Como dar o primeiro passo para empreender? Dar o primeiro passo para empreender pode parecer desafiador, mas é um passo gigantesco que pode trazer grandes frutos e ser algo realmente encantador e realizador.
No entanto, é muito importante se preparar para começar a empreender do jeito certo, organizado e planejado.
Por isso, separamos aqui 15 dicas que realmente funcionam de como dar o primeiro para empreender e ter muito sucesso. Tudo de um jeito bem prático e direto ao ponto!
Você verá nesse Post
COMO DAR O PRIMEIRO PASSO PARA EMPREENDER
Empreender é uma jornada gratificante e realizadora. Porém, para alcançar o sucesso, é preciso ter planejamento sólido, propósito claro, metas bem definidas, uma dose significativa de determinação e muito, mas muito trabalho mesmo.
Por isso, vamos mostrar 15 dicas bastante funcionais sobre como dar o primeiro passo para empreender do jeito certo. E vamos mostrar todos eles de forma bem prática mesmo.
Assim, você vai conseguir se preparar bem e ter muito sucesso na sua jornada empreendedora. E a última dica é uma das mais importantes, mas que são poucos empreendedores que conseguem trabalhá-la!
Então, vamos lá!
1. FAÇA UMA AUTOANÁLISE
Primeiramente, para entender como começar a empreender do zero, faça uma autoanálise. É preciso ter muita sinceridade e apontar não só seus pontos positivos, mas também os negativos.
Desse modo, conseguir se conhecer é extremamente importante para você não cometer erros por motivos emocionais. Tenha em mente que o principal pilar do empreendedorismo é o próprio(a) empreendedor(a).
Porque será você a principal pessoa para fazer com que o seu negócio dê certo e tenha muito sucesso. E para empreender, a razão precisa ser sempre, sempre muito clara.
Assim, nessa autocrítica, pontue quais são suas:
- habilidades
- talentos
- desejos
- e defeitos
De fato, esse é um momento ideal para você fazer uma análise SWOT da sua própria pessoa, listando suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Dessa maneira, você conseguirá enxergar o que pode te ajudar e, também, te atrapalhar durante todo o processo da construção e manutenção do seu próprio negócio.
Por isso, se quiser fazer uma boa autoanalise, recomendamos muito assistir nosso vídeo que mostra como fazer uma Análise SWOT Pessoal. Então, caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
2. ENCONTRE SEU PROPÓSITO
Procure definir, entender e enxergar bem o seu propósito. Tanto da sua vida quanto do seu negócio.
O propósito faz com que a gente acredite no caminho a ser seguido. Isso nos dá motivação e inspiração verdadeira todos os dias. Aumentando sempre as nossas energias para conquistar nossas metas e objetivos.
Muitos profissionais trabalham apenas para ganhar dinheiro. Este pode até ser um propósito, mas se trabalhar com algo que não acredita ou não tem paixão, pode ter certeza que ganhar dinheiro vai durar bem pouco (ou até nem acontecer).
Tenha em mente que se o seu propósito é só ganhar dinheiro, esse tipo de mentalidade não consegue sustentar seu plano de carreira pessoal por muito tempo.
Dinheiro é consequência e resultado do seu trabalho bem-feito e sólido de todos os dias. E fazer algo bem-feito por muito tempo funciona muito melhor quando você tem um propósito bem definido.
Algo que realmente você acredita e tenha muito valor para você. Trabalhe com algo que tenha paixão, combinado?
E uma maneira que pode te ajudar a encontrar e definir o seu propósito é o Ikigai. Ele é bem prático e muito profundo. Caso queira conhecer esse método, assista nosso vídeo sobre ele, clicando aqui embaixo 🙂
3. ENTENDA O PORQUÊ
Saber o motivo pelo qual você resolver montar um negócio próprio é fundamental. Por que você quer começar a empreender? Qual a intenção em ter uma empresa própria? O que o seu negócio oferecerá realmente atende uma necessidade ou resolve um problema de um grupo de clientes?
Enfim, entenda profundamente qual é o verdadeiro propósito em querer começar e montar um negócio próprio.
Feito isso, analise bem se você está realmente convencido(a) de que isso realmente tem muito valor para você mesmo(a).
Tenha em mente que empreender exige muito trabalho, esforço e força de vontade todos os dias durante muito tempo. Por isso, se tiver confiante com o seu propósito, esse é um ótimo sinal.
4. TRABALHE COM ALGO QUE TENHA PAIXÃO
Faça uma lista com todos os tipos de interesses ou assuntos que você tenha afinidade e que goste. Se possível, aquilo que você tenha paixão.
Tenha em mente que trabalhar com o que gosta e conhece é muito, mas muito mais vantajoso do que trabalhar com algo que não conheça ou não goste.
Empreender é algo que funciona muito melhor quando nós temos conhecimento sobre o assunto e sua área.
Desse modo, teremos uma base muito maior para conseguir ter informações relevantes e conseguir trabalhar bem isso no dia a dia.
Assim, para ter sucesso, trabalhar com algo que tenha paixão é fundamental. Por isso, fazer essa lista fará com que você tenha uma visão mais ampla das suas preferências e analisar aquilo que realmente gosta.
5. LISTE SEUS INTERESSES
Faça uma lista com todos os tipos de interesses ou assuntos que você tenha afinidade e que goste. Se possível, aquilo que você tenha paixão.
Tenha em mente que trabalhar com o que gosta e conhece é muito, mas muito mais vantajoso do que trabalhar com algo que não conheça ou não goste.
Empreender é algo que funciona muito melhor quando nós temos conhecimento sobre o assunto e sua área.
Desse modo, teremos uma base muito maior para conseguir ter informações relevantes e conseguir trabalhar bem isso no dia a dia.
Assim, para ter sucesso, trabalhar com algo que tenha paixão é fundamental. Por isso, fazer essa lista fará com que você tenha uma visão mais ampla das suas preferências e analisar aquilo que realmente gosta.
E assim, escolha a sua opção favorita para seguir em frente.
6. ENCONTRE UMA BOA IDEIA DE NEGÓCIO
A sua ideia de negócio só dará certo se você conhecer bem o seu público-alvo, os seus potenciais clientes.
E, principalmente, saber como resolver os problemas e necessidades deles de um jeito, no mínimo, satisfatório. Algo que o seu público realmente enxergue valor nisso.
Ou seja, certifique-se que há uma demanda para aquilo que você pensa em oferecer.
Literalmente, entender quais são as necessidades dos clientes e superar as expectativas deles.
Desse modo, entenda também as suas dores e necessidades. Assim, você saberá quais são suas expectativas e como fazer para supri-las.
7. MONTE UM PLANO DE NEGÓCIO
De não adianta só gostar muito de um determinado mercado. É preciso estudá-lo de uma maneira bem profunda.
Desse modo, escolhido o mercado (ou nicho de mercado) em que irá atuar, desenvolva um Plano de Negócios.
Nele, você vai conseguir entender exatamente o que esperar para o seu negócio próprio, como por exemplo:
- Tamanho do Mercado
- Quem serão seus clientes
- Concorrentes
- Produtos/Serviços oferecidos atualmente
- Fornecedores
- Investimentos e estruturas necessárias
- Equipe
- Riscos
- Metas e Objetivos a serem alcançados
Afinal, é nele que você vai definir seu modelo de negócio e avaliar se é viável ou não. E assim, caminhar para a direção certa. Focar onde realmente importa.
De fato, desenvolver um plano de negócio é um passo fundamental e obrigatório para começar a empreender do zero.
Com ele, as chances do seu negócio dar certo são muito maiores mesmo. E se quiser, temos uma playlist com tudo o que precisa saber sobre o que é e como desenvolver seu plano de negócio de diversas maneiras.
Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.
8. DEFINA METAS
Trabalhe com metas e objetivos que sejam realistas, possíveis de serem alcançados. Inclusive, considere prazos realistas também.
Isso é essencial e muitas vezes trabalhado de maneira errada por muitos empreendedores.
Trabalhar com metas realistas faz com que você mantenha os pés no chão e trabalhe por algo realmente possível de ser conquistado.
Isso é bem importante em todos os momentos. Até porque se trabalhar com algo que seja irreal, bem difícil de ser alcançado, sua frustração será bem grande e pode atrapalhar bastante a sua jornada empreendedora.
9. PROJETE CENÁRIOS
Traçar diferentes cenários do possível andamento do seu negócio é bem importante. Por exemplo: faça uma projeção realista, outra otimista e outra pessimista.
Dessa maneira, mesmo com os piores cenários, você terá mais base e informações para saber como se comportar, caso isso aconteça.
Bem como ter um planejamento para estar preparado(a) para conseguir realizar possíveis ajustes. Com muita calma e coerência.
10. RESERVA FINANCEIRA
Trabalhe para conseguir ter uma reserva financeira para trabalhar com mais segurança. Principalmente para pagar não só as contas do seu negócio como suas contas pessoais.
Assim, você terá uma tranquilidade maior e respiro para conseguir montar sua empresa de uma maneira bem planejada.
Lembre-se que ao empreender, você terá algumas surpresas no meio do caminho. Por melhor que tenha sido seu planejamento.
Por isso, com essa reserva financeira, você conseguirá trabalhar com mais calma e até liberdade.
11. SEJA VOCÊ MESMO(A)
Ser você mesmo(a) em todos os momentos fará com que sua autoconfiança seja valorizada. Tentar ser uma pessoa que você não é te deixará bastante inseguro(a).
Não se preocupe com a opinião dos outros. Enquanto você valorizar os seus sentimentos e valores, maior será sua autoconfiança. E maior será o sentimento positivo próprio.
12. OTIMISMO E CORAGEM
Ser otimista traz uma atitude positiva. Ou seja, quando acontecer algo não esperado, como um problema, o otimismo fará com que a gente encontre soluções de maneira racional e coerente. Sem ter desespero.
Enxergar o lado positivo em todas as situações nos trará mais clareza para encontrar melhorias.
Do mesmo modo, para empreender é preciso coragem. Dificilmente encontraremos o cenário perfeito para começar um negócio próprio. Por isso, ter coragem para começar é fundamental.
13. ESTUDE
Estude sempre. Entenda quais são as áreas e assuntos que você precisa conhecer ou até aprimorar.
Estudar é um pilar fundamental no empreendedorismo. Ou seja, procure se aprimorar e esteja em evolução sempre.
Isso te trará resultados tanto no curto, médio e principalmente, no longo prazo. Assim, as chances de sucesso do seu negócio serão bem maiores e realistas.
14. TRABALHE OS PILARES MENTAIS
Muitos profissionais acabam esquecendo de trabalhar a sua mentalidade. E isso é algo que não pode faltar.
Ter uma mente empreendedora é fundamental para ter sucesso. Principalmente porque a jornada empreendedora é longa e trabalhosa. Logo, se sua mentalidade não estiver em alta todos os dias, as chances de fracasso são bem grandes.
Desse modo, existem pilares muito, mas muito importantes que precisam ser trabalhados todos os dias. Antes e, principalmente, durante a sua jornada empreendedora.
Pontos como: autoconhecimento, pensamento crítico, inteligência emocional, flexibilidade, resiliência, liderança, saúde mental, enfim. Pontos realmente muito importantes mesmo.
Por isso, recomendamos muito assistir o vídeo que mostra e explica cada um desses pilares mentais. Pode ter certeza que eles farão toda a diferença na sua jornada empreendedora.
Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
15. ANALISE SE TUDO FAZ SENTIDO
Agora, analise se tudo o que foi feito até aqui faz sentido para você. E se, de fato, a sua ideia de negócio se sustenta e tem potencial verdadeiro.
Aqui, é muito importante ter coerência e sinceridade. Verifique se realmente você acredita profundamente nessa ideia de negócio.
Ainda, coloque-se no lugar dos seus potenciais consumidores e analise se o que está sendo oferecido realmente tem valor. Que vai resolver a necessidade ou problema dos seus clientes.
Muitas vezes, os empreendedores pecam nesse passo. Na empolgação, eles acreditam que sua ideia vai dar certo. Mas, no fundo, eles não acreditavam tanto assim na sua ideia. E isso causa efeitos negativos na sua jornada empreendedora.
Tenha em mente que acreditar de verdade na sua ideia é fazer com que ela dê certo. Por isso, se não estiver confiante neste momento, trabalhe para mudar e ajustar o que precisa para deixá-la ainda mais atrativa.
Peça opiniões, realize testes, procure especialistas, pesquise bastante, enfim.
Lembre-se que você trabalhará todos os dias nessa ideia de negócio. Principalmente depois de conseguir tirar essa ideia do papel.
Então, se não tiver confiança, seus dias serão bem mais cansativos, incertos e não te dará a motivação necessária para seguir com ela todos os dias, combinado?
CONCLUSÃO SOBRE COMO DAR O PRIMEIRO PASSO PARA EMPREENDER
Essas foram as nossas dicas sobre como dar o primeiro passo para empreender. Elas não são as únicas, mas são fundamentais para construir uma base muito mais sólida e se preparar bem para iniciar a sua jornada empreendedora.
Então, se tiver alguma outra dica que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente.
Além disso, tenha em mente que esses são alguns pilares para conseguir dar o primeiro passo para empreender.
Feito isso, é muito importante seguir outros pilares mais funcionais e técnicos para seguir a sua jornada empreendedora.
Como escolher um bom nome para sua marca, registrar e formalizar sua empresa, montar um fluxo financeiro e capital de giro, trabalhar o plano de marketing, enfim. Muitos outros pontos bastante importantes e essenciais.
Então, acompanhe nossos pots aqui no blog que mostramos muitos outros passos bem importantes e obrigatórios para começar a empreender e ter uma jornada duradoura, planejada e bem-sucedida, combinado?
E só pra recapitular o que falamos aqui…
- FAÇA UMA AUTOANÁLISE
- ENCONTRE SEU PROPÓSITO
- ENTENDA O PORQUÊ
- TRABALHE COM ALGO QUE TENHA PAIXÃO
- LISTE SEUS INTERESSES
- ENCONTRE UMA BOA IDEIA DE NEGÓCIO
- MONTE UM PLANO DE NEGÓCIO
- DEFINA METAS
- PROJETE CENÁRIOS
- RESERVA FINANCEIRA
- SEJA VOCÊ MESMO(A)
- OTIMISMO E CORAGEM
- ESTUDE
- TRABALHE OS PILARES MENTAIS
- ANALISE SE TUDO FAZ SENTIDO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa