Como anunciar no Google? Com a internet crescendo e evoluindo cada vez mais no mundo todo, o mercado digital é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de negócio.
E, claro, o Google é uma das principais plataformas no marketing digital. De fato, é fundamental para sua estratégia de marketing.
Por isso, entenda o passo a passo de como anunciar no Google de um jeito bem prático e resumido mesmo.
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro este assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- PRINCIPAIS TIPOS DE ANÚNCIOS
- MOTIVOS PARA ANUNCIAR NO GOOGLE
- PASSO-A-PASSO PRÁTICO DE COMO ANUNCIAR NO GOOGLE
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. PRINCIPAIS TIPOS DE ANÚNCIOS
Primeiramente, antes de anunciar no Google, é preciso entender quais são os tipos ou formatos de anúncios que o Google oferece ou aceita.
Basicamente, existem 5 tipos de formatos de anúncios, que são:
1. ANÚNCIO NA REDE PESQUISA
Em suma, rede de pesquisa é composta pelas páginas de buscas do Google, sites e aplicativos parceiros da empresa.
Ele exibe anúncios em formatos de texto. Juntamente com os resultados orgânicos das pesquisas feitas por cada usuário.
Os anúncios aparecem no começo ou no final das páginas. Geralmente, são as 3 ou 4 primeiras ou últimas caixas de textos.
Além disso, cada anúncio é vinculado pelas palavras-chave que os usuários utilizam para realizar suas pesquisas.
Basicamente, palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que são escritas pelas pessoas nos campos de buscas para conseguir encontrar respostas, soluções ou entretenimento na internet.
Tenha sempre em mente que elas são fundamentais no marketing digital e para anunciar no Google. Por isso, recomendamos se aprofundar sobre as palavras-chave.
Então, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica bem isso. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste vídeo aqui embaixo 🙂
2. ANÚNCIO NA REDE DISPLAY
Estes tipos de anúncios apresentam o formato de banners e displays. Eles podem ser estáticos ou animados. Ainda, são exibidos em sites, blogs, portais de notícias, aplicativos que sejam parceiros do Google.
E eles podem aparecer de acordo com a configuração que você utilizar. Bem como relacionado a assuntos que deseja anunciar. Mas isso explicaremos mais pra frente, tudo bem?
3. ANÚNCIO NO YOUTUBE
Anúncios em vídeos também são possíveis fazer no Youtube. Até porque ele faz parte do Google.
E esses anúncios podem aparecer em sites parceiros de vídeos do Google também.
Sob o mesmo ponto de vista, existem alguns formatos de anúncios de vídeo, que são:
TRUEVIEW IN-STREAM
Aqui, são aqueles que podem aparecer no começo, meio ou final do vídeo do Youtube ou sites parceiros.
Eles podem ser pulados pelo espectador depois de 5 segundos de exibição. No entanto, existem os anúncios in-stream que não são puláveis. Geralmente, tem duração de até 15 segundos.
Neste caso, os espectadores precisam esperar o anúncio todo ser exibido para continuar assistindo seus vídeos em questão.
TRUEVIEW DISCOVERY
Por outro lado, este tipo de anúncio aparece como sugestão de vídeo para os espectadores de acordo com os assuntos procurados. Além disso, aparecem nas páginas de resultados das pesquisas. Bem como ao lado dos vídeos relacionados.
VIDEO BUMPER
Ao mesmo tempo, estes anúncios tem duração máxima de 6 segundos. Ainda, não podem ser pulados pelos espectadores.
OUT-STREAM
Já os anúncios out-stream só aparecem em sites e aplicativos do Google. No entanto, fora do Youtube. Além disso, só são veiculados em dispositivos móveis.
4. ANÚNCIO PARA APLICATIVO
Estes mesmos anúncios podem ser veiculados apenas em aplicativos, caso queira.
Esse tipo de campanha usa informações do app para otimizar automaticamente os anúncios na Pesquisa, no Google Play, no YouTube, no Discovery, enfim.
5. ANÚNCIO NO GOOGLE SHOPPING
Em suma, Google Shopping é um serviço do Google que permite aos usuários procurarem por produtos em sites de compras online e comparar os preços entre os diferentes fornecedores.
Logo, os anúncios no Google Shopping aparecem em uma barra no início da busca. De acordo com o termo de pesquisa dos usuários. Ou seja, onde produtos semelhantes são exibidos para quem realiza a pesquisa.
Neste caso, o anúncio tem o formato específico do Google Shopping. Com foto do produto anunciado, preço, nome da marca/loja entre outras informações relevantes.
2. MOTIVOS PARA ANUNCIAR NO GOOGLE
CURTO PRAZO
De fato, anunciar no Google fará com o que seu negócio consiga alcançar resultados em um curto prazo.
ALTO ALCANCE
Porque o Google é uma das maiores plataformas digitais. Se não a maior. E isso faz com que praticamente grande parte do nosso público-alvo esteja lá.
Seja realizando pesquisas, assistindo vídeos no Youtube, jogando em aplicativos, enfim.
SEGMENTAR SEUS CLIENTES
Além disso, é possível segmentar e alcançar seus clientes certos. Em outras palavras, que tem um maior potencial para conhecer sua marca, visitar seu site ou aplicativo, gerar um lead, realizar uma compra com sua empresa. Ou então, realizar alguma conversão e se tornarem clientes de alguma forma.
PALAVRAS-CHAVE OU INTERESSE
Do mesmo modo, é possível encontrar seus potenciais consumidores através das palavras-chave ou interesse que falamos anteriormente. O que aproxima bastante a sua marca do público-alvo.
ORÇAMENTOS FLEXÍVEIS
Ainda, o Google permite investirmos com a verba que quisermos. Ou seja, não precisa ter um orçamento muito alto para anunciar.
O Google apresenta diversas alternativas para conseguirmos otimizar a nossa verba. Independentemente do tamanho ou do porte da sua empresa.
RESULTADOS E ROI
Da mesma maneira, os resultados poderão ser mensurados e avaliados a qualquer momento. Assim, entendermos o que deu certo ou errado. E realizar possíveis ajustes quando necessário.
Como resultado, teremos uma visão clara do ROI. Ou seja, do retorno sobre o investimento feito. E assim, entender se os nossos objetivos estão sendo alcançados conforme o planejado.
3. PASSO-A-PASSO PRÁTICO DE COMO ANUNCIAR NO GOOGLE
Agora, vamos mostrar de modo prático e resumido de como anunciar no Google. Não entraremos no detalhe para não ficar muita informação e acabar te confundindo. Será mais para você ter noção de como funciona. Uma visão geral mesmo.
Além disso, recomendamos muito entender bem dois assuntos.
O primeiro é desenvolver o seu Plano de Marketing. Porque dessa maneira, você entenderá qual é o objetivo principal da sua empresa. E definir o planejamento, estratégias e ferramentas a serem utilizadas. Ainda, saber exatamente a função que o Google Ads precisará exercer.
Então, se quiser entender mais sobre o Plano de Marketing, assista nosso vídeo aqui embaixo 🙂
E o outro é se aprofundar sobre o Marketing Digital. Que fará parte do seu Plano de Marketing geral. Ele apresenta diversos pilares que é preciso entender para conseguir trabalhar bem seu Google Ads.
Em outras palavras, entender qual o papel que o Google Ads exercerá dentro do seu planejamento como um todo.
Por isso, caso queira se aprofundar sobre estes assuntos para trabalhar melhor seu Google Ads, assista nossos vídeos sobre isso. Caso queira assisti-los, é só clicar aqui embaixo 🙂
Além disso, você pode assistir o nosso vídeo com o passo a passo de como anunciar no Google clicando aqui embaixo. Mas, se preferir, pode continuar lendo neste post também 🙂
PASSO 1 – CRIE UMA CONTA NO GOOGLE ADS
Primeiramente, para anunciar no Google é preciso se cadastrar no Google Ads. Que basicamente, é a plataforma de anúncios do Google. Ou seja, tudo é feito por lá. Tanto anunciar quanto analisar resultados, ajustes, enfim.
Para se cadastrar, basta preencher os dados solicitados pelo Google. Bem como ter um email no Gmail e descrever brevemente sua empresa. É algo bem simples e de graça.
PASSO 2 – CRIE A CAMPANHA
Se for a primeira vez que for criar uma campanha no Google Ads, essa tela aparecerá para você. Neste caso, o Google te ajuda a criar de forma mais prática.
No entanto, aqui vamos mostrar com um pouco mais detalhe para você ter uma base maior. Por isso, vamos clicar aqui em “Alternar para o modo especialista”.
Feito isso, agora, clique em “Campanhas” para começar a configuração da sua campanha. Aqui, é o momento de escolher a meta que deseja.
Seja Vendas, Leads, Tráfego do Site, Consideração de Produto e Marca, Alcance e Reconhecimento da Marca, Promover seu Aplicativo ou até criar uma campanha sem meta.
Por isso, entenda bem antes qual é o objetivo da sua campanha para conseguir planejar bem onde deseja chegar. Bem como a estratégia que precisa ser seguida.
Neste caso, vamos escolher “Criar uma Campanha Sem Meta” apenas para mostrar o Google Ads para você, combinado?
PASSO 3 – SELECIONE O TIPO DE CAMPANHA
Em seguida, escolha o tipo de campanha que deseja utilizar. Que basicamente, é aquilo que falamos anteriormente sobre os tipos de anúncios do Google Ads.
Ou seja: rede de pesquisa, display, Google Shopping, Vídeos, Aplicativos, Discovery, enfim. No caso da campanha Smart, é o próprio Google que automatiza as configurações para você de acordo com o aprendizado do próprio sistema.
Aqui, vamos selecionar Rede de Pesquisa para exemplificar.
PASSO 4 – SELECIONE RESULTADOS
Neste momento, precisamos definir o que desejamos como resultados. No caso, vamos escolher visitas ao site. E digitar o endereço do site que desejamos que os usuários acessem quando forem impactados pela nossa campanha e clicar nos nossos anúncios.
PASSO 5 – CONFIGURAÇÕES GERAIS
Defina o nome da campanha. Aqui, será algo mais para você organizar e identificar no Google Ads mesmo. Isso não aparecerá para os seus clientes.
Depois, em “Redes”, você pode optar se deseja que seus anúncios apareçam em sites parceiros do Google ou não. Neste exemplo, vamos optar só por aparecer no Google. Logo, vamos desmarcar a seleção destes itens aqui.
E se for em Mais Configurações, é possível definir o período da campanha. Ou seja, definindo a data de início e término. Mas neste exemplo, vamos deixar em aberto.
PASSO 6 – SEGMENTAÇÃO E PÚBLICO-ALVO
Agora, defina o local que deseja anunciar. Aqui, é um ponto muito interessante porque é possível utilizar a geolocalização.
Que basicamente, é mostrar seus anúncios para os clientes que estejam em uma determinada região. Seja país, estados e cidades.
Ou até em endereços específicos. Basta colocar o endereço e definir o raio em que deseja veicular seus anúncios. Inclusive, pode até colocar mais de um endereço.
Isso é muito legal e bastante utilizado porque ajuda a otimizar sua verba. Considerando a localização do seu público-alvo.
Por exemplo: se tiver uma loja física de sorvete, você pode selecionar o endereço da sua loja e definir um raio próximo da sua loja. Assim, atingirá os potenciais clientes que estarão próximos da lá.
Mas no nosso exemplo, vamos deixar como Brasil mesmo.
PASSO 7 – DEFINA O IDIOMA
Selecione o idioma da campanha. Aqui, o Google considera o idioma do dispositivo dos público-alvo. Ou seja, se um determinado cliente compra o computador nos Estados Unidos, o idioma considerado é o inglês.
Em outras palavras, seu público-alvo pode até ser brasileiro. Mas, como comprou o computador nos Estados Unidos, o idioma aqui para ele seria o inglês.
Por padrão, vamos considerar Português e Inglês.
PASSO 8 – SEGMENTOS
Ainda, é possível segmentar qual o perfil do público-alvo que deseja alcançar. Seja por interesses ou até dados demográficos, por exemplo.
Aqui, vamos deixar em aberto só para mostrarmos a visão geral.
PASSO 9 – ORÇAMENTO E LANCES
Agora, defina qual é o seu orçamento para a campanha. Defina seu orçamento diário. Neste exemplo, vamos colocar 20,00 por dia.
Em lances, vamos selecionar cliques. Ou seja, só pagaremos pelos cliques que cada usuário realizar.
Aqui, é possível definir outras métricas, mas para iniciar, selecionaremos cliques para não confundir. Pois as outras opções são um pouco mais avançadas, tudo bem?
Além disso, não vamos definir um limite de lance máximo por clique. Porque como é a primeira campanha, não temos um histórico de qual será o valor médio dos cliques. Mas isso é algo mais avançado também.
PASSO 10 – EXTENSÃO DE ANÚNCIO
Ainda, é possível incluir extensões para os seus anúncios. Eles ajudam a chamar mais atenção do público-alvo. Por enquanto, como é algo inicial, vamos pular essa parte.
Mas caso prefira, basta clicar em cada um para incluir informações adicionais da sua campanha. Como links internos do seu site, frases de destaque, telefone, enfim.
PASSO 11 – PALAVRAS-CHAVE
Agora, é hora de montar seu anúncio. E o primeiro passo para isso é nomear seu grupo de anúncio. Que aparecerá só para você. É só para identificar e organizar seu Google Ads.
E aqui, basta colocar as palavras-chaves que deseja vincular sua campanha. Neste exemplo, vamos colocar apenas algumas para usar como referência. No entanto, você pode utilizar quantas quiser.
Ainda, o próprio Google pode te ajudar a escolher as palavras-chaves. Para isso, é só explorar essa parte aqui.
Inclusive, existem maneiras de filtrar ainda mais suas palavras-chave. Como o próprio Google indica. Isso é algo um pouco mais avançado também.
Caso queira entender mais essa mecânica, basta clicar em “Saiba Mais” que o próprio Google mostra como isso funciona, tá legal?
Além disso, o Google mostra também a estimativa de resultados para sua campanha. Conforme as suas configurações até aqui.
PASSO 13 – CRIE O ANÚNCIO
Em seguida, vamos criar o nosso anúncio. Primeiro, definimos a nossa URL de destino. Ou seja, a página em que queremos direcionar o Público-Alvo quando clicarem nos nossos anúncios.
Depois, precisamos definir os títulos dos anúncios. O ideal é termos algumas opções porque o Google irá rodiziá-las e entender qual tem uma melhor performance.
O mesmo vale para as Descrições. Repare que existem limites de caracteres para cada um. E o Google Ads também mostra uma prévia de como seu anúncio aparecerá.
PASSO 14 – FINALIZE SUA CAMPANHA
Por fim, aqui aparece a configuração geral da sua campanha. Confira se está tudo certo e pronto, sua campanha está prestes a ser veiculada.
Clicando em continuar, você irá para a página de análise de dados das campanhas. No momento, a campanha está como “Em Revisão” porque o Google analisa todas as campanhas antes de começar a veicular. Isso pode demorar algumas horas ou até dias. Caso tenha algum problema, o Google notificará aqui no Google Ads.
E assim que sua campanha começar a veicular, os resultados aparecerão aqui mesmo.
E PRA FECHAR ESSE POST SOBRE COMO ANUNCIAR NO GOOGLE
Viu como é simples anunciar no Google? Com certeza, quando bem trabalhado, trará grandes resultados para o seu negócio. E ainda, otimizará muito seus orçamentos e trabalho, pode acreditar!
Sob o mesmo ponto de vista, aqui mostramos de um modo bem prático e resumido de como anunciar no Google. Mas existem muitas possibilidades para deixar sua campanha ainda mais completa e profunda.
Como geolocalização detalhada, tageamentos, remarketing, programação de anúncios, enfim. Muitas coisas mesmo.
Então, caso queira conhecer mais funcionalidades, escreva aqui nos comentários. Assim, ficaremos felizes em desenvolver vídeos sobre estes assuntos, combinado?
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- PRINCIPAIS TIPOS DE ANÚNCIOS DO GOOGLE
- MOTIVOS PARA ANUNCIAR NO GOOGLE
- PASSO-A-PASSO PRÁTICO DE COMO ANUNCIAR DO JEITO PRÁTICO E RESUMIDO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa