Como fazer tráfego pago para negócios locais? Conseguir trabalhar bem este assunto trará grandes resultados para sua empresa. Principalmente se ela for de pequeno ou médio porte.
Por isso, para te ajudar nisso, vamos mostrar aqui só 10 passos práticos e resumidos que farão com que você consiga trabalhar o tráfego pago sem ter que investir muito dinheiro. Mas, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos da sua empresa todos os dias. Pode acreditar!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo aqui embaixo que explica este assunto de uma maneira bem resumida 🙂
Você verá nesse Post
COMO FAZER TRÁFEGO PAGO PARA NEGÓCIOS LOCAIS
Para que as dicas que mostraremos aqui fiquem bem claras e façam todo sentido, antes é preciso entender bem como funciona o tráfego pago.
Que, basicamente, trata-se de uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair visitantes para os canais de uma empresa ou negócio. Como site, canal, blog, redes sociais, e-commerce, entre outros.
Dessa forma, conseguir gerar mais leads, conversões e vendas para a sua empresa.
No entanto, o tráfego pago funciona através de investimento direto através de anúncios publicitários. Ou seja, paga-se para aparecer em determinados espaços.
Então, caso não conheça bem esse assunto, recomendamos muito assistir antes o nosso vídeo que explica exatamente isso de uma forma bem resumida e prática. Se quiser assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂
Agora, se já sabe como funciona o tráfego pago, vamos então para os 10 passos práticos e direto ao ponto sobre como trabalhá-lo para pequenos negócios.
1. DEFINA SEUS OBJETIVOS
O primeiro passo é definir muito bem seus objetivos. Literalmente, identificar onde deseja chegar.
Isso servirá como um guia e direcional para focar suas estratégias em pró disso. Ou seja, seu planejamento será bem mais coerente e assertivo.
Neste momento, lembre-se de trabalhar metas e objetivos que sejam realistas. Que, de fato, sejam possíveis de serem alcançados. Sempre considerando a estrutura atual da sua empresa e seu respectivo poder de investimento.
2. DEFINA E ESTUDE O PÚBLICO-ALVO
Em suma, público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a sua empresa identifica no mercado. Assim, direciona seus esforços e estratégias para ele.
Basicamente, o público-alvo consiste em consumidores que são semelhantes em termos de idade, classe social e comportamento de compra. Desse modo, serve como um guia e direcional para definir o que o seu negócio precisa fazer para conseguir realizar suas vendas.
Portanto, conquistar seu público-alvo deve ser o foco da sua empresa. Sem eles do seu lado, as chances de sucesso do seu negócio são inexistentes.
Por isso, estude bem quem realmente é o seu público. Identifique e analise pontos como hábitos de consumo, idade, sexo, onde moram, preferências, enfim. Faça um estudo profundo e detalhado para conhecer bem os seus consumidores.
Dessa maneira, recomendamos assistir nosso vídeo que explica bem como definir o seu público-alvo do jeito certo. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui em baixo 🙂
3. TRABALHE BEM A SEGMENTAÇÃO
Definido seu público-alvo, certifique-se que ele é realmente o público que frequentaria o seu negócio. Principalmente considerando seus hábitos, preferências e necessidades. Bem como a geolocalização. Ou seja, se ele está dentro do raio de atuação do seu negócio.
Dessa forma, você conseguirá otimizar seus esforços e focar nos consumidores que realmente importam.
Por exemplo: se o seu restaurante tem um diferencial muito grande e é capaz de atrair consumidores de regiões bem afastadas do seu endereço, você pode investir em uma segmentação geográfica mais ampla. Por exemplo: investir parte da sua comunicação em outros bairros.
No entanto, se o seu negócio é mais do dia a dia para atender necessidades básicas das pessoas, que não tem tanto diferencial, você pode atuar em algo mais próximo do seu endereço. E focar seus investimentos e esforços em uma região próxima ao seu negócio.
4. ANALISE A CONCORRÊNCIA
Estudar a concorrência é um ponto importante no desenvolvimento de sua estratégia de negócios.
Analise os preços trabalhados, qualidade dos produtos, satisfação dos clientes, prazos de entrega, condições de pagamento, enfim.
Conhecer bem seus concorrentes fará com que você consiga identificar se o seu negócio tem um diferencial competitivo para conquistar espaço no mercado. E, consequentemente, conquistar seu público-alvo.
5. FAÇA UM PLANO DE MARKETING
Estruture tudo isso o que falamos aqui num plano de marketing. Isso te dará uma visão e base muito grande e sólida para conseguir traçar as melhores estratégias e caminhos.
Assim, certificar-se que está focando onde realmente precisa. E caminhar para a direção certa de forma coerente.
E aqui, vale para o marketing geral da empresa, e não somente para o tráfego pago, que falaremos a seguir.
Com toda certeza, ter um plano de marketing te trará muitos benefícios e otimizará muito seus esforços.
Porque muitas pessoas confundem e focam todos seus esforços no tráfego pago, mas sem avaliar bem se ele seria a melhor opção considerando os objetivos inicialmente propostos.
Tenha em mente que o marketing digital possui diversos pilares. E o tráfego pago é apenas um deles.
Existem outros como Inbound Marketing, SEO, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing e tráfego orgânico também.
Desse modo, no momento em que for desenvolver o plano de marketing, desenvolva um planejamento que aborde todas as frentes que precisam ser trabalhadas nesse quesito.
E assim, defina qual ferramenta ou ação será utilizada para trabalhar cada ponto da sua comunicação ou ponto de contato com o público-alvo, combinado?
6. DEFINA A FUNÇÃO DO TRÁFEGO PAGO
Com o plano de marketing desenvolvido, agora é possível entender o que se espera do Tráfego Pago na estratégia. Ou seja, qual é o objetivo que precisa alcançar com ele.
Como por exemplo: atrair potenciais clientes para seu site, gerar leads qualificados, reconhecimento de marca, enfim.
Entendendo isso, será possível definir a função exata que o tráfego pago precisa exercer. Até porque existem outros pilares do marketing digital.
Ao mesmo tempo, terá uma base sólida para definir a maneira que o tráfego pago será trabalhado. Que é o que falaremos agora.
7. DESENVOLVA A ESTRATÉGIA A SER UTILIZADA
Agora, defina a estratégia que será utilizada com o tráfego pago e desenvolva seu planejamento de campanha.
É aqui que se define os pontos cruciais, como:
- orçamento a ser considerado;
- período da campanha;
- maneiras de alcançar o público-alvo (como geolocalização, palavras-chave, assuntos de interesses, dias e horários de veiculação, entre outros)
- formatos das peças a serem utilizadas (como displays, vídeos, anúncios em texto, posts patrocinados, entre outros)
- definição dos kpis (que servem para medir se uma ação ou um conjunto de ações estão atendendo ou superando os objetivos planejados pela sua empresa)
- tipo de custo que será utilizado, como CPC (custo por clique), CPM (custo por mil), CPV (custo por view), CPL (custo por lead), CPA (custo por aquisição), entre outros.
- e as ferramentas e canais a serem utilizadas para aplicar o tráfego pago. aqui, podemos citar como exemplo: Google Ads, Facebook ou Instagram Ads, Tiktok Ads, Linkedin Ads, Taboola, entre tantos outras plataformas, sites e veículos que também trabalham o tráfego pago em sua comunicação.
Dessa forma, com esses pontos definidos, é possível aplicar seu tráfego pago de forma coerente e alinhada com tudo o que falamos até aqui. Sempre pensando em como alcançar seu público-alvo na hora e no lugar certo.
E com tudo isso definido, programe suas campanhas nas plataformas escolhidas de forma bem atenciosa.
8. TRABALHE BEM SUA COMUNICAÇÃO
Um ponto que muitos profissionais esquecem é que para o tráfego pago conseguir gerar bons resultados, além de tudo o que explicamos, é não dar a atenção necessária para as peças utilizadas na comunicação.
Seja um site/landing page, displays e anúncios, vídeos, enfim. Para funcionar bem, as peças precisam ter uma comunicação bem clara, atrativa e fazer com que gere interesse no público-alvo, que ele tenha vontade de interagir com ela.
Se essa comunicação não for bem-feita, muito provavelmente seu tráfego pago não funcionará por completo.
Por isso, é fundamental ter muita atenção nesse ponto. E fazer com que todas as peças e anúncios estejam integrados com todos os passos que mostramos. Tudo precisa estar conversando e complementando entre si, tudo bem?
9. TRABALHE BEM O ATENDIMENTO
Imagine que você tenha trabalhado bem seu tráfego pago e atraído pessoas para o seu negócio local com sucesso. Seja seu site, loja, restaurante, página em uma rede social, chat no Whatsapp, enfim.
Mas, ao chegarem lá, elas tiveram uma experiência de atendimento insatisfatória ou suas expectativas não foram atendidas.
Nesse cenário, mesmo obtendo leads ou atraído possíveis clientes, é improvável que você alcance seus objetivos.
Isso ocorre porque o tráfego pago tem como objetivo direcionar seu público-alvo para o seu negócio. No entanto, atendê-los bem é obrigatório e será isso que fará que uma venda seja concretizada.
Portanto, essa parte precisa ser considerada e integrada com todo o restante do planejamento. Isso faz parte da sua campanha como um todo e é fundamental em qualquer tipo de estratégia e objetivo.
10. MONITORE
Outro passo bem importante é acompanhar de perto todo o processo e os resultados obtidos. Dessa forma, será possível entender bem como está o andamento do processo. E garantir se tudo está acontecendo conforme o planejado.
Ainda, identificar pontos que podem ser melhorados ou alterados para ajustar a performance do trabalho até então.
CONCLUSÃO
Essas foram as nossas dicas de como trabalhar o tráfego pago para negócios locais. Mas essa estrutura que mostramos funciona em todos os tipos de empresas, de todos os tamanhos.
Reparou que para trabalhar bem o tráfego pago na sua empresa é preciso seguir um planejamento bem desenvolvido e coerente? E integrar todos pontos de uma forma fluída e bem organizada.
Tenha em mente que muitas pessoas acabam confundindo e aplicando o tráfego pago sem ter a visão geral que falamos aqui. Como resultado, as chances dele não funcionar são bem grandes.
Lembre-se que o tráfego pago é bastante flexível e pode ser muito bem trabalhado independentemente da sua verba ou orçamento. O mais importante é ter um bom planejamento e estratégias coerentes e assertivas, combinado?
DICA EXTRA
E um assunto que pode complementar muito bem o tráfego pago é entender como gerar bons leads para a sua empresa. O que Deixará Seu Planejamento Ainda Mais Robusto E Poderoso.
Então, se quiser saber como conquistar leads, assista o nosso vídeo que mostra passos bem práticos e poderosos também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- DEFINA SEUS OBJETIVOS
- DEFINA E ESTUDE O PÚBLICO-ALVO
- TRABALHE BEM A SEGMENTAÇÃO
- ANALISE A CONCORRÊNCIA
- FAÇA UM PLANO DE MARKETING
- DEFINA A FUNÇÃO DO TRÁFEGO PAGO
- DESENVOLVA A ESTRATÉGIA A SER UTILIZADA
- TRABALHE BEM SUA COMUNICAÇÃO
- TRABALHE BEM O ATENDIMENTO
- MONITORE
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa