Como Fugir da Síndrome do Impostor e da Síndrome de Burnout?
Você já sentiu que está sempre no limite, como se estivesse carregando o mundo nas costas, sem energia para dar conta de tudo?
Ou talvez tenha aquela sensação incômoda de que, mesmo depois de alcançar uma conquista importante, algo ainda está errado – como se você não fosse tão bom ou boa quanto os outros pensam?
Esses sentimentos, que parecem comuns no dia a dia de quem trabalha ou empreende, podem ser sinais de algo mais profundo e perigoso.
E existem duas síndromes que estão silenciosamente afetando milhares de profissionais e empreendedores.
Elas drenam sua motivação, minam sua confiança e podem atrapalhar diretamente sua capacidade de atingir metas e construir uma carreira ou negócio de sucesso.
E o mais assustador: muitas pessoas não percebem que estão sendo impactadas por elas – até que o estrago já tenha sido feito.
Então, quer saber como essas síndromes funcionam e, principalmente, como evitá-las? É justamente isso que vamos mostrar agora.
Entender e combater esses problemas pode até ser o divisor de águas para sua saúde emocional e o sucesso da sua jornada profissional. Pode acreditar!
Você verá nesse Post
Como Fugir da Síndrome do Impostor e da Síndrome de Burnout
Então, vamos lá!
1. SÍNDROME DO IMPOSTOR(A)
Síndrome do Impostor(a) é um acontecimento psicológico que faz com que as pessoas não reconheçam seus méritos, literalmente fazem uma autossabotagem, mesmo que sem querer ou inconscientemente.
Em outras palavras, isso mostra que não importa o quanto uma pessoa trabalhou, lutou e suou para fazer as coisas acontecerem e atingir os seus objetivos.
Se essa mesma pessoa tiver síndrome do impostor(a), ela vai acreditar que tudo foi um acaso, sorte. Que ela não teve mérito nenhum nessa conquista de resultados.
A síndrome do impostor(a) é uma crença dentro da pessoa de que ela não é boa o suficiente. Por mais que ela conquiste muitos resultados positivos, ela não consegue perceber que ela fez parte disso.
Acha que suas conquistas são fruto de sorte ou qualquer outro fator. Nenhum mérito foi dela.
E também é algo além da insegurança. Porque essa síndrome é contínua, fazendo com que as pessoas tenham medo e acreditarem que elas estão sozinhas e que, em algum momento, serão descobertas como fraude.
Além disso, essa é uma síndrome ligada à capacidades, habilidades e o não-merecimento também.
E no fim, a síndrome do impostor(a) acaba te atrasando, fazendo com que você não acredite em si mesmo para conquistar aquilo que deseja. Ou até fazer com que você deixe de almejar ou alcançar grandes resultados na sua vida.
E isso pode estar te atrapalhando muito, sem você perceber. E no mercado de trabalho e do empreendedorismo, isso é muito comum acontecer.
COMO ISSO PODE AFETAR SUA VIDA PROFISSIONAL?
Por exemplo: uma pessoa pode ter todas as competências para assumir um determinado cargo em uma empresa. Ou então para montar um negócio próprio de sucesso.
Porém, se tiver a síndrome do impostor(a), ela vai achar que não merece essa vaga ou então que não vai conseguir dar conta. E, assim, começará a criar sabotagens para não conseguir essa posição.
Em outras palavras, vai ficar procurando barreiras ou empecilhos que façam com que ela não assuma essa vaga ou então monte um próprio negócio, por exemplo.
E pode ter certeza que isso acontece muito, impedindo que muitos profissionais consigam ter sucesso ao longo de sua carreira. E no final, ficarem estagnados no mesmo cargo e função sempre.
Então, se quiser descobrir se já enfrenta essa síndrome e como a combater, assista esse vídeo que mostra exatamente isso de forma detalhada. Clicando aqui embaixo 🙂
E por curiosidade: você já se viu com essa síndrome ou conhece alguém que tenha? Escreva aqui nos comentários.
2. SÍNDROME DE BURNOUT
Burnout é um termo em inglês que significa “queimar por completo”.
Basicamente, é um distúrbio psíquico que é caracterizado pela tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.
A síndrome de burnout, também conhecido como esgotamento profissional, acontece em decorrência do stress provocado principalmente pelo trabalho.
E ela leva a exaustão mental e física, com dificuldade de concentração, lapsos de memória, esgotamento, baixa autoestima, insônia, depressão, ansiedade, enxaqueca, mudanças repentinas de humor, estresse e até distúrbios gastrointestinais, por exemplo.
A síndrome de burnout atrapalha muito a produtividade dentro das empresas. E, consequentemente, acaba afetando a vida pessoal dos profissionais também.
Por isso, é muito importante evitar que a síndrome de burnout apareça. E se aparecer, tentar eliminá-la o mais rápido possível, que vamos falar aqui também.
COMO IDENTIFICÁ-LA?
É muito importante se atentar que o ideal é que profissionais especializados identifiquem e diagnostiquem a síndrome de burnout. Mas vamos citar aqui alguns pontos que podem ser os sintomas deste esgotamento profissional, que são:
- ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL, que podem aparecer juntamente com dores frequentes de cabeça e estomacal, insônia e mudanças no apetite, por exemplo. E até gera também lapsos de memória e dificuldade de concentração.
- IRRITABILIDADE, que é muito comum, fazendo com que as pessoas se mostrem irritadas com mais frequência e facilidade. Às vezes, sem motivo aparente e até se tornam agressivas também.
- ISOLAMENTO, essa síndrome faz com que as pessoas se isolarem. Principalmente porque por se se sentirem sobrecarregadas, elas preferem se isolar para não receber nenhum tipo de estímulo.
- ADOECIMENTO é um sintoma bastante comum. A Síndrome de Burnout pode deixar o sistema imunológico mais frágil, deixando as pessoas ainda mais vulneráveis a problemas de saúde como resfriados, enxaqueca, cansaço, pressão alta e outras infecções também.
- PROBLEMAS SÉRIOS é um outro sintoma como ansiedade, depressão. Ou então, as pessoas acabam fugindo da realidade, procurando válvulas de escape. Inclusive, consumindo álcool e até drogas.
- BAIXA AUTOESTIMA é um outro sintoma muito comum. As pessoas ficam sem confiança e o pessimismo toma conta delas.
POSSÍVEIS CAUSAS
Agora, vamos mostrar alguns exemplos que podem causar o burnout. Eles não são os únicos, mas são bastante comuns.
FALTA DE CONTROLE DE ROTINA
Os profissionais acabam não tendo controle sobre sua rotina, principalmente de trabalho. E assim, acabam não dizendo “não” e aceitam muitas tarefas. E, consequentemente, acabam não conseguindo se organizar e priorizar as tarefas mais importantes.
Dessa maneira, acaba não entregando suas responsabilidades, tendo um esgotamento mental e físico também.
ATIVIDADES DESGASTANTES
Além disso, atividades desgastantes fazem com que as pessoas se sintam cansadas e sobrecarregadas emocionalmente e fisicamente também. E ao longo do tempo, essas atividades acabam deixando as pessoas muito cansadas, o que contribui para a Síndrome do Burnout.
PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO
Outro exemplo é o relacionamento problemático que as pessoas com Síndrome de Burnout enfrentam. Elas acabam tendo atritos frequentes com colegas de trabalho (e às vezes, até na vida pessoal também). Desse modo, acabam se isolando do grupo automaticamente.
FALTA DE APOIO
Outro ponto é que as pessoas se sentem isoladas, tanto na vida profissional quanto pessoal também. E isso cria um cenário negativo e propício para a Síndrome de Burnout.
EQUILÍBRIO PROFISSIONAL E PESSOAL
E ter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é fundamental. Quando um deles começa a ocupar muito mais espaço que o outro, existe a possibilidade do estresse e esgotamento aparecerem, causando o Síndrome de Burnout também.
Então, quer descobrir como evitar ou combater esta síndrome do jeito certo e que realmente funcione? Assista esse vídeo que mostra o passo a passo para isso. Clicando aqui embaixo 🙂
DICA EXTRA ESPECIAL
Pode ter certeza que se souber identificar e trabalhar para evitar essas síndromes, sua motivação, felicidade e saúde estarão em dia e melhorando cada vez mais. E isso fará com que você conquiste seus objetivos sempre.
E se ficou até aqui, vamos dar uma dica fundamental para que você consiga se manter caminhando para a direção desejada. Que é trabalhar a sua saúde mental.
Que, de forma bem resumida, está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências da vida. Bem como lidar com seus desejos, ambições, emoções, capacidades, ideias, entre outros.
Ou seja, ter saúde mental é estar bem com você mesmo(a) e com os outros também.
Logo, sem uma boa saúde mental, possíveis problemas podem aparecer. Como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno de stress e, inclusive, o síndrome do impostor(a) e a de Burnout também.
Então, para trabalhar sua saúde mental do jeito certo, todos os dias, de uma maneira bem prática e natural, assista esse vídeo que mostra tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa