Ícone do site Blog Abri Minha Empresa

Como Ser Um Bom Líder na Empresa (15 Dicas Bem Poderosas)

Como Ser Um Bom Lider na Empresa 1024x576 - Como Ser Um Bom Líder na Empresa (15 Dicas Bem Poderosas)

Como ser um bom líder na empresa. Ter uma boa liderança é obrigatório para ter uma boa gestão da empresa.

E assim, conseguir fazer com que toda sua equipe fique motivada e inspirada. Aumentando bastante a produtividade para conquistar todos os resultados e objetivos desejados.

Tenha em mente que sem um bom ou uma boa líder, dificilmente uma empresa terá sucesso, independentemente do porte.

Por isso, conheça agora as nossas 15 dicas surpreendentes de como ser um bom ou uma boa líder na sua empresa do jeito certo. Pode acreditar!

Ou, se preferir, é só assistir nosso vídeo sobre este assunto aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

COMO SER UM BOM LÍDER NA EMPRESA

Ser líder é ter a capacidade de decidir, guiar, influenciar e inspirar as pessoas nas suas ideias e ações. É aquela pessoa que cresce quando os outros crescem com ela também.

Bons líderes conseguem ser autoconscientes, ter uma ótima comunicação, sabem ensinar e delegar tarefas adequadamente, incentivam o pensamento crítico e estratégico, reconhece esforços, sabe escutar e aprender e são capazes de motivar todos os integrantes da sua equipe.

No entanto, muitos profissionais não conseguem exercer sua liderança da maneira correta. E isso é muito perigoso. Já que uma má liderança é capaz de trazer resultados bastante negativos no curto, médio e longo prazo para a empresa.

Por isso, separamos aqui 15 Dicas surpreendentes de como ser um bom líder na empresa. E se ficar até o final deste vídeo, vamos deixar uma sugestão que vai agregar bastante valor para você se aprofundar ainda mais neste assunto, combinado?

1. TENHA RESPEITO SEMPRE

Tudo começa pelo respeito. Respeitar cada integrante da sua equipe é obrigatório. Dessa maneira, todos se sentirão bem em cumprir suas tarefas. E as coisas fluem melhor automaticamente.

Bem como entender o sentimento do trabalho em equipe de verdade. Assim, além de respeitar todos, você será respeitado(a) também.

2. TRABALHE A BOA COMUNICAÇÃO

Tenha uma comunicação clara e eficiente. Deixe muito claro todas as mensagens que deseja transmitir para sua equipe.

Certifique-se que tudo ficou muito claro para todos os envolvidos. Dessa maneira, utilize uma linguagem, entonação, cadência e estilo que o seu público está mais acostumado. Assim, sua mensagem será entendida de forma mais rápida.

Se preferir, pode assistir nosso vídeo que mostra como ter uma Comunicação Assertiva do jeito certo. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

3. COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE

E para ter uma boa comunicação, que falamos agora, ter uma comunicação transparente e verdadeira é um dos pilares de uma boa gestão de pessoas.

E é justamente aqui que muitas empresas acabam falhando. Desse modo, isso vale tanto para a comunicação da empresa para os colaboradores. Bem como entre os próprios colaboradores.

É preciso entender cada demanda e desenvolver os projetos de acordo com suas exigências. Aqui, não se trata apenas das necessidades da empresa, mas sim como um todo. Incluindo, os interesses de cada membro da sua equipe.

4. INSPIRE SUA EQUIPE

Da mesma maneira, é muito importante inspirar sua equipe. Seja exemplo todos os dias. Quando um(a) líder não passa essa inspiração para os outros, dificilmente o trabalho será bem realizado.

Literalmente, não se pode esperar que sua equipe trabalhe duro ou se comportem da maneira desejada se você não der o exemplo.

Por exemplo: se demonstrar sua empolgação, interesse e trabalho duro com os objetivos da empresa, sua equipe vai se inspirar nas suas atitudes. Assim, agregará esse seu espírito no dia a dia e vai se envolver e trabalhar para atingir essas metas de forma genuína.

 

5. FOQUE NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE

Acompanhar de perto como está o desenvolvimento de cada pessoa da sua equipe é muito importante.

Compartilhar seus conhecimentos com eles é um ato de um bom ou boa líder. No entanto, é preciso dedicar parte do seu tempo para ajudar as pessoas da sua equipe a se desenvolverem e crescerem. Tanto profissionalmente quanto pessoalmente também.

Isso pode acontecer, por exemplo, através de treinamentos, conversas pessoais, reuniões, em almoços ou intervalos, enfim.

Ao mesmo tempo, acompanhar este desenvolvimento faz com que as pessoas se sintam valorizadas. Ainda, você também aprenderá bastante conversando com cada membro.

6. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 

Em alguns casos, as pessoas poderão reagir de uma forma que você não tenha esperado. Como por exemplo, de maneira agressiva ou até indiferente.

