Ter uma boa ideia de negócio é o primeiro passo para começar a empreender. Mas e como saber se sua ideia vai dar certo ou não?
Muitos empreendedores acabam não começando seu próprio negócio porque tem medo dele não dar certo. E isso é algo muito comum, fazendo com que ideias geniais e lucrativas acabem nem saindo do papel.
Por isso, neste vídeo vamos mostrar as 09 Perguntas-Chaves do Empreendedorismo para te ajudar a entender se sua ideia de negócio realmente é boa ou não.
E se tem chances de verdade em dar certo para tirar a sua ideia de negócio do papel. Pode acreditar!
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
COMO SABER SE UMA IDEIA DE NEGÓCIO É REALMENTE BOA
1. A SUA IDEIA DE NEGÓCIO RESOLVE UM PROBLEMA OU NECESSIDADE DO MERCADO?
Entender se sua ideia responde a uma demanda de mercado é o primeiro passo fundamental.
Pesquise muito e analise profundamente se existem consumidores que, de fato, teriam seus problemas ou necessidades resolvidas com o produto/serviço da sua ideia de negócio.
De nada adianta criar algo muito legal se não tiver um público para consumir ou comprar isso.
2. O MERCADO ESTÁ EM CRESCIMENTO?
Agora, veja se o mercado em que sua ideia de negócio atuaria tem potencial de crescimento.
Pesquise o máximo que conseguir e tenha informações para ter certeza que o mercado ainda tem espaço para crescer.
Caso contrário, este mercado pode ser perigoso, já que um mercado saturado ou em queda pode não ser um bom atrativo, já que as suas chances de vendas são mais escassas.
Além disso, é muito importante avaliar os participantes do mercado, como os concorrentes, fornecedores, clientes e até mesmo a entrada de novos concorrentes ou produtos/serviços substitutos.
E para isso, indicamos utilizar a ferramenta 05 Forças de Porter, que resumidamente, analisa a competitividade presente em um determinado mercado.
Ela é bem útil e simples de ser utilizada. Então, se quiser entender como funciona, assista nosso vídeo bem prático sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
3. QUAL O DIFERENCIAL DA SUA IDEIA DE NEGÓCIO?
Seu negócio vai oferecer algo que ninguém no mercado está oferecendo? Responder essa pergunta mostrará se sua ideia tem potencial para se destacar e fazer com que os consumidores procurem sua empresa ao invés da concorrência.
Essa é simples, mas muitos empreendedores acabam falhando justamente nesse ponto.
Até porque acreditam que possam ser melhores que os concorrentes, mas no fundo, não entenderam, de fato, se este diferencial é realmente relevante para os potenciais consumidores. Ou então nem tem diferencial nenhum.
Por isso, pesquise muito bem a concorrência e os consumidores e tente ter o máximo de certeza se o que a sua ideia de negócio vai oferecer é realmente de valor e superior do que o que já existe no mercado.
Uma sugestão aqui é trabalhar 2 ferramentas que podem te ajudar bastante. Uma delas é a Proposta de Valor. Que resumidamente, é o diferencial competitivo de uma empresa no mercado, perante a concorrência.
Ou seja, é composta pelo valor entregue ao cliente a partir dos produtos e serviços. E o que torna seu próprio negócio como a melhor escolha e por que seu público-alvo deve escolher você, e não a concorrência.
E a outra sugestão de ferramenta é a Vantagem Competitiva. Que basicamente, refere-se a qualquer processo, ação ou atividade da sua empresa para conseguir se posicionar à frente dos concorrentes. Ou seja, para se tornar a 1ª opção de compra dos consumidores.
4. QUEM SERÃO SEUS CLIENTES?
Quem é seu público-alvo? Esta é uma outra pergunta bem peculiar. Muitos empreendedores traçam um perfil genérico e bem abrangente dos tipos de clientes que podem atender.
E quanto maior e mais diferente for o perfil de cada cliente, mas difícil é para conseguir atender todos de uma maneira satisfatória. Isso não é impossível, mas com certeza é mais trabalhoso e geralmente mais custoso também.
Lembre-se que agradar todo mundo é algo bem complicado. Por isso, tente definir muito bem seu público-alvo. Isso é fundamental.
Se preferir, temos um vídeo bem prático de como identificar o público-alvo ideal. Para assistir, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
5. COMO SUA IDEIA GANHARÁ DINHEIRO?
Como os clientes chegariam até sua empresa para efetuar a compra? Seria online ou presencial?
E para isso, como seu produto ou serviço chegaria nos clientes?
Responder essa questão deixará mais claro se a viabilidade de compra e venda é realmente eficiente e realista.
Lembre-se que não adianta ter uma ideia de negócio genial se o processo de compra e venda for algo complexo para ser feito.
Até porque se isso não for bem trabalhado e fácil para os clientes, isso pode acabar afastando seu público-alvo.
