Blog Abri Minha Empresa

BUYER PERSONA | O Que É e os 04 Passos Incríveis Para Trabalhá-la

Buyer Persona. Entender e trabalhar bem esse assunto fará com que sua empresa chegue nas pessoas certas, na hora certa.

E com isso, conseguirá entender muito bem as preferências e comportamentos dos seus consumidores. E, consequentemente, acertar suas decisões e aumentar ainda mais suas vendas.

Então, entenda agora o que é Buyer Persona e os 04 passos bem práticos de como criar um que funcione de verdade! Tudo de um jeito bem simples e com muitos exemplos!

Ou se preferir, pode assistir o nosso vídeo sobre este assunto também, clicando na imagem aqui embaixo 🙂

Identificar e trabalhar o Buyer Persona da sua empresa fará toda a diferença para aumentar o entendimento dos seus consumidores. E como resultado, aumentar BEM suas vendas!

E para deixar bem claro Buyer Persona para você, vamos explicar os seguintes pontos e com exemplos durante este post:

  1. O QUE É BUYER PERSONA
  2. PARA QUE SERVE?
  3. DIFERENÇA ENTRE BUYER PERSONA E PÚBLICO-ALVO
  4. OS 04 PASSOS COMO CRIAR UM BUYER PERSONA DO JEITO CERTO

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É BUYER PERSONA?

Buyer persona é uma pessoa fictícia criada com base em dados e comportamentos reais para representar o cliente ideal de uma empresa. Inclusive, você pode encontrar outros nomes para Buyer Persona, como “Avatar” ou simplesmente “Persona”.

Ele serve para que você e sua empresa possam entender melhor seus clientes. E dessa maneira, oferecer exatamente um produto ou serviço que eles realmente precisam.

Ou seja, por ser uma representação do seu cliente ideal, quanto mais detalhes tivermos sobre o público que realmente queremos chegar, maiores são as chances de vender mais e deixa-lo satisfeito com toda a experiência com a empresa.

EXEMPLO:

Captura de Tela 2019 05 04 às 01.27.19 - BUYER PERSONA | O Que É e os 04 Passos Incríveis Para Trabalhá-la

Imagina uma academia que tem planos de mensalidade bem acessíveis. Como buyer persona desta academia, pode ter:

Camila. Ela tem 25 anos, solteira e não tem filhos. Mora na cidade de São Paulo e trabalha como assistente financeiro em uma empresa.

Está sempre navegando nas suas redes sociais e adora participar de eventos esportivos. E também adora sair com os amigos e viajar.

Ela tem uma vida bem corrida, já que trabalha 8 horas por dia, e tem que ir para faculdade após o trabalho. Ao mesmo tempo, é super preocupada com a sua saúde.

Além disso, tem uma preocupação em ter uma alimentação saudável e gosta de praticar esportes ou exercícios físicos. E, sempre que possível, com os amigos.

Por isso, gostaria de ter um espaço ou estrutura para conseguir se exercitar da maneira correta. Porém, seu salário não permite que ela gaste muito dinheiro com isso, já que parte dele serve para pagar sua faculdade.

Então, tem como obstáculos encontrar uma academia que proporcione uma estrutura ideal para ela conseguir realizar seus exercícios e manter sua saúde em dia. Mas, que ao mesmo tempo, tenha preços mais baixos e justos, que cabem no orçamento dela.

Viu como o Buyer Persona personifica seu cliente ideal? Dessa maneira, fica mais fácil e assertivo definir suas estratégias de marketing e venda, sempre pensando nas necessidades do Buyer Persona em questão.

E pode ter certeza que isso faz com que suas ações sejam otimizadas, bem planejadas e assertivas. E é o que detalharemos agora.

2. DIFERENÇA ENTRE BUYER PERSONA E PÚBLICO-ALVO

Provavelmente você já ouviu falar ou até trabalhou como público-alvo. Mas é importante entender que público-alvo é diferente de persona.

Basicamente, público-alvo é um pouco mais genérico, ele trabalha um grupo de pessoas. Como por exemplo: Estudantes de universidade,  

Viu como é diferente da buyer persona que explicamos no começo do post?

Buyer persona é mais profundo e detalhada, considera não só os dados demográficos, mas também os comportamentais. E isso faz toda diferença na hora de trabalhar seu público, como falaremos agora.

O público-alvo mostra aqueles consumidores que podem se interessar em comprar seu produto/serviço.

Já Buyer Persona representa os consumidores ideais para a empresa.

Dito isso, se quiser entender melhor o que é Público-Alvo, temos um vídeo bem prático sobre este assunto. Para assisti-lo, é só clicar na imagem aqui em baixo 🙂

Você pode se interessar também:

TIPOS DE CLIENTES (09 tipos de consumidores que toda empresa tem)
POSICIONAMENTO DE MARCA (de Mercado) em 06 Dicas Bem Práticas!
GROWTH HACKING | Como Isso Faz Sua Empresa Crescer Rápido?

3. QUAIS AS SUAS VANTAGENS?

Definir buyer persona trará muitos benefícios para sua empresa. Como por exemplo:

1. Conhecer bem seu público

Com a definição da buyer persona, sua empresa conseguirá entender bem seus consumidores, tanto demográfico, mas principalmente comportamental.

E com isso, conseguirá trabalhar ações e estratégias que conversam com eles de uma maneira bem mais eficaz.

2. Entender o valor do seu produto/serviço para seu público

Além disso, sua empresa saberá bem como o produto/serviço ocupa na vida dos consumidores. Como ele resolve ou atende as necessidades dos consumidores. E como ele é percebido pelos seus clientes no seu dia-a-dia.

Em outras palavras, você conseguirá definir o que realmente seu produto/serviço representa na vida do seu público.

3. Campanhas mais assertivas

Outro ponto bem importante é que suas campanhas de marketing e canais de comunicação serão bem mais eficientes e assertivas. Porque através da Buyer Persona, será possível identificar o tipo de linguagem, tom de voz, assuntos e meios/canais que o seu público tem preferência e utiliza no seu dia-a-dia.

E ainda, sua empresa saberá qual mensagem e conteúdo para produzir que tenham maiores chances de serem aceito por seu público.

E dessa maneira, com certeza suas campanhas serão bem mais efetivas, fazendo com que sua mensagem seja bem mais entendida e, consequentemente, aumentar suas vendas também.

3. OS 04 PASSOS COMO CRIAR UM BUYER PERSONA DO JEITO CERTO

E para trabalhar a buyer persona certa para o seu negócio, basicamente é preciso trabalhar 4 passos práticos, que são:

1. COLETE DADOS

Para conseguir trabalhar uma buyer persona é preciso se basear em dados reais. E pra realizar esse passo, é preciso realizar uma pesquisa profunda e bem planejada.

Então, determine bem seus objetivos e vá atrás dos seus clientes ou potenciais clientes para entendê-los melhor. Converse com seu público-alvo, obtenha mais detalhes e se aprofunde nas informações para conseguir transformar esses dados coletados em uma buyer persona.

E neste passo, tente encontrar sempre informações que sejam relevantes para traçar sua buyer persona.

Além dos dados demográficos, como idade, sexo, estado civil, profissão, etc, tente encontrar dados psicográficos ou comportamentais também, como estilo de vida, hábitos de compra, preferências de marcas, canais de comunicação que costuma usar, como é sua rotina, objetivos de vida, suas dores, crenças, necessidades e problemas a serem resolvidos,…

Enfim, colete o máximo de informação que conseguir para traçar sua Buyer Persona de uma maneira completa, real e sólida.

E hoje em dia, existem diversas ferramentas que podem te ajudar a fazer essa pesquisa, inclusive algumas tem suas versões gratuitas.

Só como exemplo, podemos citar o Google Forms ou o Typeform também. Vamos deixar o link dos sites deles aqui em baixo, mas saiba que se procurar na própria internet, com certeza encontrará mais diversas outras opções.

Google Formulários: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/
Typeform: https://www.typeform.com/

2. ANALISE OS DADOS OBTIDOS

Feito a coleta de dados, agora é hora de analisa-los. Encontre pontos em comum ou semelhança entre as pessoas entrevistadas ou que participaram das pesquisas.

As principais semelhanças ajudarão a sua empresa a solucionar o problema de várias pessoas de uma só vez. Por isso, trabalhe as principais reclamações ou desejos compartilhados pelo seu público.

E são exatamente esses detalhes que vão te ajudar desenvolver soluções para conseguir se destacar no mercado.

3. ESTRUTURE A PERSONA

Agora, comece a dar vida a sua buyer persona. Dê um nome, trace um perfil bem definido com as características e comportamentos que você descobriu nos passos anteriores.

Lembre-se que a buyer persona precisa parecer muito com um perfil de uma pessoa de verdade. Como se ela realmente fosse interagir com a sua marca, ser impactado pelas ações da sua empresa e comprar seu produto/serviço.

Seja bem detalhista nesse momento ao descrever a buyer persona, como fizemos no exemplo no início desse vídeo, que no caso, era a Camila.

Faça isso com muita atenção e coerência porque será pensando nesse personagem que sua empresa irá criar e divulgar conteúdos personalizados, otimizar seus produtos e serviços e trabalhar ações que sejam de acordo com este perfil traçado. E, como resultado, aumentar as suas vendas.

4. ALINHE COM SUA EQUIPE

Agora, com a buyer persona pronta, divida com sua equipe e alinhe todos detalhes possíveis. Isso é muito importante porque fará com que seu time trabalhe em sincronia e na mesma direção. Ou seja, estarão preparados para oferecer sempre as melhores opções para o seu público, o que com certeza otimizará muitos seus resultados e vendas.

E PRA FECHAR ESSE POST…

Viu como Buyer Persona é MUITO importante para o desempenho de qualquer tipo negócio?

Mais do que um público-alvo, uma buyer persona funciona como a representação fiel e ideal dos seus consumidores mais importantes e valiosos.

Com certeza ela ajudará a sua empresa otimizar seus esforços e trabalhar onde realmente interessa.

Trabalhar este assunto fará com que sua empresa se posicione do lado dos clientes e entenda exatamente como eles reagiriam diante das ações propostas pela sua própria empresa.

Literalmente entender se o que seu negócio está trabalhando realmente faz sentido ou não para quem vai comprar seus produtos ou serviços.

E lembre-se que a buyer persona tem que ser obrigatoriamente baseada em dados concretos e reais. Sem achismos nesse momento. Justamente por isso que é preciso realizar os passos que falamos aqui de uma maneira detalhada, realista, organizada e planejada, combinado?

Agora que explicamos todos estes pontos, que tal dividir a buyer persona ideal para o seu tipo de negócio? Compartilhe aqui com a gente!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É BUYER PERSONA
  2. PARA QUE SERVE?
  3. DIFERENÇA ENTRE BUYER PERSONA E PÚBLICO-ALVO
  4. OS 04 PASSOS COMO CRIAR UMA DO JEITO CERTO

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal aqui no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui 🙂

E se gostou, compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile