar só.

Com isso, a empresa pode ganhar tempo e dinheiro, até porque o ERP pode ser um pacote melhor para o negócio. Tanto em agilidade quanto financeiramente.

3. ERROS E FALHAS

Outro ponto a ser considerado é se estão ocorrendo muitos erros ou falhas em determinados pontos na sua empresa.

Inclusive, entender se os dados que estão sendo trabalhados são reais e atuais. Muitas vezes, empresas trabalham dados errados ou até antigos e se baseiam nisso para realizar planejamentos.

E, consequentemente, a empresa passa a caminhar pra direções erradas.

Se isso estiver acontecendo frequentemente, o ERP pode ajudar a resolver isso. Principalmente integrando e facilitando os processos do negócio, diminuindo as chances de erros.

4. PADRONIZAÇÃO

Ele ajuda também a padronizar processos para deixar o fluxo de trabalho mais organizado.

Por isso, caso seu negócio tenha parâmetros internos diferentes, isso pode acabar atrapalhando muito o andamento da empresa. E o ERP pode ajudar bem nesta questão.

5. CRESCIMENTO

E, por fim, se estiver planejando um crescimento maior para sua empresa, o ERP pode ser muito importante para auxiliar nisso.

Principalmente porque conseguirá organizar e padronizar processos, fluxos de informações e criará uma base sólida para conseguir trabalhar o crescimento de um negócio, todos os dias.

E de um jeito prático, ágil e organizado.

MAS CUIDADO…

Esses foram só alguns exemplos para entender se seu negócio realmente precisa de um ERP ou não.

Porém, é muito importante tomar cuidado nesse momento.

Seja coerente e tenha sinceridade para analisar se o ERP seria muito benéfico para o seu negócio.

Até porque hoje em dia existem muitos bons ERPs no mercado, mas grande parte deles são pagos, é preciso desembolsar um valor para utilizar um bom ERP.

Por isso, é muito importante realizar uma análise profunda para saber se o custo-benefício do ERP valerá a pena para o seu negócio ou não, combinado?

E PRA FECHAR ESTE POST…

Viu como o ERP pode fazer toda a diferença para o seu negócio? Com certeza ele é uma ferramenta de grande valor para o sucesso da sua empresa.

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. ERP O QUE É?
  2. BENEFÍCIOS DO ERP
  3. COMO SABER SE A EMPRESA PRECISA DE ERP

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal aqui no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto. Caso queira acessá-lo, é só clicar aqui, tudo bem?

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
5 (1 vote)
Sair da versão mobile