Blog Abri Minha Empresa

Análise SWOT e Seus Tipos (2 Versões Muito Poderosas)

Análise SWOT e seus tipos. Essa é uma das ferramentas mais utilizadas por empresas e profissionais para analisar o ambiente interno e externo de um negócio, produto ou serviço.

E quando bem trabalhada, costumar trazer grandes resultados. No entanto, nem todas as pessoas sabem, mas existem algumas variações da análise SWOT que a deixam essa matriz muito versátil e ainda mais poderosa.

Por isso, conheça agora 2 tipos de Análise SWOT que poucas pessoas conhecem para aplicar tanto no seu negócio ou empresa quanto também na sua vida pessoal.

Com certeza, elas irão te surpreender!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto clicando aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

ANÁLISE SWOT E SEUS TIPOS

A análise SWOT é uma ferramenta incrivelmente simples, mas muito poderosa para te ajudar a desenvolver sua estratégia de negócios.

Ela serve para vários tipos de empresas e projetos. Seja um pequeno negócio, startup ou até mesmo uma empresa ou produto/serviço já existente.

E de forma bem resumida, tem como principal objetivo identificar as características chaves de uma empresa, produto ou serviço e do mercado em que atua. Sendo dividida em duas partes:

Do mesmo modo, SWOT é uma abreviação em inglês de 4 pontos utilizados nessa ferramenta:

Justamente por isso que em alguns lugares, ela também é conhecida como FOFA, que é a abreviação destes 4 pontos em português que acabamos de falar.

Por isso, se ainda não conhece a Análise SWOT e quiser conhecer mais sobre o seu modelo tradicional, temos um vídeo completo que explica bem isso de forma bem prática. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.

Agora se você já conhece a Análise SWOT tradicional, vamos então para as suas variações.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Análise SWOT e Seus Tipos (2 Versões Muito Poderosas)

1. ANÁLISE SWOT CRUZADA

Também conhecida como Análise SWOT Combinada ou Análise TOWS, esse modelo trabalha os mesmos pontos que a Análise SWOT tradicional. No entanto, vai um pouco mais além.

Ou seja, ela seria o próximo passo depois que uma Análise SWOT Tradicional é desenvolvida e concluída.

Basicamente, este modelo cruza os pontos positivos da SWOT Tradicional (que são as forças e oportunidades) e os negativos (as fraquezas e ameaças).

Assim, é capaz de identificar e propor ações para potencializar as forças da empresa, usufruir ao máximo as oportunidades, corrigir as fraquezas e neutralizar possíveis ameaças.

Literalmente, a Análise SWOT Cruzada tem como objetivo definir estratégias sólidas logo depois que foram identificados os fatores internos e externos de uma empresa, projeto, produto ou serviço.

Em outras palavras, podemos dizer que o modelo tradicional traz um diagnóstico da situação atual da empresa.

E a SWOT Cruzada trabalha o prognóstico, ou seja, define as ações e estratégias que precisam ser executadas para resolver o que a SWOT Tradicional levantou.

COMO FUNCIONA A SWOT CRUZADA?

A SWOT Cruzada avalia como os 4 quadrantes da SWOT Tradicional (que são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) se relacionam e se influenciam.

Desse modo, podemos apontar quatro tipos de cruzamentos:

  1. Forças com Oportunidades, o que identifica uma estratégia Ofensiva;
  2. Forças com Ameaças, que trabalha a estratégia Confrontativa;
  3. Fraquezas com Oportunidades, que aborda a estratégia de Reforço;
  4. Fraqueza com Ameaças, que identifica a estratégia Defensiva.

Com isso em mente, vamos explicar cada um desses cruzamentos.

1. FORÇAS x OPORTUNIDADES: ESTRATÉGIA OFENSIVA

Nesse cruzamento, as forças internas da organização são analisadas em relação às oportunidades externas.

Isso permite identificar como as forças podem ser utilizadas para aproveitar ao máximo as oportunidades. Desse modo, convertendo-as em possíveis vantagens competitivas.

2. FORÇAS x AMEAÇAS: ESTRATÉGIA CONFRONTATIVA

Aqui, são avaliadas as forças internas da empresa em relação às ameaças externas. Neste caso, o objetivo é utilizar as forças da empresa para enfrentar e bloquear as ameaças. Protegendo o negócio contra possíveis problemas e danos.

3. FRAQUEZAS x OPORTUNIDADES: ESTRATÉGIA DE REFORÇO

Neste cruzamento, considera-se as fraquezas internas da empresa em relação às oportunidades externas.

Esta análise tenta identificar como as oportunidades podem ser aproveitadas para superar as fraquezas. O que fortalece o negócio e busca soluções externas para superar as limitações internas.

4. FRAQUEZAS x AMEAÇAS: ESTRATÉGIA DEFENSIVA

Aqui, as fraquezas internas são analisadas em relação às ameaças externas.

Neste momento, objetivo é desenvolver estratégias defensivas que ajudem a proteger a empresa contra as ameaças. Ao mesmo tempo em que se trabalha para superar e corrigir as fraquezas existentes.

Então, se quiser ver exemplos da SWOT Cruzada, escreva aqui nos comentários “exemplo swot cruzada” e ficaremos felizes de desenvolver um conteúdo específico para você, combinado?

2. ANÁLISE SWOT PESSOAL

Já esta variação da SWOT é, literalmente, desenvolver esta análise considerando você mesmo(a). Ou então, alguma outra pessoa.

Com a SWOT Pessoal, você terá uma autoanalise profunda que te fará se conhecer melhor. Ou seja, olhar pra si mesmo(a) e estudar a sua própria pessoa.

Ainda, identificará pontos do seu estado atual e definir seu estado desejado.

Muitas vezes, empreendedores e profissionais caem no erro de planejar suas metas sem conhecer sua realidade.

E também não enxergam os fatores que podem facilitar ou então dificultar a sua jornada empreendedora.

E com a SWOT Pessoal, com certeza você esclarecerá estes pontos.

Como resultado, será capaz de montar um plano de ações conciso e organizado com seus objetivos e direcionamento de vida.

Literalmente, se conhecer primeiro e se organizar e planejar com coerência. Até porque você será a pessoa principal responsável pelo sucesso do seu negócio.

E para desenvolver sua análise SWOT Pessoal, é preciso, simplesmente, seguir os mesmos passos da análise SWOT Tradicional, mas aplicando para a sua pessoa.

Ou seja, identificar suas forças e fraquezas, bem como possíveis oportunidades e ameaças.

E da mesma forma, assim que tiver sua Análise SWOT Pessoal pronta, você poderá desenvolver a Análise SWOT Pessoal Cruzada. Seguindo os mesmos passos que explicamos anteriormente, combinado?

Então, se quiser conhecer bem como desenvolver a sua Análise SWOT Pessoal de forma prática, assista nosso vídeo que mostra exatamente isso. Clicando nesse botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.

CONCLUSÃO

Viu como essas variações da Análise SWOT deixam essa ferramenta ainda mais versátil e poderosa?

Com certeza, com elas, você terá uma visão muito mais clara, sólida e concreta. E assim, conseguir desenvolver estratégias e ações para trabalhar cada ponto identificado na SWOT.

Como resultado, conseguir se estruturar ainda mais para se destacar sempre. Pode acreditar!

(VINHETA VALEU)

E só pra recapitular as 2 variações da Análise SWOT que falamos aqui:

  1. ANÁLISE SWOT CRUZADA
  2. ANÁLISE SWOT PESSOAL

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

User Review
5 (2 votes)
Sair da versão mobile