Além disso, entenda se seu produto/serviço é algo que os clientes precisariam comprar apenas uma vez ou será uma compra contínua, com uma frequência de recompra maior.
Fazendo isso, você terá uma noção maior se sua ideia precisará de um grande giro de venda e até mesmo se o modelo de negócio é lucrativo no curto, médio e longo prazo.
6. SEU NEGÓCIO ESTÁ OFERECENDO ALGO FÁCIL DE SE USAR?
Isso é algo muito esquecido pelos empreendedores, os quais pensam só até o momento da venda.
É muito importante entender como seria a usabilidade do seu produto/serviço por parte dos consumidores para entender pontos como:
- se é algo muito complexo para o cliente usar sozinho(a);
- se o produto/serviço realmente resolveria o problema/necessidades dos clientes;
- se seria necessário um suporte por parte da empresa após a compra ser feita.
Enfim, esses são pontos bem importantes de serem analisados. Porque de nada adiantar ter uma grande ideia se ela for muito complexa de ser utilizada pelo público-alvo.
7. TESTOU SUA IDEIA?
Como por exemplo seus amigos, familiares ou alguém do seu círculo de confiança.
Explique sua ideia ou até ofereça alguma amostra para eles experimentarem e testarem a qualidade do seu produto/serviço.
Depois, pergunte o que eles acharam e o que poderia melhorar. Feito isso, busque maneiras diferentes de fazer as pessoas experimentarem o seu produto e escute o que elas têm a dizer.
8. COMO VOCÊ SE AUTOVALIA?
Talvez a pergunta mais importante. Muitas vezes, o grande problema do sucesso de um negócio é o próprio(a) empreendedor ou empreendedora.
Às vezes, eles acabam não aceitando críticas, ignorando fatos que realmente possam ser prejudiciais ao negócio.
Ou então, não acreditam tanto na ideia, mas ao invés de trabalhar para melhorar os pontos cruciais, acabam fingindo que tudo está certo.
E nesta autoavaliação, seja extremamente sincero ou sincera: você realmente está disposto ou disposta a investir seu tempo e trabalhar MUITO para fazer com que a sua ideia de negócio saia do papel e se torne realidade?
Tenha sempre em mente que dedicação, resiliência e muito trabalho são pré-requisitos para que sua ideia realmente dê certo e seja um sucesso, combinado?
9. TRABALHE COM ALGO QUE TENHA PAIXÃO
Faça uma lista com todos os tipos de interesses ou assuntos que você tenha afinidade e que goste. Se possível, aquilo que você tenha paixão.
Tenha em mente que trabalhar com o que gosta e conhece bem, é muito mais vantajoso do que trabalhar com algo que não conheça ou não goste.
Empreender é algo que funciona muito melhor quando nós temos conhecimento sobre o assunto e sua área.
Desse modo, teremos uma base muito maior para conseguir ter informações relevantes e conseguir trabalhar bem isso no dia a dia.
Assim, para ter sucesso, trabalhar com algo que tenha paixão é fundamental. Por isso, fazer essa lista fará com que você tenha uma visão mais ampla das suas preferências e analisar aquilo que realmente gosta.
DICA EXTRA FINAL
Estas foram as 09 perguntas para saber se sua ideia de negócio pode dar certo ou não. Elas não são as únicas, mas com certeza vão te ajudar a mostrar o caminho para ser perseguido.
Agora, volte em cada pergunta e responda todas elas de forma honesta e sincera.
Não tente se enganar agora, isso só vai te atrapalhar e provavelmente você pode perder grandes investimentos. Tanto financeiros quanto do seu tempo e sua energia também.
E se acreditar que sua ideia de negócio realmente é valiosa, sugerimos trabalhar agora o seu Plano de Negócios.
Será através dele que você terá informações mais profundas e embasadas para avaliar a viabilidade da sua ideia.
Abordando pontos como financeiro, público-alvo, estrutura da empresa, parceiros essenciais, situação do mercado e concorrentes, entre outros tópicos MUITO importantes de um negócio.
E sugerimos muito você assistir nossa playlist com vários vídeos que são ótimos para você entender como trabalhar seu Plano de Negócio do jeito certo.
Para assistir, é só clicar no botão aqui embaixo 🙂
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- A SUA IDEIA DE NEGÓCIO RESOLVE UM PROBLEMA OU NECESSIDADE DO MERCADO?
- O MERCADO ESTÁ EM CRESCIMENTO?
- QUAL O DIFERENCIAL DO SEU NEGÓCIO?
- QUEM SERIAM SEUS CLIENTES?
- COMO SUA IDEIA GANHARÁ DINHEIRO?
- SEU NEGÓCIO ESTÁ OFERECENDO ALGO FÁCIL DE SE USAR?
- TESTOU SUA IDEIA?
- COMO VOCÊ SE AUTOVALIA?
- TRABALHE COM ALGO QUE TENHA PAIXÃO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa