Blog Abri Minha Empresa

Como Fazer Pequena Empresa Ter Destaque (3 Pontos Chaves)

Como fazer pequena empresa ter destaque?

Já reparou como algumas pequenas empresas conseguem chamar a atenção e conquistar clientes, enquanto outras parecem invisíveis no mercado?

Isso não é só questão de sorte ou de ter um bom produto ou serviço. Conseguir se destacar hoje em dia exige estratégia.

E a verdade é que existem 3 pilares fundamentais que fazem toda a diferença, mas muita gente nem sabe que eles existem ou não tem ideia de como usar isso a favor do seu negócio.

Logo, trabalhar esses pontos é o que separa as empresas que crescem sempre daquelas que não saem do lugar.

Quer saber como sua empresa pode ser vista, lembrada e desejada pelos clientes? É isso que vamos mostrar agora para o seu negócio superar toda a concorrência e ter muito destaque no mercado.

Você verá nesse Post

COMO FAZER PEQUENA EMPRESA TER DESTAQUE

Então, vamos lá!

1. VANTAGEM COMPETITIVA

Vantagem competitiva é o diferencial que a sua empresa oferece aos seus clientes. E com isso, conseguir se destacar da concorrência e alcançar grandes resultados.

Em outras palavras, é fazer com que seu negócio tenha algo de mais valor que seus concorrentes, fazendo com que os clientes escolham por você e não os outros.

A vantagem competitiva permite ter um posicionamento muito forte no mercado e que é de difícil replicação, ou seja, que os concorrentes não consigam copiar.

Além disso, ela ajuda a gerar valor ao seu público-alvo, auxiliando a sua empresa a se conhecer melhor, mas também estudar ainda mais o mercado.

Por exemplo: imagina uma loja de roupa que conseguiu uma parceria exclusiva com um fornecedor que tem tecidos de ótima qualidade, mas com preços bem abaixo do mercado.

Com isso, esta loja conseguirá vender roupas de ótima qualidade, mas com um preço menor que os dos concorrentes. Isso é uma vantagem competitiva em cima de preços.

A vantagem competitiva pode ser trabalhada em qualquer área ou processo de uma empresa. Seja em cima de preços mais acessíveis, conveniência, diferenciação de mercado, fretes, qualidade, design, localização, equipe, marca ou status, enfim.

O mais importante é que a vantagem competitiva agregue um valor que os clientes enxerguem e acreditem nisso. Ou seja, realmente valorizam um benefício que os convençam a comprar da sua empresa.

Caso isso não aconteça, você não tem uma vantagem competitiva, combinado?

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Como Fazer Pequena Empresa Ter Destaque (3 Pontos Chaves)

ALGUNS EXEMPLOS:

Harley Davidson

Essa marca é muito conhecida por fabricar motos de grande porte e cilindrada. Ela é uma marca tão forte no ramo que seus clientes são bastante fiéis a ela. Confiam tanto na marca que podem pagar até mais caro porque enxergam valor no que ela vende.

E é justamente isso a sua vantagem competitiva. É uma marca que virou autoridade na fabricação deste tipo de moto.

Netflix

A Netflix é uma empresa que foi pioneira na plataforma de streaming de filmes e séries. E hoje, se tornou uma empresa gigante neste ramo.

Ela trouxe um novo tipo de experiência para os consumidores, com preços mais acessíveis do que os canais de assinatura, e comodidade, fazendo com que os usuários não precisem sair de casa.

Neste caso da Netflix, a plataforma foi pioneira. Porém, sua tecnologia e modelo de negócio não eram difíceis de copiar e adaptar. E atualmente, existem diversos tipos de concorrentes fortes, como a Amazon Prime, por exemplo.

Por isso, a vantagem competitiva da Netflix de ser a pioneira, já não existe mais. Agora, a empresa precisa trabalhar em outras frentes para encontrar uma nova vantagem para voltar a se destacar no mercado.

Então, se quiser entender como trabalhar a vantagem competitiva no seu negócio, assista o vídeo que mostra exatamente isso. Clicando aqui embaixo 🙂

E por curiosidade: você consegue apontar a vantagem competitiva da sua marca favorita? Escreva aqui nos comentários!

2. POSICIONAMENTO DE MERCADO

Posicionamento de marca é um conceito de marketing que se refere à posição que uma marca ocupa na mente do consumidor.

Ou seja, posicionar sua empresa no mercado significa se diferenciar da concorrência, conquistando um lugar de destaque entre os consumidores e, consequentemente, alcançar a liderança do segmento.

É a ação de projetar o produto e a imagem da empresa com o objetivo de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo. Literalmente se destacar perante a concorrência para ser lembrado pelo seus consumidores como a melhor resposta para seus possíveis problemas ou necessidades.

Logo, se você se posicionar corretamente, poderá transmitir a essência da marca e sua proposta de valor, criando verdadeiros fãs da empresa.

E o posicionamento pode ser feito de diversas maneiras, como estilo de vida, comportamentos e princípios ou valores.

POR QUE ISSO É ESSENCIAL PARA TODOS OS TIPOS DE NEGÓCIOS?

Fidelização de clientes

Como falamos aqui, o grande objetivo do posicionamento de marca é conseguir um lugar de destaque na mente dos consumidores, de modo que o seu negócio seja sempre a primeira escolha deles.

