Naming: Como criar nome de empresa?
Escolher o nome da sua marca ou empresa é um passo fundamental para o sucesso dele, se não o mais importante. E é exatamente que o Naming faz.
Por isso, neste vídeo vamos mostrar o que é naming e os 10 passos bem práticos de como encontrar um ótimo nome para sua marca. Tudo de um jeito bem simples e direto ao ponto!
Se preferir, pode assistir também o nosso vídeo sobre Como Criar Nome de Empresa (Naming) também, clicando neste vídeo abaixo 🙂
Definir um nome para sua empresa ou produto/serviço é um passo-chave para o sucesso do seu negócio.
Principalmente porque os clientes preferem marcas com nome convenientes de serem lembrados. E dessa maneira, ficar com este nome na cabeça sempre, facilitando a sua lembrança para os seus momentos de compra.
Em outras palavras, o nome certo pode ser o ativo mais valioso de uma marca, impulsionando a diferenciação e acelerando a aceitação por parte do mercado e, principalmente, seus consumidores.
E é exatamente isso que o naming trabalha!
Por isso, neste vídeo vamos abordar os seguintes pontos para deixar bem claro o processo de Naming para você:
- O que é Naming?
- Por que trabalhar o naming é tão importante?
- Os 10 Passos Práticos de Como Criar Um Ótimo Nome para Sua Marca
Então, vamos lá!
Você pode se interessar também por:
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso
PEQUENO NEGÓCIO | 09 Dicas Simples P/ Começar Um de Sucesso
Como Calcular o Preço de Venda (simples e prático)
Você verá nesse Post
1. O QUE É NAMING (COMO CRIAR NOME DE EMPRESA)?
A tradução de “naming” é nomear, literalmente.
Neste caso, naming é o processo como criar nome de empresa ou marca. Ou seja, trata-se de um conjunto de técnicas para desenvolver e criar nomes.
Seja de produtos, serviços, empresas, eventos, projetos, enfim. Sempre com o objetivo de diferenciá-lo de outras ações ou campanhas ou empresas.
Um nome faz com que as pessoas tenham uma lembrança de algo, um retrato mental. Por isso, o nome escolhido para uma marca, por exemplo, deverá atribuir as características e pilares concretos desta empresa.
E é isso que vamos mostrar ao longo deste vídeo.
2. POR QUE TRABALHAR O NAMING É TÃO IMPORTANTE?
Simplesmente porque será o nome de uma marca, produto ou serviço, por exemplo, que fará com que os consumidores se lembrem da sua empresa. E, principalmente, criar uma identificação com ela.
Dessa forma, o naming mostrará quais são os diferenciais que fazem uma marca ser única quando comparada com a concorrência.
E se lembre disso: ter um bom nome pode ser a sua única oportunidade de passar uma mensagem e fixar o nome na cabeça dos consumidores. Em outra palavra, associar seu negócio com a mente dos clientes.
3. OS 10 PASSOS PRÁTICOS DE COMO COMO CRIAR NOME DE EMPRESA
1. CONHEÇA BEM SEUS POTENCIAIS CLIENTES
Estude bem que são seus clientes-alvos e conheça profundamente suas preferências, tipo de linguagem, costumes, problemas/necessidades, enfim. Saiba muito bem que são as pessoas que sua marca irá atrás.
Com isso, os próximos passos que falaremos terão como foco exatamente esses consumidores. E tudo ficará mais alinhado e direcionado da maneira correta.
E para trabalhar bem seus clientes-alvos, recomendamos muito assistir nossos 2 vídeos práticos sobre:
– PÚBLICO-ALVO: onde mostra como identificar bem o público que deve ser trabalhado nas suas campanhas.
– BUYER PERSONA: que personifica seus dados de público-alvo em um personagem, mostrando bem tanto seus dados demográficos quanto comportamentais.
Com certeza, assistindo esses dois vídeos, você terá uma base bem maior e sólida para conseguir trabalhar MUITO BEM o naming da sua empresa e escolher o nome bem legal da sua marca.
2. ARTICULE O CORAÇÃO DA MARCA
Agora, entenda o que você e sua marca estão querendo alcançar, quais são seus principais objetivos. Para ajudar nisso, responda perguntas como:
Objetivo: Por que sua empresa existe?
Visão: Que futuro você quer ajudar a criar? Como é o futuro criado pela sua empresa?
Missão: O que sua empresa se propôs a fazer? Como você cria esse futuro?
Valores: Quais princípios orientam o comportamento da sua empresa?
Respondendo essas perguntas, você terá uma base bem sólida para criar um nome que seja extremamente condizente com a essência da sua marca, juntamente com os clientes também.
3. EXPLORE SEUS DIFERENCIAIS
Entender o que torna sua marca única é a chave para encontrar um nome de marca.
Tenha seus diferenciais em mente à medida que avança no processo de atribuição de nomes.
Observe sua concorrência e entenda se sua empresa realmente tem algum diferencial que conseguirá diferenciar sua marca e se destacar no mercado.
E use isso ao seu favor nesse processo de naming.
4. CAUSE IMPACTO
Trabalhe em um nome que tenha algo único, mas seja chamativo e diferente do que já existe.
Dessa maneira, você evitará de escolher alguma opção que seja parecida com algum nome já existente. E isso poderia fazer com que sua marca seja confundida pelos consumidores.
Seja original. E não tente confundir nunca os consumidores.
5. CURTO E FÁCIL
Se conseguir trabalhar um nome curto e fácil de ser lembrado, mais os consumidores terão sua marca em suas mentes.
Isso facilitará que sua empresa esteja na ponta da língua dos seus clientes.
Além disso, quanto mais fácil de ser lembrado, maiores as chances dos consumidores conseguirem encontrar sua marca na internet, em buscadores digitais, como o Google, por exemplo.
Então, trabalhe em opções que sejam fáceis de serem memorizadas.
6. FACILIDADE DE ESCRITA, PRONÚNCIA E SONORIDADE
Escolha um nome que tenha uma escrita, pronúncia fácil e sonoridade que seja gostosa para os seus clientes.
Depois que você estudou bem quem serão os seus consumidores, trabalhe em nomes que sejam próximos ao estilo de vida deles, que seja coerente com o comportamento do seu público.
Dessa maneira, você conseguirá aproximar sua marca com todos aqueles que possam comprar com a sua empresa.
Por outro lado, muitas empresas optam por usarem nomes em outras línguas. Caso siga por esse caminho, lembre-se de todos os pontos que falamos até aqui.
E entenda se funcionaria bem para os seus clientes lembrarem da sua marca. Isso é fundamental.
Porém, tome muito cuidado com palavras que podem ter duplo significado ou então ter a sonoridade de palavras que podem ser negativas ou até pejorativas, tudo bem?
7. TRANSMISSÃO DA MENSAGEM
Procure por nomes que consigam, de alguma forma, transmitir o que sua marca quer comunicar.
Claro, o nome não precisa passar tudo o que se espera de uma marca. Mas se conseguir transmitir a essência da sua empresa, pode ter certeza que isso será um bom caminho para os consumidores lembrarem do seu negócio.
8. FAÇA UM BRAINSTORMING
Basicamente, brainstorm significa tempestade de ideias.
É uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Ela acontece através de uma reunião na qual todos participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos outros envolvidos.
Isso ajudará muito a trazer diversas opções de nome para sua marca. Inclusive, muitas referências que podem abrir ainda mais suas ideias e opções.
O brainstorming é muito válido mesmo nesse momento. Por isso, recomendamos muito você assistir nosso vídeo sobre este assunto, que é bem prático.
Para assisti-lo, é só clicar no vídeo aqui embaixo:
9. VERIFIQUE A DISPONIBILIDADE
Verifique se as opções de nomes já existem ou não. Faça uma pesquisa para descobrir se as opções de nomes já foram registradas por outras empresas.
Isso pode ser feito por uma pesquisa no próprio Google ou até nas redes sociais como Facebook ou Instagram, por exemplo.
Ou também existe o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que é o órgão do governo que regula os registros de nomes de marcas e também propriedades intelectuais.
Para acessar o INPI, é só clicar aqui.
Além disso, verifique a disponibilidade URL’s também, que são os endereços de sites. Isso é muito importante porque cada vez mais clientes procuram suas empresas pela internet. E ser encontrado lá é fundamental.
E essa consulta pode ser feita através de sites que registram URLs. Como o registro.br, Uol Hosts, Hostgator e Wix. Os links estão aqui embaixo, tudo bem?
Registro.BR: https://registro.br/
UOL Hosts: https://uolhost.uol.com.br/registro-de-dominio.html#rmcl
Hostgator: https://www.hostgator.com.br/
Wix: https://pt.wix.com/
10. TESTE AS MELHORES OPÇÕES
E, por fim, teste a sua ou suas opções favoritas. Realize uma pesquisa de mercado ou teste com alguns de seus potencias clientes. Inclusive, amigos e familiares podem fazer parte desse teste.
E escute o que eles têm a dizer. Analise se o nome da sua marca atenderia todas as suas expectativas.
Caso não receba bons feedbacks, trabalhe para ajustar isso. Mas caso receba bons elogios, avalie se vale a pena registrar sua marca e lançar seu negócio.
E PRA FECHAR ESSE POST SOBRE COMO CRIAR NOME DE EMPRESA (NAMING):
Essas foram as nossas dicas de como ter um processo de naming que funcione de verdade!
Escolher um ótimo nome para sua marca é muito importante porque todas as suas ações, como as de marketing e vendas, usarão este nome como a base das suas estratégias, combinado?
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É NAMING?
- POR QUE TRABALHAR O NAMING É TÃO IMPORTANTE?
- OS 10 PASSOS PRÁTICOS DE COMO CRIAR UM ÓTIMO NOME PARA SUA MARCA
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal aqui no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem?
Para acessar o nosso canal, é só clicar aqui 🙂
E se gostou, compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço,
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa