Blog Abri Minha Empresa

As Verdades do Empreendedorismo (Você NÃO Vai Enriquecer)

As verdades do empreendedorismo que todos precisam saber.

Imagine acordar todos os dias desanimado(a), preso(a) a um trabalho que você detesta. Isso é realidade para muitas pessoas que se sentem desvalorizadas e sufocadas.

E para sair dessa situação, muitos decidem largar o emprego e abrir seu próprio negócio, sonhando que o empreendedorismo é um caminho direto para a liberdade e o sucesso financeiro.

Mas, e se eu te dissesse que isso não é verdade? Que essa visão é mais uma fantasia do que a realidade?

Por isso, antes de mergulhar de cabeça na sua jornada empreendedora, você precisa conhecer as 5 verdades essenciais sobre ter um negócio próprio.

Com certeza, elas vão te ajudar a encarar a realidade do empreendedorismo e evitar armadilhas e mitos sobre ser seu próprio(a) chefe. Pode acreditar!

Você verá nesse Post

AS VERDADES DO EMPREENDEDORISMO QUE POUCAS PESSOAS SABEM

As 5 verdades do empreendedorismo que vamos mostrar aqui foram ditas pelo famoso empreendedor Mark Tilbury, um profissional milionário de sucesso e muito renomado no mundo todo.

E ao conhecer essas verdades, pode ter certeza que você terá uma base muito mais sólida e real para empreender do jeito certo.

Então, vamos lá!

1. ELIMINE A ILUSÃO DO “SUCESSO FÁCIL”

A maioria das pessoas começa um negócio acreditando que tudo depende de ter “a ideia perfeita”.

Assim, muitos acreditam que basta aquele “momento de inspiração” e pronto: o sucesso virá automaticamente.

Afinal, quem nunca viu notícias como “Construa um negócio de um milhão de dólares em 30 dias” ou “De empregado a patrão”? Essas histórias podem até ser reais, mas são raras e escondem os muitos desafios enfrentados antes do sucesso.

Mas por que essa ilusão persiste? Simples: vender a ideia do “sucesso fácil” é extremamente lucrativo.

Então, em vez de se deixar levar por essas fantasias, aceite que o fracasso faz parte do processo e que será necessário muito mais do que uma boa ideia para alcançar a realização nos negócios.

Logo, esse choque de realidade é um dos primeiros passos para se preparar mentalmente. Se não fizer isso, pode acabar caindo em uma armadilha que te fará desistir ao primeiro obstáculo.

2. AVALIE O IMPACTO DOS AMIGOS NO SEU SUCESSO

Mark Tilbury fala que quando começou seu primeiro negócio, gastou cada segundo dos seus dias trabalhando para crescer.

Ele estava tão focado que nem percebeu o quanto se sentia solitário.

E a verdade é que a jornada empreendedora pode, sim, ser solitária. E à medida que você avança, seus círculos sociais também mudam.

Desse modo, é inevitável que, conforme você cresce, alguns amigos que não compartilham dos mesmos valores ou da sua visão comecem a se afastar.

Perder amigos é doloroso, mas, muitas vezes, faz parte do processo. Assim, em vez de se sentir culpado(a), busque novas conexões com pessoas que compartilhem da sua ambição.

Ter um cofundador(a), por exemplo, é uma ótima maneira de encontrar alguém que está “no mesmo barco”. Alguém com quem você possa compartilhar os desafios e as vitórias.

Porém, escolha essas pessoas com cuidado. Porque é alguém com quem você passará mais tempo que até com sua própria família.

Outra dica valiosa: participe de comunidades voltadas para empreendedores. Hoje em dia, a internet facilita o acesso a fóruns e grupos onde você pode trocar ideias e obter apoio de quem está na mesma jornada.

Essas conexões podem fazer toda a diferença quando o caminho parecer mais difícil. Então, não deixe de trabalhar o seu networking, combinado?

3. REAVALIE O VALOR QUE VOCÊ DÁ AO DINHEIRO

Mark Tilbury dá um exemplo de seu amigo Daniel, um vendedor talentoso, mas que tinha dificuldades para fechar grandes negócios porque ele mesmo valorizava demais o dinheiro.

Como resultado, seus clientes percebiam seu desconforto, o que o levava a perder várias vendas.

Seu mentor, então, lhe deu um conselho: carregar mil dólares em dinheiro no bolso diariamente.

No início, ele achou estranho, que andar com mil dólares no bolso era muito dinheiro.

Mas ao fazer isso, com todo esse dinheiro no bolso, Daniel começou a ver o dinheiro de uma forma natural e acessível. Assim, entendeu que o dinheiro é algo comum. Ou seja, que o dinheiro é uma ferramenta e não algo inatingível.

Com isso, se você está acostumado(a) a enxergar o dinheiro como algo raro e difícil de ganhar, é hora de reavaliar essa visão.

Para ter sucesso como empreendedor(a), você precisa entender que há muito dinheiro disponível e não ter medo de investir para fazer o negócio crescer. O dinheiro, nesse caso, não é um fim, mas um meio.

E ao ver o dinheiro como uma ferramenta, você estará mais disposto(a) a usá-lo de forma estratégica. Seja para contratar, melhorar processos ou adquirir novos produtos, por exemplo.

Logo, não tenha dó de investir dinheiro no seu negócio. Mas faça isso de forma planejada, coerente e inteligente.

E por curiosidade, como você enxerga o dinheiro na sua vida? Escreva aqui nos comentários pra gente saber!

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - As Verdades do Empreendedorismo (Você NÃO Vai Enriquecer)

4. MAXIMIZE A EFICIÊNCIA COM SISTEMAS E PROCESSOS

A maioria dos empreendedores se sente sobrecarregada pela quantidade de decisões e tarefas diárias que surgem ao gerir um negócio.

E é fácil se perder no meio de tantas obrigações. Dessa maneira, se você não tiver um sistema ou ferramentas para gerenciar, o caos é inevitável.

Para evitar esse cenário, implemente sistemas e processos desde o início.

Pense nisso como um manual de instruções para o seu negócio, como alguém que possa seguir mesmo que não conheça os detalhes da sua empresa.

Esses sistemas não só reduzem o estresse, mas também tornam o negócio mais organizado, aumenta a produtividade e se torna até atraente para potenciais compradores no futuro.

Afinal, um comprador(a) quer saber que há uma estrutura sólida em funcionamento, onde ele pode facilmente entender como tudo opera.

Por exemplo: imagine que seu negócio cresce e você decide contratar novos funcionários. Assim, ter processos bem definidos permite que eles se adaptem rapidamente e minimiza o risco de erros.

Mais do que isso, esses processos permitem que você delegue tarefas sem ter que se envolver em cada pequeno detalhe, liberando tempo para focar nas estratégias maiores.

Ao mesmo tempo, implementar sistemas e processos pode parecer um investimento de tempo e dinheiro no começo. Mas acredite: é uma das melhores formas de manter seu negócio saudável e eficiente a longo prazo.

5. CONSTRUA UMA EQUIPE

Muitos empreendedores iniciantes acreditam que podem fazer tudo sozinhos. Mas o verdadeiro crescimento começa quando você admite que precisa de uma equipe para escalar o negócio.

Até porque tentar fazer tudo por conta própria é uma receita certa para o esgotamento e cansaço. E isso pode acabar sabotando o seu progresso.

Tenha em mente que construir uma equipe eficaz é como criar uma “matilha” que te ajuda a enfrentar os desafios e a dividir as responsabilidades.

Assim, contratar o primeiro funcionário(a) pode ser assustador, mas pense em como isso poderá liberar o seu tempo para que você se concentre em áreas mais estratégicas. Focar onde realmente importa.

E um ponto essencial aqui é que você não deve procurar pessoas que são uma réplica de você. Em vez disso, busque profissionais que sejam especialistas em áreas nas quais você não é tão bom.

Ao contratar pessoas com habilidades complementares, você eleva o nível do negócio e aumenta suas chances de sucesso.

Por exemplo:

Se você é ótimo(a) em vendas, pode ser uma boa ideia contratar alguém com boa experiência em operações ou finanças.

Quanto mais forte e diversa for sua equipe, maior será a capacidade do seu negócio de prosperar, mesmo nas adversidades.

PONTO MUITO IMPORTANTE

E sob o mesmo ponto de vista, tenha em mente que empreender não é para todos, mas pode ser a melhor escolha da sua vida.

Iniciar um negócio não é para todo mundo, e está tudo bem. A pressão é constante, os desafios são muitos e o sucesso leva tempo. Bem mais tempo do que muitas histórias que vemos nas redes sociais.

Mas se você sente um verdadeiro desejo de independência e de construir algo seu, se realmente está preparado(a) para os altos e baixos, então iniciar um negócio pode ser a melhor decisão da sua vida.

Tenha em mente que a chave para ser um empreendedor(a) de sucesso é se preparar mentalmente para o caminho à frente.

Ao mesmo tempo, seja realista. Saiba que o fracasso faz parte do jogo e que você provavelmente passará por momentos difíceis.

Mas, com resiliência, uma rede de apoio, sistemas bem estruturados e uma equipe confiável, o caminho pode ser desafiador, mas também imensamente recompensador.

DICA EXTRA PARA EMPREENDER DO JEITO CERTO

Lembre-se: se decidir seguir em frente, faça isso com os olhos abertos e com os pés no chão. Vá em frente, mas esteja sempre preparado(a) para se adaptar, aprender e crescer com cada etapa do processo.

Mas, para a sua jornada empreendedora caminhar para a direção certa e que tenha sucesso por muito tempo, antes é muito importante você descobrir e saber exatamente qual é o seu propósito profissional.

Isso é fundamental para que você tenha motivação todos os dias e trabalhar com aquilo que realmente gosta, que faça sentido para a sua vida.

Então, se quiser entender como descobrir o seu verdadeiro propósito profissional, assista este vídeo que explica exatamente isso. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO

Pode ter certeza que isso fará toda a diferença e que são poucos profissionais que sabem disso!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. ELIMINE A ILUSÃO DO “SUCESSO FÁCIL”
  2. AVALIE O IMPACTO DOS AMIGOS NO SEU SUCESSO
  3. REAVALIE O VALOR QUE VOCÊ DÁ AO DINHEIRO
  4. MAXIMIZE A EFICIÊNCIA COM SISTEMAS E PROCESSOS
  5. CONSTRUA UMA EQUIPE

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
0 (0 votes)
Sair da versão mobile