Ao se posicionar na frente da concorrência, sua empresa vai garantir a fidelização dos seus clientes atuais, ganhando a preferência deles.

Além disso, os clientes fiéis podem se tornar promotores da sua marca, divulgando e indicando seus produtos e serviços para amigos e familiares.

Aumento nas vendas

Com clientes fidelizados, suas vendas aumentarão mais porque eles representam vendas contínuas.

Ao mesmo tempo, com um bom posicionamento de mercado, sua empresa será a primeira opção de compra de novos consumidores também. E que podem virar clientes fiéis se ficarem bem satisfeitos com seus produtos ou serviços.

Credibilidade com clientes

Com os clientes mais próximos da sua empresa, a credibilidade deles com a sua marca será maior. Dessa maneira, suas mensagens, produtos ou serviços terão uma aceitação maior do que comparado com outras marcas.

E o posicionamento de mercado faz com que sua marca esteja na mente e no coração dos consumidores.

Maior competitividade de mercado

E com isso, sua empresa terá maior competitividade de mercado. Porque seu público-alvo estará bem conectado com sua marca. E isso faz com que sua empresa tenha bem mais destaque do que os concorrentes. E dessa maneira, se torna muito mais relevante e ganha sua preferência de compra.

Melhores Tomadas de Decisão

Outra vantagem do posicionamento de marca é que sua empresa terá uma base mais sólida e clara na tomada de decisão e definição de objetivos.

Porque se sua empresa já ocupa um lugar de destaque na mente dos consumidores, significa que ela conhece bem o segmento que atua. E com isso, traçar estratégias para fazer sua empresa crescer fica mais prático e assertivo.

Principalmente porque o posicionamento servirá como referência para o planejamento estratégico para empresa.

Da mesma forma, se quiser descobrir como trabalhar o posicionamento de mercado da sua empresa, assista esse vídeo que explica exatamente isso. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

3. PROPOSTA DE VALOR

Em suma, proposta de valor é o diferencial competitivo de uma empresa no mercado, perante a concorrência.

Ou seja, é composta pelo valor entregue ao cliente a partir dos produtos e serviços. E o que torna seu próprio negócio como a melhor escolha e por que seu público-alvo deve escolher você, e não a concorrência.

A princípio, o objetivo principal é atender, satisfazer e resolver as necessidades, problemas e desejos dos consumidores. Se mostrar relevante. É fazer com que sua empresa seja a primeira opção na hora da compra.

Além disso, definir uma boa proposta de valor é o primeiro passo para mostrar como o seu próprio negócio pode atender um nicho ou um segmento de clientes de maneira assertiva e satisfatória.

Dito isso, com a proposta de valor em mãos, os benefícios que seu negócio próprio oferece são seus diferenciais. Em outras palavras, devem ser pontuados de maneira destacada, objetiva, clara, transparente e criativa.

Desde já, são essas as razões principais pelas quais o consumidor deve optar pela sua empresa e não pelos concorrentes, que na maioria das vezes são bastante competentes também.

PONTOS ESSENCIAIS DE UMA PROPOSTA DE VALOR

Primeiramente, para ter uma proposta de valor mais eficiente, é preciso trabalhar pelo menos 4 pontos:

2.1- Clareza

Sua mensagem precisa ser muito clara e objetiva. Ser direta ao ponto para o consumidor entender de forma rápida e prática.

2.2-  Linguagem

A linguagem tem que ser adequada ao público-alvo. Fazendo isso, seu próprio negócio conseguirá ficar mais próximo dos seus clientes, com uma abordagem mais natural e apropriada.

Dessa maneira, acaba gerando uma identificação maior com os seus consumidores.

2.3- Transparência

A proposta de valor precisa ser totalmente honesta. É fundamental ter sinceridade e objetividade.

Ao perceber esse ponto, o público-alvo se sentirá mais seguro e entenderá que pode esperar exatamente o que foi descrito na proposta de valor. E isso aumentará a aceitação e a aproximação da sua empresa com os clientes.

2.4- Direcionamento

É fazer com que o seu público-alvo vá em direção aos benefícios que seu negócio próprio irá trazer para ele.

Ou seja, trata-se da sua mensagem principal, capaz de convencer o consumidor a se tornar um cliente.

Sob o mesmo ponto de vista, para entender como elaborar uma proposta de valor que funcione de verdade, assista o vídeo que mostra o passo a passo para isso. Clicando aqui embaixo 🙂

DICA EXTRA FINAL

E com esses pontos bem trabalhados, sua empresa terá uma chance muito maior de conseguir um destaque gigantesco no mercado. Até porque se não fizer isso, seus concorrentes farão, tome muito cuidado com isso.

E se chegou até aqui, vamos deixar uma dica bem especial. Para que a sua vantagem competitiva, posicionamento de mercado e proposta de valor sejam ainda mais poderosos, é muito importante saber como identificar clientes ideais do seu negócio. Focar naqueles consumidores que realmente importam e trazem lucro para sua empresa.

Então, se quiser descobrir isso, assista este vídeo aqui que mostra os 4 passos fundamentais para identificar aqueles clientes que precisam da sua empresa e serão altamente lucrativos para o seu negócio. Para assisti-lo, é só clicar aqui 🙂

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
5 (1 vote)
Sair da versão mobile