Quando isso acontecer, não responda ou reaja da mesma forma. Mantenha a calma e postura e saiba que você consegue controlar apenas seus próprios sentimentos e comportamentos.

Assim, quando continuar mantendo o respeito e não violar os direitos da outra pessoa, você ainda tem o direito de defender seu posicionamento.

Caso contrário, haverá muitos desentendimentos e conflitos. O que será bastante negativo e não agregará nada a seu favor.

E um assunto que pode te ajudar muito nisso é trabalhar sua Inteligência Emocional. Que basicamente, é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nossos relacionamentos.

Trata-se da habilidade de saber lidar com as nossas próprias emoções e sentimentos. E assim, gerir bem nossos relacionamentos.

Logo, se quiser trabalhar bem a sua inteligência emocional, assista nosso vídeo bem prático sobre isso. Clicando aqui embaixo 🙂

7. ACEITE CRÍTICAS E OPINIÕES 

Outro ponto importante é aceitar críticas e elogios também. Saber receber feedbacks, tanto positivos quanto negativos, é fundamental para trabalhar sua comunicação assertiva sempre.

Escute e analise cada opinião sobre você de forma humilde, construtiva e respeitosa.

Nesse momento, seja coerente e tenha honestidade na hora de assimilar os feedbacks. Faça com que eles te ajudem a se preparar ainda mais.

8. DELEGUE AS TAREFAS DA MANEIRA CERTA 

Com a equipe definida e as metas e objetivos claros, agora é importante delegar as tarefas. E isso precisa ser feito de acordo com as habilidades e conhecimentos de cada membro da equipe.

As pessoas tendem a se dedicar mais em suas funções quando suas habilidades e experiências são colocadas em prática e utilizadas.

Logo, identifique os pontos fortes e fracos das pessoas da equipe. Assim, atribua as tarefas de acordo com que achar mais adequado de acordo com o conhecimento e talento de cada integrante do seu time.

Pode ter certeza que esse passo é ignorado muitas vezes por gestores. E isso pode ser uma falha considerável.

9. VALORIZE AS IDEIAS

Muitas pessoas se sentem motivadas e felizes quando sentem que são ouvidas pelas outras pessoas. Dessa forma, entendem que sua opinião tem muito valor para a empresa.

Por isso, valorize as ideias de cada colaborador(a) da sua equipe sempre. Mesmo que apareçam ideias que julgue não serem tão relevantes, valorize a atitude de cada um.

Isso fará com que a sua equipe seja cada vez mais proativa e produtiva também.

Do mesmo modo, incentive que as pessoas da sua equipe tenham um pensamento estratégico e crítico. Faça com que eles trabalhem e pensem de uma maneira que possa encontrar oportunidades e soluções no curto, médio e longo prazo.

Assim, com esse tipo de pensamento, os colaboradores trabalharão de modo menos automático. Ou seja, terão uma preocupação e interesse maior em buscar sempre boas alternativas e caminhos promissores.

10. ESCUTA ATIVA 

Saber escutar é algo que muitas pessoas não conseguem fazer. Dessa maneira, acabam tendo conclusões precipitadas e até erradas.

Logo, se souber escutar tudo o que a outra pessoa tem a falar, de modo profundo e com muita atenção, você terá as informações necessárias para avaliar se é possível tirar alguma conclusão. Ou então, checar se algo não ficou tão claro e questionar o que ainda não foi abordado.

Escutar o que os outros tem a dizer mostra que você está realmente interessado(a) no que a outra pessoa está dizendo ou tem a falar. E isso gera uma certa empatia pelo outro lado, o que deixa todos mais confortáveis para se expressar de maneira melhor e mais clara.

E uma metodologia que pode te ajudar muito aqui é trabalhar a Escuta Ativa.

Resumidamente, é uma técnica que ajuda a construir e manter um diálogo ou conversa eficiente. Na qual o ouvinte consegue entender, interpretar e assimilar toda a mensagem que é transmitida pelo interlocutor. Tudo de forma clara e sincera.

Ainda, demonstrando um interesse verdadeiro e criando uma conexão real entre as pessoas.

Então, se quiser entender como funciona e como trabalhar a escuta ativa, assista nosso vídeo bem prático sobre esse assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

11. FEEDBACKS 

Basicamente, feedback é uma resposta a um estímulo como uma forma de avaliação. Ou seja, tem como objetivo avaliar e opinar sobre a realização de uma tarefa, por exemplo.

E dessa maneira, não foca apenas no resultado, mas sim no desempenho.

Pontuando-se os pontos positivos e negativos sobre o que foi feito.

Porém, sempre com o intuito de tirar lições para as próximas tarefas ou ações. Tanto continuando trabalhando as coisas que deram certo. Quanto encontrar pontos que precisam ser melhorados também.

Logo, forneça feedbacks para sua equipe. Valorize pontos positivos do que foi feito. Ao mesmo tempo, aponte o que pode ser melhorado também.

No entanto, faça isso com muita atenção. E não de forma aleatória ou impulsiva. Tome cuidado na maneira de como passar um feedback para cada integrante da equipe. Em alguns casos, se não for feito da maneira correta, isso pode acabar frustrando e desmotivando as pessoas envolvidas.

E a intenção do feedback é totalmente o contrário disso. Ele serve para incentivar as pessoas a continuarem realizando um bom trabalho.

Além disso, os gestores precisam garantir que os feedbacks não sejam direcionados a pessoa. E sim nas suas ações na empresa. Isso é bem importante. Porque desse modo, evita que os feedbacks sejam levados para o lado pessoal por parte dos integrantes da sua equipe.

Fazendo isso, você manterá a motivação pessoal e profissional do time. Ainda, apresenta direcionamentos e possíveis melhorias.

Então, se precisar entender mais sobre feedback, assista nosso vídeo aqui embaixo 🙂

12. RECONHECIMENTO E RECOMPENSA 

Outro passo essencial é reconhecer os esforços da sua equipe. Isso é uma forma de mostrar a sua gratidão para todos. Que todo o trabalho realizado está sendo muito importante para ser possível alcançar as metas e objetivos propostos inicialmente.

Isso deixará sua equipe feliz, motivada e orgulhosa durante todo o processo.

Muitas vezes, as metas podem não ser atingidas. No entanto, reconhecer os esforços da sua equipe poderá mantê-la engajada em trabalhar melhor ainda para conquistar os objetivos nas próximas vezes.

Ao mesmo tempo, é importante remunerar bem sua equipe, de forma coerente. Ao atingir metas, por exemplo, oferecer benefícios como bônus, premiações ou até promoções ou aumento de salários costumam funcionar bem. E é algo bem justo a se fazer também.

Dessa forma, você mostrará que todos os esforços realizados são valorizados e reconhecidos pela empresa.

Como resultado, sua equipe se sentirá ainda mais motivada para continuar se empenhando mais todos os dias. Inclusive, ficarão orgulhosos deles mesmos.

13. BUSQUE AUTOCONHECIMENTO

Basicamente, é o conhecimento que uma pessoa tem a respeito dela mesma. Desse modo, saber suas qualidades, desejos, ambições, limitações, fraquezas, comportamentos, enfim.

Em outras palavras, é a consciência que temos de nós mesmos. Ou seja, é conhecer a si mesmo, é ato de olhar para você mesmo(a).

Fazendo isso, você terá uma base e direcionamento das suas características para entender como trabalhar seu desenvolvimento pessoal.

Por isso, caso queira se aprofundar sobre este assunto, recomendamos muito assistir nosso vídeo prático sobre autoconhecimento. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

14. ASSUMA A RESPONSABILIDADE SEMPRE

Ter uma boa liderança significa também assumir a responsabilidade sempre. Em todas as suas decisões.

Desse modo, é preciso, sim, ter coragem para enfrentar obstáculos e riscos. Mas é claro, sempre de forma racional, planejada e coerente.

15. ESTUDE 

Estude sempre. Entenda quais são as áreas e assuntos que você precisa conhecer ou até aprimorar.

Estudar é um pilar fundamental para aumentar sua base de conhecimento sobre diversos assuntos. Ou seja, procure se aprimorar e esteja em evolução sempre.

Isso te trará resultados tanto no curto, médio e principalmente, no longo prazo. Assim, as quanto mais você conhecer sobre algo, mais informações e elementos terá para tomar decisões.

Da mesma forma, mantenha-se informado(a) todos os dias. Entenda o que está acontecendo no mercado, na sua empresa e até na sociedade em geral. Ainda, fique a par das tendências também. Isso é essencial para antecipar e encontrar soluções ou oportunidades para o seu negócio.

DICA EXTRA

E conforme prometido, para complementar ainda mais este assunto, vamos recomendar aqui um vídeo que mostra quais são os principais tipos de liderança.

Assim, você conseguirá entender qual é o seu tipo e estilo de líder. Com certeza, te dará uma base muito maior e sólida.

Então, se quiser assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO SOBRE COMO SER UM BOM LÍDER NA EMPRESA

Essas foram as nossas dicas de como ser um bom ou boa líder na empresa. No entanto, elas não são as únicas, mas achamos obrigatórias para te ajudar a exercer a sua liderança.

Por isso, se tiver alguma outra dica que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente.

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. TENHA RESPEITO SEMPRE
  2. TRABALHE A BOA COMUNICAÇÃO
  3. COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE
  4. INSPIRE SUA EQUIPE
  5. FOQUE NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE
  6. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  7. ACEITE CRÍTICAS E OPINIÕES
  8. DELEGUE AS TAREFAS DA MANEIRA CERTA
  9. VALORIZE AS IDEIAS
  10. ESCUTA ATIVA
  11. FEEDBACKS
  12. RECONHECIMENTO E RECOMPENSA
  13. BUSQUE AUTOCONHECIMENTO
  14. ASSUMA A RESPONSABILIDADE SEMPRE
  15. ESTUDE

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
5 (1 vote)
Sair da versão mobile