O networking, ou a rede de contatos, é uma das ferramentas mais poderosas para impulsionar a carreira de todos os tipos de profissionais ou empreendedores. Inclusive, dos seus negócios também.
Porque, com certeza, construir e manter uma rede sólida de contatos é fundamental para o sucesso a longo prazo. Sem dúvida nenhuma.
No entanto, muitos profissionais não conseguem trabalhar bem o seu networking. Ou até trabalham, mas de uma forma totalmente errada. Principalmente por não conhecerem pontos bem importantes que fazem toda a diferença nessa hora.
E é justamente por isso que vamos mostrar aqui como trabalhar o seu networking do jeito profissional para render grandes frutos na sua trajetória profissional e empreendedora.
Literalmente, um guia completo com passos que funcionam de verdade. Pode acreditar!
Você verá nesse Post
COMO TRABALHAR O NETWORKING (Guia para Empreendedores e Profissionais Iniciantes)
Primeiramente, é preciso entender muito, de fato, o que é networking. E esse é um passo básico, mas que muitos profissionais acabam interpretando de uma maneira equivocada.
Basicamente, trata-se de uma ferramenta que viabiliza a construção de relações profissionais, cultivá-las em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade.
O network será muito importante para o seu sucesso. Sejam seus parentes, amigos, colegas de trabalho, chefes, fornecedores, parceiros, enfim.
Seus conhecidos serão ferramentas bastante úteis para te ajudar a estruturar e gerenciar seu negócio ou carreira.
Peça conselhos e ajuda. Mantenha contato com eles ao longo do caminho. Com certeza, quando bem trabalhado, você encontrará grandes oportunidades de negócio.
Como por exemplo:
- ajuda a construir base para geração de mais negócios;
- aprendizado e desenvolvimento profissional;
- contato com potenciais parceiros e clientes;
- conhecimento mais profundo sobre o mercado;
- apoio e mentoria para orientação e suporte quando necessário;
- acesso a informações relevantes;
- Entre muitas outras coisas. Tanto no aspecto profissional quanto pessoal também.
Por isso, se não conhece bem o networking, recomendamos muito assistir o vídeo que explica este assunto de uma forma muito prática. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂
Com isso em mente, vamos então para o guia completo para você trabalhar o seu network em 15 passos profissionais e que farão toda a diferença!
1. ENTENDA A FASE DA CARREIRA
Algo que muitos não consideram ao trabalhar o networking é entender os momentos e a forma que ele será trabalhado.
Por exemplo: em termos de carreira, para trabalhar bem o Networking, é preciso considerar, basicamente, 3 diferentes fases ou estágios da sua carreira.
INÍCIO DE CARREIRA
Que é para aquelas pessoas que estão começando. Aqui, o foco deve ser em construir uma rede diversificada e aprender com profissionais mais experientes.
MEIO DE CARREIRA
Esta é a fase em que profissionais devem se concentrar em aprofundar as relações já existentes e explorar novas oportunidades de contato também.
ALTA GESTÃO
Aqui, seriam para executivos e líderes. Onde o networking é essencial para manter a relevância e a influência no mercado. Logo, o foco costuma ser em conexões estratégicas e mentorias, por exemplo.
2. SAIBA OS NÍVEIS BÁSICOS
Da mesma forma, é preciso considerar e conhecer os 3 níveis básicos do Network que devem ser criados e cultivados.
Que de forma prática, são eles:
REDE PRIMÁRIA
Aqui, inclui as pessoas com vínculos pessoais próximos. Como familiares e amigos.
REDE SECUNDÁRIA
Neste nível, abrange aquelas pessoas com quem você tem relações mais formais. Podemos citar os seus colegas de trabalho como exemplo.
REDE DE REFERÊNCIA
Que é composta por contatos que podem influenciar e orientar seu comportamento. Como chefes, mentores e fornecedores, por exemplo.
3. DEFINA SEUS OBJETIVOS
Determine, de forma muito clara, o que você pretende alcançar com sua rede de contatos. Ao mesmo tempo, tenha em mente que esses objetivos podem evoluir com o tempo.
Por exemplo: inicialmente, você pode buscar uma recolocação profissional. No entanto, após alguns meses ou anos, seu foco pode mudar para o empreendedorismo.
4. DEFINA SEU PROPÓSITO
Outro ponto que muitos esquecem é identificar e entender o próprio propósito. Tanto pessoal quanto profissional.
Procure definir, entender e enxergar bem o seu propósito. Tanto da sua vida quanto do seu negócio.
O propósito faz com que a gente acredite no caminho a ser seguido. Isso nos dá motivação e inspiração verdadeira todos os dias. Aumentando sempre as nossas energias para conquistar nossas metas e objetivos.
E uma questão aqui é que se as pessoas que forem fazer parte do seu network têm propósitos semelhantes aos seus, isso é algo de bastante valor.
5. BOA COMUNICAÇÃO
Independentemente do seu objetivo e metas, somado a um propósito bem definido, você terá uma base bem mais sólida. O que permitirá uma comunicação mais direcionada e clara.
Principalmente porque é muito importante entender que networking não é, obrigatoriamente, o mesmo que amizade.
Ou seja, é preciso ter uma linguagem e comunicação clara, coerente e condizente de acordo com cada momento.
Isso ajuda muito a obter melhores resultados e a identificar os interesses reais. Além de seguir e respeitar o espaço da sua vida pessoal e profissional.
6. MANTENHA-SE ATUALIZADO(A)
É essencial para o seu desenvolvimento estar sempre aprendendo. E uma ótima maneira de fazer isso é ouvindo o que outras pessoas têm a compartilhar.
Por isso, procure sempre aprender coisas novas.
7. SEPARE UM TEMPO
Além disso, criar uma rotina para trabalhar o seu networking ajuda bastante. Por exemplo: separe um tempo para conhecer novas pessoas.
Bem como manter contato com as pessoas já existentes no seu network. Inclusive, você pode aproveitar e pedir para essas pessoas te apresentarem para outros possíveis contatos também. Isso costuma funcionar e trazer bons resultados.
Sob o mesmo ponto de vista, procure manter sua rede de contato atualizada.
8. RECIPROCIDADE
A reciprocidade é o princípio de dar e receber mutuamente, onde ações generosas de uma pessoa são retribuídas por outra, criando um ciclo de apoio e benefício mútuo.
Desse modo, ao adotar uma abordagem generosa e colaborativa no networking, você constrói relações de confiança, reforça sua reputação, cria um ciclo de benefícios e promove um ambiente de suporte e aprendizado.
Tenha sempre em mente que o networking eficaz não é uma via de mão única, mas sim uma troca constante e mútua de valor.
Em outras palavras, ao invés de só pensar em como você pode ser ajudado(a), entenda como você pode ajudar a outra pessoa. Isso é fundamental para criar relações sólidas, de valor e de longo prazo.
Ou seja, pense sempre como você agregará valor para a outra pessoa.
Logo, investir na reciprocidade é investir no crescimento sustentável e no sucesso compartilhado de todos os envolvidos.
E algo que você precisa sempre considerar é: do mesmo jeito que você procura profissionais para fazer parte da sua rede de contato, você também precisa ser aceito(a) por eles para fazer parte do network deles, combinado?
9. BUSQUE MANEIRAS DE AUMENTAR SUA AUTORIDADE
Sempre trabalhe para criar e aumentar a sua autoridade.
Basicamente, criar autoridade no networking significa se posicionar como uma figura respeitada e confiável em sua área de atuação. Tornando-se uma referência para outros profissionais.
Dessa forma, quanto mais autoridade tiver, terá uma maior confiança e credibilidade, terá mais oportunidades, possuirá uma capacidade de influência maior e até ter acesso a recursos ou informações privilegiadas.
Você não precisará se apresentar e provar o seu valor. As pessoas já vão te conhecer e acreditarão nas suas atitudes.
Assim, quanto maior for a sua autoridade, maiores as chances do seu networking ser bem eficiente.
No entanto, criar autoridade no networking não é uma tarefa rápida, mas com esforço consistência e estratégias, você pode se tornar uma referência em sua área.
E uma dica aqui é tentar construir sua autoridade no seu nicho de atuação. E quando isso estiver estabelecido, pode passar a trabalhar para expandir sua autoridade para além do seu nicho.
10. ENTENDA SUA INSPIRAÇÃO
Um ponto que algumas pessoas acabam não considerando é entender, de fato, quais as pessoas que realmente as inspiram.
Porque as pessoas que te inspiram dizem muito sobre o resultado que você irá atingir. Elas servem, muitas vezes, como uma grande referência e guia no seu networking.
No entanto, procure também entender como você pode ajudar ou contribuir com essas pessoas que te inspiram. Isso pode criar laços verdadeiros e conexões que poderão trazer grandes resultados.
11. SUTILEZA NA ABORDAGEM
A sutileza na abordagem no networking é fundamental para criar e manter relações profissionais saudáveis e duradouras.
Ela ajuda a construir primeiras impressões positivas, respeitar os limites dos outros, evitar a percepção de interesse próprio e promover a reciprocidade natural.
Ao mesmo tempo, abordagens sutis, como escutar ativamente, oferecer ajuda de uma forma real, sem esperar algo em troca, e seguir com mensagens de acompanhamento personalizadas, são práticas eficazes para fortalecer sua rede de contatos de maneira genuína e eficaz.
Mas não se esqueça de ter profissionalismo sempre. Isso é fundamental para as pessoas entenderem que você ou sua empresa tem muita seriedade e trata as coisas de modo profissional.
12. QUANTIDADE versus QUALIDADE
É muito importante também diversificar e ter uma variedade na sua rede de contato. Claro, considerando tudo o que falamos até aqui.
No entanto, ter muitos contatos não significa, obrigatoriamente, que é bom network. A qualidade pode ser mais importante do que a quantidade.
Assim, o foco deve estar em cultivar relacionamentos com pessoas que realmente possam agregar valor para você e seu negócio a crescerem e se fortalecerem no mercado.
E mais uma vez, é fundamental que você também tenha algo a oferecer a esses contatos, criando uma troca mútua de valor sempre.
13. PROCURE AJUDAR PRIMEIRO
Ofereça algo primeiro antes de pedir algo em troca.
Em outras palavras, sempre que tiver a oportunidade, ofereça ajuda a alguém.
Por exemplo: quando alguém fizer um pedido sincero, mesmo que você esteja ocupado(a), responda e esteja disposto(a) a ajudar.
Essa atitude cria uma relação e ciclo positivos, incentivando as pessoas a se apoiarem mutuamente sem esperar recompensas imediatas.
Além disso, permita-se a receber ajuda também. Isso é algo enriquecedor e pode levar a conexões realmente valiosas.
14. PRATIQUE SEMPRE O NETWORKING NO SEU DIA A DIA
Existem muitas maneiras de praticar o networking no seu dia a dia. Como por exemplo:
PARTICIPE DE EVENTOS
Participar de eventos, reuniões, workshops, fóruns ou grupos de discussão, congressos do seu meio de atuação ou onde a sua rede de contato possa participar. Seja online quanto presencial;
REDES SOCIAIS
Utilize suas redes sociais para se conectar com pessoas também. Inclusive, existem redes sociais, como o Linkedin, que são muito utilizadas por profissionais para trabalharem os seus networks.
Faça interações, compartilhe posts, participe de grupos relacionados ao seu setor, interaja com posts relevantes, enfim. Faça isso mesmo quando as pessoas não são tão próximas ou mesmo que não conheça.
Isso é uma forma muito poderosa de conhecer e criar relacionamentos profissionais relevantes. Ao mesmo tempo, não se esqueça de manter seu perfil atualizado sempre.
Mas tenha muito cuidado porque as redes sociais possuem uma força muito grande hoje em dia. Então, preste muito atenção nos conteúdos que você for postar ou interagir para que não haja mal-entendidos ou interpretações erradas.
HAPPY HOURS E EVENTOS CORPORATIVOS
Em empresas, faculdades ou cursos, é muito comum acontecer almoços, happy hours e confraternizações. Dessa forma, participe desses eventos para conhecer e se aproximar das pessoas que já estão próximas de você no dia a dia.
Isso também é uma maneira relevante para criar e ampliar a sua rede de contato.
Enfim, esses foram só alguns exemplos para ilustrar maneiras de trabalhar o networking na prática.
15. TENHA SEU CONTATO CLARO
Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de oferecer seus contatos para as pessoas do seu networking. Como telefone, whatsapp, redes sociais, e-mail ou até um cartão de visita. Enfim.
Inclusive, hoje em dia existem até os cartões de visitas digitais, que facilitam muito o seu compartilhamento e armazenamento. Podendo ser atualizados de forma muito rápida. Justamente por isso que é muito utilizado hoje em dia.
Então, se quiser entender mais sobre como funciona e como criar o seu cartão de visita digital, assista o vídeo que mostra isso de um jeito bem simples e direto ao ponto.
Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Viu como trabalhar o Networking é algo muito importante e requer alguns passos bem sólidos para funcionar de verdade?
Ao mesmo tempo, tenha persistência porque o networking não acontece de um dia para o outro. Ele precisa ser trabalhado e vai sendo construído ao longo do tempo.
Por isso, é preciso ter paciência e ser persistente para construir seu network para que ele seja sólido, profissional e de muito valor.
Além disso, tome muito cuidado porque existem alguns comportamentos que precisam ser evitados ao trabalhar o seu networking. Mas que poucos profissionais conhecem.
E isso acaba fazendo com que eles não consigam os resultados esperados com suas redes de contato.
Por isso, se quiser conhecer quais são esses comportamentos a serem evitados, escreva nos comentários “Comportamentos do networking” que, se forem bastante comentários, ficaremos felizes em desenvolver um conteúdo desse para você, combinado?
E aí, já usou alguma dessas dicas que mostramos aqui? Escreva nos comentários e compartilhe com a gente!
E só pra recapitular os passos que mostramos:
- ENTENDA A FASE DA CARREIRA
- SAIBA OS NÍVEIS BÁSICOS
- DEFINA SEUS OBJETIVOS
- DEFINA SEU PROPÓSITO
- BOA COMUNICAÇÃO
- MANTENHA-SE ATUALIZADO(A)
- SEPARE UM TEMPO
- RECIPROCIDADE
- BUSQUE MANEIRAS DE AUMENTAR SUA AUTORIDADE
- ENTENDA SUA INSPIRAÇÃO
- SUTILEZA NA ABORDAGEM
- QUANTIDADE versus QUALIDADE
- PROCURE AJUDAR PRIMEIRO
- PRATIQUE SEMPRE O NETWORKING NO SEU DIA A DIA
- TENHA SEU CONTATO CLARO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
Nenhum comentário “Como Trabalhar o Networking (do Jeito Certo e Profissional)”