Blog Abri Minha Empresa

Como Fazer Um Plano de Ação de Vendas (7 Passos Obrigatórios)

Como fazer um plano de ação de vendas? Trabalhar este assunto fará toda diferença no sucesso das vendas do seu negócio.

Porque é um jeito muito eficiente de planejar e executar todo o processo de vendas. Com metas e prazos reais e ações bastante organizadas.

Por isso, conheça agora os 7 passos obrigatórios para desenvolver o seu plano de ação de vendas. De um jeito prático e direto ao ponto! Ainda, com dicas bem especiais no final deste vídeo.

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo prático sobre este assunto. Para isso, é só clicar no vídeo aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO DE VENDAS

Para que este assunto fique bem claro para você, é preciso entender o que é um plano de ação. Que basicamente, trata-se de uma ferramenta que usa uma metodologia que lista, organiza, executa e monitora todas as ações necessárias para alcançar e concretizar objetivos e metas.

Além disso, aponta cronograma, prazos e responsáveis para cada tarefa. Literalmente, um plano de ação pontua bem onde você ou sua empresa quer chegar. Assim, criar um mapa bem organizado para conseguir alcançar o que deseja.

Desse modo, se quiser se aprofundar bem sobre Plano de Ação, temos um vídeo bem prático que explica esse assunto. Caso queira assistir, é só clicar aqui embaixo 🙂

Dito, isso, então vamos para os passos de como fazer um plano de ação de vendas.

1. DEFINA O OBJETIVO

O primeiro passo é definir muito bem seus objetivos. Literalmente, identificar onde deseja chegar.

Isso servirá como um guia e direcional para focar suas estratégias em pró disso. Ou seja, seu planejamento será bem mais coerente e assertivo.

Neste momento, lembre-se de trabalhar metas e objetivos que sejam realistas. Que, de fato, sejam possíveis de serem alcançados. Sempre considerando a estrutura atual da sua empresa e seu respectivo poder de investimento.

Pensar, escrever e visualizar as metas ajuda a motivar a equipe e a evitar que haja perda de tempo em atividades que não vão levar a sua concretização.

2. ESTUDE SEU PÚBLICO-ALVO

Para conseguir ter bons resultados de vendas, é preciso conhecer bem o seu público-alvo. E dessa maneira, entender se os seus produtos ou serviços atenderão os problemas e necessidades deles.

Caso contrário, você tentará vender algo que não tem utilidade para as pessoas que não tem interesse no que você está vendendo. Ou seja, sua empresa vai gastar energia da sua equipe e investimentos nas pessoas erradas.

E uma boa ferramenta para encontrar e definir seu público-alvo certo é a segmentação de mercado. Através dela, você será capaz identificar um grupo de clientes que tenham comportamento e necessidades semelhantes, e que sejam condizentes com as soluções oferecidas pelo seu negócio.

Assim, você conseguirá trabalhar estratégias mais assertivas para conseguir conquistar este mercado e, consequentemente, aumentar suas vendas também.

Então, se quiser entender mais sobre segmentação de mercado, assista nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos aqui na descrição. 

3. ESTUDE A CONCORRÊNCIA

Estudar a concorrência é um ponto importante no desenvolvimento de sua estratégia de negócios.

Analise os preços trabalhados, qualidade dos produtos, satisfação dos clientes, prazos de entrega, condições de pagamento, enfim.

Conhecer bem seus concorrentes fará com que você consiga identificar se o seu negócio tem um diferencial competitivo para conquistar espaço no mercado. E, consequentemente, conquistar seu público-alvo.

4. CRIE AS ESTRATÉGIAS

Agora, defina a sua estratégia de venda. Aqui, determine as ferramentas a serem utilizadas, argumentos, ofertas e preços, tipo de abordagem, tom da comunicação, momento de contato com cada cliente, enfim.

Sempre considerando tudo o que falamos até aqui.

Desenvolva a estrutura necessária para colocar a sua estratégia em prática. Inclusive, é muito importante também definir estratégias para enfrentar possíveis barreiras ou rejeições dos clientes no momento da venda.

E um assunto que é muito importante ser considerado nesse momento é o funil de vendas (ou pipeline). Que basicamente, representa todo o processo de venda. Ou seja, desde o momento do primeiro contato com o cliente até a realização da venda.

Em outras palavras, é o caminho que o cliente percorre. Desde o momento em que ele tem o primeiro contato com os produtos ou serviços da sua empresa até o momento em que a venda é fechada.

Por isso, se quiser entender mais como isso funciona, assista nosso vídeo que mostra exatamente isso. Se quiser assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

5. MONTE E PREPARE A EQUIPE

Treine e alinhe todas as informações com a sua equipe de vendas. Faça com que todos os envolvidos estejam cientes dos resultados que precisam ser alcançados.

Além disso, mostre como os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa são as melhores opções para resolver os problemas ou necessidades do público-alvo.

Garanta que todos estejam alinhados e concordem que os objetivos e metas são possíveis de serem alcançados.

Fazendo isso, pode ter certeza que sua equipe estará bem preparada para conseguir trabalhar de um jeito engajado, atender muito bem cada cliente e, consequentemente, realizar mais vendas.

6. DEFINA PRAZOS E RESPONSÁVEIS

Neste momento, planeje-se sempre com datas e prazos realistas e possíveis de serem alcançados. Sempre considerando as condições tanto da empresa quanto do mercado.

Muitas vezes, profissionais trabalham com prazos que não são reais, muito difíceis de serem cumpridos. E isso causa uma frustração e até entendimento errado do processo.

Por isso, trabalhe com prazos coerentes. Que sejam realmente possíveis de serem respeitados.

Ao mesmo tempo, defina os responsáveis por cada tarefa. Determinar as responsabilidades de cada membro da equipe é fundamental. Desse modo, todos saberão o que precisa ser feito e quem é a pessoa responsável por cada parte do processo de vendas.

7. ACOMPANHE E MONITORE DE PERTO

Acompanhar o andamento do trabalho e olhar os resultados de perto é parte fundamental do planejamento de vendas.

Fazendo isso, você conseguirá mensurar se os resultados estão sendo alcançados e também realizar possíveis ajuste, caso necessário.

Assim, você terá certeza se o plano está sendo executado conforme o esperado e que os resultados estão sendo alcançados.

E, claro, ter uma base sólida para conseguir fidelizar seus clientes e trabalhar um próximo plano de vendas, combinado?

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Como Fazer Um Plano de Ação de Vendas (7 Passos Obrigatórios)

DICAS EXTRAS

E como dica extra, vamos recomendar aqui dois assuntos que agregarão muito valor para o seu plano de ação de vendas.

SCRIPT DE VENDAS

O primeiro é sobre script de vendas. Que em poucas palavras, é um documento que funciona como um guia para orientar a sua equipe de vendas.

Ou seja, é um roteiro que mostra o passo-a-passo de como os vendedores devem abordar seus potenciais clientes para fechar uma venda ou negociação.

Se quiser entender mais sobre este assunto, assista nosso vídeo bem prático aqui embaixo 🙂

INTELIGÊNCIA DE VENDAS

E o segundo assunto é sobre a inteligência de vendas. Que resumidamente, trata-se do conjunto de estratégia, táticas, técnicas, ferramentas e métodos para reunir informações e dados para ajudar a aumentar as vendas de uma empresa.

Logo, é a capacidade da empresa em conseguir se preparar bem para diversas situações de vendas. Assim, ter uma base muito sólida para conseguir chegar nos clientes na hora certa. e, principalmente, com a oferta e solução certa.

Por isso, entender e trabalhar bem estes assuntos vai deixar seu plano de ação de vendas ainda mais sólido e poderoso.

Então, recomendamos assistir nosso vídeo que explica tudo o que precisa saber sobre este assunto. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO…

Viu como um plano de ação de vendas é muito importante e que ajuda demais todo o processo de vendas do seu negócio? Com certeza, quando bem trabalhado, suas vendas irão aumentar muito, pode acreditar!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. DEFINA O OBJETIVO
  2. ESTUDE SEU PÚBLICO-ALVO
  3. ESTUDE A CONCORRÊNCIA
  4. CRIE AS ESTRATÉGIAS
  5. MONTE E PREPARE E A EQUIPE
  6. DEFINA PRAZOS E RESPONSÁVEIS
  7. ACOMPANHE E MONITORE DE PERTO

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile